O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhados 1 comentário

Como instalar o Ubuntu no Nexus 7

A Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu (sistema operacional baseado em Linux) para PCs, anunciou, na CES 2013, que a primeira versão oficial do Ubuntu para smartphones, será lançada em fevereiro de 2013. O novo sistema deve estar disponível no final do mês, por meio de download, primeiro para o Galaxy Nexus. Até que isso aconteça, eu encurtei meu tempo de espera e, instalei o Ubuntu no meu Nexus 7. Precisamente, esta versão preliminar 13.04 que instalei no meu tablet de 7 polegadas da Asus e Google. A Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu (sistema operacional baseado em Linux) para PCs, anunciou, na CES 2013, que a primeira versão oficial do Ubuntu para smartphones, será lançada em fevereiro de 2013. O novo sistema deve estar disponível no final do mês, por meio de download, primeiro para o Galaxy Nexus. Como não gosto de esperar e sou impaciente, eu instalei o Ubuntu no Nexus 7. Precisamente, esta versão preliminar 13.04 que instalei no meu tablet de 7 polegadas da Asus e Google.

 

Leia todo o procedimento na integra, se não entendeu tudo, você provavelmente não deve tentar instalar agora.

  • Antes de instalar o Ubuntu em seu Nexus 7, você definitivamente deve fazer um backup completo (backup) do seu dispositivo. Isso pode ser feito com a ferramenta Ultimate Backup ou qualquer outro aplicativo semelhante. Conhecimentos básicos em fastboot são necessários para instalar o Ubuntu. Nem eu nem o AndroidPIT nos responsabilizamos por qualquer dano em seu tablet. A operação é de sua responsabilidade. O bootloader de seu tablet deve primeiro ser desbloqueado e todos os drivers necessários deverão ser instalados em seu computador. Para esta instalação, eu usei um Google Nexus 7 de 16 GB e Windows 7 na versão 64-bits, no PC.
  • Depois de instalar o Ubuntu, este substitui o Android. O dual-boot é possível, mas este tutorial é simplesmente destinado a instalar o Ubuntu. Para voltar para o Android novamente, você pode, por exemplo, usar o Toolkit para o Nexus 7.

Voltando ao tópico: existem várias maneiras de instalar o Ubuntu, nós optamos pelo método via fastboot. Para isso, você precisará do SDK Android instalado ou das ferramentas SDK. No meu caso, eu usei as ferramentas do SDK com ADB e fastboot.

Você, obviamente, precisa de uma imagem do Ubuntu para o Nexus 7. Você pode encontrá-la na página de download do Ubuntu aqui. Você deve baixar os arquivos raring-preinstalled-desktop-armhf+nexus7.bootimg e raring-preinstalled-desktop-armhf+nexus7.img.gz (cuidado com as extensões .bootimg e .img.gz). Descompacte o segundo arquivo (extensão .img.gz) e copie, assim como o primeiro, na pasta de ferramentas SDK. Você deve, então, mudar a extensão do arquivo de imagem em descompactado .img (que é .raw na base).

Fastboot e instalação da imagem do Ubuntu.

1. Coloque o seu Nexus 7 no modo fastboot (botão ligar e desligar + aumentar volume + baixar volume + solte quando você vir Android) e conecte-o ao seu PC.

2. Continuando, em seu PC, abra a pasta que contém as ferramentas do SDK e arquivos baixados e descomprima-os; pressione Shift enquanto faz um clic com o botão direito e selecione: Abrir o prompt de comando.
A partir dos seguintes comandos, todos os dados no 7 Nexus serão apagados. Em seguida, as imagens de inicialização e Ubuntu serão instaladas.

3. Digite os comandos:

fastboot erase inicialização (limpa a imagem de inicialização atual)
fastboot erase userdata (apaga os dados do usuário)

fastboot flash boot raring-preinstalled-desktop-armhf+nexus7.bootimg (flash a imagem boot)
fastboot flash userdata raring-preinstalled-desktop-armhf+nexus7.img (flash a imagem Ubuntu)

Nota: se você mudar o nome dos ficheiros, adapte-os.

fastboot reboot (reinicie o tablet)

Instalar Ubuntu

Seu Nexus 7 reiniciará e depois de exibir o logotipo da Google começa a instalar o Ubuntu. Não se preocupe se a mensagem "Preparing the root filesystem, please wait, this will take a few minutes..." é exibida por alguns minutos, isso é normal.

Após a instalação, deve proceder à parametrização clássica de base. Note que erros são possíveis nesta fase.

Brevemente: O teste de Ubuntu em um Nexus 7.

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi