O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
21 Compartilhados 62 Comentários

Como uma nova loja de aplicativos ajudaria o Android

Com mais de dois milhões de aplicativos, o Google Play é o sistema nervoso responsável pelo sucesso do Android. Mas temos de ser honestos: a maioria dos aplicativos não diz a que veio. Muitos deles trazem problemas, excesso de publicidade ou, simplesmente, são ruins. Logo, você precisa gastar um bom tempo para achar o app certo para suas necessidades. Mas como seria a loja perfeita nesse setor?

Pesquisar pelo aplicativo certo no Google Play não é uma tarefa divertida. Muitos dos apps abusam das permissões em nossos smartphones, outros nos entopem com publicidade e as atualizações e notificações em excesso também atrapalham a experiência. Mas, hei, esse é o preço a se pagar por baixar um programa sem pagar. 

Infelizmente, o sistema de classificações não ajuda a buscar algo na Play Store. As famosas "fazendas de cliques", tão famosas em Bangladesh, Índia, Egito e outros países (e retratadas de forma magistral na segunda temporada da série Silicon Valley), fazem com que os apps tenham sempre boas classificações, entre quatro e cinco estrelas. Logo, basta um pouco de dinheiro para aparecer na relação dos mais bem avaliados, o que não quer dizer, necessariamente, que o software seja bom.

Muitos dos apps abusam das permissões em nossos smartphones

O problema é: na Play Store estão localizados ao lado dos muitos apps ruins, todos os aplicativos bons. E nas lojas alternativas existentes, a concorrência não é daquelas que costumam dar canseira à plataforma do Google. 

Alternativas a PlayStore

A Amazon App talvez seja a maior concorrente ao Google Play. Infelizmente, o número de apps disponíveis é severamente restrito: algo em torno de 600 mil. E boa parte deles está otimizado para dispositivos da Amazon, que trabalham com versões desatualizadas do Android.

Além disso, a loja da Amazon tem outras fraquezas. As atualizações dos apps demoram para chegar e não são instaladas automaticamente, ou seja, você deve confirmar uma a uma. Isso acontece porque o Android classifica os aplicativos desta plataforma como uma "fonte desconhecida", o que faz sentido por questões de segurança. Além do que, isso não é exatamente ruim se o seu smartphone tem problemas de armazenamento ou já está um tanto lento.

androidpit amazonapp detals
Loja de apps da Amazon: atualizações manuais dos aplicativos / © AndroidPIT

Aliás, ponto para o Google Play: o seu sistema de identificação para apps falsos é bem ágil. E a detecção automática de malwares também é rápida o suficiente para evitar que os aplicativos maliciosos se espalhem com rapidez ou fiquem muito tempo na loja. E mesmo a cooperação do Google com empresas de segurança independentes funciona muito bem.

Cada app na Play Store tem de ser verificado antes de publicado

No entanto, é fato que um processo de aprovação baseado apenas "na máquina" não é bom o suficiente. Atualmente, o Google e outras empresas de segurança têm trabalhado em algoritmos de deep learning, que analisam com precisão o código-fonte dos apps. Por exemplo, se um aplicativo não requer nenhuma interface para acessar a função de SMS, ele já fica sob suspeita.

Mas, ainda que isso ajude na prevenção de ataques, a médio prazo isso não resolverá o problema do alto número de apps ruins. 

androidpit appstore destaques play
O Google Play já tem quantidade. Falta acertar a qualidade / © AndroidPIT

Uma boa loja de aplicativos tem uma equipe editorial que monitora aplicações recebidas e testa sua usabilidade. Com isso, os desenvolvedores de apps precisam seguir diretrizes de claras de design. Melhor ainda se eles tiverem o poder de evitar que softwares ruins sejam publicados e não apenas os que representam perigo.

Uma boa loja de apps teria editores com autonomia para barrar aplicativos ruins

Logo, se um aplicativo não está em conformidade com as diretrizes de uso e não é suficientemente bom do ponto de vista editorial, os desenvolvedores teriam um prazo para fazer as melhorias. Só assim, ele poderia entrar no Google Play. Caso contrário, que vá vender seu produto em outro lugar.

androidpit colecao apps ios
Há páginas temáticas ocasionais na PlayStore, mas a Apple tem muito mais © ANDROIDPIT

A curadoria de de aplicativos na Play Store funciona de forma surpreendentemente ruim. Considerando que o Google sabe quase tudo da nossa vida, ele bem que poderia também ter um sistema de recomendações mais eficiente nesse quesito. A Apple, nessa hora, faz um trabalho bem melhor. Seu catálogo é mais agradável de vasculhar, inclusive por categorias e os editores fazem um trabalho mais eficiente, indicando apps de alta qualidade. 

androidpit drive ios android
A curadoria de apps precisa ser mais eficiente na Play Store / © ANDROIDPIT

A Huawei App Market pode ser um rival perigoso para o Google Play

Com centenas de milhões de clientes apenas na China, a Huawei App Market - loja de apps da marca chinesa - pode ser um concorrente com enorme potencial ao Google Play. Onde a loja do Google não está disponível, as concorrentes podem florescer. E a plataforma da fabricante do P9 só precisa de um tapa no seu visual, meio desleixado. 

A app store da Huawei é administrada por Changzhu Li, vice-presidente da divisão de negócios mobile da empresa. A exemplo da loja da Apple, cada aplicativo é manualmente verificado antes de ser publicado. E aqueles que são considerados inadequados são mantidos fora do catálogo. E a plataforma já tem planos para expandir além do mercado chinês, com a Europa na mira.

EH
Eric Herrmann
O número de apps ruins na Play Store dá a sensação de que o Google não se importa muito com a plataforma.
O que você acha?
593 participantes
50
50

E isso faz todo sentido, já que a participação da Huawei no mercado de smartphones vem crescendo. E com isso, os usuários do Android poderiam começar a enxergar nela uma opção ao Google Play em poucos anos. Por que gastar horas e horas pesquisando uma infinidade de aplicativos na loja do Google, se a concorrência ofereceria resultados melhores, baseados mais em qualidade do que em quantidade?

O Android precisa de uma nova Play Store

O número de apps na Play Store já é grande o suficiente. Se o objetivo era superar a loja da Apple, o intento já foi alcançado. Agora, o Google precisa focar na curadoria do que ele tem dentro da sua plataforma. Porque se o número de aplicativos ruins continuar aumentando, a percepção do usuário é a de que o Android não vai melhorar. E aí, o iOS terá um argumento dos mais poderosos para fazer com que os usuários do robô verde migrem de vez para o iPhone.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis Correia há 4 meses

    Eu não acho que o Android precise de uma nova Play Store... eu acho é que eles precisam é gerenciar e monitorar melhor os aplicativos que são distribuídos por lá. Uma nova Play Store somente replicaria os problemas da primeira e ajudaria à fragmentar a distribuição dos aplicativos por meios e canais oficiais.

  • Anderson Carvalho há 4 meses

    O que o Google tem que dar um jeito é na pirataria. É muito fácil rodar apps pagos de graça no Android. Se não bastasse a fragmentação do Android e a diversidade de dispositivos, o fator pirataria acaba afastando desenvolvedores independentes e deixando a Play Store atrasada nos lançamentos em relação à App Store.

  • ....._....._....._..... há 4 meses

    Concordo Anderson.
    Quanto mais receita, mais possibilidades de investimentos. Quem ganharia com isto seria nós consumidores, que teríamos aplicativos melhores.

  • Andreu Vasconcelos há 4 meses

    Eu acho a Play Store boa. Dificilmente recorro a outras lojas...

  • Andreu Vasconcelos há 4 meses

    Como sempre falta interesse do Google em por ordem nas coisas. Ao meu ver é preciso melhorar os critérios para ingresso de apps na loja. Tem umas belas porcarias que não deveriam estar lá, só servem pra queimar o nome do Android. Mas creio que eles não se preocupam, pois o dinheiro está caindo na conta da mesma forma, então...
    Mas de qualquer forma eu quase ñ recorro a outra loja. Mas poderia ser melhor.

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • O problema não são as lojas de aplicativos, são os aplicativos que formam um mar de mediocridade com exceção de algumas pérolas.

  • Alguns dos pontos citados na matéria são relevantes, como por exemplo, levar em consideração o parâmetro de apps já baixados, para determinar novas sugestões de apps.

    Gostaria de entender melhor qual o critério avaliativo da Play Store para determinar o app como "Editor's Choice".

    E querendo ou não, um dos fatores que mais agrega números a Play Store em relação a outras lojas é o fato de não haver cobrança de taxas para desenvolvedor, detalhe esse que para a App Store e Windows Store já se torna um impeditivo em muitos dos casos, visto que é necessário pagar uma taxa de desenvolvedor para publicar o aplicativo, sendo que no caso do iOS, isso me é interessante, pois o dev tem que seguir certos parâmetros para poder publicar um app novo, do contrário ele pode não ser publicado de fato.

    Então isso de certa forma coage o dev a realizar o melhor trabalho possível antes de enviar algo para a App Store, sob risco de ser removido sem prévio aviso.

  • Realmente prescisa ser melhorado o sistema da play Store.

  • Eu acho que um IPHONE e é melhor que qualquer Android, mas como já comprei tantos apps da loja da Google, se migrasse agora para o IOS, perderia todo o meu investimento. Então prefiro ficar e esperar que as coisas melhorem por lá.

  • A google play podia seguir o layout do aptoid

  • A Google deveria fazer como a Apple, começar a remover vários aplicativos da loja, mas ela não quer isso, pois a Google liga para números e não tanto assim para qualidade como a Apple, o que ele deveria fazer, caso tal aplicativo tiver certa idade e não for mais atualizado ou receber melhorias, ele será deletado da loja, simples assim, se for fazer uma varredura na loja, acredito que 70% dos aplicativos seriam removidos da loja.

  • A matéria aponta algo que muitos usuários já estão sem paciência pra lidar: a falta de um critério mais rigoroso para publicação de aplicativos.
    Realmente, novas regras são mais do que bem-vindas, são necessárias!
    Se houvesse concorrência então, melhor ainda...

  • Uma forma fácil de selecionar melhor os apps na play store seria deixar os usuários não só avaliarem o Android mas também indicar apps ruins e de acordo com essas informações excluir esses apps. Essa poderia ser uma forma fácil de seleção da play store.

  • Realmente, a Google precisa deixar de lado a quantidade e passar a focar em qualidade dos apps , desde permissões assim como design , existem inúmeros apps que não se enquadraram ainda no material design ( alô androidpit) , os que não se enquadrarem após um período pré determinado deveriam ser simplesmente banidos .

  • Não acho que devam trocar a loja, apenas devem melhorar e avaliar os Apps que são entregues pela loja, assim como a amiga Apple faz.

  • Parece que isso é mais um dos rumores sobre a modificação trágica do Android... Lembram, sobre o Google acabar com o Open Source do Android? Daí varios rumores vêm aparecendo... Novos Nexus, Samsung + Tizen... posso está muito paranóio e equivocado, mas pra nós uma nova Play Store? Será??? Quem puder me ajude a tirar essa opinião, mas fico muito à pensar sobre o Android quando apacem supostas mudanças para o sistema. Será que estou muito errado? Ou alguem mais ja pensou à respeito?

  • Aumentar o Selo Escolha do Editor e excluir apps que tem menos de 10 downloads por mês (contando a partir do terceiro mês em que foi lançado)

  • O que o Google tem que dar um jeito é na pirataria. É muito fácil rodar apps pagos de graça no Android. Se não bastasse a fragmentação do Android e a diversidade de dispositivos, o fator pirataria acaba afastando desenvolvedores independentes e deixando a Play Store atrasada nos lançamentos em relação à App Store.

  • Separar de forma clara apps mobile vs tablets

  • Sempre falo que deveria sim haver por parte do Google maior "fiscalização" quanto aos apps que são publicados na Play Store. É ridículo ver cada app sem noção ou que pode vir ter Malware vindo da Play Store. Muita gente pega malware por conta disso por achar que tudo que esta na Play Store é 100% confiável, mas não é bem assim

  • Não vejo uma nova loja como solução. Deveriam avaliar os aplicativos por base na sua classificação. A rede de cinemas UCI tem um app disponível lá, diga-se de passagem, é uma merd@. A pontuação desse app é bem baixa. Bastava o Google ir em cima do desenvolvedor para forçar ele a rever o app ou então tirar o app da loja.
    Isso seria bom pois iria incentivar os usuários a darem notas no apps e cobrar dos desenvolvedores.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi