O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 133 Compartilhado 49 Comentários

Existem vantagens nas bordas curvas da tela do LG G6?

O LG G6 foi anunciado há cerca de duas semanas, e já deu tempo da variante norte-americana chegar até a nossa redação. À primeira vista, o que chama a atenção é a tela do dispositivo, precisamente as laterais curvas do display. Será que a tela do LG G6 possui uma função maior do que apenas ser diferente das demais?

A ideia da LG com a tela do G6 ficou clara na apresentação do aparelho: colocar no mercado um smartphone que possa exibir mais conteúdo na sua tela. Isso acontece porque o aparelho vem com um display mais longo, que oferece uma escala de 18:9, e não de 16:9, como a maioria dos smartphones que temos hoje disponíveis nas lojas. Contudo, isso nem sempre vai acontecer.

AndroidPIT LG G6 9310
Aplicativos que permitem usar a escala 18:9 mostrarão este ícone / © AndroidPIT

Para que um recurso de tela como este funcione 100%, necessariamente, não depende apenas da LG. Ou seja, o YouTube vai, por exemplo, manter a proporção padrão mais conhecida do mercado em seus vídeos, que é a de 16:9. Bom, pelo menos até o momento ainda é assim.

Contudo, a LG já tem o suporte de serviços como Netflix e Amazon, que já permitem usar a escala de 18:9. Para tanto, basta o usuário do G6 ativar algo chamado "Dimensionamento de aplicações", como mostram as capturas de tela abaixo. Cada vez que você utilizar um app que ofereça o suporte para o formato 18:9, um ícone aparecerá no canto da tela identificando que tal serviço pode usar este recurso, também denominado como FullVision.

LG G6 ratio BRA
Você poderá configurar serviços para uso da escala 18:9 / © AndroidPIT

Logo, não é um mistério que, enquanto o padrão mais usado for o 16:9, os proprietários do LG G6 contarão apenas com apps e serviços nativos da fabricante ou de seletos parceiros para aproveitar as vantagens da proporção 18:9. Alguns exemplos são a maior visualização de conteúdo na tela, bem como o uso do aplicativo da câmera que, no modo "Quadrado", permite usar metade da tela para ver a imagem que está sendo capturada e, ao mesmo tempo, ver rapidamente a prévia da foto ou vídeo.

AndroidPIT LG G6 Hands on MWC 2017 7090
A câmera no modo "quadrado" divide a imagem entre tempo real e pré-visualização / © AndroidPIT

Vale lembrar, no entanto, que o padrão 18:9 vem sendo usado em outras áreas, em especial na indústria cinematográfica. Isso significa que muito em breve essa escala deverá ser adotada como o novo standard do mercado. Logo, a LG está à frente da maioria das fabricantes, mas não será a única a oferecer tal opção, visto que a Samsung deve optar por uma nova escala nas telas dos novos Galaxy S8, que podem chegar no formato 17:9 (um meio termo realmente estranho).

Opinion by Camila Rinaldi
Queria ver todos os novos smartphones usando a escala 18:9 a partir de hoje!
O que você acha?
50
50
707 participantes

Por fim, minha experiência com este novo formato em uma tela de celular, como a do LG G6, foi muito boa. Em um primeiro momento foi difícil entender a dinâmica do aparelho. Mas ao perceber como usar os serviços que usufruem deste recurso, preciso dizer que queria ver todos os novos smartphones usando a escala 18:9 a partir de hoje!

Existem vantagens nas bordas curvas da tela do LG G6?

Porém, este artigo se refere às vantagens proporcionadas pelas bordas curvas da tela, e o fato de termos a escala 18:9 não está diretamente ligado aos cantos arredondados do display. Logo, qual a vantagem em tê-las?

De acordo com Ian Hwang, designer de produto da série G, essa escolha foi feita em prol de uma maior resistência da tela a quedas. Isso mesmo, os testes internos da LG mostraram que a maior parte do impacto de uma queda se dá nas pontas da tela. Assim, se os cantos da tela são curvos, o impacto causado sobre ela será menor, fazendo que a chance de ter o vidro do display quebrado seja menor.

A equipe de testes da LG afirmou que, após 50 ciclos de teste de queda do aparelho, o G6 conseguiu ter um resultado funcional em 70% das vezes, enquanto dispositivo concorrentes sofreram rachaduras na tela em 100% das quedas. Mas claro, não pude realizar este teste para confirmar qualquer resultado, mas minha experiência diz que, necessariamente, um smartphone não vai ter a tela rachada sempre que cair no chão.

Outro motivo levantado pela nossa equipe, é o fato de que podemos ter uma pegada melhor do G6 com a tela com as bordas curvas, o que não aconteceria se a fabricante tivesse optado pelo design dual-edge, como o do Galaxy S7 Edge. Assim, o efeito gerado quando estamos consumindo algum tipo de mídia, como um vídeos, em teoria deveria ser praticamente o mesmo. 

E aí, você achou a opção da tela curva no LG G6 uma boa escolha? Acha que pode realmente salvar a tela em caso de quedas?

133 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • André Luiz há 5 meses

    Amigo, a questão das telas "curvadas" das televisões de tubo não tinham função alguma. Na realidade, era uma limitação da tecnologia da época que não haviam como fazer algo plano até então. É relacionado ao tipo de tecnologia empregada. Com a possibilidade do uso do LCD em televisores, isso mudou. Agora, telas planas com cantos arredondados são sim uma evolução, pois diminuem em muito o risco da mesma quebrar em uma queda. Quando os cantos são arredondados, o impacto é distribuído por todo o vidro, é simplesmente física. Por outro lado, sem cantos para proteger, essas telas possuem muito mais facilidade de sofrer arranhões!

  • Lausen Aguiar há 5 meses

    Faz sentido. As janelas de aviões são arredondadas para favorecer a resistência da estrutura. O mesmo princípio pode se aplicar as telas dos celulares.

  • Thiago Carvalho Petrolini há 5 meses

    O artigo se refere às bordas da tela, não do aparelho em si.

  • Denis há 5 meses

    Bordas arrendondadas tornam mais fácil de colocar e tirar o smartphone do bolso... creio que essa é a vantagem mais relevante ao meu ver.

49 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi