O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 114 Compartilhado 48 Comentários

Será que a maior loja de aplicativos para Android é a mais usada para baixá-los?

A maior loja de aplicativos para Android não é sempre a mais usada! Essa é a conclusão que tivemos com o resultado da nossa última enquete. Dos 1.532 leitores que participaram da nossa pesquisa, 81% afirma baixar aplicativos fora da Play Store. Mas o que leva essa quantidade de usuários a optar por fazer isso?

A Play Store é a maior loja de aplicativos para dispositivos Android, mas nunca foi segredo que centenas de usuários da plataforma utilizam lojas alternativas para suprir suas necessidades. As razões são as mais diversas, como você pode ver abaixo:

  • Busca de apps em fase beta
  • Opções de software não disponíveis
  • Melhores sugestões de aplicativos
  • Maior oferta de aplicativos para root
  • Dia do aplicativo gratuito
  • Baixar APKs pagos de forma gratuita (prática ilegal)

Por muito tempo, baixar aplicativos fora da Play Store era sinal de uma escolha duvidosa e até perigosa. Contudo, hoje inúmeras lojas foram desenvolvidas para oferecer o melhor do Android para os usuários. Especialmente aqueles que possuem uma versão mais antiga do sistema operacional. A Amazon serve como um bom exemplo neste caso.

81% dos participantes da enquete afirma baixar aplicativos fora da Play Store

Em outros casos, temos o fator incompatibilidade entre o aparelho ou restrição por país. É claro que isso acontece por uma questão legal da Play Store e, muitas vezes, pretende proteger o usuário, visto que muitas empresas não testaram o aplicativo para oferecer uma boa experiência em diferentes hardwares e versões do SO.

Nestes casos, imagine a Play Store como um supermercado que, em vez de doar os pães que sobraram ao final do dia na padaria, acaba por jogá-los no lixo. Se, ao contrário, o supermercado resolvesse doar tais pães e uma pessoa fosse parar no hospital, a culpa seria do estabelecimento.

Confira o depoimento do Cleber Negreiro: "Baixo, porém só baixo de sites confiáveis que na minha opinião são 2. O APKMirror e o Fórum XDA."

Assim, se a Google Play Store oferece aplicativos que tiveram problemas de performance em um Xperia Z2, a agência criadora do app vai preferir não oferecer suporte ao aparelho, em vez de oferecer uma experiência ruim, certo?

resultado enquete play store
A maioria dos usuários do AndroidPIT baixa aplicativos fora da Play Store / © ANDROIDPIT

Assim como muitos dos redatores do AndroidPIT, também utilizo o APK Mirror, que embora não seja uma loja, oferece versões assinadas por desenvolvedores de centenas de apps. Usando o APK Mirror posso oferecer em primeira mão as informações adicionadas a um grande número de serviços para Android. Se tivesse que esperar pelo update automático do app pela Play Store, isso poderia levar dias.

Baixar aplicativos pagos de forma gratuita usando lojas de terceiros é uma prática ilegal

Confira o depoimento do Bruno Barbosa: "Baixava muito quando tinha meu primeiro Android e alguns apps não estavam disponíveis via Google Play."

Agora, tenha em mente que baixar aplicativos pagos de forma gratuita usando lojas de terceiros é uma prática ilegal e, na maioria das vezes, prejudica os desenvolvedores que não tem vínculos com grandes agências de desenvolvimento.

Por fim, é claro que não é um problema baixar aplicativos assinados pelos desenvolvedores em lojas alternativas, mas é sempre bom levar em consideração o histórico da loja, pois você pode evitar outras dores de cabeça no futuro, como problemas com segurança de dados, do dispositivo e privacidade.

O que você achou do resultado deste enquete?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Silva 23/abr/2016

    Acredito que o que influenciou o resultado foi o fato dos votantes serem frequentadores de fóruns e sites como o AndroidPit. Os participantes são pessoas que, normalmente, possuem um conhecimento de médio para cima em relação ao sistema Android. São usuários que buscam além de notícias, informações sobre personalização, configuração, root. É quem busca algo além do básico. O perfil se difere da maioria dos usuários "comuns", por isso se dão conta da existência de outras lojas e sabem o que podem encontrar fora da PlayStore.

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
114 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi