O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
182 Compartilhado 66 Comentários

Por que as pessoas soltam a voz no WhatsApp e se calam no Google Now?

Imagine cinco lugares que você frequenta constantemente: um shopping, um restaurante, um transporte público, um parque e um bar. Agora, tente lembrar quantas vezes você viu pessoas recebendo e enviando mensagens de voz via WhatsApp e quantas você viu usando o Google Now. Eu não sei vocês, mas na minha contagem o “Zapzap” ganhou por goleada no melhor estilo Brasil x Alemanha.  

E isso levanta a pergunta: por que elas usam com frequência o recurso de voz do WhatsApp, mas praticamente ignoram o assistente pessoal mobile do Google?

O Google Now é bem útil, mas...

Veja bem, não estou comparando um com o outro, até porque não tem o menor sentido.  A única semelhança entre eles é o fato de usarem a voz. Mas o assistente pessoal do Google é tão útil, que não dá para entender porque as pessoas não usam a ferramenta com mais frequência pelas ruas. 

A partir do já tradicional comando “Ok, Google”, você consegue fazer uma série de coisas no seu smartphone: desde pesquisar sites e lugares, até abrir programas como Gmail, YouTube, Facebook, Instagram, entre outros, agendar compromissos, criar alarmes e mais outras dezenas de comandos. Em suma, dá para fazer muito sem usar as mãos, de forma bem rápida e prática. 

google now ptbr
Se bem usado, o Google Now pode ser bem útil / © Google

A grande resistência do público ao Google Now, penso eu, reside em dois fatores: o primeiro está na instabilidade das redes de internet móvel no Brasil. Se em ambientes Wi-Fi ele funciona a contento (mas ao mesmo tempo não faz muito sentido utilizar o recurso, já que quase sempre estamos parados e com as mãos livres), nas ruas sua eficiência cai bastante. 

Isso porque, muitas vezes, a consulta ao assistente demora uma eternidade para ser efetuada, por causa da baixa qualidade da internet 3G/4G. Logo, ficar esperando o Google Now funcionar no meio da rua– isso quando funciona – não é exatamente algo prático. 

As pessoas se sentem estranhas em 'conversar' com um smartphone em ambientes públicos, como acontece no Google Now

O segundo motivo é mais de ordem psicológica mesmo: as pessoas ainda se sentem estranhas em “conversar” com um smartphone em ambientes públicos. Seja para pedir uma direção no Maps, achar um estabelecimento no Google ou abrir o Facebook, o fato de falar com uma máquina não é algo que deixa boa parte dos usuários confortável no meio de outros estranhos. Eles preferem digitar enquanto caminham, se arriscando a tomar um tombo ou trombar com outros indivíduo. 

E o WhatsApp?

Ainda quem muita gente torça o nariz para as mensagens de voz no WhatsApp (um sketche impagável do Porta dos Fundos diz que as pessoas que utilizam essa função parecem bicheiros com Nextel), eu gosto do recurso. Ele é fácil de usar, fácil de ouvir e é bem prático na hora em que as mãos estão ocupadas. Bem melhor do que correr o risco de trombar em alguém porque estava digitando enquanto caminhava. 

VOZWHATSAPP
Gravar mensagens no WhatsApp é rapido e prático / © ANDROIDPIT

O único problema são aquelas pessoas que gravam mensagens de três ou mais minutos e obrigam você a ficar escutando aquilo por um longo tempo, no meio de todo mundo. Ter um papo entre amigos ou familiares ouvido por desconhecidos não é exatamente confortável. 

No entanto, “conversar” com o seu smartphone no caso do WhatsApp não nos constrange, porque sabemos que estamos nos comunicando com algo palpável do outro lado...um amigo, que – provavelmente - retornará.

Conclusão

Deixe seu preconceito de lado, perca a vergonha e abrace o Google Now. O assistente de voz do seu Android é bem útil quanto estamos com as mãos ocupadas, dirigindo ou escrevendo outras coisas, ou caminhando pela rua. Sim, no começo é estranho você “conversar” com seu smartphone, mas quando dominar todos os comandos da ferramenta, verá que ele vai quebrar um galhão em diversas situações. 

E quanto ao WhatsApp? Bem, com exceção das ligações, sou dependente do app, e acho que o seu recurso de mensagens de voz bastante prático também. Só use com parcimônia, enviando mensagens curtas e objetivas. Seu interlocutor – e o plano de dados – agradece. 

E o que você acha? Está disposto a dar uma chance ao Google Now para ajudar no seu dia-a-dia? Dê a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

66 Comentários

Escreva um comentário:
  • É muito instável em internet móvel, em WiFi é uma maravilha, o que faz com que muitas pessoas fiquem duvidosas quanto a eficiência na rua

  • o problema do google now é que ele é funcional e não fica fazendo gracinhas tal qual o concorrente. ele te resolve a solicitação ou te manda pro google ao invés de fazer piadas.

    e as pessoas não gostam. qualquer que seja o motivo.

  • Já tentei me divertir com ok google mas não consigo kkk

  • Eu uso muito o "Ok Google"

  • Gritar OK GOOGLE na praça de alimentação do shopping e o celular dos outros reconhecer o comando kkkk

  • Bem... No meio da rua eu também não mando áudios... Pra falar a verdade, nem tiro o celular do bolso se tiver na rua...

  • Não vejo utilidade no Google Now, Cortana, Siri...
    A Siri e a Cortana são engraçadas pelo menos.

  • Parece idiota mas a resposta ao meu ver é bem simples, um é para pesquisa e outro é para comunicação.

  • Em casa beleza, uso normal, mas com amigos ou estranhos que pouco usam o serviço, se você fala "Ok Google", todos já olham pra você, porque fica parecendo que você quer se mostrar (ou te acham louco), quando na verdade apenas está com preguiça ou apenas por ser mais prático, economizando tempo. Ai já vem aquelas velhas piadinhas de: "Nerd", "Metido", "Riquinho", "Doido"... então pra mim é mais uma questão social.

  • Sempre uso o Google now em conjunto com os comandos de voz do Moto X...

  • Em meio ao publico é muito estranho vc falar: Ok Google
    Já vc gravar um áudio tipo: Oi Maria! É normal!

  • O dia que o Google Now falar conosco vocês verão se a moda não pega.

  • A verdade mesmo é que:

    1 - Os fabricantes não deixam isso explicito em seus smartphones, e tentam inclusive colocar outros assistentes pessoais.
    2 - Propaganda, a forma como o assistente é reconhecido é bem baixa, depende de uma curva de aprendizagem na qual não é explicita de cara
    3 - O mesmo problema de vários apps e serviços quando atualizam, não possui nenhum tipo de "guia" por imagens etc que faça o usuário ser guiado no app após sair atualização. Obs: isso não deixaria o app pesado já que seria apenas uma vez via cache e iria expirar após ser ensinado. Em ajuda ou configurações poderia ter a guia "tutorial" na qual ensinaria via gifs/videos como funciona tal novo recurso.


    As formas visuais são as que mais ajudam os usuários a digerirem melhor um novo recurso, serviço etc.


    Por isso vejo que este é o maior problema, bota na cara como o troço funciona e pq!.

    Nem iOS ou Cortana tbm serão tão utilizados da mesma forma, eles tem que criar atrativos e lembrar os usuário de vez enquando que vc pode fazer coisas mais RÁPIDAS usando a voz ou consultando os cards etc. Tudo fica escondido demais

  •   16

    Eu digito mais em casa, na rua só mando mensagens de voz pra me manter atendo ao que acontece ao redor

  • Eu me calo nos dois, acho estranho alguém ver eu mandando meu celular fazer as coisas.

  • Mais fácil eu usar Google Now na rua, que ouvir áudio enviado por amigo pelo Whatsapp! Fora que se eu áudio tiver 3 minutos, dificilmente ouvirei...

Mostrar todos os comentários
182 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi