O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
73 Compartilhado 24 Comentários

Google leva 12 anos para bater o mesmo recorde que o WhatsApp atingiu em apenas 7!

A forma como nós nos comunicamos mudou muito nos últimos anos. Quem é que escreve cartas ou usa um orelhão hoje em dia? Os serviços de mensagem instantânea e de e-mail são, para muitos usuários, o melhor caminho para a comunicação. Dois dos maiores nomes deste serviço já estão sendo usados por mais de 1 bilhão de pessoas cada.

A Alphabet Inc., conglomerado que possui o Google e o Android, divulgou as cifras dos lucros do quarto trimestre de 2015 e estes foram muito positivos. Eles conseguiram uma margem de lucro de 21,33 bilhões de dólares, totalizando um aumento de 18%. E seguindo a onda de boas notícias, as ações da Alphabet Inc. ultrapassaram as ações da Apple, posicionando a Alphabet Inc. como a empresa mais valiosa do mundo.

Como consequência desta informação, o CEO do Google, Sundar Pichai, resolveu também divulgar que a plataforma de e-mails da companhia, o Gmail, tem um público ativo de mais de 1 bilhão de usuários. Não demorou muito para que o WhatsApp aproveitasse a oportunidade e, algumas horas depois do comentário sobre o Gmail, informou que o mensageiro também conta com mais de 1 bilhão de usuários.

Os números são impressionantes, ainda mais se pensarmos que a terra tem uma população total de mais ou menos 7,3 bilhões de pessoas.

As cifras divulgada pela Alphabet Inc. e pelo WhatsApp devem ser apreciadas com cautela, pois o Google não especifica o que seria um "usuário ativo". Não são poucos os que criaram uma conta no Gmail, mas nunca usaram, certo? Com o WhatsApp é a mesma coisa, a forma como se identifica os usuários ativos é um tanto quanto nebulosa.

No blog do WhatsApp, a notícia foi pelo menos um pouco mais clara: "1 bilhão de pessoas usam o WhatsApp", afirmando que realmente 1 bilhão de pessoas usam o serviço. O quão ativo estes usuários são, não se sabe. Este número também não exclui o serviço de mensagens do Gmail. Usar as duas plataformas não é nenhum problema.

Mesmo que não sejam exatamente dois bilhões de pessoas usando o Gmail e o WhatsApp, as cifras revelam quão grande o mercado de comunicação por mensagem realmente é. Mas uma verdade seja dia, o Google precisou de 12 anos para que o Gmail chegasse a 1 bilhão de usuários e o WhatsApp fez isso em apenas 7!

E você, qual plataforma usa mais? Mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram ou serviço de e-mail como o Gmail?

Os comentários favoritos dos leitores

24 Comentários

Escreva um comentário:
  • Gmail? Depois que descobri a interface no Inbox nem lembro mais como é o Gmail! Uso o serviço do Gmail sim, mas pelo Inbox. Inbox é muito melhor!!!!! E, Whatsapp??? Obrigado, prefiro Telegram! 😀

  • Utilizo os dois. Tanto o Whatsapp quanto o Gmail me atendem bem, seja pra mandar um alô instantâneo, quanto receber mensagens mais formais e ofertas. Ponto pros dois.

  • Não entendi muito bem a matéria. Penso que são plataformas distintas.

  • Comparação desnecessária.

  • Concorrente do Wats

    www.wowapp.com/w/anderson_carafini/Anderson-Carafini

  • Não acho uma comparação valida!

  • Não da pra comparar a questão do tempo visto que 12 anos atrás o acesso a celulares popular a celulares nem existia e a quantidade de pessoas com internet era bem menor. O proóprio Whatsapp dobrou de número de usuários após a compra pelo Facebook.

  • Uso o telegram e o gmail.

  • Não sei o que seria de mim sem o Gmail para receber meuss boletos e pagar na comodidade da minha casa 🏡, existem outros serviços de email claro.

    Mais a interface do Gmail é muito superior aos demais,
    Obs:apenas meu nome ponto de vista
    WhatsApp é natural ter o mesmo número ou mais afinal de contas como mencionado por outro leitor do fórum, a um público jovem que utiliza o aplicativo em massa, já o Gmail é uma alternativa que poucos jovens utilizam no dia a dia

  • Serviços diferentes o Whats app bateu mais rapidamente pois é um serviço que mais pessoas usam, uma criança de 13 anos não tem pra que querer ter um email, mas tem whatsApp, pessoas mais velhas têm emails e tbm tem whatsApp. ISso sem contar que o Gmail enfrentou e enfrenta Outlook (antes hotmail) o yahoo e o WhatsApp se espalhou sem concorrentes (se eu estiver errado me corrijam) que chegaram só depois e mesmo com mais recursos a moda é WhatsApp.

  • WhatsApp
    Gmail

  • Não uso tanto o g-mail por conta da minha empresa ter domínio próprio, então raramente uso meu e-mail para resolver as coisas, agora, Telegram e Whatsapp...

  • Uso os dois, e não adiante comparar o crescimento do gmail com o whatsapp, pois o gmail é uma plataforma de 12 anos que só era acessado por computador e muita gente não tinha, depois que apareceram em celulares, já o whats cresceu rapido pois começou com dispositivos portáteis que maior parte tem, numa era de ouro para dispositivos mobile

  • Quer comparar a época onde só existiam telefones Nokia 3310 e computadores que nem todos podiam ter.

  • Esperando ver em quanto tempo algum concorrente bate o Whatsapp.

    Telegram?


    Whatsapp 7 anos, Telegram 2 anos e 2 meses

  • Creio que são números muito inflados; não necessariamente porque as empresas os usam p/ contar vantagem, mas porque existe um problema além de definir o que se entende por "conta ativa": uma coisa é cada uma saber a quantidade de contas ativas, outra coisa é saber a quantidade real de USUÁRIOS.

    Tipo, eu mesmo tenho 3 contas de Gmail (p/ assuntos de trabalho, pessoais e de fóruns etc.), acessadas de variados IPs. E, semana passada, um conhecido que teve o celular roubado comprou outro c/ outro chip e abriu outra conta whatsapp. Então só aí são 5 contas ativas, porém apenas 2 usuários...

  • apesar de n concorrerem entre si ne... whatsapp não é email

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi