O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
16 min para ler 8.682 Compartilhado 1.631 Comentários

WhatsApp ganha recurso de fixar chats no topo das conversas

As últimas novidades do WhatsApp renderam bastante entre os usuários do app. Atualização: o app está ganhando recursos bem interessantes, como a possibilidade de fixar chats importantes. Confira os detalhes no tópico "versão 2.17.163".

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho:

Escolha uma versão do WhatsApp: 

Versão 2.17.163  
Versão 2.17.148 Versão 2.17.112
Versão 2.17.112 Versão 2.16.310
Versão 2.17.93 Versão 2.16.281
Versão 2.17.74 Versão 2.16.271
Versão 2.17.48 Versão 2.16.269
Versão 2.17.44 Versão 2.16.263
Versão 2.17.43 Versão 2.16.242
Versão 2.17.6 Versão 2.16.230
Versão 2.16.367 Versão 2.16.179
 Versão 2.16.351 Versão 2.16.118

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.163

Fixar chats importantes: o novo recurso que está sendo aplicado no WhatsApp para Android é o de fixar chats importantes. Com ele, o usuário conseguirá ficar no topo de suas conversas até três bate-papos de sua preferência. Ainda não sabemos se será possível adicionar um número maior de chats.

O objetivo dessa nova função é manter à vista do usuário suas conversas mais importantes, evitando que o mesmo tenha que procurar por elas entre as outras:

whatsapp image new update fixed talks
Recurso de fixar conversas no topo / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.20 beta

A versão 2.17.20 beta para iOS do WhatsApp traz consigo um recurso bem interessante, que é a possibilidade de organizar fotos compartilhadas em álbuns. Ao enviar uma quantidade superior a duas fotos, o usuário poderá criar alguns customizados, que serão visualizados a partir de suas conversas. As imagens restantes incluídas no álbum serão representadas por um número, como acontece com o Google Fotos, por exemplo.

Ainda não temos previsão da chegada dessa nova interface ao Android, mais isso deve acontecer em breve, visto que ambas as plataformas compartilham dos mesmos recursos:

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.148

Nova caixa para formatação de textos: a beta do WhatsApp, versão 2.17.148, traz duas novidades bem interessante para os usuários. A primeira delas é a nova opção para formatação de fontes, onde será preciso selecionar a palavra e clicar nos três pontos da caixa de formatação para trocar sua fonte (itálico, negrito sublinhado).

Atualmente, o usuário precisa inserir uma combinação de símbolos e letras para ter esse efeito. A formatação atual pela caixa alta do Android permite também copiar e colar o texto selecionado. Até o momento desta publicação, contudo, não conseguimos testar as novidades:

whatsap texto font beta
Nova caixa para formatação de textos / © Android World

Integração com Google Tradutor: quem possui o Google Tradutor instalado no smartphone ganhará um bônus, pois será possível traduzir automaticamente palavras selecionadas. Ao clicar sobre uma frase ou texto específico, o símbolo do Tradutor irá aparecer abaixo para que usuário possa mudar o idioma selecionado.

Whatsapp testo translate beta
Integração com o Google Tradutor / © Android World

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.112

Como usar o "Recado" do WhatsApp

Desde a atualização para a versão 2.17.95 do WhatsApp beta, já era possível voltar a usar o tradicional modo de status no WhatsApp, identificado atualmente como "Recado". Logo, a "frase" do seu perfil volta a aparecer para os seus contatos.

Para mudar o texto de status, basta clicar no menu do WhatsApp (três pontos no canto superior direito da tela) > Configurações > clique no seu perfil > clique sobre a frase de status e você poderá modificá-la.

whatsapp status antigo
Você pode voltar a ter a sua antiga frase de status / © AndroidPIT

Apesar de trazer o status antigo de volta, o novo permanece intocável na aba central da tela principal, que permite publicar fotos e videos que somem em 24 horas. A atualização está sendo liberada aos poucos, logo, o recurso pode  ainda não aparecer para alguns usuários.

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.93

Distinção entre chamadas de voz e vídeo: a última atualização do WhatsApp beta trouxe novidades no que toca o design da interface do usuário do mensageiro. Agora, em vez de termos apenas um ícone identificando o botão para realizar chamadas, já é possível fazer uma ligação ou uma videochamada direto da aba de cada conversa individual no app, como podemos ver nas capturas de tela que seguem:

whatsapp update atalhos
Novos ícones para chamadas de vídeo e voz (imagem no centro e à direita) / © AndroidPIT

Atalho para anexos: com a primeira mudança, tivemos como consequência a mudança do acesso rápido ao compartilhamento de imagens, localização e contatos, por exemplo, para o campo de edição de texto, ao lado do ícone para gravar áudio. O ícone da câmera também passou por uma reformulação está mais parecido com o símbolo do Instagram, não acha?

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.74

Atualização de status: não é de hoje que o Facebook está se esforçando para levar recursos do Snapchat a seus aplicativos. O Instagram Stories surgiu exatamente como uma alternativa ao serviço que estava ameaçando o domínio social dos apps de Mark Zuckerberg. Agora, o cofundador e CEO do WhatsApp, Jan Koum, publicou no blog oficial do serviço que a equipe "reinventou a funcionalidade de status".

A partir de agora, já estão disponíveis as atualizações de status onde você pode compartilhar imagens e vídeos com seus contatos no WhatsApp. No maior estilo Snapchat. De acordo com o comunicado, essas atualizações de status são criptografadas de ponta-a-ponta. Para saber como funciona, acesse o link abaixo:

Essa função permite publicar fotos, vídeos e GIFs que desaparecerão em 24 horas. Esse conteúdo poderá ser publicado para que todos vejam, ou enviado de forma privada a uma ou mais pessoas.

Este recurso já está disponível através da Play Store, acesse a loja a partir do seu celular e baixe a atualização.

atualizacao status whatsapp
O novo recurso do WhatsApp acaba de chegar no meu celular / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.48

Autenticação em duas etapas: o sistema de autenticação em duas etapas já é bastante conhecido pelos usuários. Para quem ainda não o conhece, esse sistema cria um código que é solicitado sempre que o usuário tentar acessar determinado arquivo, aplicativo ou software de um novo dispositivo. No caso do WhatsApp a verificação em suas etapas exige uma senha sempre que o mensageiro estiver sendo configurado em um novo aparelho.

Se você configurar o WhatsApp num smartphone que não é o seu atual, logo no processo de verificação do número do telefone o código de autenticação será solicitado. Esse código é criado pelo usuário e, no caso, um e-mail também deverá ser fornecido pelo mesmo, caso o código venha a ser perdido. Para configurar a autenticação em dois passos, vá até: configurações> conta> verificação em duas etapas. Siga os passos e finalize o processo.

Vale lembrar que você não estará adicionando uma senha em suas mensagens ou no próprio aplicativo, mas sim gerando uma opção de segurança a mais para que o mesmo não seja configurado em outros aparelhos sem a sua permissão. Esse recurso estava disponível na versão beta 2.16.345, mas foi liberado para todos os usuários agora.

whatsapp verifi duas etapas
Telas de configuração em duas etapas do WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.44

Atalho para videochamadas e mudança de posição dos anexos: assim como muitos usuários, aqui no AndroidPIT também gostamos das novidades do WhatsApp. Mesmo na versão beta, existem alguns recursos que poucos fãs do mensageiros têm acesso. Os caras da WABetaInfo desenvolveram um script que mostra quais são os recursos escondidos presentes no código do WhatsApp e, a cada novo beta, temos mais informações daquilo que foi adicionado ao pacote do app.

De acordo com eles, já podemos espera mais duas novidades: o atalho para as videochamadas, logo ao lado do atalho para ligações, algo que aparentemente já temos no iOS; a segunda mudança é consequência da primeira, que leva o botão dos anexos (imagens/documentos) para a parte inferior do campo de inserção de conteúdo, como identificamos no tweet abaixo:

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.43

Novos emojis: a versão beta do WhatsApp 2.17.43 trouxe novidades no que toca ao número de emojis disponível de forma nativa no app. As novas figuras incluem dançarino, coração negro, palhaço, borboleta, mulher grávida, bacon e novas opções de comidas, animais e profissões.

whatsapp emojis
Finalmente temos o dançarino / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.6

Melhora no envio de GIFs: o envio de GIFs pelo WhatsApp não é intuitivo e vem sendo deixado de lado nos últimos updates. Em um primeiro momento era necessário converter vídeos em GIFs; depois, a versão beta compartilhava GIFs salvos no dispositivo; e, com o auxilio do WhatsApp Web, tivemos o suporte para pesquisa e inserção de GIFs.

Agora, com a versão 2.17.6, parece que as coisas estão mudando. Depois de atualizar o app na Play Store, o WhatsApp já pode acessar uma base de GIFs do Giphy, uma das maiores fontes de imagens animadas da internet.

whatsapp beta gifs
WhatsApp beta melhora serviço de Gifs, mas ainda deixa a desejar / © AndroidPIT

A função aparece quando você toca no botão para inserir emojis. Existe uma nova barra inferior que permite alternar de emoji para GIF. Nela, é possível percorrer entre GIFs populares e adicioná-los às suas conversas de forma rápida ou usar a barra de pesquisa para encontrar a animação que deseja.

Contudo, o serviço do Giphy é em inglês, na hora em que você deseja percorrer entre os GIFs depois de uma pesquisa própria a busca fecha e você terá que voltar a realizá-la. Enfim, ainda existe muito o que melhorar neste recurso.

Aumento do limite de mídias compartilhadas: outra mudança trazida com essa versão foi o aumento do limite de mídia compartilhada. Até hoje, não era possível enviar mais de 10 fotos ou vídeos através do WhatsApp de uma só vez. Contudo, a partir de agora, este limite passa a ser de 30 itens.

Para contar com essas novidade você precisa fazer parte do programa de testes beta do WhatsApp, acessar a Play Store e atualizar o app para a versão 2.17.6. Se você ainda não é usuário beta, poderá baixar o APK desta versão no APK Mirror.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.367

Player de vídeo integrado: os desenvolvedores do WhatsApp liberaram um update para usuários da versão beta, e agora já não é mais necessário ter que baixar um vídeo para poder assisti-lo. Agora, o app passa a funcionar de forma semelhante ao YouTube e adiciona a função de streaming de vídeo. Confira tudo no link abaixo:

videos stream whatsapp
Antes e depois / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.351

Chamadas por vídeo: as chamadas de vídeo no WhatsApp já estão sendo liberadas para os usuários do Android, iOS e Windows Phone. Para começar a usar, bastará atualizar o aplicativo direto da Google Play Store nos próximos dias. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.318

O WhatsApp já oferece o recurso de videochamadas a partir da sua lista de contatos. Para usar, basta ser um usuário da versão beta e atualizar o app a partir da Play Store. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

whatsapp chamadas video 3
Videochamadas já estão disponíveis no WhatsApp beta para Android / © AndroidPIT

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.310

Emojis gigantes: Liberada no último dia 15 de outubro, a versão 2.16.310 trouxe poucas novidades. A mais perceptível e o tamanho dos emojis, que ficam gigantes quando enviados sozinhos numa mensagem. Além disso, houve uma leve mudança no visual dos emojis, que estão mais parecidos com os disponíveis no iOS.

Não detectamos a presença de novos emojis mas, se você notou algum novo ou diferente, nos conte através dos comentários abaixo. Para baixar a versão que traz essa novidade siga os passos do tópico "Como baixar a última versão do WhatsApp", ao final do artigo.

whatsapp big emojis
Emojis gigantes no WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.281

Crie grupos a partir do uso de links: Seguindo o exemplo de Telegram e Hangouts, o WhatsApp passa a habilitar o recurso de criar / participar de um grupo de conversa a partir do uso de links.  

A principal vantagem dessa funcionalidade é você já não precisa ter o número de telefone dos participantes de um determinado grupo. Ou seja, basta receber (ou criar) o link em questão para poder interagir, sem sair pedindo os números pelo WhatsApp afora ou ter de adicionar diversos administradores.

Além disso, qualquer um que receba o link pode compartilhá-lo com outras pessoas, que também poderão entrar no grupo sem passar pelo crivo dos administradores. No entanto, é válido lembrar que esses últimos são os únicos habilitados a gerar um link para convidar os participantes.

WHATSAPPLINK
O uso de links permite criar ou participar de grupos sem, necessariamente, ter o telefone de todos os participantes / © ANDROIDPIT

Para usar o recurso do link, ao criar o grupo, clique no nome dele para acessar a tela de informações gerais. Nela, você verá o ícone de um rosto com o símbolo de "+". Ao clicar nele para adicionar um novo participante, você verá a mensagem "Convidar para o grupo via link". Clique em cima dela e o link será gerado a seguir, junto com as opções de envio do mesmo para os seus contatos (Via o próprio WhatsApp, cópia do link ou compartilhamento por outros canais).

Há ainda uma opção com a mesma finalidade, mas usando um o código QR. Para imprimi-lo, clique nos três pontos no canto superior direito e escolha "Imprimir o código QR do grupo". O PDF gerado pode ser salvo no dispositivo. 

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.271

Mencionar contatos em grupos: O recurso de mencionar contatos em grupos já é bastante conhecido entre os usuários do Telegram e do Twitter, e acaba de chegar ao WhatsApp através da atualização para a versão 2.16.271. Assim os usuários do mensageiro podem mencionar alguém em um chat em grupo digitando o símbolo "@" e selecionando o nome da pessoa na lista pop-up. A pessoa mencionada receberá uma notificação.

whatasapptagggroup
Grupos do WhatsApp ganham o recurso de menção / © AndroidPIT

Durante os testes que fizemos com este recurso notamos que todos os participantes do grupo recebem a notificação, e não apenas a pessoa mencionada. Ao clicar no nome do contato com a tag o usuário é levado para o seu perfil padrão com as informações de contato, mídias enviadas e detalhes adicionais. 

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.269

Desenhar, adicionar texto e stickers em vídeos: Depois de poder adicionar stickers, textos e desenhar às imagens que você envia pelo WhatsApp, agora, na versão 2.16.269, o aplicativo também permite a customização de vídeos. Contudo, isso só é possível nos vídeos gravados com o próprio software da câmera do aplicativo.

whatsapp update camera video
Coloque stickers e frases em seus vídeos / © AndroidPIT

O desenho ou sticker se manterá estável durante todo o vídeo, portanto, é preciso prestar atenção para que a customização não atrapalhe o andamento do vídeo. Se você está acostumado a usar o Snapchat, usar este novo recurso será moleza.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.263

Desenhar, adicionar texto e stickers em imagens: Com a chegada da versão Beta 2.16.263 é possível adicionar stickers, textos e desenhar sobre as fotos, assim como nos seus competidores como Snapchat e Facebook messenger.

whatsapp update camera
Expresse seu sentimentos com uma foto modificada no WhatsApp / © AndroidPIT

A novidade é muito fácil de usar. Basta selecionar uma foto através do ícone da câmera como ser fosse enviá-la para um contato, e você verá na parte superior direita da tela as opções para adicionar stickers, texto e desenho à sua foto, assim como a antiga opção de recortar as imagens.

Encontrada a foto ideal é só usar e abusar dos novos recursos para enviar imagens divertidas aos seus contatos.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.242

Suporte para envio de GIFs animados: Depois de muitas especulações, os usuários do WhatsApp Beta já podem se alegrar. A partir de agora, é possível criar e enviar seus próprios GIFs através do aplicativo. Infelizmente, a opção ainda não funciona como gostaríamos, ou seja, não é possível enviar GIFs externos.

Para fazer o seu próprio GIF basta:

  • Entrar na conversa desejada e clicar no símbolo do Clips de papel, no canto superior direito da tela;
  • Selecionar a opção Câmera, e, a seguir, clicar em Gravar vídeo;
  • Também é possível usar um vídeo já gravado ou recebido, usando a opção Galeria;
gif whatsapp 1
O primeiro passo é gravar um vídeo ou usar um vídeo já gravado / © AndroidPIT
  • Na hora de editar, clique no ícone da câmera na parte superior direita da tela (é preciso mover a setinha do vídeo para que a câmera apareça);
  • Na sequência a pequena câmera se transformará no logotipo do GIF e voilá! Você já tem o seu mais novo GIF.
gif whatsapp 2
Transforme um pedaço de vídeo em um GIF no clique de um botão / © AndroidPIT

Agora, é só enviar o GIF para quem você desejar. Mas, lembre-se que esta ainda é uma função em testes, portanto, o formato em questão aparecerá como vídeo para aqueles que não estão inscritos no programa Beta do WhatsApp.

Vale lembrar que este poderia ser o primeiro passo do WhatsApp para incorporar o envio de GIFs em suas mensagens. A pasta referente às imagens no formato já está, inclusive, aparecendo no pacote do WhatsApp Beta há meses:

Portanto, poderíamos, em um futuro próximo, ter a opção de escolher e enviar GIFs diretamente da galeria de imagens de nossos dispositivos ou até um sistema interno para busca dos mesmos pela internet, em parceria com sites do gênero como o GIPHY.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.230

App adiciona função para gravar mensagem de voz durante uma ligação: Há algum tempo, ouvimos que o WhatsApp integraria duas novas funções ao recurso de chamadas: a possibilidade de retornar a chamada e a chance de deixar uma mensagem de voz durante a ligação. Ambas as funções pareceram na versão beta do aplicativo, de número 2.16.189.

A primeira função permite ao usuário retornar a chamada segundos após a mesma, caso a tenha perdido, ignorado ou desligado sem querer. Já com a segunda função, o usuário poderia pressionar o ícone do microfone, e deixar uma mensagem de voz na mesma tela da chamada.

whatsapp voice message
Assim é a interface do correio de voz na versão Beta do WhatsApp / © AndroidPIT

Testamos a versão beta com as mudanças anunciadas e, na época do seu lançamento, como ainda estava em beta, funcionava para algumas chamadas e para outras não. Contudo, o recurso sumiu para mim na versão beta 2.16.232.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.179

Novas fontes disponíveis: Depois de introduzir os textos em negrito, itálico e riscado, o WhatsApp liberou a opção de mudar a fonte das mensagens para a fonte Fixedsys. Como acontece em outras ferramentas, para alterar o texto será necessário usar uma combinação, que consiste em "mensagem". Dessa forma, a modificação é efetuada. 

WhatsApp hero
Você agora pode usar uma nova fonte no WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.118

Inserir citações no WhatsApp: Uma das últimas atualizações liberadas para os usuários do WhatsApp na Play Store traz a possibilidade de responder a mensagens enviadas anteriormente copiando-as em forma de citação. O update facilita, principalmente, as conversas em grupo.

Para utilizar o novo recurso, basta selecionar a mensagem que deseja citar e, no menu da barra superior, clique na flecha indicando à esquerda. Eis que a mensagem sairá diretamente como citação a ser respondida!

whatsapp encaminhar mensagem
Usar as citações é muito fácil e prático / © AndroidPIT

Atualize agora mesmo seu aplicativo no Google Play Store:

WhatsApp Messenger Install on Google Play

Como baixar a última versão do WhatsApp

Como usuária beta do WhatsApp, posso dizer que quem é beta tester tem novidades quase todas as semanas no aplicativo. Assim, se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do WhatsApp. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os comentários favoritos dos leitores

1.631 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
8.682 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi