O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
191 Compartilhado 31 Comentários

Tudo sobre o Android: o guia completo para iniciantes

Hoje começa a série ideal para você, que acaba de entrar no mundo do Android. A partir de agora, você poderá conferir dicas e truques essenciais para facilitar a sua adaptação ao seu novo dispositivo. Vamos começar com um guia essencial sobre o Android, desde sua definição como sistema operacional, passando por suas utilidades e diferenças quanto a outros sistemas, até um dicionário com as palavras mais usadas no mundo do robozinho verde.

O que é o Android?

Android é o software do Google para smartphones, tablets, e muitos outros dispositivos como TVs e carros. Lançado em 2003, o Android é hoje, o sistema operacional (SO) mais popular do mundo.

O trabalho do Android como SO é ser o tradutor entre você e o seu dispositivo. Por exemplo: quando você faz uma ligação, o Android é o responsável em “dizer” para o seu telefone como fazer isso. Funciona mais ou menos como o Windows no seu computador.

AndroidPIT best smartphones 4
Esta é apenas uma pequena porção dos dispositivos que rodam com o SO Android / © ANDROIDPIT

O Android é desenvolvido pelo Google, que realiza atualizações maiores da plataforma todos os anos e libera updates menores para corrigir pequenas falhas e estabilizar o sistema.

De onde vem o Android?

O Android pertence ao Google desde 2005 (Não, o Google não inventou o Android). O Sistema operacional é baseado no núcleo Linux - se você tem amigos que trabalham na TI, você já deve ter ouvido falar. Trata-se da estrutura base do sistema operacional GNU/Linux, que é um sistema de tipo unix (sistema operativo portável, multitarefa e multi-utilizador). O núcleo Linux é um dos exemplos mais proeminentes de software livre, pois pode oferecer suporte para o desenvolvimento e execução de outros softwares livres.

Qual a diferença entre o Android e o iPhone?

Não é bem uma diferença entre Android e iPhone, mas sim a diferença entre o Android e o iOS, que é o sistema operacional utilizado pela Apple em seus dispositivos.

AndroidPIT thinking of getting iphone 3363
A guerra entre o Android e o iOS não deve acabar tão cedo / © ANDROIDPIT

Basicamente, ambos os sistemas são capazes da mesma coisa, com pequenas diferenças. Ambos abrem aplicativos, conectam com redes Wi-Fi, tiram fotos, enviam mensagens e etc, mas têm aparências diferentes e possibilidades distintas. No link abaixo, você fica sabendo mais sobre essas diferenças:

Por que o Android não é igual em todos os aparelhos?

As fabricantes podem modificar o Android para adaptar o sistema operacional à sua interface. Ou seja, a Samsung, Sony, Lenovo, etc. fazem modificações que julgam relevantes e transformam o Android conforme o seu design e necessidade.

Quais as vantagens do Android?

Opções, muitas opções. Com o Android você tem centenas de aparelhos à sua disposição, dos mais baratos, aos mais caros e inovadores do mercado.

O Android também é incrivelmente personalizável, tanto em suas funções, como em sua aparência.

Porque todas as versões tem nome de doce?

Todas as versões do Android recebem um codinome baseado em letras consecutivas do alfabeto. A versão mais recente apresentada pelo Google foi o Android N, que ainda não recebeu um nome de doce, mas versões anteriores incluem Marshmallow, Lollipop, KitKat e Jelly Bean.

Diz a lenda que o desenvolvedor do Android recebeu este codinome de seus colegas na Apple, onde trabalhou antes de entrar para a familia Google. Por causa do seu amor por sobremesas, todas as versões de seu sistema tem nomes de doces.

androidpit android kitkat
A versão 4.4 do Android também é conhecida como KitKat / © ANDROIDPIT

Além disso, o Google quer que o Android seja um sistema que torna a vida dos usuários mais "doce", que não traga maiores problemas e seja fácil de manusear, dando assim nomes de doces as suas versões.

Você pode ler mais sobre as versões do Android aqui.

O que é a Google Play Store?

A Google Play Store é a loja de aplicativos do Google para o Android. Nela, é possível baixar e comprar diferentes aplicativos, jogos, livros, filmes, músicas e muito mais.

Para adquirir qualquer um dos serviços da Play store é preciso ter uma conta no Gmail.

androidpit play store 2
A Play Store é a loja mais confiável para conseguir aplicativos / © ANDROIDPIT

Aqui estão algumas palavras que você deve conhecer sobre o Android

ADB Open Source Modo de download/ Download Mode Root
Android Wear Factory Reset ODIN SO
APK Firmware MicroSD Soft Reset
Backup Flash OTA Unlock / Desbloquear
Bluetooth Kernel QR Widget
Bootloader KIES Recovery Mode Wipe
Brick Launcher ROM  

ADB: sigla para Android Debug Bridge, uma ferramenta que é usada principalmente por desenvolvedores para enviar comandos de um computador para o Android. Ela funciona como um cliente-servidor, ou seja, é capaz de simular no PC situações que aconteceriam no dispositivo portátil.

Android Wear: é uma versão do sistema operacional, Android, adaptado para produtos vestíveis como os smartwatches e fit bands.

APK: formato de arquivo de aplicativos Android, usado para distribuir e instalar aplicativos. Cada aplicativo Android é compilado e arquivado em um arquivo único, que inclui todo o código do aplicativo, recursos, etc.. O arquivo de aplicativo pode ter qualquer nome, mas deve usar a extensão .apk. Por conveniência, um arquivo de aplicativos é, muitas vezes referido como um ".apk".

Backup: é o termo inglês que se refere a fazer uma cópia de segurança dos seus dados (e-mails, contatos, SMS). É recomendado que se realize sempre antes de fazer o Root. O aplicativo mais popular para fazer backup no Android é o Titanium Backup.

Bluetooth: sistema de transmissão de dados entre dispositivos por ondas de rádio e sem utilizar fios nem outro tipo de conectores.

Bootloader: procedimento que permite acessar os modos recovery e download do aparelho.

Brick: significa "tijolo" em inglês. Refere-se a deixar o dispositivo como um tijolo que não inicia e se torna inutilizável devido a algum erro de configuração depois de fazer uma modificação.

Open Source: o Android é um sistema operacional desse tipo, o que significa que os usuários têm a possibilidade de modificá-lo e melhorá-lo livremente. É por isso que no Android, ao contrário do iOS, qualquer pessoa pode criar um aplicativo para que outros usuários possam desfrutar.

Factory Reset: restaurar as configurações de fábrica. É a ação de formatar o seu dispositivo e deixá-lo como era originalmente.

androidpit nexus 5 bootloader 25
Você pode chegar a ver esta tela, mais vezes do que imagina / © ANDROIDPIT

Firmware: é o conteúdo da ROM do aparelho. Para saber a versão de firmware de seu aparelho vá a Configurações -> Sobre o telefone -> Informação de Software.

Flash: é o ato de mudar a ROM de um dispositivo.

Kernel: pode ser entendido como o núcleo de nosso sistema operacional. Ele é responsável por unir as funções de software e hardware do aparelho.

KIES: aplicativo da Samsung que permite atualizar e sincronizar os dados do seu smartphone ou tablet.

Launcher: responsável por personalizar o dispositivo, modificando a interface de usuário. Neste artigo, você confere uma seleção com as melhores opções para o seu Android.

Modo de download/ Download Mode: modo de download do dispositivo, usado para instalar ou substituir o firmware de seu dispositivo ou uma nova ROM.

ODIN: programa para fazer flash de seu dispositivo.

MicroSD: formato de cartão de memória removível, menor do que MiniSD, para uso em dispositivos portáteis.

androidpit sd cards 1
Estes são os cartões microSD / © ANDROIDPIT

OTA: significa Over The Air e refere-se a atualizações que são feitas a partir do smartphone ou tablet, sem necessidade de o ligar ao computador.

QR: código de barras preto e branco que pode ser escaneado com o seu dispositivo para abrir um link, levá-lo a um aplicativo, etc.

Recovery Mode: um outro método de iniciar seu Android para poder instalar ROMs, fazer wipe em seu dispositivo Android, e formatar o aparelho.

ROM: é o que se vê no dispositivo, pode-se dizer que é equivalente ao sistema operacional do computador. Os aparelhos Android costumam ter uma ROM original, dependendo da marca do seu dispositivo. Confira a nossa seleção com as melhores ROMs customizadas para o seu Android.

Root: ato de desbloquear o sistema operacional Android e passar a ter total controle sobre o aparelho, através do qual você pode acessar arquivos ocultos, alterar a ROM ou instalar certos apps especiais. O root no Android faz com que você se torne em um "superusuário".

SO: como especificamos acima, SO significa sistema operacional

android 60 marshmallow hero devil 1
O sistema operacional Android pode parecer complicado, mas vamos juntos desvendar os mistérios deste mundo e você verá que o Android não é um bicho de sete cabeças / © ANDROIDPIT

Soft Reset: é o ato de reiniciar o seu telefone, intencionalmente ou não. Tem o mesmo efeito de quando você remove sua bateria.

Unlock / Desbloquear: ação de "desbloquear" o aparelho, para poder utilizar um cartão SIM de qualquer operadora.

Widget: "ícone" ou parte de um aplicativo que podemos colocar na tela inicial para visualizar uma informação rapidamente ou acessar o app de uma forma mais rápida e fácil.

Wipe: significa "limpar" em inglês. É o ato de formatar o dispositivo, por assim dizer. Apaga os dados externos da ROM, como contas do Gmail, aplicativos ou configurações. Esta ação resulta na remoção dos nossos dados.

Pouco a pouco, vamos aprimorando o conhecimento sobre estes, e muitos mais, termos. Fique ligado, nos próximos episódios da série Android para principiantes, para aprender tudo sobre o mundo do robozinho verde.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Nanderson Tavares Ormindo há 7 meses

    Exelente matéria, as informações que ajudarão na integração de muitos ao sistema e à esclarecerem as suas dúvidas sobre os diversos recursos do mesmo. Muitas pessoas só conhecem o Android pelo nome e porque é uma febre global, há casos de pessoas que chegam em uma loja e por não entenderem absolutamente nada de SO, pedem assim:

    "- Moço(a) me vende aí um celular Android por favor."

    Daí o vendedor com toda "boa intenção na venda", sai vendendo o que lhe proporcionará melhor participação e comição, e o comprador leigo, leva o aparelho satisfeito de cara por ter Android, e alguns dias depois por falta de informação começam as resenhas sobre o aparelho, e saem dizendo:

    "- Poxa... comprei um Android pensando que era bom, porque todo mundo tem um, e o celular não presta... Não abre nada, as fotos ficam horríveis e etc... "

    "- Ha... Vou comprar um iPhone, uns amigos aí, me disseram que é bom..."

    Resumindo, à mesma decepção mas em um SO diferente e com dificuldades diferentes por não saber nada sobre o que opera os nossos companheiros do di-a-dia, os smartphones.

    Parabéns, é de grande importância essas informações, apenas as pessoas que precisam de uma pequena força de vontade para lerem e entenderem, ao invés de ficarem escravos das redes sociais o dia inteiro, fofocando e postando várias zueiras que não trarão proveito de absolutamente nada.

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi