Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

4G - O desespero bate à porta do ministro das comunicações

Camila Rinaldi
9

Paulo Bernardo recebeu Jucelino Kubitschek e está levando a sério a ideia de “Cinquenta anos em cinco”. Ontem, o ministro das comunicações anunciou que a pasta estuda formas para antecipar a conclusão da digitalização do sistema de televisão brasileiro, que permitirá o uso da faixa de frequência, que hoje é usada por emissoras analógicas, para a oferta da internet móvel 4G. Mas a que preço? Como todo morador desta terra sabe, a Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho de 2013 e a promessa é entregar a rede móvel de quarta geração funcionando até lá... e quem vai pagar esta conta é VOCÊ!

A ideia é oferecer crédito para que a população compre aparelhos de televisão que já venham com o sistema digital embutido, esta notícia é genial, certo? Não. Pelo contrário, esta é uma forma do governo jogar a responsabilidade em cima do cidadão que se quiser assistir ao futebol de domingo, ao tele jornal ou a novela das oito vai ter que adquirir uma TV digital que custa cerca de R$ 300 ou um conversor de sinal. E isso não vai acontecer a longo prazo, como citei antes, a Copa das Confederações acontecerá em menos de cinco meses.

O “Seu Ministro” afirma que o sinal analógico não será desligado “caso ainda houver um grande número de famílias sem televisores digitais” e ainda disse que vai trabalhar para melhorar as condições de compra dos aparelhos. Aliás, caso a família esteja cadastrada no bolsa família terá subsídios para a compra do aparelho ou do conversor digital. Sempre acreditei que o Programa Bolsa Família estivesse relacionado à educação e à saúde.

Enfim, esta atitude do governo federal é consequência de um erro cometido no ano passado, quando licitou a faixa de 2,5 giga-hertz (GHz) para a oferta do 4G, uma frequência que funcionará apenas no Brasil, caso um estrangeiro queira usar um dispositivo próprio para se conectar à internet 4G no país durante a Copa de 2014, por exemplo, não conseguiria, pois o aparelho está provavelmente adaptado para outra frequência de LTE. A corrida maluca para tornar a faixa de 700 MHz é um ato desesperado de mostrar o quanto estamos preparados para oferecer suporte a um evento desportivo mundial como a Copa do Mundo de Futebol FIFA. Acontece que não dá para esconder a realidade em um país do tamanho do Brasil.

Enfim, “Seu ministro”, sabemos por experiência que “cinquenta anos em cinco” não é a resposta aqui e que reduzir o preço da TV Digital para ampliar o 4G não é a solução. Porém, em vez de onerar a população arbitrariamente, apoio a doação de centenas de milhares de aparelhos para os brasileiros em prol da digitalização do sistema de televisão nacional. Que tal?

Confira também: Planos a partir de R$ 229 para uso da 4G no Brasil

(Imagem: Imprensa Ministério das Comunicações)

(Fonte: Info Exame)

Comentários

Escreva um comentário:
  • Foto do usuário
    Gabriel Fioretti 19/fev/2013 Link

    Falou tudo Camila! Quando o desespero bate a porta, é mais fácil empurrar a sujeira pra debaixo do tapete do que fazer a coisa certa.
    Agora cabe ao brasleiro uma posição crítica, em se submeter ou não a essa exploração deslavada por incompetencia do Sr. Governante.

    Dica: Analisem bem se vocês ainda precisam de televisão pra consumir conteúdo interessante. Em qualquer dos casos, o boicote é a forma mais inteligente de negar a exploração.
    Quanto ao 4G, reavaliem se é mesmo necessário assinar o serviço, e se o preço praticado equivale a qualidade percebida. Caso ninguém assine, vai sobrar mais uma banana pro governo e pras grandes operadoras, que normalmente tratam o consumidor como lixo.

    Não se deixem levar pela falsa impressão do progresso que está se instalando no Brasil. Lembrem- se que o consumo consciente é a chave pra um consumo inteligente.

    0
  • Romero de assis 19/fev/2013 Link

    Esse ministro nao vale nada.Filho da puta nao faz nada para o povo brasileiro.Pra robar do povo isso ele faz bem rapido.Acordaaaaa povo brasileiro..se nao vai sofrer pro resto da vida.Esse homem tem que sair e morar debaixo da terra.

    0
  • Romero de assis 19/fev/2013 Link

    Ate qndo vamos ter que pagar por essa burocracia de planos falsos e caros.Tanto de dinheiro que o brasil tem e vcs robam tudo,ja era pra ser igual ao japao e os EUA.Cria vergonha na cara seu ministro inteligentinhoo.Burrrrooooo animal.Vc nao presta cara.Vai passar vergonha na copa.Nao medo de falr isso pra vc seu canalha.Romero de assis bueno/Quirinopolis-goias.

    0
  • Romero de assis 19/fev/2013 Link

    Deveria trocar de ministro e deixar que entre novas operadoras no pais.Mas o povo brasileiro é muito himilde e tem medo de abrir a boca pra falar.Acordaaa gente vamos cobrar isso aii.Planos que se dizem ILIMITADOS,BANDA LARGA 3G-4G,e etc..Tudo conversa fiadaa.

    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 19/fev/2013 Link

    Acho que isto é muito difícil de acontecer.
    A quantidade de pessoas que não possuem esta possibilidade é enorme, e não há incentivo que cubra esta margem gigantesca. Partindo do princípio que o aumento de pessoas na classe média é irreal, esta atitude se torna irreal também. E a pressão pode não ser feita por populares, mas este desespero todo não é nescessário. Alguém aqui acredita que as emissoras de televisão vão permitir que algo, seja o que for, reduza seus rendimentos?
    Em duas palavras: Rede Globo.

    0
  • Melissa de Miranda N. 20/fev/2013 Link

    Camila e o pior é que a o sinal da TV digital no Brasil ainda é muito ruim. Na cidade do Rio de Janeiro até que pega bem (só a Globo, porque as outras emissoras tem muita instabilidade). Agora onde moro, cidade de Maricá, o sinal é péssimo. Imagina, quando a TV analógica acabar, os brasieiros que moram em locais onde o sinal digital não pega bem não terão TV...MESMO QUE COMPREM OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS.

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 20/fev/2013 Link

    Boa Melissa, é bem interessante ter um feedback de quem está utilizando a tecnologia. Este é outro ponto que poderia abordar no texto, pois de nada adianta ter o suporte se o serviço é uma droga!

    Mais alguém se habilita a falar sobre como é a experiência da TV digital no Brasil?

    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 20/fev/2013 Link

    Aqui em Curitiba funciona bem, Globo, Record o sinal da Band é mais instável.

    0
  • Romero de assis 21/fev/2013 Link

    Bom eu nunca tive uma porcaria dessas pq sei que nao presta. Vejam sóó...Cadê o satélite que a embratel,embraer e outros que uniram pra comprar.Pagaram nao sei qntos bilhoes nessa lata velha pra atender a demanda no uso de TV Digital e BANDA LARGA do pais inteiro,dizendo alto indice de frequencia de 700MGHZ.Gente é sacanagem demais.Vou procurar essa reportagem de novo pra saber como ta a mentira e trago aki pra vcs.

    0