O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
21 Compartilhado 39 Comentários

VLC 2.0: o melhor player de vídeos?

O VLC é, sem dúvida, o aplicativo de mídia mais popular em PC e Mac. No entanto, isso não se repete no Android, onde enfrenta concorrência pesada. Alguns dias atrás, uma atualização trouxe muitas novidades para o VLC for Android. Conheça os detalhes da versão 2.0 do VLC, que já está disponível para download na Play Store.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
1270 participantes

Avaliação

Prós

  • Gratuito
  • Interface simples e fluida
  • Aceita a maioria dos formatos de vídeo e áudio
  • Possibilidade de baixar arquivos de legenda a partir do app
  • Capacidade de acessar arquivos em redes locais
  • Modo pop-up
  • Compatibilidade com versões antigas do Android (desde o Android 2.2)

Contras

  • Não tem suporte ao Chromecast
  • Não reproduz vídeos 4K
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
OnePlus X 5.1.1 Não 2.0 ?

Funções & Utilização

Para quem não conhece, o VLC é um player de mídias gratuito, de código aberto capaz de reproduzir praticamente todos os arquivos multimídia existentes e vários protocolos de difusão de seu smartphone Android.O VLC é aquele aplicativo que vira padrão para as tarefas multimídias do telefone muito rapidamente.

A primeira vantagem do VLC são as permissões. Ao contrário de vários aplicativos da Play Store, o VLC só requer permissões para sua função principal: ele literalmente pede apenas uma: acesso aos arquivos de mídia. Sem autorizações supérfluas e desnecessárias, a privacidade do usuário é preservada. Além disso, o app já está pronto para o Android N.

Com uma interface Material Design muito agradável de usar, o app gerencia arquivos de áudio e vídeo. Entretanto, o VLC é mais usado para vídeos, então esse teste tem como foco essa função. Assim que aberto, o aplicativo mostra todos os vídeos (que ele consegue reproduzir) que estejam armazenados no seu smartphone, tanto na memória interna quanto no cartão microSD.

VLC BR
Interface simples e conveniente. / © ANDROIDPIT

A vantagem da versão 2.0 é a capacidade de acessar e reproduzir arquivos localizados em redes e servidores locais diretamente pelo VLC. A nova versão adicionou suporte a múltiplos protocolos, como DLNA/UPnP, Ações do Windows, FTP(S), SFTP, NFS, entre outros.

O app é capaz de detectar legendas associadas ao vídeo. Testei esse serviço e ele funcionam muito bem. Fãs de séries ficarão felizes ao descobrir que também dá para baixar legendas do OpenSubtitles diretamente do app. Entretanto, essa função ainda não está 100%, várias vezes tive que fazer a busca manualmente.

7EDD0AE0 E7EC 4FC1 B754 997AD24ED592
Do botão opções é possível baixar legendas. / © ANDROIDPIT
3FE656D3 1228 49CF BB06 664AB53FE6A4
O download de legenda ainda falha bastante. / © ANDROIDPIT

Finalmente, é bom lembrar que o VLC não tem suporte a vídeos em 4K, ou seja, você terá de se "contentar" com vídeos em FullHD.

Tela & Controles

O VLC for Android é muito fácil de usar. Durante a reprodução de um vídeo, é só tocar no ícone de três pontos e você tem acesso a um menu novo, com várias opções para otimizar a sua experiência. Você pode aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução, hibernar, escolher um ponto do vídeo, reproduzir apenas o áudio, adiantar ou atrasar o áudio ou as legendas, assistir em uma janela flutuante ou ligar o repeat.

A1C464E4 2981 441A 85E2 320333068152
Novo menu de opções. / © ANDROIDPIT
VLC popup
Ótimo modo pop-up. / © ANDROIDPIT

Por fim, há um novo modo de interface Android TV no VLC. Esse modo é muito útil em tablets, por exemplo. O app também oferece um tema escuro.

6FB2205A 8959 4189 9729 3E618E842294
Você escolhe entre as interfaces clássica ou Android TV. / © ANDROIDPIT

Velocidade & Estabilidade

O VLC para Android não sofre de qualquer bug específico. O aplicativo é relativamente estável, tanto no Android Lollipop (testado com um OnePlus X) quanto no Android 6.0.1 Marshmallow (testado em um Sony X). Os problemas que encontrei acontecer quando tentei transmitir um vídeo de um servidor FTP e quando eu tentei assistir vídeos em 4K. Nesses casos, o VLC fechou inesperadamente.

Relação Preço/Desempenho

O VLC está disponível gratuitamente na Play Store, e é compatível com Android desde a versão 2.2. Não há qualquer publicidade no app para interferir na experiência do usuário.

Veredito Final

Se você está atrás de um player multimídia, o VLC é o aplicativo para você. Design, funcionalidade e fluidez, o VLC não deixa nada a desejar quando comparado aos seus concorrentes. O app lê praticamente todos os arquivos do seu smartphone Android. Ele ainda deixa você acessar arquivos em servidores e redes de área local e até baixar legendas diretamente do VLC.

Em conclusão, as únicas falhas do app são sua incapacidade de reproduzir vídeos em 4K e a falta de suporte ao ChromeCast. Entretanto, esses problemas devem ser resolvidos logo, logo, provavelmente já na próxima atualização.

Os comentários favoritos dos leitores

39 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
21 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi