O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 19 Compartilhado 17 Comentários

WhatsApp vs. BBM - Comparação dos aplicativos de mensagens

Seu início foi complicado, com muitos atrasos e problemas de segurança, até que o BBM finalmente chegou à Google Play Store. Fizemos o teste do BBM para Android, e agora chegou a hora de uma primeira comparação com o seu principal concorrente, o gigante WhatsApp. Quais são os pontos fortes e fracos de cada aplicativo?

foto4
© AndroidPIT

No primeiro dia disponível na Play Store, o BBM já superava os 10 milhões de downloads, mas será que o aplicativo é bom o bastante para competir com o WhatsApp, que já tem 350 milhões de usuários em todo o mundo?

À primeira vista, o BBM e o WhatsApp apresentam muitas diferenças, mas ambos os aplicativos incorporam as mesmas funções básicas e opções. Preparamos esta tabela comparativa para que seja mais simples contemplá-las.

    WHATSAPP   BBM
Convidar amigos  

Sim

através de SMS, Facebook, Hangouts, Google+, Email, LinkedIn ou Skype

 

Sim

através de SMS, email, NFC, PIN ou QR Code Scan

Atualização automática da lista de contatos   Sim   Não
Tipo de registro   Com número de telefone   Com email
Uso em vários dispositivos   Não   Não
Características de chat  

Mandar mensagens de texto, emoticons, inserir mensagens de voz, fotos (da galeria ou da câmera), localização, contatos, vídeos.

Copiar o histórico de chat completo

 

Mandar mensagens de texto, emoticons, inserir mensagens de voz, fotos (da galeria ou da câmera)

Copiar o histórico de chat completo

Acrescentar mais parceiros de chat

Chat de grupo   Sim   Sim
Transmissões   Sim   Sim
Widgets   Não   Sim
Funções adicionais  

Configuração do visual e das notificações de cada chat

Bloqueio de contatos

Chamada direta de contatos

 

Organização grupal (criar compromissos, tarefas, notas, listas e imagens)

Bloqueio de contatos

Receber toques ou "Ping"

Preço   Grátis durante 1 ano. 0,99 dólares por ano.    Grátis

Conclusão

Mesmo apresentando uma melhor interface e funções mais organizadas do que o WhatsApp, nesse caso (como em muitos outros) a BlackBerry dormiu no ponto e atrasou demais o lançamento de seu aplicativo para Android. Só o tempo dirá se seu bom aplicativo se tornará tão popular quanto o líder do mercado. No que diz respeito à variedade de funções, o WhatsApp ainda oferece o melhor serviço, particularmente quando pensamos nas opções de envio de anexos.

A grande vantagem do BBM, contudo, é a opção de gerenciamento dos grupos, o que possibilita seu uso verdadeiramente como uma ferramenta profissional. Ele tem potencial para se tornar o messenger padrão para estudantes e empresas. Igualmente útil nesse contexto o fato de não ser preciso se inscrever com o número do celular, e sim com a BlackBerry ID, que se recebe por email.

O que você acha? Será que o BBM consegue achar seu nicho no mercado de apps de mensagens?

17 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pera! Vou comprar um Smartphone, instalar os dois e voltarei com minha opinião!

  • adoro wahtsapp!!!!!!!!

  • quando expirar o ano grátis do seu whatsapp e vcs forem baixar a versão paga e lembrar que não tem cartão de bandeira internacional (pois,, é o que acontece com muita gente na hora de comprar um app na play store)aí eu quero ver vcs mudarem pro bbm 100% grátis. ..kkkkkkkkk...o meu já tem 10 meses,depois adeus gratuidade. o valor é simbólico 0,99 centavos de dolar, mais essa questão do cartão é que dificulta pra muita gente.

  • então acho eu mto difícil o bbm pegar...hj tem centenas de apps do gênero e nengum chegou perto do whatsapp e bbm vai ser fracasso igual ao wechat

  • achei ruim o bbm..sem falar que ele fica nas notificações o tempo todo..msm vc dando um killer nele esse puto volta aparecer..eh um saco..viva o whatsapp!!!

  •   5

    gosto mais do whasapp

  • A desvantagem do BBM é que não é muito prático adicionar contatos, nesse quesito o whatsapp é o melhor de longe. Acho que ele vai agradar um determinado tipo de usuário, mas acho que não tira o "reinado" do whatsapp.

  • Nem sempre o caminho mais "moleza" é o melhor, se você seu preocupa com coisas como para quem seus dados estão indo, quem pode entrar em contato, lixo e incômodos... o PIN torna o BBM muito mais profissional!

  • Falou besteira! O PIN é muito melhor, pois possibilita conversar com pessoas sem que elas saibam coisas pessoais como quais telefones e emails são seus. Isso evita trotes (como já me mandaram e acredito que foi gente que tem meu WhatsApp) assim como mais Spam!
    Tanto para uso empresarial quanto para os estudantes, com o BBM teremos maior controle sobre nossos dados e mais segurança.

  •   3

    hangouts vem ae !!!! a google dará força total nele com o KitKat / Nexus 5 ......

  • whatsapp mito...

  •   7

    Eu achei o BBM bom e ele tem potêncial, mas é inferior do que o WhatsApp. Sei que o foco aqui não é esse app: Hangouts! Esse já nasceu morto!

  • R.I.P

  • O BBW ainda está muito longe do WhatsApp, principalmente no quesito dos contatos. Ficar adicionando por pin é muito ruim, agora no WhatsApp é super fácil, é atualizado automaticamente e ganha fácil do BBW.

  • Ainda prefiro o whatsapp

  • Não consigo saber se ele é bom ou não. Não tenho nenhum contato ainda...rs
    Acho que ele não vai emplacar, principalmente por conta dessa dificuldade (característica) no cadastro através de pin e busca de novos contatos.No wattsapp não preciso me preocupar, instalei>cadastrei> já possuo contatos (os cliente do wattsapp que tenho o telefone). No bbm não.

  • BBM não é melhor nem que o hangouts, imagine o whatsapp .

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi