O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 66 Compartilhado 87 Comentários

Qual versão do Android foi a mais inovadora? [atualizado com resultado]

Ele nasceu em 2008, e já conta com diversas versões. Poucas delas foram completamente “extintas” pelas mais novas, e agora temos um variado ecossistema, tão desintegrado que é o pesadelo dos desenvolvedores. Estamos falando, claro, do Android, o robozinho verde que conquistou o mundo e está presente na maioria dos smartphones do planeta. Todos os que usam Android têm uma história particular com alguma de suas versões: um update particularmente inovador, algo por que esperávamos ansiosamente e que mudou positivamente o nosso dispositivo de uma hora para a outra. Hoje o AndroidPIT quer saber: na sua opinião, qual foi o “doce” mais inovador do Android?

android teaser
© ANDROIDPIT

Para ajudá-los, vamos recapitular as principais mudanças trazidas por cada versão. Para ler mais sobre a história do Android, confira este artigo.

Android 1.0 - Setembro de 2008

O começo de tudo. Chegavam a integração dos serviços Google, o Market do Android, a multitarefa, as mensagens instantâneas, o WiFi no smartphone e o suporte para Bluetooth. 

Android 1.5 Cupcake - Abril de 2009 

As câmeras melhoravam, o mesmo com os GPS, e agora se podia fazer o upload de vídeos para a Picasa e o YouTube, por exemplo. 

android cupcake banner
© AndroidPIT

Android 1.6 Donut - Setembro 2009

Com esta versão se integrava o indicador de bateria, por exemplo, a busca rápida e a busca por voz, o suporte CDMA e a entrada de texto multilíngue.

android donut banner
© AndroidPIT

Android 2.0 Eclair - Outubro 2009

A principal novidade era o suporte para diferentes contas, inclusive para sincronizar o email da Microsoft. Além disso, houve aportes menores como o de novas funções de calendário, suporte para o Bluetooth 2.1 e HTML5. 

android eclair banner
© AndroidPIT

Android 2.2 Froyo - Maio 2010

Aqui começamos a ver as novidades que usamos até hoje. Em primeiro lugar, falamos de velocidade e da opção de compartilhar Internet, ou de compartilhar arquivos entre dispositivos. Também aqui conhecemos a forma de ampliar imagens na galeria com gestos de zoom, o suporte para Adobe Flash, grandes resoluções, a possibilidade de passar aplicações ao cartão SD, as notificações push e as atualizações automáticas do Android Market. Por último, conhecemos o HTC Nexus One.

android froyo banner
© AndroidPIT

Android 2.3 Gingerbread - Dezembro 2010

Começou a melhorar a experiência do usuário com a nova e simples UI, a integração de teclados multilíngues (isso também no Froyo), mas que eram mais rápidos. Foi acrescentada a capacidade de cortar / copiar e colar, vieram o NFC e chamadas via Internet (VoIP). Conhecemos o Nexus S (fabricado pela Samsung). 

Esta é a versão que mais teve sub-versões, sete. E em todas elas novas coisas foram implementadas, mas no geral, com o Gingerbread veio um novo gerenciador de downloads, codecs de áudio e vídeo, barômetros, giroscópios, resoluções extra grandes, câmeras múltiplas, o Google Wallet, o Google Talk, etc.

android gingerbread banner
© AndroidPIT

Android 3.0 Honeycomb - Maio 2011

Naquele ano, os tablets entraram em cena, com o Honeycomb chegava o suporte para dispositivos maiores, com mais possibilidades simplificadas de multitarefa, mais widgets que seriam redimensionáveis numa sub-versão, tethering Bluetooth (compartilhar conexão), e personalização da tela inicial. Também foram introduzidos o suporte para processadores multi-core, conexão via teclados USB, tela de aplicativos mais recentes, conexão com telas bloqueadas, etc.

android honeycomb banner
© AndroidPIT

Android 4.0 Ice Cream Sandwich - Outubro 2011

Além de melhorias em todas as funções existentes, botões capacitivos chegaram para smartphones, pela primeira vez se diferenciavam os aplicativos dos widgets, e as pastas foram incorporadas. Com o Ice Cream Sandwich, o Google redesenhou galerias de imagens e criou o editor de fotos no aplicativo da câmera (além de mais modos), bem como a gravação de vídeo a 1080p. Também são destacáveis funções como o Android Beam, WiFi Direct, screenshots e, em seguida, algo que nos trouxe dores de cabeça: a integração social para contatos, sim, a maldita "última conexão". Por fim, veio à luz o Galaxy Nexus.

android icecreamsandwich banner
© AndroidPIT

Android 4.1 Jelly Bean - Julho 2012

Já ouviram falar do projeto Butter? Pois ele chegava para melhorar as telas touch graças a um aumento de velocidade para 60 frames por segundo, ou seja, a fluidez nas interfaces de usuário já eram um fator a se ter em conta. O Nexus 7 dava a prova disso.

Além disso foram introduzidos widgets expansíveis, mais reorganizados e com liberdade para colocar-se em várias telas. Também o ditado de voz offline, e o Google Now.

Android 4.2

Com a sub-versão Android 4.2, (Nexus 4 e Nexus 10, seus pioneiros, lançada em outubro de 2012), o Google apostava em melhorar o Jelly Bean e não lançar uma nova versão. A esta versão devemos as fotos panorâmicas 360º tipo Photo Sphere, teclado deslizável, diferentes widgets na tela de bloqueio, Daydream, suporte Miracast, adaptação da interface a diferentes tamanhos, suporte para várias contas num mesmo tablet e informações nas notificações (não era mais preciso entrar para ler os avisos). Un pouco mais tarde chegavam também as configurações rápidas.

Android 4.3

Em maio de 2013, diante a impaciência para ver a última versão que esperávamos como Key Lime Pie, conhecemos o Android 4.3 Jelly Bean na edição passada do Google i/O. Entravam em jogo a restrição de perfis, e a mudança rápida de usuários, o Bluetooth Smart, novo suporte a outros idiomas, a introdução simplificada de texto, o WiFi sempre ativo, um novo sistema de notificações, e uma nova interface da câmera, entre outras coisas. Uma lista completa das mudanças você vê aqui.

android jellybean banner
© AndroidPIT

Android 4.4 KitKat - Outubro 2013

Trata-se da última versão liberada pelo Google, atualizada aos poucos agora pelas fabricantes. ela vem com um redesenho da interface, com nova cor branca para os ícones da barra de notificações. As buscas ficaram mais rápidas e integraram suporte para SMS, MMS e Hangouts. Você encontra a lista completa de mudanças neste artigo.

android kitkat banner
© AndroidPIT

Agora é a sua vez: qual foi, na sua opinião, a versão do Android que mais trouxe inovações para o sistema operacional?

Qual foi a versão mais inovadora do Android?

Atualização em 07/07/2014

Aqui está o resultado da nossa pesquisa. Vocês escolheram o KitKat e o Ice Cream Sandwich como as versões mais inovadoras do Android:

vers
© AndroidPIT

Os comentários favoritos dos leitores

  • renan souza 14/jun/2014

    Claramente a 4.0

    ps.: n confundir inovação, com melhor versão.

  • Victor Rodrigues 14/jun/2014

    4.4 pra mim até agora foi a mais inovadora, podendo ser usada em smarts até mesmo com 512 de ram, ''samsung discorda'' mais leve, mais fluido e mais bonito. Meu voto foi esse.

  • Artur Rodrigues 14/jun/2014

    Android Ice Cream Sandwich 4.0.4! COM CERTEZA! trouxe uma interface inovadora, bem diferente das versoes anteriores, trouxe a multitarefa mais util! foi o que mostrou que o android tava correndo atras do ios! veio pra ficar! o meu android favorito é o ics, pois foi nele q decidi ficar de vez com o android! jelly bean, kitkat sao melhoras! sao versoes excelentes, mas n tao inovadoras como o ics!
    como disse o amigo ae de cima!
    ps.: n confundir inovação, com melhor versão.

  • Diego Nascimento 14/jun/2014

    Com certeza foi a ICS (4.0), só a evolução/ melhora do design em comparação à 2.3 é monstruosa! (além das inúmeras melhorias e novas funções lançadas)

  • Júlio Cesar 15/jun/2014

    Sem dúvida. Só quem é old school sabe o impacto que o ice cream trouxe para o mercado Android.
    Foi ele que deu o querosene necessário para matar de uma vez o ios. Foi o fim de uma era, Android tem a cara de hoje graças ao ICS (interface holo), a diferença do gingerbread pro ice foi enorme, tanto que o primeiro galaxy s nem aguentou o tranco. Haha

87 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu prefiro o Android L 5.0 é o 5.1 e também gosto do kitkat.

  • ICS, com certeza. O ICS basicamente mudou a cara do Android, o tornando um sistema operacional bonito de verdade

  • Eu voto no 4.0 ICS...pq tenho um carinho todo especial por essa versaõ... Eu cometi a burrada de adquirir um Lg Optimus Black, em pleno 2012 (!!!!!!!!!!!!!) e fiquei atolado na versão 2.2... sempre sonhando com a prometida atualização para o ICS que a porcaria da lG prometeu e nunca cumpriu........ fiquei traumatizado... tive que me conformar com um ICS LAUNCHER (maravihoso por sinal!) que baixei no Google play pra sentir um gostinho do "sorvete", porem não é a mesma coisa em termos de fluidez ( sem falar que o google play te barra em 80% do aplicativos que vc pretende baixar)....... mas mesmo assim nunca pude sentir o prazer de utilizar a versao de verdade............ Graças a Deus esse ano adquiri meu moto G2 que já vem com a ultima versão do android instalada!!!!! Mas embora a kit kat seja bem superior em termos de fluidez eu tive a pachorra de instalar o launcher da versão 4.0 no meu aparelho pq eu simplesmente amo o visual e deslumbre dessa essa versao!!!!!!!!!

  • na minha opinião a 4.0 foi q houve uma mudança significativa por trazer mais opções e deixar o Android de cara nova,mais o 4.4 foi excelente por ser mais rápido e fluído.

  • Eu fui do Gingerbread direto ao Jelly Bean 4.3, então nem tive experiências com o ICS em um dispositivo pessoal, mas prefiro o design do Google Now Launcher na versão KitKat, também pela opcão de impressão.

  • 4.0 com toda certeza!!!

  • 4.0 sem duvidas. Teve tanta mudança que muitos smarts foram condenados a morrerem na 2.3.7 até pelos desenvolvedores ja que muita coisa foi alterada entre essas versões, desde da interface até os binários do sistema. Foi ruim para quem tinha esses celulares na época, mas causou um impacto gigantesco nos aparelhos que seriam lançados posteriormente facilitando o desenvolvimento de apps e port de roms.

  • Bando de jumentos, a questão é inovação, e não qual a melhor versão...
    4.0.

  • Das versões que usei , sem dúvida foi JB.

    Cheguei a experimentar Kit Kat versão AOSP no meu antigo Galaxy Lite. Acabei voltando ao JB. Não vi exatamente inovação.Ao menos não no nível da que foi introduzida do GB para JB . Algo assim será visto talvez com a próxima versão.

    Lembrando que falo da minha experiência,
    Até porque, não fosse baseado na experiência pessoal a enquete não faria sentido.
    Bastaria ler o changelist de cada versão.


    Sobre o fato de "ser a melhor". De novo isso acaba sendo subjetivo.
    Eu por exemplo não gostei disso aqui : https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=62378

    Para mim isso não foi "melhor".

  • quem tem o gran 2duo ele roda bem?e qual android ta nele sera q vai atualizar?

  • agora esperar mais uns meses que o Android L fica entre os primeiros tbm

  • Experimentei todas as versões do 2.3 pra cá,comecei com um Galaxy 5 hoje uso 4.4 no Xperia ZQ na minha opinião a melhor até agora!

  • Experimentei todas as versões do 2.3 pra cá,comecei com um Galaxy 5 hoje uso 4.4 no Xperia ZQ na minha opinião a melhor até agora!

  • Experimentei todas as versões do 2.3 pra cá,comecei com um Galaxy 5 hoje uso 4.4 no Xperia ZQ na minha opinião a melhor até agora!

  • Mas em breve, tudo indica que o Android L veio pra revolucionar e mudar opiniões.
    Esperando pra ver!

  • 4.1 e 4.4 e espero o 5.0 kkkk

  • pra mim a mais inovadora foi à 4.1

  • 4.4 com certeza

  • Pessoal ta confundindo a mais inovadora com a que trouxe melhorias. Quem acompanha o android desde as primeiras versões sabe que a que mais inovou na interface e utilizaçao foi de fato a 4.0 ics. Essa versão fez muita gente manter o android como OS padrão. Ja na apple, o ios 7.0/7.1 nao foi o que mais inovou, mas foi de longe o que mais trouxe melhorias na utilização, assim como o ios 8 novamente melhorou na utilização, reatando apenas sair do beta pra versão final junto com o iphone air. Provavelmente o proximo nexus ja venha com o androis 5.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi