O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 296 Compartilhado 65 Comentários

WhatsApp iniciou testes para publicidade no aplicativo?

O WhatsApp ainda não rentabilizou por completo sua base de usuários, visto que a principal fonte de receita do aplicativo era o modelo de assinaturas, que foi descontinuado no ano passado. Agora, a empresa iniciou alguns testes em parcerias com empresas americanas, que poderão oferecer anúncios e serviços aos usuários do mensageiro de forma personalizada. Esse método permitirá, pela primeira vez, que marcas entrem em contato com quem usa o app.

O primeiro passo para que essa mudança fosse possível começou em 2016, quando o WhatsApp mudou os termos de uso do aplicativo. Com a mudança, os usuários estariam permitindo que o Facebook utilizasse determinadas informações para fins comercial. A empresa concedeu um prazo de 30 dias para que os usuários pudessem escolher pelo compartilhamento ou não de dados com a rede social, prazo que foi encerrado em 24 de setembro.

Aqueles que abriram mão do uso de suas informações farão parte do novo teste que a empresa iniciou nos Estados Unidos, que levará publicidade ao WhatsApp. A agência Reuters teve acesso a um documento interno que explica que a empresa já está testando um modo para rentabilizar o mensageiro.

Segundo a agência, o WhatsApp irá fornecer às agências de publicidade e empresas de tecnologia um método que permitirá o envio de mensagens com serviços segmentados diretamente aos celulares de alguns usuários, de acordo com o perfil do mesmo e seus interesses.

Esse método é semelhante ao utilizado no Facebook, que exibe publicidade customizada de acordo com os interesses do usuário, baseando-se em suas últimas pesquisas, compras ou curtidas em páginas. O WhatsApp está estudando um método de publicidade menos invasiva, visto que um bombardeio de mensagens publicitárias no celular do usuários poderia provocar efeitos negativos para a empresa, como a migração em massa para apps concorrentes.

Opinion by Bruno Salutes
O método de publicidade usado no Facebook é quase uma perseguição.
O que você acha?
50
50
555 participantes

Segundo a agência que obteve acesso ao documento, a publicidade testada pelo WhatsApp funciona como uma espécie de bots, onde o usuário pode receber alertas sobre sistemas, produtos ou serviços nos quais o mesmos tem interesse ou utiliza. Uma empresa no qual o usuário utiliza seus serviços poderá entrar em contato diretamente com o mesmo através do mensageiro, afim de oferecer serviços ou alertas que sejam de interesse do mesmo. 

O WhatsApp cobrará desses anunciantes pela publicidade, enquanto o usuário terá acesso a serviços de valor agregado, e não a publicidade em forma de spam como acontece normalmente.

E aí, será que o WhatsApp está se arriscando demais ao oferecer publicidade dentro do aplicativo?

Fonte: Reuters

296 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ninguém merece começar a aparecer propaganda no WhatsApp. Se a moda pegar, até a Netflix vai começar a colocar anúncios antes de começar a exibir os episódios/filmes, no mesmo estilo do YouTube.

    Telegram, tinha esquecido vc no meu celular. Agora vc voltará com tudo!

  • prefiro telegram

  • eu sou telegram, so pelo fato de nao precisar divulgar o n do celular, isso e suficiente

  • A do Facebook é muito chata, dá até medo!

  • Vi aqui posts falando para sair do WhatsApp e ir para telegram, Google allo, kik, e o cacete-a-quatro. Está errado. Outros acham que vale a pena continuar no WA, que já era esperado que isso fosse acontecer, etc. Está errado também.
    Vamos lá:
    1) Quem aqui assina um termo que os demais mensageiros não irão, no futuro, fazer o mesmo?
    2) Alguém perguntou se estou (estamos) dispostos a pagar o tráfego de dados 3G e 4G para o provedor enviar propaganda?
    3) Que tal trocar o WA por ligações normais de voz? Hoje você paga mais caro pela Internet que por voz.
    4) Que tal parar de andar na rua teclando e quase sendo atropelado? É o que mais vejo aqui no RJ. No metrô, então, 80% dos passageiros. Fale pessoalmente.
    5) E antes de existir WhatsApp, como você sobreviveu? Da mesma forma que irá sobrevir agora sem ele...

  • Tão fazendo merda e das grandes.

  • Alguém sabe dizer que launcher é esse, com os ícones coloridos na notificação ?

  • Que ótima notícia!
    #SQN

  • Acho engraçado como colocam a "Propaganda" como vilã. Todas as pessoas aqui consomem coisas, compram, usam, etc... Um serviço que está se prontificando a melhorar a oferta para algo que você REALMENTE quer (e não estamos falando de aumento peniano) e as pessoas metem o pau como se isso fosse um problema: OW! Ela não te obriga a comprar algo e tenho certeza que esse bot não será intrusivo!

  • Se vocês fossem donos do WhatsApp com certeza iriam querer lucrar com ele.. A única forma hoje é a propaganda. Aquela taxa q era cobrada não ia rolar pq nem todo mundo tem cartão. Vocês acham que o FB ia comprar o WhatsApp só pra poder ter o maior mensageiro? Acham que eles comprariam o whats tendo já o messenger se não quisessem mais um lugar pra lucrar? Óbvio que querem ganhar dinheiro e todo mundo quer.

  • O Mark cópia o Snapchat descaradamente, agora me vem com essa de propaganda. O mensageiro está perdendo a sua essência que é ser um mensageiro, para ser uma rede social.
    Já desativei o Facebook por ter muito anúncios evasivos se isso chega aqui no braza eu irei desativar​ minha conta no "mensageiro".

  • Que volte aos 0,99 cents por ano, do que entupir a tela de propagandas que não nos interessa. Os celulares mais fraquinhos, vão leggar com aquelas propagandas animadas kkk, já tô vendo tudo!!

  • Por mim, desde que não seja aquelas propagandas em tela cheia, não vejo nenhum problema nisso.

  • Só observando.........
    #TELEGRAN

  • Do mesmo jeito que a Microsoft matou o MSN. Por outros motivos estão querendo matar o WA. Isó assim terei sossego.

  • Agora vira um lixo de vez

  • Brasil, o segundo país do planeta que mais utiliza o mensageiro, vai perder o posto rápido se isso acontecer. E se acontecer mesmo...

    Google Allo, se prepara, pois quero lhe usar!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi