O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 82 Compartilhado 24 Comentários

Ubuntu phones chegam em 2014

Depois de rumores, uma campanha muito ambiciosa de crowdfunding e promessas da Canonical, finalmente o Ubuntu phone chegará ao mercado, e ainda em 2014. Parece que o Android ganhará um concorrente de peso.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
757 participantes
galaxy nexus ubuntu touch teaser 02
Telefones com Ubuntu de fábrica em 2014 / © AndroidPIT

O anúncio da Canonical informa uma parceria com a espanhola BQ Readers e a chinesa Meizu para a fabricação de telefones com o OS baseado em Linux, infelizmente, nenhuma dessas OEM tem presença mundial, ou seja, os smartphones deverão ficar restritos a alguns países asiáticos e europeus, pelo menos por um tempo. Mesmo assim, a notícia é ótima para quem espera esse lançamento há tanto tempo.

Detalhes importantes, como preço, data de lançamento, especificações, ainda não estão disponíveis, provavelmente teremos informações mais sólidas durante o Mobile World Congress. No entanto, o CEO e fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, liberou uma informação: mais duas fabricantes se juntarão ao projeto em 2015.

ubuntu
Ubuntu phone is coming (dessa vez, de verdade). / © Canonical

Além do desafio de conseguir que mais OEM lancem smartphones com Ubuntu, a Canonical precisa atrair desenvolvedores para o sistema; Shuttleworth quer que os 50 principais apps estejam disponíveis para Ubuntu até o final desse ano: o LastPass e o Grooveshark já estão dentro, quem sabe no MWC teremos mais nomes. Um outro ponto importante é a premissa de que as fabricantes e operadoras terão "oportunidades sem precedentes" de costumização da UI, mas com a promessa que isso não causará fragmentação da plataforma: é ver pra crer.

A Canonical, BQ e Meizu deverão lançar telefones mid-high-end, e a venda será feita pelas loja virtuais das OEM e pelo Ubuntu.com. Confesso estar muito interessado nesses telefones, usei Ubuntu por muito tempo no meu laptop e a ideia de compartilhar o sistema com o meu smartphone me parece fantástica, mas a questão de apps e aparelhos disponíveis ainda assusta um pouco: não sou um bom early adopter.

Será que o Ubuntu será um concorrente de verdade ao Android?

Fonte: Canonical

24 Comentários

Escreva um comentário:
  • Quero muito instalar a ROM do ubuntu phone no galaxy NOTE 2 N7100 mas esta dificil de achar a ROM ,alguem tem algum site e um tutorial para me ajudar pois o propio da ubunto está muito complicado .

  • Quero muito instalar a ROM do ubuntu phone no galaxy NOTE 2 N7100 mas esta dificil de achar a ROM ,alguem tem algum site e um tutorial para me ajudar pois o propio da ubunto está muito complicado .

  • Quero muito instalar a ROM do ubuntu phone no galaxy NOTE 2 N7100 mas esta dificil de achar a ROM ,alguem tem algum site e um tutorial para me ajudar pois o propio da ubunto está muito complicado .

  • Quero muito instalar a ROM do ubuntu phone no galaxy NOTE 2 N7100 mas esta dificil de achar a ROM ,alguem tem algum site e um tutorial para me ajudar pois o propio da ubunto está muito complicado .

  • Rapaziada (e moças tbm): Se vcs tivessem uma empresa que tem um produto muito bom, muito mesmo, e sabem q iriam ganhar lançando ele em outro format, não fariam?
    Com certeza nenhum empresário entra pra "tentar o 4º, 3º ou 2ºlugar...

    (publicado pelo Tecmundo em 06 de agosto de 2013!)

    As especificações técnicas conhecidas do Ubuntu Edge até agora são as seguintes:
    - Processador quad core (não achei a frequência ainda);
    - Dual boot com Android e Ubuntu Phone;
    - Ubuntu desktop quando acoplado ao dock;
    - 4 GB de memória RAM;
    - 128 GB de armazenamento interno;
    - Tela de cristal de safira de 4,5 polegadas com resolução de 1280x720 pixels (HD);
    - Câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels;
    - Alto-falantes estéreo com áudio em alta definição, gravação com microfone duplo e sistema de cancelamento de ruído;
    - Conector de 11 pinos que oferece conexão simultânea de MHL e USB;
    - Conector de fone de ouvido de 3,5 milímetros;
    - Suporte para tecnologias dual-LTE, dual-band 802.11n, Wi-Fi, Bluetooth 4, NFC;
    - GPS, acelerômetro, sensor de proximidade e de giro, barômetro, bússola;
    - Bateria de íon de lítio com ânodo de silício;
    - Dimensões: 64 x 9 x 124 milímetros.
    4Gb de RAM? kkkkk, Ah, pra citar um exemplo de app, vc usa o Google Chrome no seu Android? ele é baseado no open source project Chromium.
    ... O Ubuntu Edge VEM COM O CHROMIUM DE FÁBRICA, beem mais leve...

    • o Ubuntu Edge foi um projeto de crowdfunding da Canonical que não deu certo (link na primeira linha do artigo). Era para ser um telefone que explorasse a melhor tecnologia da época, e que seria atualizado de tempos em tempos, não era para ser vendido por operadoras ou sequer fora do Indiegogo, era para ser o benchmark para todos os outros fabricantes.

  • pela experiência da canonical, não penso que o Ubuntu phone esteja apenas engatinhando ou que terá muito à aprender com o android, isso falando em OS. mas vale lembrar que o sucesso do android não se deve apenas ao OS em si... tente imaginar o android sem os demais serviços google...

  • rapaz... falaram do Sailfish ae, faz tempo que não vejo notícias !!! o SO é lindo, funcional, prático, corre liso ... Vide videos no Youtube !!! Eu acho que só instalaria uma rom se fosse o SailFish !!!

  • Uso o Ubuntu em três máquinas aqui em casa... Gosto muito do sistema, mas acho que ele não vai bater de frente com o android. A intenção da Canonical é tornar o Ubuntu Phone o terceiro maior OS Mobile, ou seja, eles vão brigar mesmo é com o Win Phone.

  • acho difícil superar o android, mais será bem vindo e com certeza vai ser melhor que WP

  • muito bom acho q vai destruir ubuntu no celular perfeito

  • tipo vamos aguardar né, e wp n acho ruim pois é bem fluido e n tem vírus só n e livre tipo o Android ne

  • Não gosto

  • Tô mais empolgado com o Sailfish OS. Espero ansiosamente a liberação do port para o Nexus 4!

  • Instalei em dual boot aqui no meu Nexus 4 e não passei 20 minutos huehuehue
    Com todo defeito, gostei mais do Firefox OS

  •   11

    Vou adorar um dia poder testar um =)

  • Atualmente, não passa de um sistema difícil de usar.

  • assim como o Android, essa belezinha tem o kernel linux. vamos ver se vai rodar bem em smarts mais básicos

Mostrar todos os comentários
82 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi