O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 176 Compartilhado 45 Comentários

Use o Android como um profissional

O Android esconde diversas funções que, apesar de bastante fáceis de usar, são pouco conhecidas. Obviamente alguns truques podem variar dependendo da fabricante. Contudo, hoje vou mostrar 11 dicas para que você otimize a sua experiência com o seu dispositivo e mexa nele como um profissional do Android.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2154 participantes

Otimize o seu tempo

Resposta automática para e-mails

O aplicativo mais rápido e inteligente para e-mails é o Inbox do Gmail. Nele seus e-mails são automaticamente separados, seus compromissos e lembretes organizados e alguns e-mails importantes são visualizados como tarefas. Como? O Inbox by Gmail reconhece o conteúdo dos seus e-mails e propõe três respostas automáticas para facilitar a sua vida e economizar tempo nas respostas.

inboxgoogle
Este aplicativo faz muito mais do que automatizar respostas de e-mails sincronizando com o seu calendário, ele organiza a sua vida! / © ANDROIDPIT

Como ele funciona? Se alguém te enviar um e-mail perguntando “Quando você tem tempo amanhã para uma reunião?”, o Inbox do Gmail sugerirá uma resposta como “Poderia ser as 15:30?” com base no seu calendário e suas tarefas.

Inbox by Gmail Install on Google Play

Evite Interrupções

Desde a versão 5.0 do Android, não existe mais um modo completamente silencioso no Android. Em vez disso, as notificações são priorizadas de formas diferentes. Existe, contudo, uma maneira de configurar suas notificações e dar-lhes mais ou menos importância.

interrupcoes
Você pode / © ANDROIDPIT

Para isso vá em Configurações > Som e notificação > Não incomodar > e escolha quais tipos de notificações sempre devem ser mostradas, mesmo quando o dispositivo estiver em modo silencioso. Você pode também agendar períodos nos quais não quer ser incomodado por nada.

Nota: As notificações de aplicativos como Facebook Messenger e outros, não fazem parte desta configuração. Porém, é possível silenciar as notificações nos próprio apps.

Gerenciamento de energia

Você está passeando por aí, e lembra que esqueceu sua bateria móvel ou carregador, e agora? O Android tem a partir da sua versão 5.0 uma função que vai te acalmar. Muitas fabricantes já tinham funções parecidas, para alargar a duração da bateria. Clique na bateria no painel de configurações rápidas, clique no Menu e, em seguida em Economia de bateria e ative a função.

bateriaesparen
Economize o máximo de bateria com esta função / © ANDROIDPIT

Com esta função é possível ficar o final de semana todo sem carregar o celular, já que as atividades secundárias serão limitadas e seu dispositivo será colocado em um profundo modo de Standby profundo quando a tela estiver desligada. Mas atenção: Notificações de e-mails, WhatsApp, Hangouts,etc. só serão mostrados quando a tela voltar a ser ativada. Navegar neste modo é praticamente impossível.

Economize dados com o Chrome

O Chrome possui nativamente uma opção para reduzir o consumo de dados móveis, e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo com o navegador instalado. Com o Chrome aberto, toque nos três pontos que estão posicionados no canto superior direito e, em seguida, vá ate as configurações do navegador e selecione "Reduzir consumo de dados". Após a seleção, o navegador irá comprimir as páginas acessadas e consequentemente reduzir o consumo de internet móvel.

Estou usando o serviço há mais de seis meses e a economia de dados já chegou a ser maior que 36% em um mês de uso do Chrome. Neste mês, por exemplo, foi de 18%.

economia dados chrome funcoes android
Economizar dados no Chrome é fácil e basta apenas um ou dois cliques / © ANDROIDPIT

Botão WPS: economize tempo de conexão

Que tal não precisar se desdobrar em dois para passar a senha da conexão Wi-Fi da sua casa para um amigo quando ele chega para o churrasco de domingo? Usando a função "Botão de pressão WPS" (Wi-Fi Protected Setup), você vai precisar apenas clicar em um botão no seu roteador para liberar a senha.

No roteador, procure e pressione o símbolo das setas que aparece na captura de tela abaixo; no smartphone, acesse Configurações > Wi-Fi > clique nos três botões na parte superior da tela e escolha a opção "Avançado" > clique em "Botão de pressão WPS" e deixe o sistema trabalhar para você.

botao pressao wps funcoes android
Com o recurso "Botão (de pressão) WPS" você não precisa mais decorar a sua senha, basta clicar apenas um botão / © ANDROIDPIT

Assim, você ou qualquer outra pessoa que queira se conectar ao roteador não precisará saber a senha de 20 dígitos do Wi-Fi, apenas fará uma troca de chaves ao usar o WPS. É simplesmente genial!

Android Beam: Transfira dados e contatos facilmente

Usuários do Moto G 2015 e do OnePlus 2 que me desculpem, mas a falta de suporte para NFC é um problema. Usuários que contam com o Android Beam, por exemplo, podem transferir o conteúdo de aplicativos para outro dispositivo compatível (como vimos nas primeiras configurações do Android Lollipop), compartilhar páginas do navegador, vídeos do YouTube, contatos e fotos recém capturadas apenas tocando os dispositivos.

É verdade que algumas vezes este serviço pode passar batido, pois usamos ferramentas como WhatsApp para envio de arquivos, porém, a vantagem do uso do Android Beam é a economia de dados.

Android beam funcoes android
Use o Android Beam e acelere o processo de transferência de dados sem fio e sem custo de dados / © ANDROIDPIT

Use seu smartphone como Modem

Se chegar aquele momento em que todo mundo se desespera sem Wi-Fi em casa ou no trabalho, você pode salvar o dia e usar o seu Android como modem. Se você tiver um volume de dados rápido e uma boa conexão, claro. Fora de casa esta é a alternativa mais econômica em questões de energia e segurança para um ponto de acesso de Wi-Fi.

tethering
Não se esqueça de desligas o Wi-Fi do seu dispositivo e usar somente os dados móveis / © ANDROIDPIT

Conecte o seu smartphone com o PC. Em seguida vá em Configurações > Redes sem fio e outras > Tethering e acesso portátil . Os computadores com sistema Windows encontraram a opção e você poderá usar o seu Android como USB-modem. Confira que a sua conexão com qualquer rede Wi-Fi deve estar desligada, para que você possa assim usar somente o seu plano de dados, e tome muito cuidado com os limites.

Smart Lock

Se trata de outra função que também já vem com a maioria dos smartphones Android, permitindo que você escolha redes, localizações, dispositivos, faces e até vozes confiáveis e assim que o aparelho as reconhece você não precisa mais colocar a senha para acessar o seu dispositivo.

smartlock33
Ative o Smart Lock e adicione dispositivos confiáveis para não precisar do PIN a todas as horas / © ANDROIDPIT

O função pode estar em lugares diferentes no seu dispositivo dependendo da fabricante. As vezes em Configurações > Pessoais > Segurança, ou em Dispositivos > Smart Lock.

Bloqueie apps na tela

É possível bloquear aplicativos para quando você emprestar seu smartphone para alguém e não quiser que esta pessoa fique xeretando em aplicativos que não lhe pertencem. Para algumas fabricantes como a Samsung a função está incluída no modo Kids.

Desde o Android 5.0 Lollipop a opção está incluída na tela dos aplicativos. É necessário um número PIN ou combinação touch para liberar os aplicativos. Basta ir em Configurações > Segurança > Avançadas > Fixação de tela.

owhfgqidg
Evite confusões e mostre só o que você realmente quer bloqueando o aplicativo na tela / © ANDROIDPIT

Gerencie aplicativos "chatinhos"

Muitas vezes os aplicativos não funcionam como a gente gostaria, e são interrompidos sem nenhum motivo. Para solucionar estes pequenos probleminhas muitas vezes basta limpar o cache ou os dados do aplicativo.

limpardados
Limpe os dados do seu aplicativo para resolver pequenos bugs / © ANDROIDPIT

Para limpar estes dados vá em Configurações > Aplicativos > escolha o aplicativo desejado e clique primeiro no botão de Limpar cache e se o problema não for resolvido, repita a operação e clique agora em Limpar dados. Mas esteja atento, você terá que voltar a configurar o app depois deste processo. Por exemplo se você limpar os dados do Spotify, as músicas e playlists que você gravou para ouvir offline terão que ser baixadas outra vez.

Mais opções

Para mais opções do uso avançado do Android dê uma olhadinha neste artigo

E você, qual outra dica indicaria como sugestão para usuários que querem saber mais que o básico?

Os comentários favoritos dos leitores

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
176 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi