O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

WhatsApp agora permite criar e enviar GIFs

Escrito por: Camila Rinaldi — há 2 dias

As últimas novidades do WhatsApp renderam bastante entre os usuários do app. Depois de ganhar criptografia de ponta-a-ponta e outros aperfeiçoamentos, o mensageiro ainda nos reserva uma pilha de novidades que ainda estão por vir. A última novidade é a possibilidade de criar e enviar seu GIF pelo aplicativo. Confira todos os detalhes na seção "WhatsApp: atualização beta".

Destacar mudanças recentes

Acesso rápido às seções do artigo

WhatsApp: atualizações futuras

Autenticação em dois passos

A equipe do WhatsApp não para de liberar novidades para tornar o aplicativo mais seguro. De acordo com o tuíte da conta WABetaInfo, o serviço introduzirá agora um sistema de autenticação em dois passos.

Na época em que os rumores vazaram, esta nova ferramenta aparecia escondida na versão 2.16.183. Até agora, não sabemos exatamente como ela funcionará. Contudo, as capturas de tela indicam que o processo vai requerer uma segunda senha de seis dígitos. Além disso, seria necessário associar a conta do WhatsApp a um email para a recuperação dos dados.

whatsapp two factor authentication
Talvez o WhatsApp esteja trabalhando em um sistema de segurança ainda mais rígido / © WABetaInfo; Androidpit

Vale lembrar que já estamos na versão 2.16.232 (beta) e ainda não vimos a cor deste recurso, logo, é bem possível que se a equipe do WhatsApp tenha desistido desta função, se é que um dia cogitou ter.

Funções de edição de imagens devem chegar ao WhatsApp

Olhando para o código da versão beta 2.16.150,o pessoal do Mensajeria Móvil viu que o serviço deveria ganhar ferramentas que permitiriam editar e desenhar em fotografias e imagens antes de compartilhá-las com os seus contatos. Infelizmente, já é agosto e o recurso ainda não está disponível. No pacote da mencionada versão foram encontrados ainda indícios de que teríamos ferramentas de edição de imagens entre as novas funcionalidades do WhatsApp.

No Twitter do WABetaInfo, foi até compartilhado o possível layout do app com as novas funções de edição. De acordo com este mesmo canal, a função está escondida, contudo, ainda não consegui fazer funcionar usando a minha conta do app:

whatsapp image editing
Funções de edição de imagens estariam vindo para o WhatsApp / © WABetaInfo; Androidpit

WhatsApp: atualização beta

Suporte para envio de GIFs animados

Depois de muitas especulações, os usuários do WhatsApp Beta já podem se alegrar. A partir de agora, é possível criar e enviar seus próprios GIFs através do aplicativo. Infelizmente, a opção ainda não funciona como gostaríamos, ou seja, não é possível enviar GIFs externos.

Para fazer o seu próprio GIF basta:

  • Entrar na conversa desejada e clicar no símbolo do Clips de papel, no canto superior direito da tela;
  • Selecionar a opção Câmera, e, a seguir, clicar em Gravar vídeo;
  • Também é possível usar um vídeo já gravado ou recebido, usando a opção Galeria;
gif whatsapp 1
O primeiro passo é gravar um vídeo ou usar um vídeo já gravado / © AndroidPIT
  • Na hora de editar, clique no ícone da câmera na parte superior direita da tela (é preciso mover a setinha do vídeo para que a câmera apareça);
  • Na sequência a pequena câmera se transformará no logotipo do GIF e voilá! Você já tem o seu mais novo GIF.
gif whatsapp 2
Transforme um pedaço de vídeo em um GIF no clique de um botão / © AndroidPIT

Agora, é só enviar o GIF para quem você desejar. Mas, lembre-se que esta ainda é uma função em testes, portanto, o formato em questão aparecerá como vídeo para aqueles que não estão inscritos no programa Beta do WhatsApp.

Vale lembrar que este poderia ser o primeiro passo do WhatsApp para incorporar o envio de GIFs em suas mensagens. A pasta referente às imagens no formato já está, inclusive, aparecendo no pacote do WhatsApp Beta há meses:

Portanto, poderíamos, em um futuro próximo, ter a opção de escolher e enviar GIFs diretamente da galeria de imagens de nossos dispositivos ou até um sistema interno para busca dos mesmos pela internet, em parceria com sites do gênero como o GIPHY.

App adiciona função para gravar mensagem de voz durante uma ligação

Há algum tempo, ouvimos que o WhatsApp integraria duas novas funções ao recurso de chamadas: a possibilidade de retornar a chamada e a chance de deixar uma mensagem de voz durante a ligação. Ambas as funções pareceram na versão beta do aplicativo, de número 2.16.189.

A primeira função permite ao usuário retornar a chamada segundos após a mesma, caso a tenha perdido, ignorado ou desligado sem querer. Já com a segunda função, o usuário poderia pressionar o ícone do microfone, e deixar uma mensagem de voz na mesma tela da chamada.

whatsapp voice message
Assim é a interface do correio de voz na versão Beta do WhatsApp / © AndroidPIT

Testamos a versão beta com as mudanças anunciadas e, na época do seu lançamento, como ainda estava em beta, funcionava para algumas chamadas e para outras não. Contudo, o recurso sumiu para mim na versão beta 2.16.232. 

WhatsApp: atualização oficial na Google Play Store

Inserir citações no WhatsApp

Uma das últimas atualizações liberadas para os usuários do WhatsApp na Play Store traz a possibilidade de responder a mensagens enviadas anteriormente copiando-as em forma de citação. O update facilita, principalmente, as conversas em grupo.

Para utilizar o novo recurso, basta selecionar a mensagem que deseja citar e, no menu da barra superior, clique na flecha indicando à esquerda. Eis que a mensagem sairá diretamente como citação a ser respondida!

whatsapp encaminhar mensagem
Usar as citações é muito fácil e prático / © AndroidPIT

Nova fonte disponível

Depois de introduzir os textos em negrito, itálico e riscado, o WhatsApp liberou a opção de mudar a fonte das mensagens para a fonte Fixedsys. Como acontece em outras ferramentas, para alterar o texto será necessário usar uma combinação, que consiste em "mensagem". Dessa forma, a modificação é efetuada. 

WhatsApp hero
Você agora pode usar uma nova fonte no WhatsApp / © AndroidPIT

Atualize agora mesmo seu aplicativo no Google Play Store:

WhatsApp Messenger Install on Google Play

Como baixar a última versão do WhatsApp

Como usuária beta do WhatsApp, posso dizer que quem é beta tester tem novidades quase todas as semanas no aplicativo. Assim, se você tem interesse em conhecer os próximos recursos do WhatsApp, poderá ingressar no programa oficial de testes do serviço.Vale lembrar que o pacote do app disponibilizado no site oficial do WhatsApp (whatsapp.com/android) continuará hospedado na página do mensageiro.

Com o programa, os novos updates, mesmo que preliminares, serão distribuídos pelo Google Play. Para isso, o usuário interessado deve acessar essa página, entrar com a Conta do Google e baixar o WhatsApp no dispositivo, caso o app ainda não esteja instalado.

Pronto! Após a inscrição, basta aguardar para que novas atualizações de versões betas sejam notificadas. Uma vez inscrito no programa, não será mais necessário baixar o APK pelo site do WhatsApp. Porém, se você quiser receber apenas os update com a adição de recursos de forma permanente, poderá aguardar pelo processo normal de atualização de aplicativos pela Play Store.

E aí, o que você achou do novo recurso de criação e envio de GIFs pelo WhatsApp?

Jornalista nascida no Brasil, italiana por parte de pai, alemã por parte de mãe e cidadã do mundo por convicção. Mora em Berlim desde 2011 e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.

Os comentários favoritos dos leitores

1.138 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi