O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 129 Compartilhado 73 Comentários

O WhatsApp não será suspenso no Brasil!

Depois de uma novela que teve seus primeiros capítulos no dia 11 de fevereiro, dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí suspenderam os efeitos da decisão de juiz do poder judiciário de Teresina que exigia a suspensão dos serviços do WhatsApp em todo o país. Entenda os motivos que levaram os desembargadores a tomar tal decisão!

whatsapp exclamation
O WhatsApp não será suspenso no Brasil! / © ANDROIDPIT

De acordo com o jornal O Globo, a suspensão dos serviços do mensageiro havia sido determinada no último dia 11 de fevereiro, sob o argumento de que o WhatsApp estava se recusando, desde 2013, a repassar informações solicitadas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, que investiga casos de pedofilia na internet. O juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, então, ordenou a todas as operadoras de telefonia a paralisação do aplicativo em todo o Brasil. Mas as empresas recorreram da medida dias depois. Ontem, os desembargadores decidiram em favor do recurso das companhias.

>>> WhatsApp Web já oferece suporte para mais navegadores: o Mozilla Firefox e o Opera

Como você deve ter acompanhado, o WhatsApp oferece a criptografia completa de mensagens ativada por padrão e, ao contrário das mensagens criptografadas de serviços como Facebook ou Gmail, o WhatsApp não é capaz de descriptografar as mensagens por conta própria, mesmo que a empresa seja obrigada por força da lei (entenda mais sobre a criptografia "end-to-end" das mensagens no WhatsApp). Entretanto, a justiça brasileira apóia-se no Marco Civil da Internet, em vigor desde o ano passado, que exige que os serviços ofertados no país devem respeitar a legislação brasileira, que obrigaria a empresa a repassar as informações pedidas pela Justiça.

Em entrevista ao jornal O Globo, entretanto, os desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), informam que permitir que o WhatsApp fosse suspenso em todo o país poderia causar danos irreversíveis ao serviço e aos seus usuários. O que é extremamente compreensível, visto que o serviço possui milhões de usuários no país.

>>> WhatsApp vs. Telegram: passou da hora de uma troca

Para se ter uma ideia do tamanho que a questão tomou em território nacional, com tantas informações desencontradas, ontem usuários do WhatsApp migraram massivamente para o concorrente Telegram. De acordo com a conta oficial do serviço de mensagens no país e no exterior, cerca de 2,5 milhões de novos usuários se inscreveram no Telegram nesta quinta-feira:

Logo, antes de se desesperar, tenha em mente que a Justiça brasileira não irá lesar milhões de usuários, mesmo se apoiando no Marco Civil da Internet, pois no máximo, conforme o desembargador José Ribamar Oliveira informou na sua decisão, "a empresa Facebook do Brasil terá que repassar com maior brevidade possível as informações referentes as conversas dos investigados realizadas pelo aplicativo e o ônus imposto ao atingido, que no caso não é apenas a Telefônica Brasil, mas também toda a sociedade brasileira”. Como podemos perceber, o ônus não será de forma alguma o cancelamento do serviço em território nacional.

>>> Secret: Entenda as polêmicas por trás do aplicativo

Assim, o WhatsApp não será suspenso no Brasil... ainda, pois existem muitas instâncias judiciais a serem recorridas até que isso aconteça! Se preocupe com esta questão apenas quando o processo chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

E aí, como a suspensão do WhatsApp no Brasil prejudicaria você? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: O Globo

Os comentários favoritos dos leitores

73 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boa tarde gostaria de saber se as chamadas serão cobradas?

  • Pessoas burras, o telegram é infinitamente mto melhor q o whatsapp... onde o whats pode enviar mais de 1gb de arquivoe fotos em HD?, ou seja, fotos e os vídeos em alta definição pode ser enviado pelo telegram e sem perder qualidade para quem o recebe... isso é mto bom...

  • O WhatsApp deveria processar este juiz pela possível perda de usuários.

  • Eu preferi esperar ja imaginava que nao ia dar nada mesmo, ainda mais o Facebook kkk e uo, ainda bem Plus ativo

  • uma coisa boa sobre isso que depois dessa noticia de que o wathsapp poderia sair do ar,meus contato migro pro Wechat e alguns pro kik ja nao uso a merda do wathsapp

  • Tinha que tirar o molusco agitador, e sua cumpanheira do ar...isso sim! E que leve o marco Civil junto!

  • Nunca que o WhatsApp será suspenso no Brasil, querendo ou não, hoje é uma ferramenta de trabalho, e inúmeras empresas utilizam no dia-a-dia, mesmo contra as políticas impostas pelo Facebook, hoje ele é utilizado para o meio corporativo, então por essa razão é improvável que ocorra qualquer tipo de bloqueio tanto aqui como em qualquer outro país.

  • Agora me surgiu uma coisa na cabeça... se no telegram as msg sao criptografadas, quem vai me dizer q la n está rolando um monte de pornagrafia infantil tb?

  • Telegram+ do Rafalense, criador do Whatsapp+ já na Play Store.

  • Bem, eu uso o whatsapp+ mas só por isso mesmo pq da pra mudar bem o layout, mas de fato, o telegran é melhor. Se migrassem mais sérios ótimo.

  • Se WhatsApp for suspenso povo vai pra rua antes do dia 15/3 hahaha

    rouba o povo brasileiro é uma coisa agora, meche com nosso zap zap pode não haha

  • seria uma ótima idéia tirar whatsapp do ar ...
    so uso porquê meus amigos usam ... ja se foi tempo que whatsapp era bom😞😞

  • blz fera, tem uns cara que ta dizendo aqui que o juiz está certo, por que estar combatendo a pedofilia.
    Contudo o whatsapp é usado por pessoas inteligentes que sabem usufruir dos recursos do app para fins comercias e ferramenta para o trabalho.
    Além do mais se ele for tirar todo o aplicativo ou rede social que acontece pedofilia, tem que tirar o facebook do ar também!!

  • se um ou outro é melhor não sei, só sei que tenho os dois proganar no meu aparelho e ambos funcionam numa boa,
    só uso mais o watsap pq a maioria dos meus contatos também usam...

  • Vantagens do Telegram frente a concorrência

    #Privacidade
    - Pesquise e Adicione um usuário usando o @nickname, sem necessidade do numero de telefone.
    - Chat Secreto, determine em quantos segundos mensagens e fotos vão se autodestruir.
    - Sistema de silenciamento mais eficiente
    - Pesquise uma conversa digitando algumas palavras chave
    - Bloqueie seu chat com uma Senha pessoal (PIN)

    #Integração
    - Acesse o Telegram pelo: Windows, Mac, Linux, Android, Tablets iOS, WP e Web (não precisa do aparelho ligado).
    - Sincronização em nuvem, com recebimento de midia mais veloz (não perca suas mensagens, independente de onde esteja)

    #Visual #Usabilidade
    - O Telegram já vem com Material Design, melhor usabilidade.
    - Deslize da direita para esquerda para sair dos chats e acessar os menus.
    - Clique na imagem do perfil e acesse Midia compartilhada, chat secreto
    - Clique e segure uma mensagem para encaminhar, copiar ou apagar.
    - Adicione efeitos em suas fotos
    #Mídia
    - Compartilhe todo tipo Arquivos: Pdf, Mp3, Videos, Docx, Zip, Rar, programas com até 1.5GB de tamanho.
    (ótimo para Empresas, Faculdade, Grupos)
    - Pesquisa de imagens e gifs diretamente do app.
    - Determine quais fotos e videos você quer salvar. Telegram vêm com "salvar na galeria" desativado por padrão, deixando seu aparelho livre de arquivos indesejados e espaço livre.

    Gratuito, Open Source, sem propagandas, nunca será vendido!


    Telegram ta ganhando muito terreno galera. E atualizando ferramentas a cada mês. Eh o.mensageiro mais rápido q já usei. Faca o teste o pessoal novo (hj),e verão comoné melhor. E convença seus amigos a usarem um Citroën. Ou VC vai usar um gol só pq todo mundo usa?

Mostrar todos os comentários
129 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi