O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
85 Compartilhado 10 Comentários

Conheça o TRAFI: o aplicativo de transporte público que funciona em modo offline

Quem nunca tentou fugir do congestionamento típico das grandes metrópoles recorrendo a aplicativos de transporte públicos? A opção de transporte coletivo pode salvar os usuários que desejam chegar em seus destinos ou compromissos dentro do horário programado e sem muito sofrimento. A conexão móvel pode ser uma grande vilã nesses momentos de locomoção, visto que muitas vezes saímos de uma área com boa cobertura em direção a outro ponto da cidade menos favorecido. Se você precisa usar o trem, metrô ou ônibus e ainda corre o risco de ficar sem internet no caminho, o TRAFI pode ser um ótima escolha. Conheça-o a seguir.

Antes de mais nada, é preciso dizer que o TRAFI só funciona nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A interface do aplicativo é bem familiar, lembrando bastante o também completo Citymapper, com opções de notícias em tempo real, mapa da rede de transportes metropolitana e urbana, mapa de ciclovias, paradas de ônibus, estações de trem e metrô mais próximas da localização do usuário.

trafiapp
Ciclovias próximas da localização do usuário (esquerda) e mapa do metrô (direita). / © ANDROIDPIT

O planejamento de viagens é excelente, permitindo que a rota seja calculada levando em consideração meios de transportes públicos (Metrô, ônibus e EMTU) opção que, por sinal, não está totalmente integrada no Google Maps, por exemplo. Assim como o Moovit, existe uma boa quantidade de ônibus que são abastecidos de informações em tempo real, fazendo com que o usuário consiga se programar com base nesses intinerários.

O modo offline está acessível através do menu hambúrguer do TRAFI e, atualmente, oferece duas opções para o armazenamento de informações no dispositivo: horários e busca por rotas e mapas. A busca por rotas e mapas será disponibilizada em breve, assim os usuários poderão salvar rotas completas no dispositivo antes de suas partidas. Já a opção de horários encontra-se disponível, permitindo que os horários de ônibus, trens e metrôs sejam armazenados no dispositivo antes que o usuário saia do seu local atual.

offlinetrafi
Modo offline do TRAFI. / © ANDROIDPIT

Segundo os desenvolvedores do TRAFI, melhorias constantes são empregadas no aplicativo para torná-lo mais rápido e útil. De fato, o app funciona muito bem no Wi-FI e no 3G/4G, com informações precisas e correntes. No entanto, ainda não existem informações oficiais sobre a disponibilidade do aplicativo para outros cidades brasileiras. Você pode baixá-lo diretamente na Play Store através do botão abaixo:

TRAFI localize ônibus offline Install on Google Play

Se você reside em São Paulo ou no Rio, experimente o TRAFI e compartilhe sua experiência de uso com o app nos comentários abaixo.

10 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi