O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 144 Compartilhado 146 Comentários

Não, você não precisa de um smartphone com 8GB de RAM

Quando realmente vale a pena ter 8GB de memória RAM em um celular? Verifiquei os celulares que temos aqui na redação e que contam com uma quantidade grande de RAM para entender essa diferença. Aparentemente, os 8GB não fazem nenhum diferença para o nosso uso. Vamos conversar sobre esse assunto a seguir.

Nós já debatemos aqui no site sobre os otimizadores de memória, que prometem resolver problemas de performance eliminando cache da memória. O Android conta com um ecossistema que faz esse trabalho de forma eficiente, logo, o trabalho feito por esses otimizadores é praticamente dispensável. O artigo sobre esse assunto está abaixo:

O sistema Android fecha automaticamente aplicativos sem uso na memória, antes que eles comecem a impactar no desempenho do aparelho. Alguns apps mais existentes funcionam em segundo plano sem necessidade, mas é possível interromper esse processo manualmente sem a ajuda desses otimizadores.

AndroidPIT oneplus 5 0194
OnePlus 5 é vendido em versões com 6GB e 8GB de RAM / © AndroidPIT

Deixando essa questão de lado, a pergunta que fica é a seguinte: vale a pena comprar um smartphone com muita memória RAM? Olhando para modelos com quantidades diferentes de RAM e hardware parecido, pude notar que o Android é um sistema bastante flexível. É claro que isso varia de acordo com o hardware, mas de modo geral, o SO faz um ótimo gerenciamento de RAM em diferentes configurações. Mas é sempre bom ter uma reserva.

nokia 3 app ram usage
Apesar de contar com 2GB de RAM, o Nokia 3 sempre deixa um espaço na memória disponível / © AndroidPIT

A Sintonia entre hardware e software é de responsabilidade do fabricante. É exatamente aqui que os problemas aparecem. O Nokia 3 é um modelo com 2GB de RAM e que sempre tem um espaço reservado para carregar aplicativos. Trocando o WhatsApp pelo Facebook e pelo Chrome, percebi que essas aplicações são recarregadas e não lançadas novamente através da RAM. O sistema deixa uma reserva de 500MB livres.

honor 9 app ram usage
O Honor 9 usa normalmente 50% dos seus 4GB de RAM / © AndroidPIT

O Honor 9 é um dispositivo com 4GB de RAM, o dobro do Nokia 3, fecha e abre aplicativos rapidamente. Contudo, o gerenciamento faz com que metade da RAM fique livre por mais tempo, fazendo com que o comportamento do sistema seja um pouco lento em alguns momentos. É claro que ele é mais rápido que outros dispositivos com menos memória, mas a otimização preza por mais memória livre e prejudica o SO às vezes.

oneplus 5 app ram usage
OnePlus 5 usando 66% dos seus 6GB  / © AndroidPIT

O OnePlus 5, por sua vez, é um smartphone que está disponível com 6GB e 8GB de RAM e, ao contrário do Honor 9, o gerenciamento aqui é bastante generoso com os recursos do sistema. Notei que na maioria do tempo cerca de 66% dos seus 6GB de memória ficaram totalmente ocupados, enquanto aproximadamente 3GB permaneceram sem uso. Logo, cheguei a uma conclusão aqui: 6GB de RAM são mais que suficiente para qualquer smartphone.

Agora, o que fazemos com os 4GB de RAM que ficaram livres na versão com 8GB? Como eu posso preencher esse espaço para descobrir o que acontece com a memória sobrecarregada e qual reserva o sistema faz nesses casos? Os apps da Play Store não são desenvolvidos para preencherem toda a memória RAM de um smartphone.

oneplus 5 fill ram 1
O Toolbelt é um aplicativo que testa a memória RAM / © AndroidPIT

Para testar, baixei um software de código aberto na Play Store e que foi capaz de ocupar a memória do OnePlus 5 com 6GB em torno de 20MB por segundo:

Developer Toolbelt - Fill RAM Install on Google Play

Sabe o que aconteceu quando a RAM estava atingindo seus 6G? O sistema liberou espaço rapidamente, aliás, mais rápido do que o tempo que eu levei para ocupá-lo. Isso acontece porque o Android libera RAM antes mesmo que ela seja totalmente ocupada, fechando apps em segundo plano e outros serviços desnecessários. Tudo funciona rapidamente e de forma muito funcional. Ao sair de um app, por exemplo, a memória é esvaziada na hora.

oneplus 5 fill ram 2
O sistema esvazia a memória automaticamente antes que ela fique cheia / © AndroidPIT

Se no futuro a loja do Android receber aplicativos grandes e que sejam capazes de ocupar toda a memória RAM, podemos dizer que o OnePlus 5 é um dispositivo que estará pronto para isso. No momento, contudo, ouso dizer que vai ser quase impossível que um usuário consiga esgotar seus 6GB de RAM (muito menos seus 8GB).

Desenvolver um aplicativo que seja pesado ou prejudicial para o sistema é algo pouco interessante para os desenvolvedores, que perdem novos usuários com isso. Dentro de alguns anos (talvez dentro de um ano), um smartphone com 2GB será algo impensável, enquanto 4GB será um padrão mínimo. Os fabricantes podem otimizar recursos do software da câmera, por exemplo, para filmagens em 4K.

Se não tiver um uso prático para essas quantidades grandes de espaço, me atrevo a dizer que 8GB de RAM hoje está mais para marketing do que algo vantajoso e de utilidade real. É uma pena isso, pois todo usuário que compra um modelo com uma quantidade de RAM espera que seu dispositivo seja mais rápido ou melhor do que outros, mas não é isso que acontece na prática.

Qual é a quantidade de RAM do seu aparelho? Você está satisfeito com ele?

144 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Victor Lima há 1 semana

    tudo bem...eu entendi oq o autor da matéria quis dizer ...mas eu preciso sim kkkkkkkkkkkkkk

  • Maicon Bruisma há 1 semana

    Marketing ou não, se o de 6gb ou 8gb for mais barato que o de 4 gb, vou ficar com o que tem mais RAM.

  • Daniel S. Fonseca há 1 semana

    4GB de RAM roda absolutamente tudo hoje na play, é claro! aliados a um processamento e GPU potencializados, 8Gb até aqui 2017" soa como marketing pra vender aparelhos há usuários hardcore, ou que compram smartphones pensando a longo prazo, tenho um smart com 6Gb de RAM e nunca consigo preencher 70% da Memória, mais eu sou usuário casual. Matéria soou como uma indireta para o Oneplus 5, lembrando que dias atrás o editor fez uma infeliz Matéria com o Mi6.

  • Maicon Bruisma há 1 semana

    Te deixo 1 semana com meu Nexus 5x e te mostro que 2 gb de RAM tá sendo só pro básico, mesmo desempenho de multitarefa que um Moto G4 Plus, Vibe K6, J5 Prime. Se tivesse 3 gb de RAM já ajudaria, Sony bota 3 gb desde 2014 e pessoal falava que não era necessário, agora se provam errados

  • Deivis Schuman há 1 semana

    Feliz aqui com meu humilde 1GB de ram do Moto G3! ^^

146 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi