O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 25 Compartilhado 3 Comentários

Vírus pede resgate para desbloquear aparelhos Android

Criminosos começaram a visar os smartphones usando vírus do tipo ransomware. Disfarçado de um programa de antivírus, o malware tranca seu celular até que você pague um resgate aos criminosos. Depois de pagar, você recebe um código de desbloqueio e pode continuar a usar seu celular normalmente.

Google earth brazil cloudless
Cada dia mais e mais vírus aparecem para aparelhos com Android. / © Robbert van der Steeg @Flickr

Programas antivírus falsos são bem conhecidos em computadores, mas agora eles também têm como alvo os smartphones, especialmente aqueles com Android.

Descoberto pela Symantec, o "aplicativo sequestrador" chama-se Android defender app, que não deve ser confundido com o app legítimo de mesmo nome. Uma vez instalado o aplicativo, pode ser muito difícil removê-lo, dependendo da sua versão do Android. O app impede o usuário de iniciar outros aplicativos e também muda as configurações do sistema operacional, de modo que o usuário não consegue resetar as configurações. Deve-se então fazer o reset usando o programa de PC fornecido pelo produtor do celular.

Um vídeo mostrando como o falso Android defender app controla o celular foi publicado pelo site da Symantec.

Para se manter protegido contra essas ameaças, tenha sempre um antivírus de confiança instalado em seu smartphone e tome muito cuidado ao baixar apps que não estejam na Google Play Store.

Seu celular já pegou um vírus? Que tal nos contar como se livrou dele?

25 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ainda não peguei nenhum virus graças a Deus e tbm pelo meus amiguinhos que tenho no meu GALAXY 7.0 PLUS (LOOKOUT PRO E O KASPERSKY PRO) esses são otimos e ainda serve de rastreador e anti roubo. RECOMENDO

  • Eu ainda não "peguei" nenhum virus no meu s2 Lite... uso o Lookout, ele alem de ótimo antivirus tbm tem rastreador, que quando logado no app te manda um email automático da localização num raio de 5m +/- quando a bateria fica abaixo de 10% ou 5% (não me lembro ao certo agr) e tbm vc pode pedir a localização quando quiser pelo site www.lookout.com...
    Um ponto muito positivo eh qe ele não utiliza o GPS ou redes moveis para a localização (mais se estiver ligado aumenta a precisão) no caso de roubo ou perda ele usa a rede da operadora pra saber onde esta o cel, tbm com as opções de zerar e bloquiar completamente o gadget (versão pro) alem de ótimo antivírus tbm tem localização de ótima qualidade... eu recomendo e mto

  • Baixei uns jogos de um site para android então direpente o meu Xperia P começou a travar e não entrava na internet nem da operadora nem Wifi e ficava reiniciando sozinho não sabia o que era mais como meu smartphone tem o Avast e Eu o programei para fazer uma varredura as 00:00 todos os dias então quando acordei lá estava 4 problemimhas então fiz uma limpeza e meu smartphone voltou a funcionar pra mim o Avast ta sendo o melhorzinho pois instalei outros antivírus e constavam que alguns aplicativos nativos eram vírus.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi