O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
375 Compartilhado 51 Comentários

4G no Brasil perde em qualidade e cobertura, mas fica à frente do Japão em velocidade

O 4G no Brasil é um assunto que rende muito por diversos motivos: cobertura, qualidade e velocidade. E um ranking da OpenSignal, entidade que classifica a velocidade e a cobertura do LTE pelo mundo, divulgou aquilo que já desconfiávamos: o Brasil precisa investir muito em cobertura das redes deste padrão. 

No entanto, curiosamente, a velocidade média de download não está tão ruim assim. Explicamos: um ranking que avalia a qualidade da velocidade de download do 4G pelo mundo divulgou dados interessantes sobre o Brasil. O país está entre os 50 melhores neste quesito pela rede 4G - mais precisamente ocupando a 42° posição na lista.

Com uma velocidade média de 12 Mbps (12 Megabit por segundo para download), nós estamos a frente de nações como Japão e EUA, mas atrás de outros como Guatemala e República Dominicana. Os dados referem-se ao quarto trimestre de 2015.

Brasil está na 42° posição no ranking mundial de velocidades do 4G

No entanto, a situação estava melhor para o Brasil no terceiro trimestre do mesmo ano, visto que o país ocupava a 24° posição no ranking com uma média de 16 Mbps. Assim, podemos concluir que o país retrocedeu não somente na velocidade da conexão, mas também na qualidade e na cobertura do 4G.

Confira o ranking divulgado pela OpenSignal abaixo:

open signal 4g
Ranking mundial de cobertura do 4G / © OpenSignal

Junto com a velocidade média de download, o Brasil caiu em cobertura em comparação com outros países. No terceiro trimestre do último ano, quando a velocidade estava melhor, a cobertura do 4G no pais correspondia a 53% do território nacional. Agora, com uma diferença de 4 Mbps a menos, a cobertura nacional do LTE passou para 51%.  

O que podemos deduzir é que a base de usuários do 4G cresceu, sem que as operadoras tenham investido em infraestrutura para acompanhar esse crescimento. Algo semelhante ao que ocorreu com o 3G alguns anos atrás e que resultou em velocidades risíveis com o passar do tempo. 

Mas também podemos fazer outra pergunta:será que o que 4G aqui (ainda) é veloz porque a cobertura é boa ou porque ninguém está usando? Afinal, se baseando pelos dados de cobertura, o 4G está cobrindo pouco mais da metade do país.

Faça o teste: desligue o Wi-Fi e veja se 4G aparece para você. E aí, qual é a conexão disponível para você neste momento? 

Fonte: OpenSignal

51 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acabei de fazer o teste na cidade de Taboão da Serra -SP com a operadora Oi.
    Download 11Mbps.
    Upload 5Mbps.

    Funciona até que muito bem.
    Com o da Claro que usava antes, a velocidade era mais do que 20mbps.

  • Fiz meus testes aqui em São Paulo e acabei ficando sem navegar porque minha franquia acabou. Enquanto isso o japonês continua a navegar.
    Fiquei com a sensação de que aluguei uma Ferrari, que faz mais de 300km/h, para poder andar por uma distância de 3 km e ficar sem gasolina.
    Quando a franquia for a mesma do Japão, discutiremos velocidade.

  • Claro 4G em toda Goiânia com qualidade. Há lugares que a velocidade passa de 52 Mbps. Normalmente varia em 24 e 28 Mbps.
    Muitas vezes, muitas mesmos, o upload chega a ser mais rápido que o download.

  • Em Cordeiropolis a 160 km da capital são Paulo nem o 3G da operadora Tim pega.

  • 3G em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Em alguns bairros, nem o 3G pega.

  • Bragança Paulista/SP Aqui a cobertura creio que seja de 90%. Uso o 4G da Vivo e é excelente. Nos meus testes variou entre 17mbps e 27mbps ;)

  • Aqui em Curitiba, 4g da vivo pega em praticamente toda a cidade, ultimo este que eu fiz deu 39mb de down e 25 de up, não tenho que reclamar, detalhe a Claro aqui tem lugar que bate a mais de 50mb .

  • Aqui onde eu moro nem o 3G chegou ainda, Sengés - PR divisa com estado de SP.

  • Infelizmente é algo que não dá pra festejar. Quantidade tem que vir com Qualidade..

    Fato!!

  • O Brasil só está na frente no japão aí por conta da ordem alfabética.

  • Aqui em Itaipava -Petrópolis, medido agora, 4G da Oi-43 mbps

  • Ainda vai longe pra ele estar aprimorado!

  • Inteiror do Espírito Santo, uma das poucas cidades que tem 4G literalmente ninguém usa 4G aqui eu uso e geralmente bate entre 30 e 40 mbps

  • Aqui em Manaus o 4g da Vivo funciona muito bem, até fiquei surpreso por fazer testes de velocidade que já bateram 25mbps. Agora, em relação à cobertura, convenhamos que é bem mais fácil cobrir o Japão que é uma ilha do que o Brasil que é um continente, né?

  • 3g da tim péssimo, já o 4g excelente! [Londrina - PR]
    Plano TIM Beta, compensa muito!

  • Onde q esse 4G é bom?
    Aqui em Salvador, tem lugares q pega legal! Porém tem lugares q não vai nem com reza braba!
    A conexão aqui no Brasil pode até ser melhor q nos países citados, isso se pegasse de forma satisfatória!

    • Isso varia muito de acordo com a localização... Uma determinada operadora pode ser muito boa em uma cidade e ser horrível numa outra, as vezes até no mesmo estado.

      • Foi isso q eu disse!
        Em São Paulo é a mesma coisa daqui!
        Por isso eu disse q não tem como haver uma comparação, sendo q nem sempre o 4G aqui é satisfatório!
        A não ser q lá seja instável igual aqui e em outros termos seja pior!
        :)

  • Aqui onde moro o 4G ainda não eh satisfatório. A conexão gira em torno de "H" e "H+". E dependendo da operadora, o sinal pode ser ótimo ou péssimo.

  • Prefiro o 3G no meu XT 1069 operando em H+ meu plano é de 800MB mensal.
    Pra mim 4G só se eu pudesse pagar um plano de 50GB, aí sim valeria a pena.
    Comprar pacotinhos de 100MB diários no 4G é brincadeira de mal gosto. Ainda bem que tenho Wi-Fi, senão nem adiantaria ter um smartphone.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi