O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 66 Compartilhados 59 Comentários

USB Audio Device Class: a conexão que pode extinguir o mini jack do seu Android

Se você achava que a estratégia de eliminar o conector mini jack era algo exclusivo da Apple e seus novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, repense. Isso porque, segundo o site da USB-IF,o universo Android seguirá os passos iniciados em Cupertino (e pela Lenovo) mais rápido do que imaginamos.

O USB-IF (ou USB Implementers Forum) é uma entidade sem fins lucrativos que promove e oferece suporte a este tipo de conexão. Inclusive, ela é uma das responsáveis pela apresentação do USB-Type C. Agora, ela introduzirá uma nova especificação que poderia "matar" o mini jack a médio e longo prazo. 

A especificação USB Audio Device Class 3.0 se apresenta como uma "solução para todo tipo de aplicações de som digital, incluindo fones de ouvido, dispositivos móveis, estações de carregamento, instalações de jogos e soluções de realizada virtual". 

Em comunicado oficial, a USB-IF está encorajando as empresas a adotar este sistema de som para melhorar a sua qualidade e converter o USB Type-C em um padrão de áudio nos smartphones da mesma maneira que o Lightning está para os iPhones. 

AndroidPIT lenovo moto z review 3561
O Moto Z já extinguiu o mini jack / © AndroidPIT

Logo, considerando que a entidade tem prestígio junto às maiores fabricantes, é de se considerar que a conexão mini jack também seja substituída pelo USB Audio Device Class 3.0 a médio prazo, nas próximas gerações de smartphones. 

Esta não é a primeira vez que tenta impor o uso do USB Type-C sobre o mini jack. Em abril deste mesmo ano, a Intel propôs abertamente o uso deste padrão de conexão para que o tradicional conector de 3,5 mm fosse extinto de vez. 

O próprio consumidor já se mostra mais aberto a trocar o mini jack por outro padrão

O USB Type-C tem algumas vantagens claras, não apenas em termos de áudio, mas também na velocidade de carregamento e transferência de dados. Este ano, o Moto Z, da Lenovo, já havia optado por substituir o mini jack de 3,5mm por este padrão, meses antes do anúncio da Apple com os iPhones 7

No entanto, muitos veem este movimento como uma oportunidade de gerar mais dinheiro em acessórios e complicar de vez a vida do usuários. Mas fabricantes de acessórios têm se mostrado bastante otimistas quanto a adoção deste padrão e creem que o desaparecimento do mini jack a partir do iPhone 7 acelere todo esse processo.

AndroidPIT iPhone 7 review 2943
O iPhone 7 marca o início do fim do mini jack / © AndroidPIT

As vendas de fones de ouvido Bluetooth têm disparado nos últimos meses, o que indica também uma certa disposição do consumidor por trocar de padrão. Mas, claro, estamos falando de mercados mais maduros, onde acessórios neste formato não são tão caros como no Brasil.

Ainda que não haja indicações de que - salvo algumas exceções - as principais fabricantes abandonem os o mini jack em seus próximos smartphones, é fato que este conector já está com os dias contados. Seu sumiço pode não se dar nos próximos meses, mas veremos cada mais modelos sem esta entrada nos próximos anos, até o seu desaparecimento total. 

Você acha que o mini jack sumirá já nos próximos anos?

59 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi