O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 119 Compartilhado 81 Comentários

Arrependida? LG traz de volta a gaveta de apps para o LG G5

Dentre as várias mudanças do LG G5, uma chamou a atenção: a ausência da gaveta de aplicativos do seu launcher. A decisão não foi bem aceita, principalmente pelo público ocidental, já que no oriente a maioria dos fabricantes não utiliza essa funcionalidade (a exemplo do iOS). Mas, ao que tudo indica, a empresa se arrependeu!

No entanto, é importante ressaltar que a empresa não atualizou o launcher do G5. Ela simplesmente disponibilizou um novo, totalmente independente, e que traz a gaveta de aplicativos. Ele se chama "Home 4.0" e pode ser baixado na loja de aplicativos da LG. Belo modo de agradar a todos.

LG Home 4 0
LG G5 ganha novo launcher com gaveta de apps. / © LG World

A velha disputa

Ter ou não uma gaveta de aplicativos é uma discussão que há anos ronda os usuários do Android. Afinal, bem além do gosto, há a velha questão envolvendo a briga Android vs. iOS. Os usuários mais puristas da plataforma do Google não gostam que o seu sistema se pareça com o da Apple.

Boa parte das fabricantes chineses sempre se inspirou na Apple para fazer smartphones

Por outro lado, no Oriente e, principalmente, na China, o iPhone sempre foi referência. Basta olhar o design dos smartphones feitos para o mercado de lá. Em sua esmagadora maioria, eles são “inspirados” no telefone da Apple, ainda que isso esteja mudando. E isso vale tanto para o layout do hardware quanto do software - leia-se o sistema operacional.  

androidpit lg g5 19 w782
LG G5 com launcher sem gaveta de aplicativos. / © ANDROIDPIT

Aos mais bagunceiros: a gaveta!

Ter uma gaveta é uma maneira mais organizada de saber onde estão aplicativos, principalmente quando o usuário possui dezenas deles instalados. Ter mais de 4 telas na home não é muito organizado e, se o seu smartphone está bagunçado, nada melhor que esconder a bagunça na gaveta, não?

A gaveta cai muito bem para quem tem muitos apps. Mas as telas de home proporcionam acesso mais rápido

Mas existe o outro lado da moeda. Muitos usuários Android têm poucos aplicativos instalados. Com isso, eu, particularmente, acho desnecessário a presença da gaveta, pois com duas ou três telas home já é possível ter todos seus aplicativos a um ou dois toques. Logo, a LG teve uma boa sacada em disponibilizar o novo launcher e dar ao usuário a opção de querer ou não o recurso, independente de que lado do mundo vivam.

E o que você prefere? Um launcher que traga a gaveta ou você se vira bem apenas nas páginas de home?

Fonte: LG World

Os comentários favoritos dos leitores

81 Comentários

Escreva um comentário:
  • instalei a gaveta

  • Amém! Comprei o G5 hoje e já estava desesperado! Fica muito mais organizado e você pode deixar visível somente os Apps que usa mais.

  • gaveta

  • GAVETA, GAVETA, GAVETA...

  • Espero que a Google não tire a gaveta de apps. 90% dos usuários Android só colocam na tela inicial os apps que mais usam e algum Widget. Na gaveta ficam todos os que tem instalados. É a maneira mais correta de se organizar o sistema. É bem mais bonito.

  • Prefiro a gaveta. Gosto de por na home apenas widgets e os que eu mais uso,

  • Não preciso disso !!! As opções de configuração das telas do meu Samsung Galaxy A3 com o Lollipop 5.0.2 me satisfazem perfeitamente!

  • Eu prefiro a gaveta de aplicativos e deixar os apps que mais uso na tela inicial.

  • Ótimo! Quem quiser a gaveta de apps poderá tê-la sem dificuldades.

  • Liberdade para ter ou não ter a gaveta, é disso que o Android é feito.
    Mas torço para que a Google não adote como padrão a "não gaveta" , descaracteriza totalmente o sistema

  • A do Lenovo Vibe não tem gaveta e nem por isso foi esse mimimi todo.

    • A importância da marca diz tudo, a Lenovo ainda não tem um peso da LG, por isso a retirada da gaveta da LG foi muito mais importante

      •   45

        Pamella o peso da marca Lenovo não pesa em se tratando de Smartphone no Brasil, mas fora é outra historia.
        A Lenovo é tradicional na China, e este mercado possui gostos bem distintos em contraste ao mercado ocidental. Posso lhe garantir, que a LG voltou atrás pensando nisso, assim ela vai conseguir agradar ambos os polos.
        Na verdade, a única região que vi um pequeno Mimi sobre essa mudança da LG foi feito por essa nação que mais reclama no mundo: BRASIL.

      • Na verdade ela não tem um pesado da LG na Europa ou nos EUA, se tratando de celulares, não deixa de ser uma marca importante, mas o fator gaveta ou não gaveta na LG contou muito mais.
        E não foi só no brasil não.. se não me falha a memoria o canal do android authority fez um video mostrando o que havia de diferente no sistema da LG e muita gente reclamou do não gaveta.
        Mas eu torço mesmo para que as fabricantes deem opção, de ter ou não.

    • Amigo Adriano vc está equivocado, a Lenovo disponibiliza os dois estilos de tela inicial, o VibeUI que realmente não conta com a gaveta de apps e a Android que é a versão mais clássica e com pouquíssimas alterações, exceto a mudança de um ou outro ícone do sistema, da aba de notificações e alguns menus. Tirando isso a interface Android da Lenovo é quase um "Android Puro".

  • Já era de se esperar. Interfaces exacerbadamente parecidas com o iOS, como dito pela matéria, são, tão exacerbadamente quanto, odiadas pelos droiders mais conservadores, incluindo eu. Com toda certeza, aprovo a decisão.

  • simples. lançaram, o povo reclamou, toma uma opção.

  • Estou tentando vender meu rim tá difícil de alguém comprar, agora falando sério, ele está muito show, pena que não posso comprar-lo.

  • A primeira coisa que fiz quando comprei o Redmi 2 Prime foi baixar o Nova Launcher. O launcher padrão sem gaveta ficava uma bagunça, um monte de ícones desnecessários e sem opção de organizar por ordem alfabética (pode até ter mas não gastei muito tempo tentando procurar).

  • Decisão bem tomada. Sem a gaveta de app e esse corpo em alumínio unibody estava parecendo demais com o iPhone.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi