O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7.651 Compartilhado 1.372 Comentários

Atualização do WhatsApp melhora o envio de GIFs, mas ainda deixa a desejar

As últimas novidades do WhatsApp renderam bastante entre os usuários do app. Depois de ganhar o recurso de streaming de vídeo, agora o WhatsApp melhora a função de envio de mídias. Contudo, o recurso de GIFs ainda pode melhorar e muito. Saiba mais detalhes no tópico "2.17.6".

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Versão 2.16.269 Versão 2.16.230
Versão 2.16.263 Versão 2.16.179
Versão 2.16.242 Versão 2.16.118
Versão 2.16.271 Versão 2.16.281
Versão 2.16.310 Versão 2.16.318
Versão  2.16.345  Versão 2.16.351
Versão 2.16.367 Versão 2.17.6

WhatsApp - Atualização para versão 2.17.6

Melhora no envio de GIFs: O envio de GIFs pelo WhatsApp não é intuitivo e vem sendo deixado de lado nos últimos updates. Em um primeiro momento era necessário converter vídeos em GIFs; depois, a versão beta compartilhava GIFs salvos no dispositivo; e, com o auxilio do WhatsApp Web, tivemos o suporte para pesquisa e inserção de GIFs.

Agora, com a versão 2.17.6, parece que as coisas estão mudando. Depois de atualizar o app na Play Store, o WhatsApp já pode acessar uma base de GIFs do Giphy, uma das maiores fontes de imagens animadas da internet.

whatsapp beta gifs
WhatsApp beta melhora serviço de Gifs, mas ainda deixa a desejar / © AndroidPIT

A função aparece quando você toca no botão para inserir emojis. Existe uma nova barra inferior que permite alternar de emoji para GIF. Nela, é possível percorrer entre GIFs populares e adicioná-los às suas conversas de forma rápida ou usar a barra de pesquisa para encontrar a animação que deseja.

Contudo, o serviço do Giphy é em inglês, na hora em que você deseja percorrer entre os GIFs depois de uma pesquisa própria a busca fecha e você terá que voltar a realizá-la. Enfim, ainda existe muito o que melhorar neste recurso.

Aumento do limite de mídias compartilhadas: Outra mudança trazida com essa versão foi o aumento do limite de mídia compartilhada. Até hoje, não era possível enviar mais de 10 fotos ou vídeos através do WhatsApp de uma só vez. Contudo, a partir de agora, este limite passa a ser de 30 itens.

Para contar com essas novidade você precisa fazer parte do programa de testes beta do WhatsApp, acessar a Play Store e atualizar o app para a versão 2.17.6. Se você ainda não é usuário beta, poderá baixar o APK desta versão no APK Mirror.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.367

Player de vídeo integrado: Os desenvolvedores do WhatsApp liberaram um update para usuários da versão beta, e agora já não é mais necessário ter que baixar um vídeo para poder assisti-lo. Agora, o app passa a funcionar de forma semelhante ao YouTube e adiciona a função de streaming de vídeo. Confira tudo no link abaixo:

videos stream whatsapp
Antes e depois / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.351

Chamadas por vídeo: As chamadas de vídeo no WhatsApp já estão sendo liberadas para os usuários do Android, iOS e Windows Phone. Para começar a usar, bastará atualizar o aplicativo direto da Google Play Store nos próximos dias. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.345

Autenticação em 2 etapas: A equipe do WhatsApp não para de liberar novidades para tornar o aplicativo mais seguro. Agora, o serviço introduz o sistema de autenticação em 2 etapas. O processo requer uma segunda senha de seis dígitos. Além disso, é necessário associar a conta do WhatsApp a um email para a recuperação dos dados.

whatsapp verificacao 2 etapas
O WhatsApp libera sistema de segurança ainda mais rígido / © AndroidPIT - Luck Andrade

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.318

O WhatsApp já oferece o recurso de videochamadas a partir da sua lista de contatos. Para usar, basta ser um usuário da versão beta e atualizar o app a partir da Play Store. Para saber mais sobre este novo recurso, acesse o link abaixo:

whatsapp chamadas video 3
Videochamadas já estão disponíveis no WhatsApp beta para Android / © AndroidPIT

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.310

Emojis gigantes: Liberada no último dia 15 de outubro, a versão 2.16.310 trouxe poucas novidades. A mais perceptível e o tamanho dos emojis, que ficam gigantes quando enviados sozinhos numa mensagem. Além disso, houve uma leve mudança no visual dos emojis, que estão mais parecidos com os disponíveis no iOS.

Não detectamos a presença de novos emojis mas, se você notou algum novo ou diferente, nos conte através dos comentários abaixo. Para baixar a versão que traz essa novidade siga os passos do tópico "Como baixar a última versão do WhatsApp", ao final do artigo.

whatsapp big emojis
Emojis gigantes no WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.281

Crie grupos a partir do uso de links: Seguindo o exemplo de Telegram e Hangouts, o WhatsApp passa a habilitar o recurso de criar / participar de um grupo de conversa a partir do uso de links.  

A principal vantagem dessa funcionalidade é você já não precisa ter o número de telefone dos participantes de um determinado grupo. Ou seja, basta receber (ou criar) o link em questão para poder interagir, sem sair pedindo os números pelo WhatsApp afora ou ter de adicionar diversos administradores.

Além disso, qualquer um que receba o link pode compartilhá-lo com outras pessoas, que também poderão entrar no grupo sem passar pelo crivo dos administradores. No entanto, é válido lembrar que esses últimos são os únicos habilitados a gerar um link para convidar os participantes.

WHATSAPPLINK
O uso de links permite criar ou participar de grupos sem, necessariamente, ter o telefone de todos os participantes / © ANDROIDPIT

Para usar o recurso do link, ao criar o grupo, clique no nome dele para acessar a tela de informações gerais. Nela, você verá o ícone de um rosto com o símbolo de "+". Ao clicar nele para adicionar um novo participante, você verá a mensagem "Convidar para o grupo via link". Clique em cima dela e o link será gerado a seguir, junto com as opções de envio do mesmo para os seus contatos (Via o próprio WhatsApp, cópia do link ou compartilhamento por outros canais).

Há ainda uma opção com a mesma finalidade, mas usando um o código QR. Para imprimi-lo, clique nos três pontos no canto superior direito e escolha "Imprimir o código QR do grupo". O PDF gerado pode ser salvo no dispositivo. 

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.271

Mencionar contatos em grupos: O recurso de mencionar contatos em grupos já é bastante conhecido entre os usuários do Telegram e do Twitter, e acaba de chegar ao WhatsApp através da atualização para a versão 2.16.271. Assim os usuários do mensageiro podem mencionar alguém em um chat em grupo digitando o símbolo "@" e selecionando o nome da pessoa na lista pop-up. A pessoa mencionada receberá uma notificação.

whatasapptagggroup
Grupos do WhatsApp ganham o recurso de menção / © AndroidPIT

Durante os testes que fizemos com este recurso notamos que todos os participantes do grupo recebem a notificação, e não apenas a pessoa mencionada. Ao clicar no nome do contato com a tag o usuário é levado para o seu perfil padrão com as informações de contato, mídias enviadas e detalhes adicionais. 

WhatsApp  - Atualização para versão 2.16.269

Desenhar, adicionar texto e stickers em vídeos: Depois de poder adicionar stickers, textos e desenhar às imagens que você envia pelo WhatsApp, agora, na versão 2.16.269, o aplicativo também permite a customização de vídeos. Contudo, isso só é possível nos vídeos gravados com o próprio software da câmera do aplicativo.

whatsapp update camera video
Coloque stickers e frases em seus vídeos / © AndroidPIT

O desenho ou sticker se manterá estável durante todo o vídeo, portanto, é preciso prestar atenção para que a customização não atrapalhe o andamento do vídeo. Se você está acostumado a usar o Snapchat, usar este novo recurso será moleza.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.263

Desenhar, adicionar texto e stickers em imagens: Com a chegada da versão Beta 2.16.263 é possível adicionar stickers, textos e desenhar sobre as fotos, assim como nos seus competidores como Snapchat e Facebook messenger.

whatsapp update camera
Expresse seu sentimentos com uma foto modificada no WhatsApp / © AndroidPIT

A novidade é muito fácil de usar. Basta selecionar uma foto através do ícone da câmera como ser fosse enviá-la para um contato, e você verá na parte superior direita da tela as opções para adicionar stickers, texto e desenho à sua foto, assim como a antiga opção de recortar as imagens.

Encontrada a foto ideal é só usar e abusar dos novos recursos para enviar imagens divertidas aos seus contatos.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.242

Suporte para envio de GIFs animados: Depois de muitas especulações, os usuários do WhatsApp Beta já podem se alegrar. A partir de agora, é possível criar e enviar seus próprios GIFs através do aplicativo. Infelizmente, a opção ainda não funciona como gostaríamos, ou seja, não é possível enviar GIFs externos.

Para fazer o seu próprio GIF basta:

  • Entrar na conversa desejada e clicar no símbolo do Clips de papel, no canto superior direito da tela;
  • Selecionar a opção Câmera, e, a seguir, clicar em Gravar vídeo;
  • Também é possível usar um vídeo já gravado ou recebido, usando a opção Galeria;
gif whatsapp 1
O primeiro passo é gravar um vídeo ou usar um vídeo já gravado / © AndroidPIT
  • Na hora de editar, clique no ícone da câmera na parte superior direita da tela (é preciso mover a setinha do vídeo para que a câmera apareça);
  • Na sequência a pequena câmera se transformará no logotipo do GIF e voilá! Você já tem o seu mais novo GIF.
gif whatsapp 2
Transforme um pedaço de vídeo em um GIF no clique de um botão / © AndroidPIT

Agora, é só enviar o GIF para quem você desejar. Mas, lembre-se que esta ainda é uma função em testes, portanto, o formato em questão aparecerá como vídeo para aqueles que não estão inscritos no programa Beta do WhatsApp.

Vale lembrar que este poderia ser o primeiro passo do WhatsApp para incorporar o envio de GIFs em suas mensagens. A pasta referente às imagens no formato já está, inclusive, aparecendo no pacote do WhatsApp Beta há meses:

Portanto, poderíamos, em um futuro próximo, ter a opção de escolher e enviar GIFs diretamente da galeria de imagens de nossos dispositivos ou até um sistema interno para busca dos mesmos pela internet, em parceria com sites do gênero como o GIPHY.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.230

App adiciona função para gravar mensagem de voz durante uma ligação: Há algum tempo, ouvimos que o WhatsApp integraria duas novas funções ao recurso de chamadas: a possibilidade de retornar a chamada e a chance de deixar uma mensagem de voz durante a ligação. Ambas as funções pareceram na versão beta do aplicativo, de número 2.16.189.

A primeira função permite ao usuário retornar a chamada segundos após a mesma, caso a tenha perdido, ignorado ou desligado sem querer. Já com a segunda função, o usuário poderia pressionar o ícone do microfone, e deixar uma mensagem de voz na mesma tela da chamada.

whatsapp voice message
Assim é a interface do correio de voz na versão Beta do WhatsApp / © AndroidPIT

Testamos a versão beta com as mudanças anunciadas e, na época do seu lançamento, como ainda estava em beta, funcionava para algumas chamadas e para outras não. Contudo, o recurso sumiu para mim na versão beta 2.16.232.

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.179

Novas fontes disponíveis: Depois de introduzir os textos em negrito, itálico e riscado, o WhatsApp liberou a opção de mudar a fonte das mensagens para a fonte Fixedsys. Como acontece em outras ferramentas, para alterar o texto será necessário usar uma combinação, que consiste em "mensagem". Dessa forma, a modificação é efetuada. 

WhatsApp hero
Você agora pode usar uma nova fonte no WhatsApp / © AndroidPIT

WhatsApp - Atualização para versão 2.16.118

Inserir citações no WhatsApp: Uma das últimas atualizações liberadas para os usuários do WhatsApp na Play Store traz a possibilidade de responder a mensagens enviadas anteriormente copiando-as em forma de citação. O update facilita, principalmente, as conversas em grupo.

Para utilizar o novo recurso, basta selecionar a mensagem que deseja citar e, no menu da barra superior, clique na flecha indicando à esquerda. Eis que a mensagem sairá diretamente como citação a ser respondida!

whatsapp encaminhar mensagem
Usar as citações é muito fácil e prático / © AndroidPIT

Atualize agora mesmo seu aplicativo no Google Play Store:

WhatsApp Messenger Install on Google Play

Como baixar a última versão do WhatsApp

Como usuária beta do WhatsApp, posso dizer que quem é beta tester tem novidades quase todas as semanas no aplicativo. Assim, se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD há 4 meses

    Uma coisa é fato. Se o Whatsapp tivesse vindo depois dos concorrentes, jamais teria se popularizado.

  • Milton Rodrigues há 4 meses

    O Telegram já faz isso com maestria há muito tempo. É um ótimo recurso! Se engana quem acha que no Telegram não existem pessoas para conversar.

    A propósito: o Whatsapp deveria mesmo migrar sua plataforma para nuvens, possibilitar a criação de Bots, ser multiplataforma de verdade (sem gambiarra), não encher seu celular de vídeos e imagens, te dar opção para criar nome de usuário e não passar seu celular para desconhecidos. Pronto! Viraria um Telegram.

  • Lucas Goulart F. há 3 meses

    Mas já tem mesmo.

  • Steven Oliver há 2 semanas

    Deixa adiantar uns comentários pro pessoal não precisar se estressar. hahahahaha

    1. O que vocês têm contra o WhatsApp?
    2. AndroidPit recebe do Telegram
    3. Você é fanboy do Telegram
    4. WhatsApp wins
    5. Telegram não tem usuários
    6. Quanto ganharam pra fazer essa matéria?
    7. O Steven é fanboy do Telegram
    8. O Andreu é fanboy da Samsung
    9. Isso é mimimi
    10. A Camila é hater do Whatsapp

    hahahahahaha Pronto. Agora o pessoal pode só copiar e colar.

  • Luck há 2 meses

    E o que, que tem de mal nisso? O whatsapp vai deixar de colocar recursos uteis por causa de Telegram? Pera la né

1.372 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi