Sim, a Nokia está voltando. Mas não se empolgue muito

nokia hero
© NOKIA

Quando surgiu a notícia de que a Nokia voltaria ao mundo dos smartphones e, dessa vez, com dispositivos rodando Android, muita gente ficou feliz. Afinal, a marca finlandesa reinou nesse setor durante anos e sempre se destacou por aparelhos de qualidade e com configurações robustas. Mas querem um conselho? Não se empolguem muito com o retorno da companhia. 

Não, eu não quero ser o desmancha-prazeres da festa, mas também sou realista: é muito difícil que essa “nova Nokia” se aproxime da empresa que ela foi um dia. E isso pode jogar mais contra do que a favor da marca. Explico abaixo os motivos.  

O quanto da antiga Nokia teremos na nova Nokia?

Essa talvez seja a pergunta mais difícil de responder.  A marca Nokia agora será administrada por duas empresas: a FIH Mobile Ltd., uma subsidiária da Hon Hai/ Foxconn Technology Group (Taiwan) e a HMD Global (Finlândia), cujo CEO – Arto Nummela - já foi vice-presidente de vendas da própria Nokia para Índia, Oriente Médio e África e ocupava esse mesmo cargo na Microsoft. Para isso, elas fizeram um acordo de licenciamento com a Nokia Techonlogies. 

O fato é que, com exceção do currículo do CEO, não sabemos quantos funcionários da antiga Nokia estarão por trás dessa nova empresa e nem o quanto da filosofia da empresa será mantida. 

Nokia phones android
Quanto da antiga Nokia teremos na nova Nokia? / © Nokia

Ou seja, quem nos garante que smartphones e tablets com hardware robusto e preços justos – grandes características da antiga Nokia – serão a prioridade nesta nova fase? É fato que o foco da companhia está em modelos de entrada e intermediários, mas será que a empresa está disposta a sacrificar uma apertada margem de lucro – algo comum em dispositivos mais modestos – para tentar ganhar mercado?  O que nos leva à questão abaixo:

A concorrência está bem mais pesada

Quando a Nokia reinava no mercado de telefones celulares, a empresa até tinha uma concorrência pesada: Motorola, Ericsson (depois Sony Ericsson), Blackberry, etc. Mas o setor mudou e com ele o seu tabuleiro, com novos players entrando (Apple, Samsung, Xiaomi, Huawei) e outros caindo, entre eles, a própria marca finlandesa, que foi vendida para a Microsoft. E agora volta a ser independente. 

AndroidPIT best smartphones 4
Concorrência não vai faltar à nova Nokia / © ANDROIDPIT

Com isso, a empresa terá de reconstruir seu mercado do zero, algo que será bem complicado de fazer, já que a concorrência está bastante consolidada mundo afora. Claro que usar a marca Nokia ajuda, mas, nessa nova fase, a companhia terá de concorrer em categorias de smartphones onde a margem de lucro costuma ser apertada – modelos de entrada e intermediários – logo, o ganho de escala precisa acontecer. E rápido. 

Será que ela terá fôlego pra isso? 

Quais patentes ficaram com a Microsoft?

No processo de separação da Microsoft, ficou acertado que esta última ficaria com a marca Lumia - o que inclui smartphones topos de linha da série - e a “nova Nokia” cuidaria das categorias de feature phones. Só que mesmo antes disso, é bastante razoável que a fabricante do Windows tenha ficado com o maior número de patentes possível. 

Nokia Lumia 625
É possível que a Microsoft tenha ficado com todas as joias da coroa da Nokia / © Nokia

Logo, mesmo que ninguém saiba quantas e quais patentes ficaram de posse da Microsoft, fica a curiosidade em saber que novas tecnologias a Nokia vai utilizar nessa nova fase. E, acima de tudo, se elas serão boas o suficiente para bater a concorrência. 

O Efeito Phillips

Em 2011, a lendária fabricante de eletrodomésticos Phillips anunciou que vendera a sua divisão de TV para a chinesa TPV, controladora da marca AOC, conhecida por aqui por seus monitores e televisores de baixo custo. E, querendo ou não, muito da força da marca se perdeu nesse processo, já que empresas chinesas de eletroeletrônicos ainda eram vistas com desconfiança por parte do público por causa da qualidade de seus produtos. 

E esse “Efeito Philips” pode acontecer também com a nova Nokia. Por mais que a sua controladora tente em passar a imagem de que os bons tempos da marca finlandesa voltarão, todo esse esforço pode ir por água abaixo se os primeiros aparelhos da empresa apresentarem aquela fragilidade típica dos dispositivos chineses de anos anteriores. Ou se design ou configuração não caírem no gosto do público por serem “orientais” demais. 

Ásia, África e Europa devem ser a prioridade da nova Nokia

Como dissemos acima, Arto Nummela, CEO da HMD Global, já foi vice-presidente de vendas da própria Nokia para Índia, Oriente Médio e África e ocupava esse mesmo cargo na Microsoft, o que incluía também diversas regiões da Ásia. 

Logo, é bastante razoável supor que a nova Nokia vai priorizar esses mercados em seus primeiros momentos, até por uma questão de vivência do seu CEO nessas regiões. Logo, o Brasil - e a América Latina em geral – não será uma prioridade durante um bom tempo. Então só colocaremos as mãos nos “Nokias 2.0” via importação.

AndroidPIT China
O mercado asiático é a prioridade das fabricantes / © ANDROIDPIT

E, considerando a crise da nossa economia, o que inclui até mesmo fabricantes de smartphones repensando seus negócios por aqui, talvez essa decisão seja a mais acertada. Uma pena. 

Os primeiros smartphones da nova Nokia ainda são um mistério

Alguns vazamentos na internet até já aconteceram, mas o fato é que os primeiros smartphones da nova Nokia ainda são o mistério. 

O mais recente deles atende pelo nome de Nokia P1, mas, rumores posteriores desmentiram esses vazamentos, dando conta de que se tratava de um modelo da Sharp, chamado Aquos P1 e cuja configuração não bate com modelos mais modestos que a Nokia pretende vender. 

NOKIASHARP
Nokia ou Sharp? Ninguém sabe o que vem pela frente / © ANDROIDPIT

A verdade é que tudo ainda está muito nebuloso e não temos a menor ideia do que vem pela frente quando o assunto são os novos smartphones da Nokia. E nem quando isso acontecerá. 

Os smartphones não serão uma prioridade

Se a Nokia sabe que não terá mais o mesmo tamanho de outrora quando o assunto envolve smartphones, a empresa se prepara para competir em outro nicho de dispositivos móveis: os wearables, uma categoria que ainda engatinha entre o público. 

E para isso, a empresa já começou a dar as suas cartas. ela investiu US$ 191 milhões na compra da Withings, uma das mais promissoras companhias de dispositivos "vestíveis" do setor. 

A aquisição é interessante porque a Withings é uma empresa focada no consumidor: ela faz um ótimo (e bonito) smartwatch chamado Activite, além de diversos acessórios voltados a fitness e saúde. O que ela não tem é uma marca poderosa e a lealdade do público. E é aí que a Nokia entra. 

withingsactivite
A WiThings pode ser a resposta para a volta triunfal da Nokia / © Withings

O carinho do público por uma marca é uma coisa poderosa e a Nokia sabe disso. De acordo com Rajeev Suri, CEO da empresa: "Com esta aquisição, a Nokia está reforçando a sua posição no setor de Internet das Coisas e quer aproveitar o poder da sua marca e da confiança que ela gera, para expandir as possibilidades do mundo conectado, onde podemos fazer uma diferença significativa na vida das pessoas." 

E ele pode estar certo. Os produtos da Withings têm muito potencial e a perspectiva de contar com a grife Nokia é animadora. Seu poder ainda é grande. A própria empresa ainda mostra confiança no seu taco ao dizer que tem "uma herança lindamente projetada em tecnologias inovadoras e confiáveis a serviço de pessoas ao redor do mundo". Quem vai discutir com isso?

E como você acha que será o retorno da Nokia ao mercado de smartphones?

Ir para o comentário (62)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
62 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 7
    carlos alberto de oliveira vitoria 19/09/2016 Link para o comentário

    Se a Nokia voltar com as Câmeras com flash xenon como meu antigo N8 , e N 808 eu vendo meu Note 4 na hora e compro um Nokia , porque hoje em dia o maioria dos smartphones já tem boa memória Ram E bom armazenamento , como eu disse nos comentários do ano passado , meu amigo tem o Nokia N8 câmera 12MP e flash shenon eu tenho o Note 4 com 16 MP e flash led que é igual um vagalume que não clareia nada a diferença esta no flash shenon e a noite o N8 deixa meu NOTE 4 NA POEIRA . Se a Nokia voltar com ótimo hardware como era antes e as câmeras poderosas com flash shenon vale a pena passar para um NOKIA , senão fico com meu Note 4


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 14/07/2016 Link para o comentário

    Muito se tem comentado acerca da qualidade dos SmartPhones da NOKIA mas se esquecem também da fragilidade conceitual das carcaças de alguns deles, mormente do meu tão elogiado N95 cuja tampa traseira da bateria já tive de trocar mais de 15 vezes. Hoje ele se encontra renovado e guardado numa gaveta como lembrança do celular com a melhor câmera de 5 megapixels que eu já vi, mas ergonomicamente complicado para se usar como telefone.


  • 12
    Pelizari 13/07/2016 Link para o comentário

    Perder qualidade por causa do controle chinês? Indianos são donos da Jaguar, Land Rover entre outras grandes marcas e os produtos continuam com a mesma qualidade. Volvo pertence a um grupo chinês e continua sendo o carro mais seguro do mundo. Nunca vi um texto tão grande falando tanta asneira. Falta de assunto e total arrependimento da minha parte em perder tempo lendo esse lixo.

    Mario R.


  • Nanderson Tavares Ormindo 44
    Nanderson Tavares Ormindo 12/07/2016 Link para o comentário

    Saudades do Symbian, esse sim poderia voltar... e melhor imaginem se o Symbian continuasse? Teriamos hoje exelentes smartphones modernos da Nokia e um Symbian atualizado que certamente seria digno de aceitação e um forte concorrente contra o Android. Pena que se foi! : (


    • 24
      Mario R. 16/08/2016 Link para o comentário

      Pegou pesado, hein kkkkk


    • Victor F. 5
      Victor F. 14/09/2016 Link para o comentário

      Pela minha experiência com symbian nunca mais quero usar outro, mas acho legal o nome é deveria ser um Android customizado como Symbian UI


  • Cleison Santos 9
    Cleison Santos 12/07/2016 Link para o comentário

    Nokia deveria chegar dando o pé na porta com ótimos dispositivos


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 12/07/2016 Link para o comentário

    pois é, entusiasmando e ao mesmo tempo pé no chão, concordo com a matéria, nokia tá recomeçando do zero, não curti o sistema windows do lumia mas sempre gostei do design externo e nem isso eles poderam usar, nível de expectativa é morno da minha parte


  • 8
    J. Murilo S. Santos 12/07/2016 Link para o comentário

    Nokia já era, pai!


  • Thiago P. 11
    Thiago P. 12/07/2016 Link para o comentário

    Creio que sim a Nokia pode voltar com tudo o mercado ta saturado de Samsungs e os consumidores de saco cheio.
    Para ela se dar bem tem que vir com uma boa novidade, preço competitivo e o aparelho ser o melhor em todos os sentidos claro em suas respectivas categorias

    Mario R.


  • Lucas Rodrigues 16
    Lucas Rodrigues 12/07/2016 Link para o comentário

    Perdi as esperanças já de ser aquela Nokia que todos conheciam e aprovavam. E, como sempre, não virá para o Brasil. Mas, se vier, vai demorar e muito.


  • Fernando N. V. 30
    Fernando N. V. 12/07/2016 Link para o comentário

    Não creio que fará o mesmo sucesso de antes...

    J. Murilo S. Santos


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 12/07/2016 Link para o comentário

    Novos episódios de The walking dead Nokia... Em exibição nos cinemas... setembro/ 03/2016


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 12/07/2016 Link para o comentário

    A Nokia , esta voltando galera... Preparem-se concorrência vem aí: Nokia, a saga Smartphones continua...


  • 11
    valdi tiago peres 12/07/2016 Link para o comentário

    poderia ter outros smartphones na imagem acima aonde mostra concorrentes da Nokia, só tem praticamente Samsung, fanboy detectado kkkkkk.....


  • 7
    erivaldo da cruz sousa 12/07/2016 Link para o comentário

    Quem sabe o que é qualidade ,vai escolher Nokia ,quem usou seus aparelhos não são modinhas e sim consumidores ávidos por bons aparelhos como os consumidores Nokia sempre foram


  • 13
    Jorge Junior Silva Mendes 12/07/2016 Link para o comentário

    pelo menos o primeiro eu não compraria, se fizer sucesso talvez o segundo aparelho


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 12/07/2016 Link para o comentário

    Nokia não significa nada para o público de hoje. Passei mas de 10 anos morta. Os vínculos que tem são com os coroa. Vejo chances doas de ser uma xiaomi, nunca uma Motorola ou Samsung


    • 11
      Paulo Ferreira 12/07/2016 Link para o comentário

      A Motorola pode ser alguma coisa ai no Brasil, aqui na Europa nunca foi nada, zero mesmo, ao contrário da Nokia.


    • 7
      erivaldo da cruz sousa 12/07/2016 Link para o comentário

      Você se engana já passei por Samsung,Motorola,LG e Sony para vc ter uma idéia ,e se a Nokia voltar com o antigo padrão de qualidade e custo benefício não exitaria em voltar ,esse papo de que só coroas se empolgariam,é conversa de quem nunca teve um aparelho de alta qualidade Nokia nas mãos ,apesar de eu ser um coroa ou quase isso,sou bem por dentro de aparelhos modernos ou qualquer outro então restrinja seu comentário a você apenas

      Mario R.


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 12/07/2016 Link para o comentário

    Não acho não Junior Vieira. Hoje pelo que vejo nome não importa mais. Nem grandes proezas do passado. Acho que a Nokia pode ter um destino bem parecido com o da Motorola. Uma gigante em nome e proezas que desaparece a cada dia.E do legado da Motorola não está sobrando quase nada. Um intermediário aqui e ali e só. Um top da os créditos a Lenovo. Tipo se a Nokia tivesse as melhores patentes como o Lumia por exemplo, que agora é da Microsoft até seria atrativo. Mas começar do 0 vai ser difícil. Eu não compraria.


    • Tiago Mariz 9
      Tiago Mariz 12/07/2016 Link para o comentário

      Eu acredito que foi uma boa sim a Nokia não trazer a linha Lumia. Era uma linha intrinsecamente ligada ao horrendo Windows Phone, isso certamente criaria alguma resistência com o público em algum momento. Antes de ter meu S2 eu tive um N95 rodando com Symbian e preferia ele aos Androids da época, mas o SO da Google evoluiu e a Nokia apostou no WP, e perdeu. Se a marca conseguir trazer aparelhos robustos como os de outro tempo e um Android limpo será muito bem aceito sim, eu compraria.


    • 24
      Mario R. 16/08/2016 Link para o comentário

      Eu não compraria é um celular BLU. Nome importa sim, de certa forma, principalmente pra valor de revenda!!!!


  • 23
    Shunsui 12/07/2016 Link para o comentário

    Philips não fábrica só eletro-domésticos, mas também aparelhos de Áudio que por sinal são até melhores que os da Sony e ela também é umas das mais respeitadas fabricantes de aparelhos hospitalar, aqueles enormes, cheios de tecnologia, sem mencionar as lâmpadas, os quais foi nisso que ele iniciou sua existência. Sobre a Nokia... Bom... Ela acha que usar Android irá salvar ela, aliais, ela esta licenciando o nome dela, mas toda estrutura, vendas, custos, projeto, garantia, etc, será dada pela empresa que licenciou o nome dela, no máximo ela apenas irá ajudar nisso, para não sujar o nome dela.


  • 85
    Conta desativada 12/07/2016 Link para o comentário

    So espero que as câmeras continuem incríveis, como eram nos antigos série N, com as lentes Carl Zeiss....


    • CAV 57
      CAV 27/07/2016 Link para o comentário

      Só que não espere as lentes Carl Zeiss propriamente ditas, pois certamente o direito de utilização dessas lentes esteja com a Microsoft agora.


  • 7
    Junior Vieira 12/07/2016 Link para o comentário

    Aprenda uma coisa, redator dessa matéria: antigamente quando se falava em Smartphone lembrava-se da NOKIA, acha mesmo que ela não vai voltar com todo o gás?! Se liga...apesar da concorrência pesada, o fator "legado" que a NOKIA deixou vai dar um impulso à marca!!


    • 23
      Shunsui 12/07/2016 Link para o comentário

      Concordo como redator, primeiro o nome será licenciado, os projetos serão desenvolvido pela fabricante que licenciou o nome Nokia, e terá apenas supervisão da Nokia e pronto. Maioria das patentes estão com a Microsoft, então esqueça PureView, esqueça um monte de coisa. Outro ponto, se nome Nokia fosse um sucesso, o Tablet N1 com o nome Nokia, o qual é feito todo em metal e Hardware bom, seria um sucesso e não foi, usando Android.


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 12/07/2016 Link para o comentário

    Não sabemos o quanto de antigos funcionários estarão por trás desse nova Nokia, mas sabemos que o público/cliente dessa nova Nokia serão o mesmo ou maior número do que antigamente.


  • Alê Gomes 13
    Alê Gomes 12/07/2016 Link para o comentário

    Todos os setores merecem uma atualização e, tomara que a Nokia venha melhor, mais moderna e eficiente.


  • Denis 57
    Denis 12/07/2016 Link para o comentário

    No aguardo... me surpreenda, Nokia!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 12/07/2016 Link para o comentário

    "é muito difícil que essa “nova Nokia” se aproxime da empresa que ela foi um dia."
    Se ela vai se aproximar do que ela foi, não me importa. Quero mesmo é que ela venha, e venha trazendo dispositivos bons. Ser quem ela foi nos tempos de outrora são outros 500.


  • 82
    Conta desativada 12/07/2016 Link para o comentário

    Esse retorno não me afeta msm pq, por enquanto, estou satisfeito com a Samsung. Como já disse anteriormente, a Nokia que precisa me surpreender. Caso contrário, no que depender de mim, ela continua od está, só nas lembranças...


  • Diêgo Siqueira 36
    Diêgo Siqueira 12/07/2016 Link para o comentário

    Dificilmente fará o mesmo sucesso de antes, outros tempos.

    CAV


  • Nanderson Tavares Ormindo 44
    Nanderson Tavares Ormindo 12/07/2016 Link para o comentário

    É... infelizmente, nunca mais será a mesma do passado, so o nome mesmo... Se trazernos algo agradável, ainda será muito pelo que pretendem oferecer.


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 12/07/2016 Link para o comentário

    Eu acho que sou um dos poucos que aposta que esse retorno da Nokia rodando Android em seus aparelhos será uma boa. A finlandesa já começa com vantagem por causa do "nome" que tem. Sabemos que o mercado de smartphones é muito concorrido, mas a dificuldade maior é a linha de intermediários, bastante saturada. Mas não é de se temer, afinal de contas, quem lembra do Moto G (2013)? Só pra comparar, ele foi lançado em novembro daquele ano, destinado à mercados emergentes com uma opção de baixo custo e se tornou o celular mais vendido da história da Motorola. Tá certo que não evitou a pindaíba da empresa (que naquele tempo era controlada pela Google) nem elevou seus lucros ao topo, mas retornou ao mercado marcando presença entre as principais marcas de smartphones além de dar à Motorola a liderança justa do mercado brasileiro. O Moto G deixou um legado no mercado, sendo o pilar de celular "bom e barato", entregando o CxB que o público queria. Infelizmente, a linha Moto G está perdendo o rumo graças à Lenovo (mas isso é uma outra história)... Enfim, se a Nokia estiver disposta a usar Pesquisa e Desenvolvimento pra retornar usando um celular intermediário ANDROID com bom CxB, talvez o "novo Moto G" da Nokia recupere o prestígio e participação que a finlandesa tanto almeja. Pra mim, esses ingredientes que a Motorola "deu" são mais do que suficientes para a receita de "como dar a volta por cima?" funcionar. E digo mais, já que a Nokia não pode lançar um top, um intermediário premium pode ser uma ótima aposta. Nome e dinheiro a marca tem, basta coragem e ousadia.

    idelmarMatheus Duarte


    • 23
      Shunsui 12/07/2016 Link para o comentário

      Cadê o Tablet N1? Hum, o Nokia N1, lançado no ano passado, usando Android, nem fez cócegas em seus concorrentes.


  • Yure S. 35
    Yure S. 12/07/2016 Link para o comentário

    O quanto da antiga Nokia teremos na nova Nokia?

    Só o nome!!!!

    Bruno da Silva Santos


    • 85
      Conta desativada 12/07/2016 Link para o comentário

      O celulares "inquebráveis" ia ser uma boa tbm hehehe


      • Brunno Honorio 29
        Brunno Honorio 12/07/2016 Link para o comentário

        os materias usados são outros, as telas são outras, hoje eu creio que eles fazem um celular mais sensível justamente pra quebrar rápido e você ir lá na loja e comprar outro, até porque a cada segunda feira são 3 novos aparelhos que surgem.


  • 22
    Messias de Carvalho S. 12/07/2016 Link para o comentário

    Realmente tb to com um pé atrás...a Nokia me lembra muita a história da Atari, Sega, etc etc. Tomara que eu esteja errado.

    Brunno Honorio


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 12/07/2016 Link para o comentário

    Eu estou fora, de nokia, nem me pagando!!!!


    • CAV 57
      CAV 27/07/2016 Link para o comentário

      Fala isso porque ainda não temos nada concreto de smartphones com a marca.
      Queria só ver você manter esse discurso quando os smartphones dela passarem a ser conhecidos oficialmente e não decepcionarem.


  • 73
    Jairo rios 12/07/2016 Link para o comentário

    A única grande mudança é a fabricação terceirizada fato que ocorre até com a Apple , Xiaomi etc , não vejo problemas , o importante é que mantenham um bom padrão de qualidade de construção e specs condizentes com o preço do gadget , o nome Nokia ainda é forte no mercado , quanto a patentes é só pagar royalties.


    • 23
      Shunsui 12/07/2016 Link para o comentário

      Amigo não queria comparar a fabricação terceirizada da Apple com o licenciamento do nome Nokia, existe uma diferença gritante, a Apple desenvolve o processador dela, a placa mãe, desenvolve a GPU, desenvolve o carcaça do produto, a Apple desenvolve tudo, e entrega o projeto para a Foxconn e contrata ela para fabricar, a Apple exige que tipo de material é para ser usado, decide tudo, pois ela esta pagando pela fabricação, toda a garantia é dada pela Apple, até mesmo as vendas e distribuição é feito pela Apple, a Foxconn só fabrica e é paga por isso. A Nokia licenciou o nome, todo o desenvolvimento será feito pela empresa que adquiriu a licença, a Nokia dará pitacos, dará, pois ela não quer o nome sujo, mas usar a Apple como exemplo é um erro.


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 12/07/2016 Link para o comentário

    tenho minhas dúvidas, muita coisa mudou na época da grandiosa Nokia, não sei se ela consegue acompanhar esse avanço rápido da tecnologia


  • Ygor Magalhães 4
    Ygor Magalhães 12/07/2016 Link para o comentário

    Nokia é pioneira nessa área , ela sabe oque esta fazendo e outra ela esta licenciando sua marca mais vai participar de tudo , vai supervisionar tudinho , ate porq é o Nome dela que estará nesses aparelhos , ela como ninguém conhece cada componente que um celular deve ter pra se sair bem no mercado , não e porque é outra empresa que esta fabricando os novos aparelhos que ela vai deixar fazerem qualquer coisa . Quando lançar eu vou comprar com certeza


    • Brunno Honorio 29
      Brunno Honorio 12/07/2016 Link para o comentário

      ela era pioneira em outra era, outra epoca que nao lançava celulares a cada semana, Samsung estava focada em outros ramos ..

      Messias de Carvalho S.


    • 22
      Messias de Carvalho S. 12/07/2016 Link para o comentário

      Ygor todos falaram isso quando a Microsoft comprou a Nokia...e olha no que deu!!!


      • 23
        Shunsui 12/07/2016 Link para o comentário

        Existe uma diferença, a Microsoft pagava para a Nokia usar o Windows Phone. Porém, depois os Smartphones da Nokia os Lumia começaram a fazer sucesso, chegaram a vender 10 milhões à 8 milhões de unidades por trimestre, muito mais que Sony e Motorola por exemplo, e a Nokia adquiriu uma dívida enorme, o qual estava afetando os lucros, ou seja, ela estava tendo lucros, mas os lucros iam para pagar suas dívidas, então a Microsoft propôs comprar a Nokia, as fábricas, o nome Lumia e Asha, algumas patentes e licenciou outras patentes e com isso a Nokia hoje não tem mais dívidas, pois a Microsoft adquiriu algumas dívidas nesta transação, a Nokia se deu bem na realidade.


  • Paulo Wanderley da S. 21
    Paulo Wanderley da S. 12/07/2016 Link para o comentário

    Um projeto bem elaborado é necessário para o Nokia ressurgir. Se entregar produtos “mais do mesmos”, será um fiasco! Penso que a Nokia pode surpreender, tem potencial para isso.


  • 43
    Conta desativada 12/07/2016 Link para o comentário

    Daí vc vê esse título e lembra de uma materia q teve esses últimos dias dizendo que era pra ficar "empolgado", nao lembro ao certo a palavras, com a Nokia.... Às vezes penso que o AndroidPit carece de materias para artigos... Aliás vejo bem mais notícias de Android em sites como o Olhar Digital q é um site multi. Sei não.

    Rui Maciel


    • Lewis Carlsen 26
      Lewis Carlsen 12/07/2016 Link para o comentário

      É a crise...pelo menos eles focam no essencial, sem as irritantes matérias para geeks(nada contra). Até admiro a criatividade dos editores do AndroidPit por terem tanta ideia e sempre publicar artigos de alta qualidade. :)

      Rui Maciel


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 12/07/2016 Link para o comentário

      Raul, tudo bom?

      Em artigos de opinião como esse, cada editor tenta fazer um contraponto sobre determinado assunto.

      Um editor ficar mais empolgado com a chegada da Nokia, o outro, nem tanto. Mas em muitos temas que tratamos aqui, é normal cada um ter uma visão diferente, muitas vezes oposta.

      Abraços e obrigado pelo comentário

      CAVBrunno Honorio


      • Brunno Honorio 29
        Brunno Honorio 12/07/2016 Link para o comentário

        Rui, boa noite! é que as vezes (mtas vezes) são muitos repetitivos os assuntos, o que acaba ficando enjoativo

        Rui Maciel


      • Rui Maciel 24
        Rui Maciel 12/07/2016 Link para o comentário

        Brunno, tudo bom?

        Feedbacks são sempre bons, meu caro. Vamos ficar mais atentos a isso.

        Abraços e obrigado pelo comentário.

        Brunno Honorio


  • 30
    Lordney 12/07/2016 Link para o comentário

    Tem que ser muito inocente para se empolgar. Nada é o mesmo para sempre, especialmente quando se trata de uma coisa que já passou de mão em mão. É a vida, um cantor ou banda não vai lançar albuns empolgantes como antigamente, um escritor quando morre e sua obra é continuada, ela nunca será a mesma, o exemplo disso é a saga millennium. As coisas mudam, podemos até nos surpreender, mas que seja com a surpresa e não com a esperança porque a decepção pode ser grande. Então, se Nokia voltar a ser como antes, é um boi, se não vir, é uma boiada.


  • Clodoaldo Santos 14
    Clodoaldo Santos 11/07/2016 Link para o comentário

    Não sei como. Não sei quando. Mas se lançarem um Nokia -Android são grandes as chances de comprar um desde que tenha uma boa relação CB


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 11/07/2016 Link para o comentário

    eu gostava muito da Nokia eu creio que seja muito bom essa volta


  • Fernando A. 12
    Fernando A. 11/07/2016 Link para o comentário

    A Nokia tinha um "sedução" típica. Em todas as faixas de preço ela entregava a "melhor câmera". Eu tenho um N8 em casa. As fotos são incríveis. Já tive X5, ja tive um incrivel Nokia 808. Tive um Nokia 500, leve e conectado. Os apps independentes eram ótimos, por vezes superiores aos apps oficiais de redes sociais. Aí eu cai na besteira de comprar um Lumia 710. Depois um Nokia Lumia 820. Azul. eu amava. Mas o WP é uma enganação até hoje. Inclusive para a própria Microsoft. 2 anos apostando e nada. Aí a Nokia saiu do negócio. A Microsoft achou que ficaria com os órfãos que criou. Não deu. Eles estão por aí. Uma estratégia boa, pode garantir bons resultados. Mas em minha opinião, passa ainda pelo cruzamento câmera x fone. Consolidar e inovar. Aparelhos intermediários com cameras superiores fariam boa diferença. E junto, os usáveis. Não me interesso hoje por nenhum. Talvez o relógio? não me convencem.

    Lucas Goulart F.


    • Brunno Honorio 29
      Brunno Honorio 12/07/2016 Link para o comentário

      mas entao, celulares intermediários o foco seria em países emergentes, onde a chance de ter um sucesso de vendas é ainda maior, nao entendi o pq o Brasil nao esta na lista em seu "foco".


  • 99
    Conta desativada 11/07/2016 Link para o comentário

    Não sei como será o retorno da Nokia ao mercado de smartphones aqui no Brasil...
    As fabricantes estão receosas com a situação financeira do Brasil

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.