O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 75 Compartilhado 13 Comentários

O futuro dos wearables pode estar mais perto do que nunca

Podemos dizer que o futuro é agora, e a tecnologia está mais avançada do que nunca. A prova disso são os wearables, ou seja, tecnologia que vestimos. Hoje eu vou mostrar o que as empresas estão preparando para os futuros acessórios de tecnologia deste segmento.

Há alguns dias estive no evento Tech Open Air, aqui em Berlim, e, andando entre um estande e outro durante as apresentações e conversando com representantes de vários produtos, percebi que o futuro, no qual as empresas estão investindo são as tecnologias vestíveis.

Os wearables já não são somente smartwatches e óculos de realidade virtual, e já não estão limitados a humanos. O mercado está unindo diversos dados, através de várias maneiras possíveis. Confira abaixo algumas das tecnologias apresentadas na feira de startups.

iSkin - O sticker tecnológico

O iSkin é um sensor touch, produzido em um material elástico que se adapta à pele e pode ser usado até nos lugares mais imprevisíveis, como detrás da orelha ou em torno do dedo.

O sensor ainda está em fase de desenvolvimento, mas tem um futuro promissor. Como vantagem adicional, a tecnologia pode pode ser personalizada em diferentes tamanhos e formas, e com diferentes designs.

iskin 1
A tecnologia literalmente vestível / © iSkin

A tecnologia ainda tem não tem uma função designada; contudo, ela poderia ser adaptada a vários usos como, por exemplo, reprodutor de música ou fitband.

Run Genie - O gênio da corrida

Teoricamente, este não é um acessório que você usaria todos os dias, mas pode ser o futuro do esporte. Run Genie é o dispositivo "gênio" de corrida da Adidas, que coleta dados da sua corrida para proporcionar a você o tênis adequado para o seu tipo de exercício, levando em consideração a sua pisada, peso, movimentos, etc.

E como funciona? É muito simples. O acessório é posicionado no seu calçado e conectado a um aplicativo. Depois, você faz uma série de testes como, andar em uma esteira ou em obstaculos de pedra, e no final recolhe os resultados e tem o tênis de corrida ideal para você.

run genie
Apresentação do Run Genie da Adidas/ © ANDROIDPIT

Inicialmente, este dispositivo é exclusivo da Adidas em parceria com a Engine Digital. Contudo, em um futuro próximo, esse tipo de tecnologia poderia ser utilizada para outros tipos de calçados.

The Basslet - O som no seu pulso

Do mesmo tamanho de um smartwatch, o Basslet é um subwoofer que você leva no pulso. O acessório entrega as batidas e o som da sua música, com mais qualidade, diretamente a você: ou seja, pode-se literalmente sentir a música durante a reprodução.

the basslet wearable subwoofer 00
Basslet, o subwoofer vestível / © LOFELT

O dispositivo promete ser o conceito perfeito para entusiastas da música ou gamers que querem aquele som mais realista e profundo. O pequeno Basslet não é uma caixa de som; aliás, é completamente silencioso para o mundo ao seu redor. O aparelho simplesmente aumenta a qualidade e batidas da sua música no seu fone de ouvido. Promissor, não?

Biowatch - Configurando suas veias

O Biowatch é um pequeno acessório que deve ser acoplado a um smartwatch. O dispositivo reconhece a padrão das suas veias do pulso, utilizando isto como meio de autenticação.

O aparelho vai na pulseira do smartwatch e é imperceptível a pessoas alheias. Você pode usar este meio de autenticação para fazer logins, pagamentos online, abrir carros com a tecnologia automática, controlar sua entrada e saída em prédios - tudo sem precisar de milhões de cartões e garantindo a segurança, já que suas veias são únicas e impossíveis de copiar.

Moogie - O controlador de gatos

Como mencionado antes, a tecnologia de wearables não fica limitada a seres humanos. Os animais vêm conquistando seu espaço no mundo e ganhando acessórios de controle, como os dois a seguir:

O Moogie é uma coleira para gatos, que recolhe dados sobre os movimentos e rotinas do seu amiguinho, para que você saiba exatamente o que ele faz quando você está fora de casa, ou quais são as suas preferências.

upload 796fc130 49ee 11e6 b59b 2f5d2324432b
A coleira que coleta dados para uma melhor experiência como seu gato / © Moogie

O dispositivo também conta com um alarme caso algo fora do normal aconteça. O Moogie também tem como intuito criar, aos poucos, uma comunidade de criadores de gatos que possam compartilhar experiências e se ajudar entre uns e outros.

Quem diria que os gatos iriam mesmo dominar o mundo!

Lovely - O tema proibido da tecnologia (proibido para menores de 16 anos)

Sexo é um tabu para muitos, mas vem sendo abordado mais livremente nos últimos tempos. O Lovely é o acessório “vestível” que deve ser colocado em um parte íntima do corpo, prometendo melhorar ainda mais sua vida sexual.

Se trata de um sex toy - ou brinquedo sexual - que colhe dados sobre a sua vida íntima e dá dicas personalizadas de como melhorá-la. A ideia em si não é de todo ruim, e, até certo ponto, intrigante. Mas o dispositivo tem suas partes duvidosas, como por exemplo a compilação de dados da sua intimidade ou, por ter a forma que tem, só poder ser usado por um casal formado por um homem e uma mulher.

810
O brinquedo que controla sua vida íntima / © Lovely

Quantos dados você está disposto a entregar a uma companhia desconhecida por uma vida sexual melhor? Grita a desespero , não?

Na minha singela opinião, a tecnologia pode ajudar e melhorar a vida de muitos, e está evoluindo de forma tão rápida que talvez estejamos utilizando-a mais para nós mesmos do que para o mundo.

Por um lado, eu amo tecnologia e adoraria testar todos estes dispositivos, mas por outro lado, uma certa parte de mim tem medo: quantos dados sobre a minha pessoa esta nova era da tecnologia será capaz de recolher e, pior, propagar por aí? 

E você, o que achou dos novos dispositivos apresentados? Investiria em algum deles?

75 Compartilhado

13 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi