O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 548 Compartilhado 120 Comentários

WhatsApp chega oficialmente para Windows e Mac e isso não muda nada!

WhatsApp acaba de anunciar o seu aplicativo para Windows e Mac. Em teoria, isso significaria que, ao usar o serviço no desktop, você teria muito mais estabilidade que no WhatsApp Web e mais recursos. Mas a realidade é completamente diferente!

Destacar mudanças recentes

O primeiro a ser dito é que o aplicativo é idêntico ao WhatsApp Web. Assim, você ainda precisa do seu celular conectado para funcionar. Ou seja, ainda não é possível ter no desktop a mesma experiência que temos com o app no smartphone.

androidpit bra whatsapp on desktop 4
Você ainda precisa manter o telefone com você para usar o serviço no desktop / © ANDROIDPIT

Logo, a única mudança com este anúncio é que você não precisará mais acessar a página do WhatsApp Web pelo navegador. Continuamos sem poder fazer ligações usando o cliente para desktop; além disso, ainda não é possível compartilhar arquivos de áudio (não confundir com gravações de voz), local e contatos.

Ainda não é possível ter no desktop a mesma experiência que temos com o app no smartphone.

Se você já usou o Skype no navegador e como software para PC, sabe que existe uma grande diferença na estabilidade destes dois clientes. Mas, ainda melhor que isso, é poder usar o Skype no desktop com a mesma experiência que temos com o app no smartphone. Infelizmente os desenvolvedores do WhatsApp optaram apenas por copiar o cliente web para o desktop.

Vale a pena baixar o aplicativo do WhatsApp no desktop

Levando em consideração a similaridade dos serviços de web e desktop, diria que ainda não existem vantagens em optar pelo uso do WhatsApp no computador em vez do navegador. Ainda não podemos fazer o login e sincronizar o serviço em diferentes dispositivos, por exemplo. Ainda não podemos contar com o recursos de ligações e ainda temos que usar o aplicativo conectado ao celular.

androidpit bra whatsapp on desktop 2
A versão do WhatsApp na Web e no desktop, neste momento, não são diferentes / © ANDROIDPIT

Depois de testar o cliente para desktop do WhatsApp, a impressão que tenho é a de que o serviço ainda deixa a desejar em muitos sentidos, especialmente no que toca às chamadas de voz e compartilhamento de contatos, arquivos de áudio e localização.

Além disso, muitas pessoas usam o WhatsApp Web no trabalho, pois não possuem acesso administrativo do computador da empresa, ou da universidade, logo, usar o mensageiro no navegador ainda é uma melhor opção nestes casos. Até o momento não sabemos se o WhatsApp vai manter ambos os clientes web e desktop. Mas considerando a atual conjuntura, creio que sim.

Como baixar o WhatsApp para Windows ou Mac

Para baixar o aplicativo do WhatsApp no seu desktop, você precisa ter o Mac OS X 10.9 ou superior, ou Windows 8 ou superior. Depois, basta acessar o site oficial do serviço através deste link.

Como bem lembrado pelo nosso leitor, AB Barros, "o aplicativo não está disponível para sistemas 32bits, apenas para os de 64bits". Essa informação pode ser percebida no momento em que você faz o download do arquivo executável para Windows.

Você vai instalar o aplicativo do WhatsApp dedicado para Windows e Mac ou prefere continuar usando o cliente web?

548 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Carlos Barbosa há 10 meses

    Jamais sera um Telegram Desktop :)

  • Lucas Assunção há 10 meses

    Vale lembrar que... O App do WhatsApp para Windows, é baseado no Chromium Project
    É apenas um Chrome adaptado apenas para o WhatsApp, a semelhança com o WhatsApp Web é por conta disso

    Usei um Software aqui, e ele me mostra a classe das janelas abertas no PC

    Classe do Chrome: Chrome_WidgetWin_1
    Classe do WhatsApp: Chrome_WidgetWin_1
    Classe do Telegram: Qt5QWindowIcon

    Façam o teste ai, vejam inclusive o consumo elevado de memória RAM, aqui ficou 3 processos abertos chegando a quase 130MB de consumo de RAM

    Só encontraram uma forma "fácil" de calar a boca dos usuários que estavam cobrando um App para Windows, Linux e MAC

  • Junior Fornazi há 10 meses

    o programa para desktop do telegram parece ser bem mais promissor. poderiam fazer um comparativo entre estes 2 clientes para PC/MAC

  • Damasceno V. há 10 meses

    No momento, não há vantagem em usar o Whatsapp no PC. O Skype tem uma integração melhor e uma experiência de uso muito superior.

120 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi