O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 604 Compartilhado 135 Comentários

WhatsApp fora do ar - o que fazer?

Por uma decisão judicial, o WhatsApp está, pela terceira vez, bloqueado pela Justiça brasileira.  A ordem foi expedida pela juíza Daniela Barbosa e já sendo cumprida pelas principais operadoras do Brasil  - Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo. Mas o que podemos fazer a partir do momento que messenger em questão sai do ar?

Meu WhatsApp parou de funcionar a partir das 14hs do dia 19 de julho de 2016 - o que fazer?

A primeira coisa é saber o que não fazer: não force o fechamento do aplicativo, não limpe o cache ou apague os dados do WhatsApp. Isso eliminará todos os diálogos e fotos sem resolver o problema.

Se quiser continuar a usar o aplicativo durante o período de bloqueio, muitos usuários têm recomendado o uso do VPN. Serviços como o Private Tunnel ou o Betternet têm possibilitado o uso do aplicativo de mensagens. Para saber como usá-los, confira nos artigos abaixo:

Private Tunnel VPN Install on Google Play Betternet Free VPN Proxy Install on Google Play

WhatsApp fora do ar por problemas técnicos

Antes disso, um dia depois que o Facebook anunciou a compra do WhatsApp, o aplicativo de mensagens ficou fora do ar, sofrendo uma das piores quedas no âmbito mundial de sua história. Não foi a primeira nem será a última vez que ele fica fora do ar. O que fazer nesse caso? Ou melhor dizendo: o que não fazer?

Como sei que o WhatsApp está fora do ar?

Existem vários sinais, bastante óbvios, que farão você notar que o seu WhatsApp não funciona:

  • Não consegue nem enviar nem receber mensagens. Você vê um relógio “pensando” ao lado de uma mensagem enviada e nunca chegam os símbolos de envio (“double check”);
  • Você não pode ver a última conexão dos seus contatos (mas atenção, essa função agora também pode ser configurada. Veja como aqui.);
  • Aparece uma mensagem de erro “local connection timeout”.

Ações possíveis para identificar o WhatsApp fora do ar e solucionar o problema

Primeiro assegure-se de que não se trata de uma queda geral, como a última. Experimente essas dicas:

  • Certifique-se de que o seu 3G ou Wi-Fi estejam conectados. Desconecte-os e volte a conectá-los. Se não funcionar, experimente com outras redes Wi-Fi;
  • Confira todas as permissões na configuração do seu dispositivo;
  • Desligue e reinicie o seu dispositivo;

Se nada disso funcionar, o WhatsApp está mesmo fora do ar. Durante a última queda, alguns amigos forçaram o fechamento do aplicativo, limparam o cache e até apagaram os dados do app, ação que elimina todas as suas conversas, imagens, etc. Nada disso funciona. A única solução é esperar, e também usar as redes sociais e um aplicativo de mensagens alternativo.

Meus conselhos para as próximas vezes que o WhatsApp ficar fora do ar

Depois dessa experiência, aqui estão alguns conselhos para a próxima vez que o WhatsApp sair do ar:

  • Tenha sempre uma cópia de segurança do seu histórico, com os diálogos, fotos, configurações etc;
  • Confira sempre o Twitter oficial do WhatsApp, porque um anúncio oficial é publicado sempre que há uma queda de serviço.

Se a equipe do WhatsApp ainda não disse nada, pergunte a alguém ou consulte na internet antes de fazer algo tão radical como apagar dados ou desinstalar e reinstalar o aplicativo. É provável que em alguma parte do mundo alguém tenha reportado a falha nas redes sociais.

O que você está fazendo durante o bloqueio do WhatsApp no Brasil?

604 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

135 Comentários

Escreva um comentário:
  • É muito simples: quando bloquearem o WhatsApp, é só ativar o Psiphon ou outro app semelhante e continuar enviando suas mensagens sem problema.

  • Eu havia até me esquecido do bloqueio, pois uso direto o Opera Max pra economizar no meu pacote de dados (funciona mesmo) e, como ele funciona através de um VPN, continuei usando a tarde toda até achar estranho ninguém me responder...me senti tão só! Kkkkkkk

  • Nossa, parece que sem Whatsapp o celular não tem utilidade nenhum para algumas pessoas
    Não se esqueçam que, primariamente, os celulares foram desenvolvidos para realizarem chamadas telefônicas
    Fora que temos Telegram, Messenger e ICQ funcionando

  • O que você está fazendo durante o bloqueio do WhatsApp no Brasil?
    Resposta: Esperando. Não sou um retardado que se não tiver funcionando um mísero app de mensagens, a vida vai acabar. Existem milhares de apps semelhantes pra quebrar o galho. Além disso, mesmo que as mensagens do Whats sejam encriptadas, usar essas ferramentas pra burlar o sistema corre o sério risco de entregar de mão beijada todos os seus dados, entre senhas, emails, contatos, fotos, o que você faz na internet etc pra sabe lá quem.

  • Não fede e não cheira. Que fique fora do ar pelo tempo que eles desejarem

  • O que fazer? 1 - Ligar. 2 - Usar o velho mas funcional SMS. 3 - Continuar com o Telegram. Simples assim.

  • Em resposta à pergunta do redator da matéria, o que estou fazendo com o WatssApp estando fora do ar?
    Resposta: O que sempre fiz, ligando para quem preciso.´
    Fiquei sabendo que o tal programa tinha saído do ar, por acaso, não me faz falta. Há, mas e quem quer falar com você, omo faz? A resposta a pergunta anterior é pertinente, quem quer realmente falar comigo, me liga. Simples assim.

    •   32

      Cuidado pra não ser apedrejado!! Se bem que tu não mencionou o aplicativo que parece que não pode ser mencionado aqui então ficará de boa. E eu concordo contigo, mas o problema é que os tais dos mensageiros tem recursos que ligação e sms normal nao tem x.x

  • Com esse bloqueio, vou de Telegram, que gosto muito.

  • O WhatsApp parau, o que fazer?
    Simples: Usar o telefone para a sua principal e primária função: Fazer chamadas telefônicas!

  • Como o telegram é meu app principal de mensagens faz tempo isso não me afeta em nada, e não vou sair usando VPN por causa disso.

  • Ai vc esta de boa conversando no whatsapp com seus amigos e vem um juiz muito sabido e resolve que o dono dessa droga de zapzap ja ganhou dinheiro demais e ferra com a sua pobre vida digital. Nada de troca de mensagens inúteis (maior parte) e a ampla futividade de imagens e vídeos zueiras que faziam a gente rir todo momento... obrigado sr Juiz, o dono dessa droga esta muito desapontado com vc dentro da sua mansão de meio bilhão de dólares... O jeito vai ser esperar um deputado inocente e oportunista querer derrubar essa liminar #EsperandoAlguémEntrarComEmenda #Bora Telegram kkkkk

  • Meu celular é Windows Fone, tem como fazer meu WhatsApp voltar a funcionar nesse sistema operacional?

    • ainda não vi esse fone do Windows

    • Meu aparelho também é um Windows Phone. Aqui o WhatsApp ainda está funcionando normalmente, se não fosse por essa matéria eu não ficaria sabendo da suspensão. Mas caso pare de funcionar, basta usar um app de VPN como foi dito acima, o procedimento é o mesmo. Da última vez que o WhatsApp ficou fora do ar, eu usei o app 'Hotspot Shield Free VPN' e deu certo.

  • Recomendo a quem estiver desesperado que aproveite essas 72 horas e procure um tratamento...

  • Telegram, rápido, fácil e melhor ! Pessoal tem que se abrir ao novo.

  • É só usar o Telegram e correr pro abraço.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi