O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 361 Compartilhados 95 Comentários

Review do WhatsApp: suporte para versões antigas do Android acaba em janeiro

Você já deve ter ouvido falar alguma vez que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. De fato, o mensageiro é a opção mais utilizada no mundo, embora não seja uma preferência em muitos países, como nos Estados Unidos. Resolvi olhar para as funções novas e antigas do WhatsApp e fazer este review, detalhando os recursos que mais me chamaram atenção.

Atualização: Além disso, no tópico "Relação Preço/Desempenho" você poderá consultar em quais versões do Android o app continuará rodando, visto que em versões mais antigas o mensageiro será descontinuado a partir de janeiro.

Destacar mudanças recentes

Avaliação

Prós

  • Popular entre os usuários
  • Funcional

Contras

  • Privacidade e termos de uso
  • Interface pouca prática
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Alcatel Idol 4 6.0 Não 2.16.357 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

O WhatsApp é um aplicativo fácil de usar, com interface simples e comandos enxutos. A primeira tela do app, sua interface principal, é um bom exemplo dessa simplicidade. É claro que em alguns momentos a interface se mostra pouco prática, principalmente por não expor algumas funções de forma mais clara.

As guias da tela inicial reunem as chamadas, as conversas e os contatos. Adicionou algum contato na agenda do seu Android? Então basta criar uma nova mensagem e enviá-la para seu novo destinatário. É um pouco difícil acontecer problemas com a sincronização da agenda do aparelho com o WhatsApp. Geralmente, os problemas acontecem devido a algum problema no processo de sincronização da Conta do Google.

As funções de configuração que ela tela de início exibe são poucas, mas boas o suficiente para não precisar ir toda hora nas configurações gerais do WhatsApp. Temos nessa interface, além da opção de pesquisar e criar nova mensagem, os seguintes comandos:

  • Novo grupo: é possível criar um grupo com até 256 contatos participantes. O usuário pode convidar um integrando usando QR Code, e também menciona-lo no grupo usando o "@" antes do seu nome;
  • Nova transmissão: esse sistema permite enviar uma única mensagem para uma lista de contatos selecionados, sem a necessidade de um grupo;
  • WhatsApp Web: essa opção habilita a versão web do serviço, que pode ser usada em qualquer computador através do site web.whatsapp.com;
  • Mensagens marcadas: o WhatsApp permite que os usuários possam marcar mensagens específicas com estrelas. Para encontrá-las, basta acessar essa opção;
  • Status: lembra do MSN Messenger? Então, essa é a ferramenta onde você pode mudar seu status de disponibilidade;
  • Configurações: acesso às configurações gerais do WhatsApp.

 É claro que algumas ferramentas são bem mais famosas que outras, como as mensagens marcadas, por exemplo. Muitos usuários ainda tem o costume de dar um screenshot da tela para memorizar alguma conversa ao invés de marcar trechos de conversas com uma estrela.

whatsapp inicio tela inicial
Opções da tela inicial / © AndroidPIT

Conversas

O ponto alto do WhatsApp, e também o recurso que os usuários mais se interessam. Assim como a tela principal, existe um menu de configurações (três pontos empilhados no canto superior direito) onde alguns recursos exclusivos para bate-papos podem ser acessados. A seguir os comandos principais:

  • Ver contato: exibe um painel com informações do usuário, como telefone, arquivos que foram trocados e opções de privacidade;
  • Mídia: abre um painel onde estão todas as mídias trocadas com o contato selecionado, como endereços de sites, documentos, fotos e vídeos;
  • Pesquisar: é possível fazer pesquisas dentro de uma conversa para encontrar algum assunto mais antigo ou específico;
  • Silenciar: silencia notificações do contato por 8 horas, 1 semana ou 1 ano;
  • Papel de Parede: o WhatsApp permite que o plano de fundo de todas as imagens sejam alterados de uma só vez. O aplicativo oferece uma base de imagens com ores sólidas ou então o usuário pode buscar uma figura no seu aparelho;
  • Mais: aqui estão funções mais avançadas, como enviar a conversa inteira por e-mail, limpar a conversa, bloquear o contato ou adicionar um atalho para o chat na tela inicial do celular.
whatsapp opcoes contatos front
Configurações para conversas  / © AndroidPIT

Na parte inferior temos três funções que, por sinal, devem ser as mais utilizadas por todos os usuários, são elas: emojis, enviar foto ou vídeo e gravar áudio.  Os emojis sempre foram um sucesso no mundo dos bate-papos, mas eles se popularizaram ainda mais com a expansão do WhatsApp. As opções disponíveis variam de acordo com o sistema.

whatsapp emoji test firt
Emojis do WhatsApp / © AndroidPIT

A opção de fotos e vídeos é um atalho que já existe no menu com o ícone de um clip, ao topo de cada chat. Porém, acredito que o acesso a câmera junto com a caixa de texto torna o uso dessa ferramenta mais prático. A câmera possui uma interface diferente do software padrão do sistema e, caso necessário, o usuário pode selecionar uma imagem pronta ou criar um vídeo.

Não existe um tamanho para os vídeos, quanto maior eles forem, mais dados o aplicativo usará para enviá-los. O mesmo acontece com as fotos. No caso de anexos, ou seja, fotos que não sao tiradas pela câmera, as coisas mudam um pouco. Falamos deles a seguir.

Anexos

Durante alguns anos o WhatsApp foi bastante restrito com relação a compatibilidade de arquivos. Somente entre 2015 e 2016 que o app aumentou sua compatibilidade para outras extensões de arquivos, como GIF, PDF, TXT, DOC e entre outros de suítes o tipo "Office". Abaixo, você confere os arquivos mais comuns que são suportados pelo mensageiro:

  Imagens Vídeo Arquivos Áudio
Arquivos suportados JPG, PNG, TIFF, BMP, GIF MP4, 3GP, MPG, AVI, WMV DOC (DOCX), PPT, EXL, TXT, PDF, ZIP MP3, WMA, AMR, OGG, AAC, WAV
Arquivos não suportados PSD FLV e SWF - FLAC
Tamanho máximo 16MB 16MB 16MB 16MB

O WhatsApp, vale lembrar, faz uma compactação dos dados, ou seja, os arquivos são reduzidos em tamanho antes de serem enviados ao contato destinatário. É válido lembrar, contudo, que é possível enviar um arquivo de aproximadamente 20MB, caso a compactação reduza seu tamanho para até 16MB.

Outro recurso bem interessante é o compartilhamento da localização e de contatos. A primeira opção permite que um contato da sua agenda seja compartilhado por você, enquanto a segunda envia sua posição baseando-se no GPS ou Wi-Fi. 

whatsapp gps localizacao
Envio de localização / © AndroidPIT

Recentemente, o WhatsApp implementou o recurso de desenho, permitindo que os usuários possam inserir emojis e desenhos à mão em vídeos e imagens. Para usar é preciso selecionar uma imagem, ou capturar alguma pela câmera, e selecionar as ferramentas de desenho que aparecerão na tela seguinte.  Falamos mais sobre este recurso no artigo abaixo:

whatsapp update camera video
Recurso de desenhos do WhatsApp / © AndroidPIT

Chamadas por voz e vídeo

Esse é o ponto mais controverso do WhatsApp. Isso porque as chamadas por voz e vídeo demoraram bastante tempo para chegar ao aplicativo e, quando chegaram, nem todos os usuários comemoram, visto que são recursos que existem em concorrentes do WhatsApp, como o Skype e o iMessage, por exemplo. É bem simples usar a vídeo-chamada ou a chamada por voz, basta selecionar o ícone de telefone que está ao lado do botão de anexos.

Bom, primeiramente eu gostaria de falar sobre as chamadas, que não funcionaram de primeira, principalmente a de vídeo. Foram necessárias inúmeras tentativas até conseguir estabelecer uma conexão com o outro contato. Além disso, só foi possível fazer a chamada por vídeo depois que meu destinatário atualizou o app dele para a última versão. Mesmo aparecendo este recurso para ele não era possível manter a chamada através da câmera.

whatsapp videocall first
Chamada por vídeo do WhatsApp / © AndroidPIT

Seja você usuário beta ou não, as chamadas por vídeo requerer que ambos os contatos estejam rodando com a versão mais atualizada do app. De modo geral, as conversas por vídeo do WhatsApp ficaram um abaixo da média em alguns momentos, principalmente no 4G. De longe, aplicativos que contam com a mesma função apresentaram uma performance melhor no que diz respeito a qualidade do vídeo.

Com relação ao uso de dados, as estatísticas das vídeo-conferências do app foram positivas, veja abaixo:

  Uso de dados Período
Chamada por voz em média 3MB no Wi-Fi
em média 5MB no 3G/4G
5 minutos
Chamada por vídeo em média 12,5MB
em média 19MB no 4G
5 minutos

Com relações a chamada por vídeo, o WhatsApp foi bem mais econômico do que o Duo, do Google. As chamadas por voz funcionaram sem problemas, com boa qualidade e foram bem estáveis, quase sem atrasos. Ambos os recursos foram testados no Wi-Fi e no 3G.

Durante a chamada por vídeo o usuário pode trocar de câmera, usar o aplicativo para mandar mensagens naturalmente ou silenciar o microfone.

whatsapp videocall secound
Painel de avaliação da qualidade da chamada / © AndroidPIT

Configurações

Além das configurações que existem na tela inicial do aplicativo e em cada conversa, o WhatsApp conta com configurações gerais, que reunem essas que mencionei agora e outras relacionadas a conta do usuário e também a privacidade. Na minha opinião, os recursos mais importantes do WhatsApp estão no menu "Conta", que oferece opções que também reforçam a segurança do usuário:

  • Privacidade: nesse menu é possível definir quais contatos podem ver seu status de conexão ou o status do perfil. É nessa opção também que podemos ver a lista de contatos que estão bloqueados e ajustar os relatórios de leitura;

Relatórios de leitura: ✓ mensagem entregue, ✓✓ mensagem recebida pelo contato ✓✓ (em azul) mensagem lida


  • Segurança: nesta opção estão as informações sobre criptografia de ponta-a-ponta no WhatsApp. O usuário pode ativar as notificações de segurança, que irão alertá-lo sempre que o outro contato alterar o sistema de criptografia em seu telefone. Contudo, se você manteve essa opção ativada no seu WhatsApp, a criptografia de suas conversas continuarão;
  • Verificação em duas etapas: essa opção ativa o sistema comum de verificação em duas etapas, onde, se necessário, uma senha será enviada para o seu smartphone por SMS. Somente com ela, você poderá acessar o WhatsApp;
  • Mudar número: é a forma mais fácil de migrar os dados do seu WhatsApp para um novo número de telefone;
  • Apagar minha conta: remove seu cadastro e suas informações da base de dados do WhatsApp.

As outras duas outras opções do menu de configurações estão relacionadas com conversas e notificações, este último é uma versão otimizada para o WhatsApp daquilo que temos com o controle de sons e notificações do sistema. A seção de conversas traz opções que já falamos aqui, como trocar papel de parede ou até mesmo mudar o tamanho da fonte das conversas.

A mais importante, na minha opinião, é o backup de conversas. Se você usa o Android, pode salvar conversas e arquivos na sua conta do Google. É possível definir o período do backup, que pode ser diário, semanal, mensal ou apenas quando o usuário quiser. Porém, você só conseguirá puxar esses dados em outros aparelhos com o sistema do Google, ou seja, o backup feito no Gmail ou no Google Drive não pode ser resgatado num iPhone.

O sistema na Apple faz o backup de dados do usuário iCloud, que por sua vez, só pode ser resgatado em outros aparelhos com o mesmo sistema. 

whatsapp backup wifi sfirst
Sistema de backup do WhatsApp / © AndroidPIT

Uso de dados

Por fim, gostaria de falar sobre um recurso que considero muito importante, que é o uso de dados. Neste painel é possível configurar o aplicativo para não baixar arquivos recebidos automaticamente, ou somente pelo Wi-Fi. Essa função é extremamente importante, visto que muitos usuários entulham o armazenamento de seus aparelhos com fotos e vídeos diariamente.

Outro detalhe importante é a opção para reduzir o consumo de dados durante as ligações de vídeo. Por padrão, o WhatsApp compacta os dados que são trocados durante uma chamada de voz, mas o usuário pode ir além e comprimir ainda mais a conexão. Vale lembrar que essa redução de informações também se aplica para as chamadas por vídeos.

whatsapp uso dados first
Uso de dados do WhatsApp / © AndroidPIT

Widgets

Assim como outros aplicativos, o WhatsApp é compatível com os sistema de widgets do Android. No total, o usuário pode contar com um widget e dois atalhos. O primeiro atalho serve para capturar uma foto rapidamente, enquanto o segundo permite que um contato seja ficado na tela inicial. 

whatsapp widgets first
Widgets do WhatsApp / © AndroidPIT

Tela & Controles

O WhatsApp é um aplicativo fácil de usar e que, basicamente, precisa de dois comandos na tela: um clique para selecionar ou um clique pressionado. Diferente da versão para iOS, o WhatsApp para Android não conta com comandos que funcionam a partir de um deslizar dos dedos para a esquerda ou para a direita. 

Velocidade & Estabilidade

Não tive problemas com estabilidade durante o uso do WhatsApp, exceto o problema que tive com as chamadas por vídeo. 

Relação Preço/Desempenho

O WhatsApp é um aplicativo gratuito, sem compras internas ou publicidade. Segundo a política de uso do aplicativo, informações dos usuários do mensageiro são compartilhadas com o Facebook, dono do WhatsApp, para fins de publicidade entre suas redes sociais. 

Fim do suporte do WhatsApp para versões mais antigas do Android

O WhatsApp não oferecerá mais suporte a celulares que rodam com Android 2.1 ou 2.2 a partir de janeiro de 2017. Logo, se você utiliza alguma dessas versões do sistema no seu celular, terá que recorrer aos APKs (instalações manuais) para continuar usando o aplicativo. Em seu blog oficial, a empresa afirma que aparelhos que rodam com esses sistemas perderão o suporte progressivamente ao longo do mês de dezembro, encerrando o ciclo de funcionamento em janeiro.

É válido ressaltaram que o WhatsApp deixará de contar com proteção contra roubo de dados e outras questões de segurança, o que deixará o app mais vulnerável nessas versões. O objetivo do WhatsApp, segundo seus desenvolvedores, é entrar um aplicativo mais completo em recursos e focado nas plataformas mais atuais. Abaixo, você confere uma declaração oficial da empresa:

Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro.

Com relação a outras plataformas, o WhatsApp estendeu o prazo de suporte para os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia s40 e Symbian S60 até o dia 30 de junho de 2017. No primeiro comunicado, a empresa havia dito que essas plataformas teriam o suporte encerrado ainda em 2016, mas, aparentemente, a decisão foi revista. 

Veredito Final

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no mundo para trocar mensagens instantaneamente. Contudo, muitos países não tratam o aplicativo como preferência, como o exemplo que mencionei dos Estados Unidos, onde os usuários usam mais o iMessage ou o Messenger. A interface do aplicativo nunca me agradou, assim como a do Telegram e, sinceramente, acredito que as pessoas optam pelo WhatsApp somente pela praticidade.

Mesmo gostando de outras aplicações, como o Kik e o Skype, por exemplo, ter o WhatsApp instalado é quase uma obrigação, já que muitos contatos que são importantes pra mim estão presos no app. Não se trata de convencer um ou dois, mas sim um grupo de pessoas que eu mantenho contato diariamente. Isso chega a ser um pouco estranho, uma vez que muitos recursos do WhatsApp chegaram tarde ao app em comparação com seus concorrente e, mesmo assim, os usuários ainda preferem o serviço.

Outro ponto que me chama atenção é o termo de uso do WhatsApp e algumas controversas que estão relacionadas ao Facebook. Conhecem a expressão "não existe almoço grátis?", pois bem, sou um usuário do tipo que não sai usando tudo o que o Facebook oferece gratuitamente. Nem sempre são coisas de qualidade, mas, o objetivo é sempre o mesmo: trabalhar com os dados do usuário para fins publicitários.

O WhatsApp e o Instagram fazem parte dessa leva de serviços do Facebook que compartilham dados entre si. Para isso, basta olhar para os termos de uso do WhatsApp, onde o usuário não tem como vetar a troca de informações entre os serviços em troca de "melhorias" e "otimização da experiência".

Todos os recursos que estão disponíveis no aplicativo funcionam bem, com exceção das chamadas por vídeo. Outro ponto positivo do aplicativo é o consumo geral de dados que é relativamente baixo.

O que você acha do WhatsApp? Qual recurso do app você mais gosta?

Os comentários favoritos dos leitores

95 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi