O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 160 Compartilhado 123 Comentários

Ainda vale a pena comprar um LG G3?

No último dia 29 de fevereiro, publiquei o review do K4, um smartphone de entrada da LG que deveria ter sido lançado em 2014 e cuja única sintonia com 2016 é o (salgado) preço. Mas, pensando bem, agora pode ser uma boa hora para comprar um smartphone de dois anos atrás. Principalmente se ele for LG G3. Veja os motivos.

As configurações continuam atuais

Mesmo em 2016, podemos dizer que o LG G3 ainda é muito rápido. A UI Optimus continua limpa e rápida e, no desempenho geral e capacidade de resposta, o G3 é um relâmpago na maioria das vezes. Ele traz um processador quad-core Snapdragon 801 SoC de 2,5 GHz com 3 GB de RAM na versão 32 GB de armazenamento interno, e 2 GB de RAM na versão com 16 GB. Apesar da demanda do processador com um display QHD, a LG otimizou o G3 para que, quando a qualidade 2K da tela não seja necessária, tudo fica em segundo plano, o que economiza não apenas energia do processador, mas também vida útil da bateria. 

AndroidPIT LG G3 5
As configurações do LG G3 lidam bem com os games e apps atuais/ © ANDROIDPIT

O preço está bem mais em conta

Em uma pesquisa rápida, você já consegue encontrar o LG G3 a preços bem convidativos, a partir de R$ 1.163. Nada mal para um aparelho que pode render bem durante, pelo menos, mais uns dois anos. 

A câmera continua espetacular

A câmera de 13 MP do LG G3 é ótima. Ele apresenta um foco automático extremamente rápido, com apenas 0,276 segundo. O laser desta funcionalidade é ativado assim que o aplicativo da câmera é acionado, de modo que perder momentos críticos não é um problema. Ele também é muito preciso, sendo baseado no contraste tradicional e reconhecimento facial.

O desempenho em pouca luz não é excepcional, mas não é pior do que qualquer outra câmera de smartphone com performance decente. Em plena luz do dia, os resultados são ótimos, com boa reprodução de cores - o modo HDR do G3 é fantástico. Em seu rendimento total, porém, os efeitos do tipicamente pesado pós-processamento da LG são visíveis, apesar de uma recente atualização ter feito melhorias nesta área.

AndroidPIT LG G3 hero 4
A câmera do LG G3 ainda responde bem às necessidades dos fãs de boas fotografias / © ANDROIDPIT

O próprio aplicativo da câmera é mínimo, com um modo de exibição em tela cheia que permite alternar elementos de tela para uma visualização sem interrupções. As configurações e modos pré-carregados no G3 são muito refinados, com apenas os grandes figurões a bordo como panorama, dual shot, e o novo Magic Focus para imagens pós-focagem.

Se você leva fotografia a sério, o hardware está todo aqui, mas talvez você queira obter um aplicativo de câmera substituto para mais definições e predefinições. A câmera frontal foi chamada de "a câmera selfie" e conta com uma lente especialmente angular, de abertura para luz baixa e um controle de "beleza" embutido, para suavizar os detalhes da foto e se obter os melhores resultados possíveis a partir do obturador de 2.1 MP. 

A tela ainda é ótima

O G3 foi o primeiro smartphone amplamente disponível com um display QHD, com tela LCD IPS de 5,5 polegadas. Isso significa que ela tem quatro vezes mais pixels que uma tela tradicional HD: são 2560 x 1440 pixels com uma densidade de pixels de 538 ppi, o equivalente digital a um livro de arte. Nesse display,é possível ver vídeos em 2K e imagens de alta definição. 

AndroidPIT LG G3 13
O display QHD do G3 garante ótima visualização de vídeos e fotos / © ANDROIDPIT

Um porém é que a tela do G3 tende a mostrar leves sombras nas matizes de cores, dependendo do dispositivo que se tem em mãos, e não é tão contrastante ou brilhante como muitas outros carros-chefe disponíveis atualmente. Não é a melhor tela disponível em termos de reprodução de cor e dinâmica, mas é extremamente nítida e é uma oferta sólida por ter sido o pioneiro nesse padrão.

Bateria removível e robusta

O LG G3 possui uma bateria removível de 3.000 mAh que suporta também carregamento sem fio. A capacidade da bateria é suficiente para você passar um dia com utilização mediana, principalmente devido às otimizações 3A da LG para controlar a demanda de energia do display. O G3 também tem um modo de economia de bateria que lhe permite escolher manualmente as características que você deseja desativar. 

AndroidPIT LG G3 10
A bateria do G3 continua robusta mesmo em 2016/ © ANDROIDPIT

Ele ainda pode receber o Marshmallow

Atualmente com o Android Lollipop (5.0), o G3 ainda tem boas chances de receber a versão 6.0 do sistema operacional do Google, também conhecida como Marshmallow. A LG prometeu a atualização da plataforma para os próximos meses, mas isso pode ser em abril ou dezembro de 2016. De qualquer forma, as configurações do aparelho conseguem suportar esse updade com tranquilidade. 

g3 marshmallow 6
O Android Marshmallow já chegou aos LG G3 da Polônia/ © LG Polônia

Conclusão

Preço mais em conta, boas especificações, ótima câmera, bateria robusta e com boas chances de ganhar o Android Marshmallow. Tudo isso faz do LG G3 um aparelho que ainda vale o investimento em 2016, mesmo que seu lançamento tenha ocorrido em meados de 2014. Em tempos em que a safra de smartphones intermediários está sem novidades - e cara – uma olhada com mais atenção no antigo topo de linha da LG é uma boa pedida. 

E o que você acha? Será que o LG G3 ainda vale um investimento ou você prefere os intermediários de hoje? Dê a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

123 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi