Review Escrito por:

VPlayer Unlocker

Escrito por: Mauro Feola — 13/fev/2012

Algumas vezes, para assistir a um vídeo no smartphone pode ser um, desculpem-nos pelo termo, "pé no saco". São tantos formatos e codecs diferentes que muitas vezes os vídeos simplesmente não rodam. Mas os usuários do Android estão com sorte. Conscientes desse problema, resolvemos trazer para vocês um app que pode ser a solução para esse pequeno incômodo, o VPlayer Unlocker. Trata-se de um reprodutor de vídeos que suporta qualquer formato. Acompanhem, portanto, nosso review de hoje.

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.1 1.2.1

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy Note
Versão do Android: 2.3.6

O VPlayer Unlocker é, na verdade, a versão paga do VPlayer (Free Trial). Este app ocupa 4,10 MB de memória interna e para ser usado por um período maior que sete dias será necessário fazer o download daquele.

Logo que o app é inicializado, um breve update será feito. Na verdade, ele tem a ver com as alterações implementadas nas versões mais recentes do app. Terminado o update, é possível acessar o menu principal, o qual é bem minimalista. O melhor, inclusive, é refazer essa sentença e afirmar que não existe uma janela com menu principal, assim como não há uma tela de início ou um tutorial. A interface como se apresenta lembra muito mais um navegador que mostra os vídeos salvos na videoteca do smartphone. É uma ótima ideia essa de ver listado um certo arquivo sem que a lista tenha sido solicitada. Arrastar para a esquerda dá acesso ao gerenciador de arquivos. Para a direita, o acesso é aos streams.

O que é o VPlayer?
De acordo com os desenvolvedores, trata-se de um reprodutor de media para o Android que se adapta ao hardware do dispositivo. Isso significa que dispositivos com processadores dual core ou quad core (os novos smartphones serão desse tipo) podem reproduzir arquivos MKV/AVI/MOV/FLV/TS/M4V/3GP de 720p ou mesmo de 1080p. Apesar disso, o app foi feito para não consumir tanta bateria, apesar da acelaração provinda do hardware.

Quais são os formatos que o VPlayer suporta?
Formatos

  • AVI,MOV,MKV,FLV,AVI,3GP,3G2,ASF,WMV,MP4,M4V,TP,TS,MTP,M2T

Codecs de vídeo

  • Hardware : MPEG-4,H.264,H.263
  • Software: MPEG-4,H.264,RMVB,XVID,MS MPEG-4,VP6,H.263,MPEG-1,MPEG-2

Codecs de áudio

  • DTS,AC3,AAC,Vorbis,FLAC,MP3,MP2,WMA

O menu
Hã um pequeno botão localizado no canto superior direito da tela que traz as seguintes opções:

Buy (para quem gostou da versão gratuita e quer ter acesso ao app por mais de 7 dias)
Open URL (abrir página URL)
Update
Settings (Ajustes ou Configurações)
End (Finalizar)

Os ajustes são, sem dúvida, o recurso mais interessante. Neles, é possível adaptar e ajustar o VPlayer de forma que ele atenda as demandas individuais de cada usuário: qualidade de vídeo, tamanho do buffer, ajustes da tela, duração da pesquisa, etc. É possível ainda ajustar as configurações do gerenciador de arquivos e das legendas (tamanho da fonte, estilo da fonte, cor, posição, etc.).

Para consultar o manual do usuário, basta clicar em Informações.

Formatos de vídeo:
Apesar da interessante seção de ajustes, o que mais interessa no app é que ele permite seus usuários a assistir a vídeos de diferentes formatos sem muita trabalheira. Trabalho, na verdade, teve o nosso testador, que converteu um certo vídeo em diferentes formatos em seu PC para, depois, tentar visualizá-los em seu smartphone. E todos os formatos rodaram sem problemas no Samsung Galaxy Note. O único problema aconteceu com o vídeo em formato 1080p, que rodou bastante lento, embora a qualidade do áudio não tenha sido comprometida.

As legendas foram exibidas sem grandes problemas. Há muitas opções para o recurso de exibição de legenda. Aconselhamos a exploração deles.

Conclusão:

Em comparação às versões anteriores, o VPlayer Unlocker melhorou substancialmente. É um ótimo aplicativo (até mesmo para usuários que fizeram um Custom ROM em seus aparelhos).

Tela & Controles

O VPlayer Unlocker tem uma aparência minimalista e é um app bastante funcional. Apesar disso, o design não deixa a desejar e menu não se apresenta de maneira desordenada. A interface é igualmente "clean" e os controles são bem simples e fáceis. O brilho pode ser adaptado à esquerda, o volume pode ser ajustado à direita da tela. E cada vez que tocamos a tela, todas as principais funções de controle de vídeo aparecem. O botão "menu" dá acesso aos ajustes. Ao todo são apenas quatro abas para vídeo, texto, áudio e diversos.

Algo bem interessante é que o aplicativo for finalizado, o vídeo que estava rodando retomará sua reprodução no ponto em que parou na próxima vez que o app for inicializado.

 

Velocidade & Estabilidade

O VPlayer Unlocker funciona bem e é bastante estável. A primeira vez que foi usado, travou. Mas isso não repetiu mais durante todo o período de testes.

Relação Preço/Desempenho

A versão paga do VPlayer Unlocker custa EUR4,68. Digamos que é um valor um pouco salgado para um app que não será utilizado com tanta frequência por seus usuários. O bom é que ele está em promoção durante essa semana aqui no AndroidPIT: ele custa apenas EUR1,69!

Sem comentários

Escreva um comentário: