O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 373 Compartilhado 51 Comentários

4G no Brasil perde em qualidade e cobertura, mas fica à frente do Japão em velocidade

O 4G no Brasil é um assunto que rende muito por diversos motivos: cobertura, qualidade e velocidade. E um ranking da OpenSignal, entidade que classifica a velocidade e a cobertura do LTE pelo mundo, divulgou aquilo que já desconfiávamos: o Brasil precisa investir muito em cobertura das redes deste padrão. 

No entanto, curiosamente, a velocidade média de download não está tão ruim assim. Explicamos: um ranking que avalia a qualidade da velocidade de download do 4G pelo mundo divulgou dados interessantes sobre o Brasil. O país está entre os 50 melhores neste quesito pela rede 4G - mais precisamente ocupando a 42° posição na lista.

Com uma velocidade média de 12 Mbps (12 Megabit por segundo para download), nós estamos a frente de nações como Japão e EUA, mas atrás de outros como Guatemala e República Dominicana. Os dados referem-se ao quarto trimestre de 2015.

Brasil está na 42° posição no ranking mundial de velocidades do 4G

No entanto, a situação estava melhor para o Brasil no terceiro trimestre do mesmo ano, visto que o país ocupava a 24° posição no ranking com uma média de 16 Mbps. Assim, podemos concluir que o país retrocedeu não somente na velocidade da conexão, mas também na qualidade e na cobertura do 4G.

Confira o ranking divulgado pela OpenSignal abaixo:

open signal 4g
Ranking mundial de cobertura do 4G / © OpenSignal

Junto com a velocidade média de download, o Brasil caiu em cobertura em comparação com outros países. No terceiro trimestre do último ano, quando a velocidade estava melhor, a cobertura do 4G no pais correspondia a 53% do território nacional. Agora, com uma diferença de 4 Mbps a menos, a cobertura nacional do LTE passou para 51%.  

O que podemos deduzir é que a base de usuários do 4G cresceu, sem que as operadoras tenham investido em infraestrutura para acompanhar esse crescimento. Algo semelhante ao que ocorreu com o 3G alguns anos atrás e que resultou em velocidades risíveis com o passar do tempo. 

Mas também podemos fazer outra pergunta:será que o que 4G aqui (ainda) é veloz porque a cobertura é boa ou porque ninguém está usando? Afinal, se baseando pelos dados de cobertura, o 4G está cobrindo pouco mais da metade do país.

Faça o teste: desligue o Wi-Fi e veja se 4G aparece para você. E aí, qual é a conexão disponível para você neste momento? 

Fonte: OpenSignal

373 Compartilhado

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi