Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Twitter, o original

Mauro Feola
1

Nos últimos dias, nós aqui do AndroidPIT resolvemos nos debruçar em testes com aplicativos baseados no Twitter. Tratam-se de apps feitos por desenvolvedores terceiros e que não são os oficiais do Twitter. Nossa pergunta passou a ser a seguinte: como se comporta o aplicativo oficial do Twitter num dispositivo rodando o sistema operacional Android? Se você também quer saber, leia nossa resenha de hoje e descubra.

3 ★★★☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
3.4.0 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

O Twitter alterou há poucas semanas sua política diante de desenvolvedores que colocam no mercado apps baseados na famosa rede social. Limitou o API de desenvolvimento, afetando, assim, apps como o Boid, o Lanes Tweet ou o Tweetbot. Estes apps terão que cumprir uma série de protocolos e procedimentos para obter um certificado.

O que dizer disso tudo, sabendo-se que o Twitter não é o sucesso que é apenas por si mesmo, mas também por conta de sua proliferação por meio dos apps que acabamos de citar? O fato é que o surgimento dessa obrigação pode representar um risco para o Twitter. De qualquer maneira, os apps terão que levar em conta essa nova condição.

O que se vê é que alguns apps, como o Plume e o Boid, têm patrocinadores demais e o Twitter quer se separar de terceiros e gerir por si sua base de dados e, por conseguinte, selecionar a publicidade que será mostrada aos seus usuários. No app do Twitter para Android foram implementados vários recursos exclusivos, tais como uma função de autocompletar nomes de usuários e hashtags. As funções de filtro trazem alguns problemas: ainda é possível, por exemplo, bloquear somente um usuário por vez. Sem contar que tudo é muito complexo para se ter êxito nesse comando.

As outras funções básicas do Twitter operam de maneira similar no app. Os retweets, as respostas e as listas são, portanto, facilmente acessáveis, enquanto que algumas opções que não estavam juntas no menu foram agregadas numa opção do app. Talvez por facilidade de uso.

O app para Android do Twitter continua sendo uma boa pedida. Talvez não traga tantas surpresas, mas é capaz de reproduzir a melhor interface da rede social. É possível encontrar tweets e explorar perfis de novos usuários. A única que não existe, com relação à versão tradicional, é o modo como se exibem as mensagens diretas. Não dá para entender, mas para essa opção não há espaço na parte superior da tela.

Conclusão
Podemos dizer que o Twitter para Android traz consigo quase todos os recursos que um usuário da rede social espera encontrar em seu smartphone. O Twitter é, portanto, para todos os efeitos, suscetível de ser utilizado no dispositivo móvel sem grandes perdas em termos de qualidade. Com respeito à facilidade de uso e da tela, o app deixa, às vezes, a desejar.

Tela & Controles

O ponto mais problemático do aplicativo é justamente este. O problema deriva em parte do fato que o Twitter altera sua interface frequentemente e cada layout traz consigo características diferentes e não sempre adaptáveis a um dispositivo móvel. O design Holo, por exemplo, parece não existir para os desenvolvedores do Twitter e em geral os controles parecem ter sido feitos mais para o iOS do que para o Android...

Velocidade & Estabilidade

O rendimento do Twitter é normal, com exceção de alguma lentidão ao baixar imagens quando não se tem conexão estável com a Internet.

Relação Preço/Desempenho

O Twitter está disponível no Google Play e pode ser baixado gratuitamente.

Screenshots

Twitter, o original Twitter, o original Twitter, o original Twitter, o original

Apps semelhantes

Desenvolvedor

Twitter, Inc.