O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
35 Compartilhado 16 Comentários

TuneIn Radio - rádios do mundo todo no seu Android!

A Internet certamente mudou o modo como fazemos várias coisas do dia-a-dia. Ouvir música é uma dessas coisas. Atualmente, há diversas possibilidades e aplicativos que atendem a essa necessidade. O TuneIn Radio, nesse aspecto, se destaca, pois oferece a opção de se ouvir diversas rádios ao redor do planeta. Ou seja: não apenas música, mas também rádios esportivas, de notícias, e por aí vai. Confira o que nós achamos desse app nesta análise.

Avaliação

Prós

  • Mais de 100 mil rádios ao redor do mundo
  • Sistema complexo e diversificado de busca
  • Interface razoavelmente simples
  • Conectividade com redes sociais

Contras

  • Lentidão em alguns momentos
  • Nem todas as rádios funcionam adequadamente
  • Depende de uma boa conexão com a Internet
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Sony Xperia J 4.0.4 Sim 11.1 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

O TuneIn Radio pode ser usado sem grandes complicações. Se você já tem aquela rádio especial em mente, basta utilizar a busca do aplicativo e começar a ouvir via streaming imediatamente. Se não tiver nenhuma estação preferida e quiser contar com as sugestões do app, basta escolher uma das categorias disponíveis (são várias, dentre Esportes, Notícias, Música, etc). Você também pode fazer uma pesquisa por gênero – existem vários à disposição, a partir dos quais rádios especializadas são exibidas para a escolha.

screen 3
© TuneIn / AndroidPIT

Além disso, há uma busca por localização (“Rádios Perto”): o TuneIn usa o GPS do seu aparelho para mostrar as rádios do local onde você está. Isso é particularmente interessante para quem viaja e quer ouvir as músicas ou notícias do lugar que está visitando, por exemplo. Sem falar, é claro, na possibilidade de se escolher rádios pelo continente, por idioma, e por aí vai. Por último, o TuneIn oferece também diversos podcasts, divididos por notícias, músicas, esportes, etc. O TuneIn ainda conta com um modo “Carro”, que possui uma interface ainda mais simplificada e acesso mais rápido ao aplicativo – para se usar ao dirigir.

Tela & Controles

Logo ao iniciar, o app nos oferece as opções para buscar uma rádio/podcast e começar a ouvir imediatamente. Quer seja uma rádio da Nova Zelândia ou do Canadá, você consegue acessar rapidamente com poucos toques e começar a ouvir tão logo a sua conexão com a Internet permita. Para ir direto para a sua rádio preferida, basta um toque na pequena lupa que representa a busca e digitar o nome. Caso ela esteja disponível, aparece rapidamente. Um bom recurso é poder “favoritar" as músicas preferidas, que ficam salvas em “favoritos” para futura referência.

screen 2
© TuneIn / AndroidPIT

O TuneIn também oferece o interessante recurso “Live”. Com ele, você ouve rádios variadas ao vivo, de acordo com o estilo/artista. Este recurso pode ser customizado para refletir as suas preferências. Assim você não precisa ser negativamente surpreendido por sugestões que não condizem com seu gosto musical: basta escolher dentre os vários estilos oferecidos. Desde música celta até reggae. E, vale reiterar, dentro dessas rádios estão vários tipos, desde as AM até as estações feitas especialmente para a Internet.

Velocidade & Estabilidade

O app não foi muito bem no Xperia J rodando com Ice Cream Sandwich usado para o teste. Engasgou um pouquinho e demorava a responder em alguns momentos. Esse é o problema de se utilizar apps que demandam muito do seu aparelho em dispositivos que não tenham especificações técnicas mais apuradas. Mesmo assim, a experiência não foi das piores. Poderia ter sido melhor, mas não compromete.

Relação Preço/Desempenho

O app é gratuito e apresenta propagandas relativamente discretas quando está em funcionamento. Nada que comprometa a experiência do usuário. Há ainda a versão paga, chamada de “TuneIn Audio Pro”, que permite mais opções, como gravar, voltar e pausar o que se está ouvindo.

screen 4
© TuneIn / AndroidPIT

 

Veredito Final

Eu adoro o TuneIn justamente por me permitir ouvir rádios segmentadas e não-comerciais. Já descobri inúmeras bandas através desse aplicativo, por rádios da Internet, que jamais chegariam aos meus ouvidos através do sistema tradicional. Desde rádios de música clássica e trilhas sonoras de filmes (que muito me agradam) até estações de Indie Pop que vivem exclusivamente de doações dos ouvintes, as possibilidades são imensas.

O TuneIn representa uma ótima opção como app de rádio. Para muitos donos de smartphones, ouvir rádio é algo imprescindível, seja na forma de música, notícias, jogos de futebol ou o que for. Nesse sentido, o TuneIn Radio cumpre o que promete e entrega uma incrível variedade de escolhas para se acompanhar. Assim sendo, com certeza é um app recomendado e que merece um lugar no seu celular.  

screen 1
© TuneIn / AndroidPIT
35 Compartilhado

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi