O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 512 Compartilhado 126 Comentários

WhatsApp pode ser bloqueado novamente por ordem judicial!

Ao que parece, a Justiça está determinada a levar a investigação que envolve a quebra de sigilo de dados do WhatsApp a uma nova instância. Agora, o messenger terá que apresentar um laudo técnico provando que é incapaz de reverter o processo de criptografia das conversas. Caso isso não ocorra, o serviço estará sujeito a novo bloqueio por determinação do Supremo Tribunal de Justiça. Confira detalhes a seguir.

Segundo apurou o UOL, os novos passos dessa investigação dependerão da colaboração do WhatsApp com a Justiça. Juristas ouvidos pelo site acreditam que o processo que envolve o app e o juiz Marcel Montalvão, da comarca de Largato (SE), deve ser levado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Se acatado pelo tribunal o comunicador estará sujeito a novos bloqueios.

Tudo dependerá de como será elaborado o relatório que será encaminhado ao STJ. Se Montalvão julgar que é necessário suspender o WhatsApp novamente para dar continuidade as investigações e o STJ acatar o parecer, há boas chances do comunicador sofrer novo bloqueio.

O WhatsApp precisa provar que criptografia é irreversível 

Um novo bloqueio do WhatsApp deve ser encarado como uma possibilidade real, visto que o juiz já apelou para todos os tipos de acordos e sanções possíveis para fazer com que os responsáveis pelo messenger colaborassem com o caso, cujas investigações abordam um sistema de tráfico de drogas. Além de multas e do bloqueio do comunicador, o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, chegou a ser preso no início do ano por determinação judicial.

O novo bloqueio do WhatsApp deve ser encarado como uma possibilidade real

Ainda segundo os especialistas ouvidos pelo UOL, a única alternativa para livrar o serviço de novos bloqueios seria a elaboração de um laudo técnico, uma espécie de perícia, que apontaria se o WhatsApp é capaz ou não de reverter o sistema de criptografia End-to-End usado nas conversas. 

AndroidPIT best messenger apps 1 whatsapp
WhatsApp ainda está sujeito a novos bloqueios / © ANDROIDPIT

Segundo especialistas em segurança da informação, o WhatsApp não tem interesse em elaborar esse laudo, visto que, internamente, é de conhecimento do serviço que este sistema de criptografia pode ser revertido tecnicamente.

Em entrevista ao AndroidPIT,  a advogada Gisele Truzzi, especialista em Direito Digital e proprietária do escritório Truzzi Advogados, afirmou que o comunicador pode fornecer dados cadastrais como endereço de IP, IMEI, data, hora, nome do usuário e número do celular. "São informações que estão disponíveis e que, até pelo Marco Civil da Internet, a empresa é obrigada a armazenar por seis meses”, declarou. "Isso se diferencia do conteúdo das conversas que, aí sim, existe a privacidade do usuário e até a questão técnica da criptografia End-to-End". 

Projeto de Lei que protege os messengers de bloqueio ainda não é efetiva

Ainda não sabe quanto duraria uma eventual nova suspensão do WhatsApp a partir de uma determinação do STJ, que é uma instância superior da Justiça brasileira. Mas é possível supor que ela teria uma duração maior, visto que o primeiro bloqueio foi de 24 horas (que durou 12 horas na prática) e, o segundo, foi de 72 horas - que durou 25 horas antes de ser derrubado por nova liminar.

Vale lembrar que na última quarta-feira (04/5), a CPI dos Crimes Cibernéticos aprovou um projeto de lei que prevê o bloqueio de qualquer aplicativo que esteja sendo acusado de conduta ilegal, mas que exclui os apps de mensagens. No entanto, o projeto ainda precisa passar pela aprovação da Câmara dos Deputados. Logo, pelo menos por enquanto, ele não serve para proteger nem os messengers e, consequentemente, nem os usuários.

Você, acha que o WhatsApp pode ser suspenso novamente?

Via UOL

Os comentários favoritos dos leitores

126 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não só pode, como deve ser bloqueado

  • .

  • A grande verdade é que gosto não se discuti eu acho uma puta sacanagem bloquearem um programa que vem beneficiando á maioria da população!!!! Mas no Brasil é assim tudo que é benefício em prol do povo pobre eles arrumam um jeito de burlar me poupem vão procurar rastrear celular desses bandidos de terno e gravata pode ter certeza se acabarem com uso do whatsapp daremos um jeito e partimos para outro para mim hoje é um app indispensável, pois economizo em ligações e mensagens tenho fechado bons negócios por conta deste tipo de comunicação.

  • Todos os aplicativos eram para ter no cadastro o CPF e não poder usar mais de um chip por CPF, tipo assim, vc cadastrar seu numero OI e o CPF, e não poderia ter outra conta com outro chip.

    • Não acho que deveria ter em todos, até pq vai que um dev mal intencionado usa seus dados pra fazer merda, mas sou a favor de todos os APP validarem o login através do número de telefone, que teoricamente, as empresas de telefonia já tem esses dados. Já essa questão do whatsapp acho que deveriam ir atrás do telefone dos envolvidos.
      Mas se bloquearem o whatsapp, não vai fazer falta, trem telegran, Imo, hangouts, vibe e mais um monte de APP, não entendo esse desespero do pessoal, bloqueou um instala outro kkkkkk

  • Para mim tanto faz,instalei uma vez e não vi a graça desse aplicativo, desinstalei já!!! Agora vamos trabalhar.

  • Eu não dou a mínima pro bloqueio do Whatsapp, o que me preocupa é o que tem por trás disso. Me preocupa o fato de que o Estado quer responsabilizar um aplicativo pela sua incapacidade de fazer a lei ser aplicada.
    - Estão acontecendo crimes no nosso estado e estão usando pombos pra mandar msg!
    - A partir de hj, estão proibidos pombos no país, mate todos!

    A culpa não é dos pombos, nunca foi e nunca será dos pombos! Será tão difícil entender assim? Esse aplicativo não foi concebido pra fiscalizar o país, isso é DEVER das autoridades. Obviamente que tendo acesso às conversas feitas utilizando este, daria uma maior agilidade nesse processo, mas se uma das funções do app em questão, e algo que todos que usam sempre cobram e se orgulham em enaltecer, é exatamente a privacidade, então como faz?

  • quem não quer ficar sem watsapp e só comprar um roteador, já que só bloqueia se usar a internet da operadora

  • tô rindo muito dos comentários aq kkkkk, geral achando q o bloqueio tem a ver com as operadoras, limites e blá blá bla kkkkkkk, mds

  • As pessoas só enxergam o que querem mesmo.

    1 - O aplicativo foi bloqueado porque não colabora com a justiça. Imagina que alguém da sua família morre num crime tramado pelo aplicativo. E aí a justiça não consegue os dados do que aconteceu através do aplicativo.. Ótimo isso, né? SQN

    2- "Ah que o Brasil é um país de merda", pois é... E com tanta coisa errada a população não lutar por seus direitos como educação, saúde e tantas outras coisas que estão consumindo nosso povo com tanta corrupção, mas o whatsapp saiu do ar. "Nossa, isso é um absurdo, vamos protestar e reclamar muito" Ah vá!

    3 - "Tanta coisa mais importante pra se preocupar e a justiça tira o App do ar" cada caso é um caso, a justiça que cuida disso não é a mesma justiça que cuida do doping de um jogador, que não é a mesma justiça que cuida de casos de corrupção. Aqui a coisa acontece na justiça criminal. Então, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

    4- O povo parece doente, okay que muita gente use o serviço, mas ninguém morre se ficar 3 dias sem usar um aplicativo. Falta do que fazer não é a justiça bloquear o aplicativo, é essa preocupação exacerbada das pessoas em ficar horas sem o "Zap" fala sério!

    • Falou tudo (Danilo Ribeiro). É isso aí.

    • Eae Danilo blz? Vi muitos comentários parecidos com o seu no g1 e no estadão (vai saber se é coincidência), então vamos lá. Eu particularmente não uso muito o Whatsapp, mas com certeza nesses mais de 70 milhões de pessoas alguém deve depender dele para N coisas. Esse caso é só mais uma injustiça no Brasil pq em vez de os nossos deuses encarnados chamados Juízes punirem a empresa dona do aplicativo ele pune os usuários; Vi q vc gosta de analogias, aí vai a minha.
      Imagina que alguma empresa telefônica não quer contribuir com a nossa amada justiça, e com isso um juiz de Serra Talhada no interior de Pernambuco resolve bloquear as redes dessa empresa ou seja ninguém liga mais nessa bagaça, até aí vc pode dizer q é só usar outro chip enfim mas vamos imaginar as pessoas que tiveram algum imprevisto, não conseguiram comprar outro chip afinal o número de usuários da maravilhosa TIM (que não vai por limite na internet fixa e o face, whats, insta é tudo de graça, segundo uma mensagem que eu recebi) é maior que o do whats.
      Isso é só um caso q vai dar uma chiadeira mas pode ser contornado, mas pensa se acontecer com bancos ou qualquer serviço prioritário.
      O facebook já disse q o Whatsapp "NÃO ARMAZENA OS DADOS DAS MENSAGENS!!!", ele pode armazenar não sei, são bastante, mas isso talvez seja um reflexo na capacidade de investigação do nosso país. Pq essa criptografia é relativamente nova e a procura por esse pessoal aí do interior do Ceará com certeza já deve ter um tempo, ou seja, o juiz precisa do celular do cara pra conseguir provar q ele é um criminoso. DO CELULAR!!!!
      Realmente nesse clima de endeuzamento de magistrados é compreensível q o pessoal vá baixar a cabeça para as ações desse pessoal. Tem um vídeo bom, uma animação na verdade que faz vc refletir um pouco sobre vigilância governamental:
      youtube.*com/watch?v=V9_PjdU3Mpo

      Tem legendas.







      P.s.: Esses seus pontos 2 e 3 meio q se contradizem um pouco, só um pouco.

      • Li seu texto, fico muito motivado quando alguém tem visão clara e coloca seu ponto de vista.
        Não só por dar combate ao conformismo,mas por tentar esclarecer algo sobre fatos.
        Digo tentar porque,porque muitos fogem dos fatos,e divulgam por ai ideias conformistas sobre tudo.
        Seu caminho é penoso, vera pessoas se afastarem quando chega a mensagem clara.
        Justamente as que mais precisavam entender,e poderiam ajudar.
        Boa sorte,continue a caminhada.

      • Se o sujeito(a) não gosta de ler...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi