O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 18 Compartilhado 66 Comentários

Mito ou verdade: usar o smartphone antes de dormir atrapalha o sono?

Quase sempre ouvimos de alguém que não é bom ficar muito tempo olhando para uma tela, seja a do computador ou do celular. Isso é um equívoco? Será que as telas interferem até mesmo em nosso sono? Vamos falar sobre este assunto a seguir.

O smartphone afeta o sono?

Existem muitos mitos e lendas urbanas que envolvem a tecnologia. De vez em quando elaboramos alguns artigos aqui no site que tentam desmistificar algumas dessas bobagens. É claro que algumas coisas não são mitos, mas é claro que precisam ser melhor explicados. Hoje falarei sobre o uso da tela. Será que ela realmente interfere em nosso sono?

O que é a luz azul?

O uso da tela é de fato ruim para os olhos, e pode interferir em nosso sono e em sua qualidade. Para tentar amenizar esse problema muitos fabricantes incorporaram em suas interfaces o famoso modo noturno. Ele estava presente nas versões beta do Android Nougat, mas acabou não indo pra frente. Você pode encontrá-lo em seu aparelho, se disponível, com o nome de "filtro de luz azul", "proteção para os olhos" ou "modo noturno". Todos eles entregam o mesmo resultado: filtrar (ou amenizar) a luz azul da tela.

androidpit asus zenfone 3 max interface2
Modo noturno da Asus  / © AndroidPIT

Resumidamente, nosso cérebro atribui as cores aos comprimentos de ondas. Logo, dependendo do tamanho da onda como, por exemplo, entre 510-541 o mesmo irá interpretá-la como verde, enquanto uma onda com comprimento entre 478-483 ele vai entender como azul.

A luz azul incomoda a melatonina, um hormônio que regula o sono. A sensação de cansaço visual é maior, afetando o cérebro e as informações que são recebidas por ele. É válido ressaltar aqui que a luz nociva é a artificial, ou seja, aquela que é exibida antes da tela. Muitos profissionais alertam para os perigos dessa luz azul, principalmente para as crianças que estão crescendo com telas de tablets e smartphones ao redor.

Usando um filtro de luz azul

Se a luz azul passar por um filtro, obviamente sua retina e a produção de melatonina serão poupadas. A sensação de fadiga e a qualidade do sono certamente serão melhores. Dito isso, devo ressaltar que a qualidade do nosso descanso está ligada a muitas outras coisas, portanto, não devemos atribuir a culpa de um sono ruim à tela do nosso smartphone ou tirar conclusões precipitadas.

Se o seu celular tem o modo noturno, use e abuse do mesmo de noite. No início do artigo você encontrará um link para o artigo com os melhores apps com filtro de luz azul.

Você usa o modo noturno do seu celular?

18 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ronaldo há 1 semana

    O que atrapalha o sono são os boletos pra pagar!

  • Phelipe B. há 1 semana

    Depois de um dia de trabalho, academia, faculdade e transporte público, não há luz azul que tire meu sono.

  • Fernando Henrique há 1 semana

    O sono não, mas a vista!!
    afeta e muito.

  • Sidney Piesco há 1 semana

    Achei o artigo muito incompleto. Por vezes chegou perto da verdade, mas rodeou, rodeou e não foi a lugar nenhum. A melatonina é um hormônio cuja função mais básica é a indução do sono. Quando nosso corpo está sentindo que o horário para dormir chegou, ou seja, está próximo da fadiga, ele produz melatonina e esta induz àquele sono incontrolável, que às vezes pega a gente até dirigindo. A luz azul diminui e chega a impedir a produção de melatonina e, consequentemente, está diretamente ligada à falta de sono. A luz azul realmente prejudica o sono. Basta perceberem que, mesmo com sono, quando ligamos o tablet, computador, ou mesmo o celular, ele logo passa e conseguimos passar a noite em claro (não no meu caso porque evito), e somente vamos sentir sono meia hora ou uma hora depois de desligar o aparelho.

  • Thiago Lee há 1 semana

    Existem películas de vidro para celulares, justamente com o intuito de ajudar nessa redução, eu mesmo uso uma no meu Oneplus 5, o interessante é a coloração da película, ela tem um tom roxo, bastante bonito porém no sol reflete tudo na cara.

66 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi