O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 33 Compartilhado 29 Comentários

WhatsApp e Facebook Messenger: será que vão se unir?

Já passou algum tempo, mas a preocupação de muitos com a fusão entre o WhatsApp e Facebook após a aquisição do aplicativo pela rede social,continua. Mesmo com o recente anúncio do grupo beta própria para o app do Android do Facebook Messenger, muitas questões ainda vêm à cabeça. Como é que fica a troca de mensagens instantâneas? E sobre a privacidade dos usuários? Será que o Facebook Messenger vai sumir?

whatsapp facebook new logo
© Facebook, WhatsApp, AndroidPIT

Vamos deixar as coisas bem claras

Recentemente, o CEO do WhatsApp, Jan Koum, tentou acalmar a situação novamente. Em um comunicado oficial no blog do WhatsApp (cujo link você encontra abaixo), ele disse:

O respeito pela sua privacidade está em nosso DNA, e nós construímos o WhatsApp em torno do objetivo de saber o mínimo possível sobre você: você não precisa nos dar seu nome e nós não pedimos pelo seu email. Não sabemos quando é seu aniversário. Não sabemos seu endereço. Não sabemos onde você trabalha. Não sabemos sobre as coisas que você gosta, sobre o que procura na Internet ou sobre sua localização via GPS. Nenhum dado desse tipo jamais foi coletado e armazenado pelo WhatsApp, e nós realmente não planejamos mudar isso. 

Não se engane: nossa futura parceria com o Facebook não comprometerá a visão que nos trouxe até aqui.

O que o Facebook está fazendo a respeito?

Eu não posso deixar de pensar que um aplicativo como o Facebook Messenger não faz sentido, especialmente com uma versão Android da rede social, e agora com o WhatsApp sob sua propriedade. O que eles fizeram foi, na verdade, a compra de seus usuários (que rivalizam com os de Facebook Messenger).

Hoje o Facebook parece estar passando longe da minha teoria (estou convencida de que, mais cedo ou mais tarde, vão fundir os dois apps, ou talvez simplesmente nos deixar sem WhatsApp?). Recentemente, eles anunciaram um grupo beta para aprimorar seu app de mensagens instantâneas. Não é um pouco suspeito?

Para participar dos  testadores Beta para o Facebook Messenger do Android, você precisa se juntar ao grupo G+ Messenger Beta e lá selecionar "Tornar-se um testador". Isso permitirá que você baixe o aplicativo de teste.

O que os diferencia? Como seria uma versão unificada?

O Facebook Messenger possui muitos detratores. Em alguns casos, pode ser devido apenas ao seu nome; por conta da empresa que o criou, e não pelo modo como funciona.

Esta aplicação requer uma conta na rede social, e acho que esse é detalhe do qual muitas pessoas se esquecem. Eu sei que o Facebook tem uma reputação de acumular dados sobre seus usuários (e o faz), mas o seu aplicativo de mensagens instantâneas não tem por que ser assim. Talvez o principal problema é que o Facebook Messenger não te deixa encerrar a sessão; geralmente você pode fazer logoff do Facebook ou apagar dados do aplicativo nas configurações do telefone. Isto leva a muitas complicações. Mas se você pensar por um segundo, o WhatsApp também não permite que você faça isto! 

É claro que eles têm diferenças , e nesta tabela de comparação você pode ver melhor:

  FACEBOOK MESSENGER WHATSAPP MESSENGER
PREÇO Grátis Grátis no primeiro ano; 
$0.99 USD/por ano depois 
CHAMADAS GRATUITAS Sim No momento, não 
CONTA NECESSÁRIA Conta do Facebook ou número de telefone Número de telefone
HORA DA MENSAGEM E CONFIRMAÇÃO DE LEITURA Sim Sim
BACKUP AUTOMÁTICO DE MENSAGENS Via Facebook (web) Diariamente às 4 da tarde
REPUTAÇÃO DE SEGURANÇA Ruim Não muito boa
ENVIO DE MENSAGENS Sim Sim
ENVIO DE VÍDEOS Não Sim
ENVIO DE EMOTICONS  Sim, alguns com movimento Sim, animados na versão beta
ENVIO DE MENSAGENS DE VOZ Sim Sim
FUNÇÃO DE BUSCAS Sim Sim
ENVIO DE DADOS DE LOCALIZAÇÃO Sim Sim
OPÇÃO DE ENCERRAR SESSÃO Não  Não
CHAMADAS EM VÍDEO Não Não
FUNDOS DIFERENTES Não Sim
NOTIFICAÇÕES PERSONALIZADAS Sim Sim

Na verdade, eu acho que o WhatsApp é um serviço de mensagens instantâneas sólido e básico (menos quando ele falha , é claro), e não está ligado a serviços mais amplos; só exige que os destinatários tenham o aplicativo instalado também. Neste sentido, dá mais segurança do que o outro aplicativo em questão.

Uma outra vantagem é clara no Facebook Messenger: você pode facilmente ver as mensagens do seu computador (tendo o perfil na rede social), um recurso que certamente estaria presente em uma eventual fusão.

E aqui entram em jogo novamente as dúvidas sobre privacidade, crítica que o Facebook - e não o WhatsApp - recebe de tempos em tempos. É meio que como a serpente que morde a cauda, ​​pois, ao se melhorar o WhatsApp com algumas características do Facebook Messenger, se aproxima a eventualidade de o aplicativo ser definitivamente vinculado à rede social. 

Na verdade, se você pensar sobre isso, o problema não tem a ver com o Facebook Messenger, mas sim com o próprio Facebook. O que aconteceria se o WhatsApp se unisse à rede social?

Diante dessa tabela de diferenças, caso ambos fossem consolidados em um único serviço, qual aplicativo se somaria a qual? Que funções seriam consolidadas? Que recursos estão faltando para os dois serviços? Deixe sua opinião nos comentários!

 

33 Compartilhado

29 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ali diz que os backup das conversas do Wpp é as 4 da tarde, mas na verdade é as 4 da manhã ;)

  • .

  • Arthur Guzzo o Whatsapp não possui confirmação de leitura, apenas confirmação de entrega ;-)

  • uma opção que da muitos pontos ao whatsapp em relação ao facebook messenger é o envio automático de mensagens pendentes

  • Arthur eu nao uso app de mensagens. Eu ainda sou mais sms, pra ler as mensagens precisa ficar com dados móveis/wifi ligado pra receber as mensagens, e eu que trabalho muito com celular nao posso ficar sem bateria então preciso economizar a bateria ao máximo, mas se fosse usar algum eu usaria o Line. Robson otima refeição essa sua. Eu moro em Curitiba esse prato típico no nordeste não é muito conhecido por aki. Mas eu ja comi e gostei muito mas é bom comer cuzcuz com manteiga.

  • o que eu vi do emoticon animado é só o coração mais nenhum.

  • acho que deveria funcionar só um unico APP, inicialmente com a função do whatsapp (contatos com listas telefônicas) e como opção o usuário inserir os contatos do facebook através do email.

  • lukas, comi cuzcuz com salsicha, kkkkkkk.... Até q eh bom vai.... Agora a noite comi farinha láctea... Hehehehe.....

  • Eu realmente não vejo o problema em relação a privacidade. O whatsapp e o facebook tem suas msg guardadas do msm jeito então uma fusão não faria uma grande diferença, muito mimimi pra pouca justificativa. qq coisa tem o telegram ai pra vcs

  •   14

    Lukas Andrade;

    Eu não comi pão de manhã, mas em compensação, comprei uma mortadela defumada pra comer agora à noite kkkk.

    A matéria é sobre que assunto mesmo rs?

  • n sei para q o drama... os 2 funciona q é uma maravilha

  • Acho que ou o facebook destrói o whatsapp (meio problemático, seriam 19 bi praticamente depositados no lixo) ou passa a conectar usuários das duas redes mantendo ambos os apps em paralelo (um pouco bagunçado pq eles tem recursos diferentes e caso o face resolva guardar mensagem do whatsapp estaria contradizendo tudo dito anteriormente) ou deixa como está (oque é meio difícil de compreender).
    Acho que a segunda alternativa, apesar de tudo, faz mais sentido e talvez seja melhor para nós usuários.

  • ontem eu tentei atualizar mas toda hora dava erro. só consegui atualizar hoje de manhã ....
    e também faz uns tres meses que o visual do meu Facebook mudou totalmente. ... mas depois que atualizei voltou ao normal novamente. ... o estranho é que nao fiquei sabendo de nenhuma outra pessoa que tenha recebido aquele visual também. ...

  • Claro q serve :-)

  • Eliel jose recebi sim essa nova atualização, somente ontem recebi três atualizações!!! Ficou muito bom, mas acredito que ainda virá mas mudanças por ai!!! Sim, comentários com fotos também voltou nesta atualização o seu também?

  • ....e também trás informações do contato logo de cara ...

  • Gente! desculpa interromper o assunto , mas o Facebook do meu Android fez uma grande mudança em meu perfil .... alguem que é testador beta ja recebeu atualização ?
    agora da pra mim ver todas as fotos apenas rolando a capa do perfil que eu visito. ... achei bom demais essa nova função. ..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi