O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
331 Compartilhado 44 Comentários

Waze alertará locais perigosos aos seus usuários no Rio de Janeiro

De olho nas centenas de milhares de turistas que vão visitar o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, o Waze terá uma ferramenta que alertará aos usuários quando estes passarem por áreas perigosas da capital carioca. O recurso estará disponível a partir da próxima quarta-feira (03/8). 

O recurso indicará quando o usuário estiver perto ou cruzando uma área considerada de alta periculosidade. Para isso, um ícone na cor vermelha será indicado no mapa do aplicativo, com a mensagem “Área com risco de crime”, além de um alerta sonoro. 

Segundo o Waze, a função não será inserida de forma automática. Logo, para ativá-la, os usuários precisarão atualizar a sua versão do aplicativo no Google Play. Uma vez concluída, essa configuração-padrão será ativada automaticamente. É possível ainda desativar o recurso no menu de "Alertas de Rota". 

WAZECRIME1
O Waze passa a informar quais são as áreas mais perigosas do Rio de Janeiro / © Waze

Cruzamento de dados

Para definir quais áreas são consideradas perigosas, o Waze mapeou 25 regiões a partir do cruzamento de informações do banco de dados do Disque-Denúncia com suas próprias informações, analisando quais as ruas e avenidas já costumam ser evitadas por motoristas.

A nova funcionalidade exigirá que os motoristas confirmem o endereço pretendido antes da navegação começar a funcionar. Ela também redirecionará os usuários que, por acidente, entrarem nas áreas consideradas de alto risco. 

O recurso terá updates diários e não terá interferência direta do usuário. Tudo partirá da equipe de editores do Waze, que podem reclassificar a região como segura dependendo do número de informações que eles receberem. Ou classificar uma nova região como perigosa baseado nos mesmos dados. 

WAZECRIME2
Você pode desativar o recurso se quiser/ © Waze

Em declaração ao blog Experiências Digitais, da revista Época, Julie Mossler, responsável pelo marketing global do Waze, afirmou que esse recurso foi um pedido da própria comunidade brasileira e que ele passou por uma longa análise antes de ser implementado: "Há três anos, nossos editores de mapas passaram a discutir como implementar a função. O desafio foi grande porque sabemos que o Rio tem centenas de favelas, mas muitas são comunidades vibrantes, com uma cultura incrível, em que as pessoas são encorajadas a explorar." 

E o que você acha desta nova função do Waze? Será que ela ajudará aqueles que visitam o Rio de Janeiro pela primeira vez?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maicon Bruisma há 5 meses

    Vai alertar a cidade inteira, onde ladrão rouba de dia e de cara limpa, traficantes vendem drogas com o logo das olimpíadas, enquanto policiais fardados roubam e estorquem estrangeiros. Não que isso não tenha no país inteiro, mas no Rio tá muito pior, fora os atentados que vão acontecer, inevitavelmente.

44 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi