O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

WhatsApp recebe duas novas funções de chamada

Escrito por: Bruno Salutes — há 1 semana

As últimas novidades do WhatsApp renderam bastante entre os usuários do app. Depois de ganhar criptografia de ponta-a-ponta e outros aperfeiçoamentos, o messenger passou a permitir a mudança das fonte das mensagens. Agora, duas novas funções de chamadas apareceram nas atualizações beta do app. Confira os detalhes acessando o tópico "atualização beta".

Destacar mudanças recentes

Otimize seu tempo

Vá até a seção de seu interesse utilizando o índice abaixo:

Atualizações do WhatsApp Beta

Nova função de retornar chamada e deixar mensagem de voz durante a ligação

Há algum tempo, ouvimos que o WhatsApp integraria duas novas funções às suas chamadas: a de retornar a chamada e a de deixar uma mensagem de voz durante a ligação. Agora, ambas as funções parecem ter aparecido na versão beta do aplicativo, de número 2.16.189.

A primeira função permite com que o usuário retorne a chamada segundos após a mesma, caso a tenha perdido, ignorado ou desligado sem querer. Já com a segunda função, o usuário poderia pressionar o ícone do microfone, e deixar uma mensagem de voz na mesma tela da chamada.

Testamos a versão beta com as mudanças anunciadas e, como ainda está em beta, funciona para algumas chamadas e para outras não. Abaixo, você confere os novos botões com as funções de retornar a chamada e correio de voz.

whatsapp chamda voz correio voz
Assim é a interface do correio de voz na versão Beta do WhatsApp / © AndroidPIT

Futuras atualizações

Autenticação em dois passos

A equipe do WhatsApp não para de liberar novidades para tornar o aplicativo mais seguro. De acordo com o tuíte do WABetaInfo, o messenger introduzirá agora um sistema de autenticação em dois passos.

No momento, a nova ferramenta parece estar escondida na versão 2.16.183. Não sabemos exatamente como ela funcionará. Contudo, as capturas de tela indicam que o processo vai requerer uma segunda senha de seis digitos. Além disso, será necessário associar a conta do WhatsApp com um email.

Funções de edição de imagens devem chegar ao WhatsApp

Olhando para o código da nova versão beta do WhatsApp, já é possível ver que o serviço deve ganhar ferramentas que permitem editar e desenhar em fotografias e imagens antes de compartilhá-las com os seus contatos. O recurso ainda não está disponível, mas o pessoal do Mensajeria Móvil mergulhou no pacote da versão beta 2.16.150 e encontrou indícios de que teremos ferramentas de edição de imagens entre as novas funcionalidades do WhatsApp.

No Twitter, um usuário já compartilhou inclusive o layout do app com as novas funções de edição. De acordo com este mesmo usuário, a função está escondida, contudo, ainda não consegui fazer funcionar usando a minha conta do app:

Suporte para envio de GIFs animados

O WhatsApp está um pouco atrás de seus concorrentes com relação ao suporte para GIFs animados. Enquanto alguns usuários acreditam que este recurso não agrega em muita coisa ao messenger, outros acham que este suporte tornará as conversas entre contatos e grupos mais divertida e social. De qualquer forma, o comunicador está correndo atrás e deve liberar essa função em breve.

Segundo os códigos da versão beta 2.16.7.1 para iOS, o suporte para envio de GIFs estará presente de forma um pouco diferente dos demais mensageiros instantâneos, como o Kik, o Facebook Messenger e o Telegram, por exemplo. O usuário poderá incorporar um link que contém um GIF animado para que ele seja enviado ao contato como imagem, mas não poderá selecioná-lo a partir de sua galeria de.

AndroidPIT giphy hero
O GIPHY é um indexador de GIFs presente no Telegram e em outros mensageiros / © ANDROIDPIT

Ainda segundo a futura versão beta, o WhatsApp não contará com um sistema interno para busca de GIFs pela internet, em parceria com sites do gênero como o GIPHY, recurso que também existe em seus concorrentes. A criptografia de ponta-a-ponta, aparentemente, continuará presente mesmo na troca de imagens nesse formato.

Curiosamente, os GIFs recebidos pelos usuários poderão ser salvos somente como imagens simples, ou seja, sem animação. Ainda não existe previsão de chegada desse recurso às versões beta do WhatsApp para Android e, provavelmente, muita coisa deve mudar até lá.

Atualização do WhatsApp Oficial

Novo design em mensagens de números desconhecidos no WhatsApp

O último update do aplicativo vem com modificações no design. Se você recebe muitos convites de contatos desconhecidos, verá que a interface de mensagens de números que não estão na sua lista de contatos está diferente.

Quando você receber uma mensagem de um número de telefone que não está gravado na sua agenda, a tela da mensagem aparecerá como na imagem abaixo, na qual encontramos as seguintes opções:

  • Reportar Spam
  • Bloquear
  • Adicionar aos contatos

Sim, estamos falando aqui de apenas uma pequena melhoria no design do app. No entanto, dados referentes às videochamadas no aplicativos desapareceram desta última versão beta.

androidpit whatsapp novo interfaz contato
Agora é possível visualizar três opções de ações ao receber uma mensagem de um remetente desconhecido / © ANDROIDPIT

Inserir citações no WhatsApp

Uma das últimas atualizações liberadas para os usuários do WhatsApp traz a possibilidade de responder à mensagens enviadas anteriormente copiando-as em forma de citações. O update facilita, principalmente, as conversas em grupo.

Para utilizar o novo recurso basta selecionar a mensagem que deseja, e um menu aparecerá na barra superior, logo clique na flecha indicando à esquerda, e voilá, a mensagem sairá diretamente como citação para ser respondida!

androidpit whatsapp quotes bra
Usar as citações é muito fácil e prático / © ANDROIDPIT

Nova fonte disponível

Depois de introduzir os textos em negrito, itálico e cortado, o WhatsApp liberou a opção de mudar a fonte das mensagens para a fonte Fixedsys. Como acontece em outras ferramentas, para alterar o texto será necessário usar uma combinação, que consiste em "mensagem". Dessa forma, a modificação é efetuada. 

WhatsApp hero
Você agora pode usar uma nova fonte no WhatsApp / © AndroidPIT

Atualize agora mesmo seu aplicativo no Google Play:

WhatsApp Messenger Install on Google Play

Baixe a última versão do WhatsApp

Um coisa é certa, usuário beta tem novidade quase todas as semanas no WhatsApp. Assim, se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço. Lembrando que o arquivo disponibilizado pelo site do comunicador (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp.

E aí, o que você acha dos novos recursos de chamada do WhatsApp?

Formado em Web Design e Marketing de Relacionamento, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Atualmente morando em São Paulo está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo há 4 meses

    O que você queria? Um holograma 3D do seu amigo conversando com você?

  • Aleksey K. Mikhailov há 5 meses

    É ai onde está, quem disse que popularidade é melhor do que qualidade? Não queremos que o MUNDO use, apenas que as pessoas com quem desejamos ter contato usem, e no meu caso, não tenho problemas com isso. Aliás, não vejo a disputa Whatsapp vs Telegram como uma guerra, o Telegram nunca tentou competir com o Whats, onde viu os desenvolvedores do Telegram divulgar se acham melhores? Em nenhum lugar, porque o marketing do Telegram é praticamente nulo, diferente Whats onde titio Mark pra dar uma força. O foco do Telegram é segurança, seguiu o próprio rumo, tentou inovar, trazer funcionalidades, e continua constantemente inovando, enquanto o Whatsapp dá um Ctrl+C/V pro fanboy ficar "nossa, o whats é uma revolução dos meios de comunicação"

  • Luiz Henrique há 1 mês

    Já estou vendo os GIFs de bom dia nos grupos de família e dos parentes. Revivendo pesadelos com scraps do Orkut.

  • Yure S. há 1 mês

    Se não fosse pela popularidade já teria caído a tempo, WhatsApp precisa melhorar e muito ainda, telegram está anos luz na frente em tudo principalmente no aplicativo para desktop.

  • Emerson Morais há 1 mês

    alguns gifs são até legais e engraçados, porém ninguém merece aqueles chamativos cheio de gliter piscando escrito bom dia, o auge da cafonisse do orkut estará disponível no whatsapp, meu Deus, ahahaha

1.078 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi