O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 207 Compartilhado 136 Comentários

Será que realmente vale a pena ter um smartphone Dual-SIM?

O mercado de telefonia brasileiro é marcado por algumas peculiaridades. Por exemplo, muitos usuários amam smartphones que tenham TV digital, rádio FM e entrada para dois chips SIM. Hoje irei falar um pouco mais sobre os celulares Dual-SIM e o porque deles fazem tanto sucesso no Brasil. Será que vale realmente a pena ter um celular com dois chips?

O motivo do sucesso dos smartphones Dual-SIM

Afinal de contas, qual o motivo para os celulares com dois chips serem tão populares no Brasil? Não é de hoje que brasileiro ama um celular com dois ou mais chips. Eu lembro que na época pré-smartphone, um celular só era considerado top de linha se fosse minúsculo e suportasse dois ou mais SIM cards.

Eu trabalhei com um cara que tinha um celular que suportava três chips de operadora e, para abranger as quatro operadoras atuantes no Brasil, ele ainda tinha um aparelho secundário. O motivo de todo esse interesse é o efeito clube. Mas o que é esse efeito clube?

AndroidPIT honor 5x 6
Sim, ainda existem celulares com três chips / © ANDROIDPIT

O efeito clube acontece devido às diferenças de preços nas ligações entre operadoras diferentes. Por exemplo, quem liga de um chip TIM para outro chip TIM, chega a pagar em alguns planos apenas R$ 0,25 o dia que usar. Mas, se ele ligar do seu mesmo chip TIM para um celular da Claro, pro exemplo, o valor de uma única ligação pode triplicar, às vezes quadruplicar.

Isso faz com que os usuários de uma mesma região usem, em sua maioria, a mesma operadora, geralmente aquela que pega melhor. Esse fenômeno foi batizado de efeito clube. Assim, para aproveitar as ofertas e promoções do máximo de operadoras possíveis, os brasileiros preferem optar por um celular Dual-SIM.

Ainda faz sentido ter um smartphone Dual-SIM?

Sim, um pouco. Apesar do preço das ligações entre operadoras diferentes estar cada vez menor, ainda há uma diferença considerável. Mas, diferente do cenário de alguns anos atrás, hoje temos um leque enorme de opções de comunicação. Não dependemos apenas do plano de voz ou do pacote de SMS.

O WhatsApp é praticamente soberano no Brasil. Se quer falar com alguém sem gastar nada, use o WhatsApp. Dá até pra mandar áudios e fazer ligações! Se bem que as ligações do WhatsApp não são um primor de qualidade. Além dele, você pode usar o Facebook Messenger. Ou o Skype. Ou o Snapchat. Só para ficarmos entre os mais populares.

androidpit whatsapp lock
Não é mais necessário ligar para se comunicar com uma pessoa / © ANDROIDPIT

Assim, se você precisa falar com alguém que usa uma operadora diferente da sua, não há necessidade de ligar. Basta utilizar um dos meios alternativos de comunicação. Mesmo assim, é a sua lista de contatos que define se um celular Dual-SIM será útil ou não.

Se os seus contatos se dividem, basicamente, em duas operadoras diferentes, então vale a pena ter um celular com dois chips. Agora, se a grande maioria deles usa uma mesma operadora, não faz muito sentido ter um celular com suporte a dois chips.

Outras utilidades para um smartphone Dual-SIM

Um outro uso que vislumbro para celulares com dois chips, são para aqueles usuários que querem ter uma separação maior entre vida profissional e pessoal. Ele pode muito bem ter um chip cujo número passa apenas para contatos profissionais, como clientes, fornecedores, etc. E um outro SIM card para uso pessoal, para se comunicar com a família e amigos. Com isso, ele pode, ao final do expediente, desativar o chip para trabalho e ficar apenas com o chip pessoal ativado.

Pode acontecer também de uma operadora oferecer um plano de voz muito bom e barato. Já uma segunda empresa ter um plano de dados 4G com franquia alta, boa cobertura e um preço atraente. Assim, o usuário pode ter os dois chips. O primeiro ele usa para ligações e o segundo para navegação na internet.

moto x play vs moto x sytle back
Tanto o Moto X Play quanto o Moto X Style são dual-SIM / © ANDROIDPIT

Os celulares modernos com suporte a Dual-SIM possuem configurações que definem automaticamente quando usar cada chip. O Android Marshmallow traz estas opções por padrão.

No mercado há vários boas opções de celulares que aceitam dois chips de operadora, tais como o LG K10, Redmi 2 Pro, Moto G 2015, Moto X Play, Quantum GO, Zenfone 2 e outros. Assim, as opções são fartas e você não terá dificuldades em configurar os diferentes usos para seus SIM cards.

Desvantagens da dependência dos dois chips

Infelizmente, se você depende de dois chips para se comunicar, sinto informar que há algumas desvantagens nisso. Uma delas é que as fabricantes de celulares raramente adiciona essa função aos seus modelos top de linha. A maioria dos smartphones que contam com suporte a dois SIM cards são do segmento intermediário.

Desta forma, se você deseja ter o celular mais avançado de determinada fabricante, ele dificilmente será Dual-SIM. Em alguns casos nem slot para cartão de memória ele possui, quanto mais dois slots para SIM card. Contudo, isso vem mudando no país!

Uma outra desvantagem é o gasto. A maioria dos usuários que dependem dois chips usam planos pré-pagos. Assim, ao invés de ter de recarregar apenas um chip por mês, eles precisam recarregar dois, em alguns casos mais. Quando vamos colocar tudo na ponta do lápis, é mais vantajoso financeiramente aderir a um plano pós-pago.

Você fica com uma franquia de ligações e internet maior e, dependendo da operadora, ainda acumula pontos para ter descontos na compras de outros smartphones no futuro.

E aí, seu smartphone é Dual-SIM?

207 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

136 Comentários

Escreva um comentário:
  • outra utilidade: Na minha cidade, por exemplo, por ser pequena, há apenas uma torre para cada operadora, e de vez em quando (quase toda semana), a Vivo fica fora do ar as vezes, por um dia inteiro. Ai, quem tem além do chip da Vivo, chip de outra operadora, continua com internet e fazendo suas ligações.

  • não tenho uma segunda linha, não me serve de nada ter uma. passo.

  • Sempre usei um chip pré pago para ligações e um chip pós só para dados ( plano de tablet ). Sai muito mais barato .

  • A única explicação que teria para um aparelho DUAL SIM é a que o Jairo Rios deu. Um chip particular e outro corporativo.
    Fora isso não vejo razão nenhuma para tal opção.
    O argumento do preço entre as ligações cai por terra quando se usa muito mais aplicativos de mensagens que ligações por voz no canal da operadora.
    Até as ligações por voz hoje são feitas por esses aplicativos.

  • Pra mim, é totalmente desnecessário.
    Se o aparelho é Dual-SIM, ótimo. Se não é, ótimo.

    Para quem faz uso obrigatório de dois chips, entretanto, é totalmente necessário.

  • Pra quem usa numero da empresa e particular é melhor do que carregar dois aparelhos no bolso né ,,,,,,

    CAV

  • Pra mim dual sim ainda é importante, pois vários dos meus contatos usam outros planos e operadoras diferentes, e consigo me comunicar com eles. Claro que tem Whatsapp e cia., mas ainda não são todos que usam aplicativos de mensagem. Além disso, quando há problemas de rede de uma das operadoras, e quando às vezes me desloco pro interior do estado, em lugares onde só pega uma operadora, e aí não fico sem sinal, pois nem sempre o roaming pega.

  • Meu moto g é dual sim é nem uso os dois sim-cards,já conheci um smartphone que suportava 4 sim-cards,hoje não é necessário por causa da ofertas das operadoras.

  • Hoje em dia, com as operadoras oferecendo planos flexíveis,disponibilizando vários minutos para falar com todas as operadoras sem custo adicional, a tendencia é acabar o uso de 2 chips para um usuário comum. Mas ainda tem mercado para o uso de 2 chips, principalmente para o pessoal que usa a linha pessoal e uma linha corporativa de empresas em que trabalham.

  • Isso sem falar da atualização. Meu S5 Duos Até Agr Não Viu O Cheiro Do Android 6. A Samsung deveria dar + atenção para nós qe gostamos de aparelho de 2 chips. Si não consegue atualizar pq vende o aparelho. Isso é revoltante.

    CAV

    • Mas ela consegue atualizar.
      Só não quer fazer isso imediatamente mesmo.
      Mas é verdade. Essa negligência com aparelhos multi-chip já deveria ter sido superada há tempos.
      Já passou da hora de, em lançamentos de novos aparelhos, apresentarem opções single e dual chip no mesmo evento.

  • Meu caso: 2° aparelho dual chip e não pretendo q isso mude. Pq?
    No local onde trabalho, somente 2 operadoras funcionam. A operadora escolhida tem plano pós, pois é onde acesso a internet e resolvo questões mais urgentes.
    Entretanto, minha família inteira "trabalha" com outra operadora, q possui uma rede mais deficitária onde trabalho. Ainda assim, é por onde muitos se comunicam comigo... Nessa operadora, tenho um plano pré.
    Dessa forma forma "jogo" com as duas operadoras conforme minha conveniência!

  • E na boa pagar plano de 2 operadoras to fora. Never and Never kkk

  • Todos meus smarts que tive com Dual Chip deram algum problema. As vezes não recebia chamadas em um dos números, outras vezes os dados de ambos chips não conectavam, a velocidade mesmo sendo 3G (H+) era bem baixa, e enfim. Mesmo mexendo nas configurações, muitas vezes não resolvia. Então tinha que muitas vezes parar de usar os dois, e pagando mais caro num aparelho Dual Chip, não era legal. Então não uso mais. Consigo usar tudo num chip só, trabalho e particular. Bem acho que não da pra agradar a todos, quem quiser falar comigo vai ter que ligar no número que possuo, da minha operadora, e pagar. Ou va em casa. Rsrs. Ja cansei de usar meu saldo pra outras operadoras e pagar um pouco mais pra falar com alguém que preciso. Oras...

  • Vendo comentários de muitos dizendo q tem plano hoje que da muitos minutos para operadoras,
    Mas muitas pessoas não leva em consideração que vc sim tem um plano q liga para qualquer um.
    Mas muitos dos seus contatos não.
    Afinal de conta nos não efetuamos só ligação não , tb recebemos ligações.
    E tendo por exemplo um plano da Tim que de ter muitos minutos para outras operadoras , sim vai resolver em parte vc liga para quem quiser.
    Mas uma pessoas da claro, vivo, Oi pode não ter crédito e não conseguir comunicar com vc.
    Acho q com 2 operadoras já dá para resolver bem este problema pq geralmente é uma ou duas operadoras a maiora dos contatos.

  • Eu utilizo dual chip e não consigo mais abrir mão desta comodidade.
    Primeiro não tem plano de dados em conta com para depender praticamente só de ligações por apps.
    Nem todos tem wifi disponível o tempo todo e eu msm não deixo dados móveis ligados o tempo todo por dois motivos consumir o plano de dados muito rapidamente e consumir rapidamente a bateria.
    Muitas vezes msm ligaçao pelo whats app vc liga fica chamando no seu celular a pessoa não está nem on-line.
    Sinceramente prefiro o modo a moda a antiga msm via operadora.
    Ligou chamou na hora.
    Eu tenho um chip Tim beta que utilizo mais praticamente para internet.
    E um chip da vivo que uso mais os bônus para comunicar com muitos contatos que tem vivo.
    Coloco 25 reais no vivo por mês, e 20 reaia a cada 40 dias em média no tim, então tenho um gasto de menos de 45 reais por mês e tenho benefícios que pessoas com planos de até mais de 50 reais não tem.
    Pois tenho meus 25 reais da vivo, 200mb de Internet que consumo em 4 a 5 dias geralmente .
    Tenho mensagens SMS ilimitadas para vivo (sim utilizo SMS ainda msm em tempos de whats app) tenho 450 reais de bônus para vivo.
    E com o Tim beta compro pacote de 100mb a 50 centavos então com 5 reais compro 1gb de Internet. Com 10 reais compro 2gb de Internet praticamente. Dificilmente teria um plano pré ou pós com esta quantidade de Internet por menos de 60 a 80 reais.
    Sem contar q ligo para qualquer operadora no valor de 60 centavos a ligação.
    Além de dificilmente ficar sem cobertura msm em interior pois onde não tem sinal de qualidade de uma a outra supri.
    A uma diferença no consumo de bateria em utilizar 2 chips mas não é nada absurdo.
    E hoje existes muitos carros chefe dual chip.
    Muitos ótimos intermediário dual chip.

  • Tenho lido muitos comentários, nessa matéria, colegas dizendo que no mercado brasileiro não há dispositivos Flagship dual chip. Pelo que me consta, somente a Samsung não o faz com a linha S e Note, estranhamente, pois estes são lançados nos mercados de outros continentes. No mais todas a principais montadoras tem seus carros chefes com Dual Sim. Fica a ressalva para os Nexus que a Google mantem somente o Single Chip em todos os mercados.

    Comentário editado para corrigir erro ortográfico.

  • sim. tenho um. galaxy core 2 duos Tim e claro e uso sem problemas

  • Prefiro um smartphone com um chip mesmo! Faço um bom plano que me permita minutos para outras operadoras e bons gigas de 4G que tá tudo certo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi