O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 106 Compartilhado 157 Comentários

Root no Android 7.0 Nougat será mais difícil e poderá inutilizar o seu aparelho

Uma das principais vantagens do Android sobre os outros sistemas é a grande possibilidade de customização, principalmente para usuários com acesso root aos seus dispositivos. Contudo, isso pode mudar com o Android 7.0 Nougat.

A prática de liberar acesso root nos smartphones e tablets com o sistema do robozinho verde é algo extremamente popular, principalmente entre usuários mais avançados, mas uma nova chave de segurança no Android 7.0 Nougat promete dificultar o processo.

Esta verificação de segurança já está disponível no sistema desde o Android 4.4 KitKat, apesar de apresentar funcionamento diferente, já na versão 6.0 Marshmallow, o dispositivo começou a enviar alertas sobre possíveis problemas em arquivos essenciais do sistema, e agora no Android 7.0 Nougat ao verificar que o sistema foi modificado o boot do aparelho poderá ser interrompido, exigindo a correção para um reinício normal.

androidpit nexus 5 bootloader 2
Google está dificultando a vida de quem tem acesso root em seus aparelhos / © ANDROIDPIT

A nova versão do Android ainda contaria com um sistema de correção de erros para o reparo automático de modificações não autorizadas, dificultando bastante o procedimento de root nos aparelhos.

O fato é que em um mundo no qual os pagamentos via smartphones está começando a deslanchar, é natural que as empresas adotam sistemas de segurança mais rígidos que impeçam a modificação do software pré-instalado, isso porque ao dar acesso root ao Android você acaba por eliminar algumas dessas barreiras de segurança, tornando o sistema mais vulnerável.

samsung pay samsung galaxy s7 edge
Samsung já adota sistema que limita as funções do aparelho em caso se root  / © Samsung

Em todo caso essa limitação provavelmente será burlada pelos desenvolvedores, resta saber se o Google limitará alguns funções dos aparelhos rooteados, tal qual a Samsung fez ao desabilitar o Samsung Pay em dispositivos com root.

E você, deixaria de dar acesso root ao seu aparelho caso algumas funções fossem limitadas pelo Google?

106 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gustavo Araújo há 8 meses

    Tu fez merda e a loja é a culpada? Êeee brasil...

  • Franco Luiz há 8 meses

    Bom o argumento de nos que usamos android esta acabando......

    1 - Android e melhor pelas customizaçoes q vc faz com root e rom nova deixa ele com a sua cara.. ✖

    2 - Android vc tem a bateria removivel e isso ajuda se sua bateria tiver acabando vc troca é muito melhor que bateria externa xupa iphone ... ✖

    3 - No android vc tem o microSD e nao precisa se privar de baixar apps e musicas .... ✖

    4 - Quem liga pra essas merdas de empresa que nao atualiza? é so eu baixa uma cm e pronto ! ... ✖


    Lembrando que as coisas citadas acima sao para alguns aparelhos principalmente os mais atuais nao é pra todos porem a tendencia é logo todos serem assim ... Cara isso e uma merda eu ja compro meu aparelho pensando no root e customizaçoes que irei fazer ainda mais se vc usa android puro no qual vc n tem recurso nenhum e praticamente depende do xposed pra curti seu aparelho 100%

  • Franco Luiz há 8 meses

    o cara instalou xposed na touchwiz kkkkkkkkkkkkkkk genio ne

  • Léo Walk há 8 meses

    Novatos!!! Não seguem os tutoriais corretos e a risca, pode ter certeza que vai dar merda.

  • Andreu Vasconcelos há 8 meses

    Kkkkkk
    Isso até minha filha faz. Mete logo um root aí rapaz, deixa de ser medroso kkkkkk

157 Comentários

Escreva um comentário:
  • Na minha opinião isso era pra valer somente nos aparelhos que usam esses sistemas de pagamento como galaxy s7 e os outros que não usam sistema de pagamento que vão receber o Android 7.0 deveriam continuar permitindo fazer root o que vocês acham

  • Há algumas coisas que fazem você precisar do root. Coisas estas que, se funcionassem sem root, seria maravilha.
    Exemplos ?
    1) Programa que mostra as senhas wifi que você digitou.
    2) Programa que comuta wifi/3G automaticamente
    etc...

  • se os fabricantes acabacem com os bloatwares, não caparem recursos originais do Android e dar mais atenção as atualizações, ainda não iriam acabar com o interesse no root, mas acredito que seria o suficiente pra muita gente manter a room original, esse é o caminho, caso contrário, podem multiplicar as dificuldades de rootear x1000, pois os desenvolvedores sempre iram driblar

  • Se o Google realmente fizer isso a comunidade vai cair em peso em cima dela, aliás Android não é Android sem Root, pelo menos pra mim.

  • De alguma forma tem que ser possível a instalação do root.

  • ..nao vai fazer falta

  • O que mais gosto no Android são as personalizações, elas são infinitas, pode fazer elas a seu gosto e deixar com seu estilo, logico a unica madeira de fazer isso seria com "acesso root", Google não permitindo isso deixa o Android mais fechado, assim dificultando as coisas, lembro do meu Galaxy Young era tão simples fazer root, agora no meu Moto G2 tive que desbloquear o "bootloader" e ainda baixar um penca de coisa para poder ter acesso root, imagina agora com Android 7.0 vamos ter que fazer uma missa pra poder liberar.

  • Se isso realmente ocorrer de o android ficar fechado. Vou para IOS.
    Estou com o meu pelas customizações e compro ja pensando em root! Então será isso.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, acho até graça o pessoal do XDA, mandou abraços...

  • Já tive opções em personalizar meu smart todo no Android, mas nunca curtir esse negócio de Root tem suas vantagens e desvantagens. Mais com essa notícia ou até pq no Mashmallow ainda conseguem Root imagina no Nougat.

  • Isso me lembra que, na época em que a Google iria lançar o Marshmallow, todos diziam que esse iria dificultar o uso de software pirata, bloqueando a instalação, etc. Podem procurar essa matéria, tem ela aqui mesmo no AndroidPit. E aí, tá difícil instalar app e jogos piratas no Marshmallow?
    Respondo: não! continua a mesma coisa!
    Sorry! --__[-..-]__--

  • Recentemente, vendi meu galaxy S5 e pra nao ficar sem celular peguei um galaxy s duos da vida, nao preciso nem falar do desempenho desse aparelho (s duos) muito ruim, a saida foi lasca um root nele e agr consigo usa-lo sem tanta dor de cabeça apesar da versao do android estar na 4.2.2

  • Quase perdi meu S6 Edge ao colocar uma rom customizada, meu IMEI foi apagado, tive que recorrer às gambiarras e agora o IMEI do meu telefone já não bate mais com o da carcaça, obviamente perdi a garantia. To quase vendendo o S6 Edge pra quem gosta de fuçar e comprar um S7 e não mexer no que vem funcionando.

  • Mas desde sempre o root sempre "pôde inutilizar qualquer aparelho"

  • Uso root pela falta de atualizações do android como motivo pricipal, meu nexus 4 parou de atualizar no android 5.1, mas graças ao root instalei a cianogenmod com o android 6.0 e constantemente atualizado se soubesse das funcionalidades da cianogenmod antes teria feito root muito antes também, o aparelho ficou mais rápido, com mais capacidade para segurar a carga e melhorou muito o desempenho do wifi.
    O que garante a segurança no Android não é o fato do aparelho ter root ou não, mas sim o fato do aparelho estar sempre atualizado, coisa que não acontece com a maioria das fabricantes, no caso da cianogen existem constantes atualizações de segurança e otimizações garantindo até mais segurança que as roons oficiais das fabricantes.
    Desde que fiz o root testei a cianogem mod e a MIUI, para ver qual se saia melhor no dia a dia, e no caso do meu aparelho nexus 4 a cianogem se portou muito melhor, achei a roon da Xiaomi muito confusa e alguns apps não funcionavam nela como por exemplo whatssap, achei que a MIUI não está bem desenvolvida para o mercado internacional, talvez nos aparelhos fabricados pela Xiaomi a experiencia seja melhor.
    Como conclusão indico a quem for comprar um aparelho Android novo buscar por aparelhos vendidos como internacionais, ou seja, os mesmo em todos os países, e verificar no site da cianogenmod se há suporte à marca ou a versão anterior do aparelho, pois certamente a versão atual também terá suporte, posso dizer que a cianogen é uma room limpa quase como Android puro e muito fluida, ai você instala um laucher google now em cima e fica top.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi