Isso me diz que o Windows Phone está condenado a desaparecer

Windows 10 01
© Microsoft

Você lembra da entrada da Microsoft no mundo dos smartphones? Há cinco anos, a gigante norte-americana botou na cabeça que iria superar o Android e o iOS com a sua versão móvel do Windows, o Windows Phone. Agora corta para os dias atuais: a companhia está longe de atingir o seu objetivo. Na verdade, aconteceu o inverso: o Windows Phone é uma espécie em vias de extinção.

Qual é a situação?

Se nos anos 1990 a Microsoft estava em uma situação confortável, isso não pode ser dito hoje, principalmente do seu sistema operacional móvel. Há alguns meses, a empresa divulgou um relatório mostrando resultados perturbadores: uma queda de 57% nas vendas dos smartphones Lumia.

  • Esqueça iOS e Windows Phone, o Android é a plataforma que mais cresce no mundo

Outro relatório, desta vez de IDC, descobriu que apenas um pouco mais de 1% dos smartphones vendidos no último trimestre de 2015 traziam o Windows Phone.

A Microsoft resolveu investir forte no mercado mobile quando Android e iOS já dominavam o cenário

Em outras palavras, o Windows Phone é irrelevante no mercado mobile. E isso aconteceu porque a Microsoft entrou tarde demais para o mundo dos smartphones. E quando ela resolveu investir no setor para valer, ele já estava consolidado, com Android e iOS como os principais atores do filme. Não havia espaço para coadjuvantes

Por que não funcionou?

Como mencionado acima, a Microsoft entrou tarde demais no mercado de smartphones. A empresa apresentou um novo produto voltado para concorrentes mais desenvolvidos. A parceria com a Nokia lhes permitiu abrir as portas, mas não foi suficiente. 

NOKIA LUMIA
A Microsoft apostou na integração do seu sistema operacional em múltiplos dispositivos. Não funcionou/ © Microsoft

No entanto, eles tinham uma grande vantagem: a grande maioria dos PCs traz o Windows. Ter um Windows Phone seria aperfeiçoar a interoperabilidade entre dispositivos, como podemos ver, por exemplo, na Apple. Infelizmente - para a Microsoft - os usuários não acharam este conceito tão atraente assim. Ainda que ele fizesse sentido.

A integração foi complicada

O Windows Phone foi o último dos grandes a entrar no mercado. Portanto, ele não se beneficiou da vantagem que os seus concorrentes tinham de contar com a paciência do público quando apresentava problemas de estabilidade e integração. É claro que ele ficou muito melhor em seguida  - mas aí já era tarde.

Poucos aplicativos disponíveis

Este universo é um círculo vicioso no mundo mobile. Os usuários precisam de aplicativos e desenvolvedores de aplicativos precisam de usuários. No caso do Windows Phone, há poucos usuários (em comparação com os seus concorrentes, pelo menos), de modo que a maioria dos criadores de apps não acreditou que o mercado valia a pena. Eles preferiram voltar-se para o Android, líder do mercado, ou para iOS, onde os usuários são mais propensos a investir. 

gapps play store2
Um ecossistema ruim de apps sempre foi o maior ponto fraco do Windows Phone  / © Google

E é nesse ponto que encontramos o beijo da morte, que determina o fracasso de um sistema operacional: os usuários querem mais opções de aplicativos, e se eles não aparecem na loja, optam por recorrer a outro sistema. Foi o que aconteceu com o Windows Phone.

Má reputação

Sobre este ponto, acho um tanto quanto subjetivo. Durante a minha infância, tínhamos apenas o Windows pré-instalado em computadores e não havia outra alternativa possível, pelo menos para o público em geral. A Microsoft tinha um monopólio virtual e usava e abusava. E como acontece com empresas nessa posição, ela ganhou uma má reputação que fica difícil de se livrar.

win7 logo
O monopólio do Windows em décadas anteriores não ajudou a criar uma simpatia pela Microsoft / © Microsoft

E esse cenário pode ter contribuído para o Windows Phone encontrar dificuldades em atrair usuários. Dito isso, até acho que a maioria das pessoas não se importa com as velhas práticas da marca antes de optar ou não por um smartphone com a sua plataforma. Vide o Xbox, que faz sucesso no mundo dos videogames. Mas que a fama que a precedia não ajudou em nada, isso é fato. 

E o Windows 10 Mobile terá futuro?

Essa é uma das grandes incógnitas do mercado mobile. A Microsoft começou a fazer o upgrade para a nova versão do sistema há algumas semanas, mas tomou uma decisão elogiável e, ao mesmo tempo, polêmica. 

Elogiável porque a atualização para o Windows 10 Mobile vai alcançar todas as gamas de smartphones da plataforma: modelos de entrada, intermediários e topo de linha. Ou seja, trata-se de um update bem mais democrático se comparado ao Android, por exemplo.

WINDOWSPHONEDEVICES
A atualização para o Windows 10 Mobile ganha pontos por ser mais democrática / © ANDROIDPIT

E polêmica porque a atualização Windows 10 Mobile deixará de fora metade dos modelos que trazem o Windows Phone 8.1. Ou seja, mesmo que o aparelho conte com especificações robustas o suficiente para suportar o update, ele pode não ganha-la. Isso acontece devido ao feedback dos usuários em relação as builds que a Microsoft disponibilizou via Windows Insider e que foi essencial para selecionar quem ganharia o upgrade ou não. 

Em resumo:  a não ser que a nova versão do sistema traga diferenciais que convençam as pessoas a ficar no Windows 10 Mobile, é bom a Microsoft já se preparar para perder mais uma fatia da sua já pequena base de usuários. 

A não ser que o Windows 10 Mobile traga diferenciais realmente bons, a Microsoft perderá mais usuários

Enfim, de qualquer forma, o Windows Phone está condenado a desaparecer. É uma pena, porque não é um sistema operacional ruim. Haverá atualizações de segurança para ele até 2019, logo, quem ainda gosta do sistema não ficará abandonado. Mas talvez seja a hora dos adeptos da plataforma começarem a pensar em outras alternativas.  

E para você, quais foram as causas do fracasso do Windows Phone?

Ir para o comentário (162)
Benoit Pepicq

Benoit Pepicq
Editor

Benoit é um apaixonado pelas novidades tecnológicas e por tudo que diz respeito à informática. Grande fã do Android desde 2011, ele se juntou à equipe do AndroidPIT para compartilhar seus conhecimentos sobre o Android com os leitores do site.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
162 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 14
    Artur Canabarro 21/06/2017 Link para o comentário

    O Windows Phone 8 foi minha primeira experiência com smartphones, é verdade que tudo estava meio cru e muitas coisas não funcionavam tão bem quanto os Android e IOS. Quando veio o Windows Phone 8.1 tudo parecia estar entrando nos eixos e quando veio o Windows Mobile ou Windows 10 tudo estava perfeito quase nenhum bug, tudo bem redondinho.
    Foi quando começou a ficar boa a usabilidade do sistema mesmo com o meu fraquinho Lumia 640 que pensei em comprar um smartphone mais "parrudo" cadê? Sumiu! Não lançaram mais celulares bons (e nem ruins). Por aqui nem o falado Lumia 950 chegou.
    Foi então que passei para o mundo dos Android onde estou por falta de opção e de lançamentos de dispositivos com Windows Mobile.


  • 12
    Jonas Ferreira 09/08/2016 Link para o comentário

    Windows 10 não vai desaparecer, pelo menos, não tão cedo.. basta olhar para o xbox e para os pcs. O Windows Mobile é apenas uma das telas do W10. A Microsoft vai continuar lançando aparelhos, tanto para uso corporativo como pessoal. Talvez nunca tenham relevância quanto aos mobiles, mas sempre haverá usuários e continuará.. apesar dos mantras de q vai acabar..

    Conta desativada


  • Uanderson Conceição 5
    Uanderson Conceição 19/04/2016 Link para o comentário

    Vamos lá²
    Com base no artigo, é bem evidente que o redator nunca foi um usuário de Windows Phone, meu blog relacionado ao assunto está entre os três maiores do Brasil. Portanto, para quem quer obter mais detalhes sobre a "morte do Windows Phone" sugiro que leia este editorial: wp.me/p5CNnE-7ZP ou este wp.me/p5CNnE-7kY
    Além deste, há diversos outros EDITORIAIS relacionado ao assunto, basta buscar sobre o assunto na barra de busca do site.

    Artur CanabarroConta desativadaCAV


    • 14
      Artur Canabarro 21/06/2017 Link para o comentário

      Valeu amigo. Sempre que posso eu acompanho o seu blog. Abraço.


  • Richardson 12
    Richardson 13/04/2016 Link para o comentário

    A Microsoft novamente nesse assunto pegou o bonde andando, mas teve uma abordagem mais racional, voltada para o mercado, o problema é o mercado já estar "viciado" em Android e iPhone.

    Foi uma das pioneiras se agarrando no mercado aberto na época pelos Symbians mais avançados transformando o antigo SO para PDA Windows Mobile em um SO para smartphone, daí um dos problemas.

    Acho que o maior problema foi época, custo alto, desempenho e memória travados para a época, câmeras ainda engatinhando para competir com as compactas da época em qualidade, internet cara e lenta não compensando, as pessoas ainda não eram na maioria geeks também, nome Micro$oft já era queimado por outros motivos, Symbian dominava, fora os jogos nativos e JavaSE, não haviam serviços que atraíssem o uso. Meio que um resumo do que lembro da época e em paralelo ao que vemos hoje, usuários que gastam (nem sempre é um investimento) em aparelhos para navegar, fotos, jogos e Whatsapp, Facebook e outros serviços online.

    Dentre as opções em anos: Windows Mobile 2003, Windows Mobile 5.0, Windows Mobile 6.0, 6.5.x, e junto deles ainda variações com "for Pocket PC", smartphone, classic, professional, ou seja, complicado isso.

    Eu tenho um iPaq 1945 da HP funcional (pois é, até o "i" a Apple copiou), tenho um Samsung Ominia 2 (Windows Mobile 6.5.3 - custom ROM) também funcional, e um Nokia N76 (Symbian S60) funcional também.


    • Richardson 12
      Richardson 13/04/2016 Link para o comentário

      Vou acrescentar à parte, lembro quando eu tinha meu N76 e um amigo meu chegou com o novíssimo ultra-moderno iPhone 1 da Apple, tinha pena dele sobre o que fazer com o aparelho, escassa oferta de software, câmera fraca, bluetooth para ser usado numa ilha Apple (só entre aparelhos Apple - até hoje), e a única "vantagem" ser touch screen.


  • Antonio Souza 8
    Antonio Souza 11/04/2016 Link para o comentário

    Eu ainda acho que ele tem que aparecer de fato para desaparecer.
    Até então é só um promessa de mais de 5 anos.


  • 23
    Shunsui 10/04/2016 Link para o comentário

    Aqui em casa apesar de usarmos Android, eu não acho bom o fim de um sistema concorrente. Devemos lembrar que o monopólio do Android só tem feito mal para ele, pois a Google se acomodou muito. Porém acho estranho um site voltado para a comunidade do Android falar tantos pontos negativos do sistema da Microsoft e afirmar, pois isso foi uma afirmação que o sistema irá acabar, acho que o editor que fez esta matéria não anda lendo o mundo da tecnologia, onde todo dia tem mais notícias, informações e desfechos. Mas concordo em uma coisa, pelo o que li, o Windows Phone realmente morreu, pois a empresa criou um sistema unificado, integrado, usando o mesmo Kernel, que se chama Windows 10, este sistema irá usado em diversos aparelhos desde Desktop até mesmo aparelhos móbile. Segundo o que colhi de informação, o presidente da Microsoft explicou o motivo de não ter mencionado nada para o Windows 10 Móbile, ele afirmou que não falou nada, por que o Windows 10 é apenas um sistema, os recursos e novidades mencionados por na Build 2016 é para todos os Windows 10, pois é um único sistema. Então afirmar que um sistema irá sumir por suposição é um erro grave de um site voltado para usuários do Android. Acho que o editor deveria ter procurado sites sobre o sistema da Microsoft feito uma pesquisa imensa, antes de tecer pensamentos vazios e sem fundamentos algum. Pois monopólio não faz bem a ninguém, prova disso é o monopólio do computador o qual é da própria Microsoft.

    Acredito eu que o sistema móbile da Microsoft tem tudo para crescer, pelo o que li, a Microsoft diminui a quantidade de Lumia lançado para poder dar lugar a outras fabricantes, e pelo visto vem atraindo, vi um Smartphone da HP com leitor de íris, e que roda programas x86 em nuvem, usando o Windows 10 Móbile. Pelo o que andei lendo, todo dia sai um aplicativo ou jogo novo universal, ou os aplicativos já existentes se tornam universais. E pesquisei sobre o modo Continnum, que segundo a Build 2016 receberá mais melhorias e recursos, e olhei no Youtube, é um recurso fantástico, a Motorola já fez algo parecido no passado, mas não é tão avançado com o que a Microsoft vem apresentando, os aplicativos universais, jogos universais achei interessante, pois isso ajuda demais os desenvolvedores. Lendo um review sobre o Windows 10 Móbile vi ele com recursos bons, e não deixa tanto a desejar, acho que ele tem mais recursos que os Motorola daqui casa com seu Android quase Puro, até mesmo poder responder mensagens ou coisas pela Central de Notificação já tem, e nós usuários Android só receberemos no Android N, isso se nossos aparelhos receber atualizações. Então evitem fazer matérias sobre sistema alheio, já que não domina o assunto, isso é apenas uma crítica construtiva.

    Vi também algo genial, eles estão desenvolvendo uma ferramenta para converter programas x86 em aplicativos universais, segundo eles o Windows Desktop possui 8 milhões de programas, eles chamam de projeto Centennial, e andei lendo que eles também tem projeto de converter aplicativos do IOS para o Windows 10 Móbile e já deu fruto como o jogo Candy Crash, Instagram entre outros, então não acho que isso é coisa de um sistema sem futuro, pois afirmar que o Windows 10 Móbile não tem futuro é um erro. As vendas diminuiram no Brasil por falta de aparelhos, dizem que a Microsoft vendeu a fábrica.

    Jonas FerreiraCAV


  • Hebert Freitas 10
    Hebert Freitas 10/04/2016 Link para o comentário

    Já tive WP e hoje tenho iOS e Android.
    A Microsoft tem uma bela carta na manga: Surface Phone com W10 Full (não o Windows Phone). Como o Windows 10 já tem milhares de Apps que predomina 95% dos computadores mundiais, terá sucesso. Pois o futuro é computador de bolso. Com a vantagem de usar também em uma TV de 40" com mouse e teclado se tornar um computador. Isso é possível e é o futuro.
    O iPhone está a um patamar acima de todos em todos os sentidos.
    A vantagem do Android é a liberdade que as empresas têm para fazer suas modificações e oferecer funcionalidades incríveis que o iOS não tem. Porém, sofre com atualização e estabilidade. Já o Android do Nexus (puro) tem atualização certa; porém, perde feio para o iOS.
    O Windows Phone caiu por causa da própria empresa Microsoft. Pois a mesma dava mais atenção ao sistema concorrente do que ao seu próprio sistema móbile. Tenho um Xbox One e vejo a diferença de tratamento. É outro mundo!
    Se a Microsoft não tivesse liberado nenhum de seus aplicativos exclusivos para a Apple e Android, eu e 90% não teríamos abandonado o WP. Eu poderia até ter um iOS é um WP como sempre tive; mas, depois de perceber que a própria Microsoft não estava nem aí para sua própria plataforma móbile, eu troquei por um Android. E, hoje, eu uso iOS como principal (sempre) e Android como secundário.


    • 23
      Shunsui 11/04/2016 Link para o comentário

      Verdade, estava lendo sobre este Continnum e vi uns vídeos de um Lumia 950 XL em funcionamento, achei fantástico, não temos isso no Android, mesmo que a Google queira criar algo similar, irá demorar muito, pois os aplicativos universais que vão se expandir e acionar recursos adicionais quando estiver sendo usando o Continnum e andei lendo mais coisas para me inteirar sobre o assunto, já que o nosso digníssimo site falou mal e não buscou fontes. Segundo o que li a Microsoft pretende investir mais e mais no Continnum e dará ele mais funcionalidades, e irá criar telas sem S.O somente para conectar o Continnum, e deixará ele também integrado a Notebook entre outros dispositivos, você saiu de casa, poderá usar ele numa TV por exemplo que possua Windows, ou num monitor solto.


  • Wallace Marques 42
    Wallace Marques 09/04/2016 Link para o comentário

    Acho que isso é reflexo da decepção das pessoas com o sistema que é limitado apps e diversidade de aparelhos. Do outro lado o Android voa com um design moderno já estabelecido, um imensa gama de aparelhos e um mercado cada vez mais competitivo com intermediários de hardware robusto sem ter que gastar mil reais. Além de tudo, hoje updates não são muito urgentes, cada nova versão traz mudanças mais superficiais.

    Gerson S ✠


  • Maycon Alves 2
    Maycon Alves 09/04/2016 Link para o comentário

    Espero que não morra, tenho um galaxy note 3 e estou meio que insatisfeito, as vezes da umas travadas na hora de destravar a tela, as vezes trava tudo e neem nada faz destravar ¬.¬ .. migrei para o android por causa dos aplicativos, mas ainda uso soh os que usava o windows kk as cameras dos lumias, pelamor de deus *.* nao falo que sinto saudade, pois ainda tenho meu lumia 730 e o uso constantemente ... Espero que com a chegada do windows 10 mobile a Microsoft consiga trazer os aplicativos do IOS e deixa-los universal ... pois tudo que tenho no meu windows 10 mobile (estou no insider) eh totalmente sincronizado com meu PC com Windows 10 tbm, onedriver e etc.. meu android bagunça todas as fotos, o Lumia separava direitinho no onedriver, carregamento de camera, carregamento do whatsapp e etc, o android ja nao, ele carrega TODAS as fotos no carregamento da camera..
    enfim, gostei do android sim, mas ainda sim, prefiro o sistema da Microsoft (mesmo com esse atraso..)

    Everton Japão


  • 26
    KARALBPIN 09/04/2016 Link para o comentário

    Tenho um lumia 1520 que guardo como relíquia. Está sem chip de operadora guardado na caixa. De vez em quando eu o tiro da caixa e uso um pouco para navegar na net ou tirar umas fotos. A tela e a câmera são ótimas. Ele está wp 8.1. Mas pro dia a dia uso g3 e g4 por causa do Android.


  • Ricardo Dias Martins 17
    Ricardo Dias Martins 09/04/2016 Link para o comentário

    A Microsoft queria fazer um sistema que funcionasse nos PCs e nos smartphones mas só conseguiu fazer 2 porcarias ao mesmo tempo! E tem mais: se não tomarem cuidado, muito breve serão atropelados pelo Chrome !!

    Gerson S ✠


  • daniel black 19
    daniel black 09/04/2016 Link para o comentário

    Tomara que o Windows 10 mobile de certo, porque quanto mais concorrência melhores serão e mais baratos os produtos para nós consumidores.

    Lucas Leite


  • sergio koanbol 6
    sergio koanbol 09/04/2016 Link para o comentário

    Windows morto ele nao está mais bater de frente com o Android acho dificil o Android está ano luz de distancia os apps e o proprio sistema faz toda diferenca

    Gerson S ✠


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 09/04/2016 Link para o comentário

    Windows 10 Mobile não vai dar em nada, assim como Win Phone.... Bem feito pra Microsoft (que conseguiu "acabar" com a reputação da Nokia), bem feito pra Nokia (que se vendeu erroneamente, ao inves de apostar no android -- o que faria com que a empresa ainda fosse a numero 1 no mercado movel)...

    Lucas LeiteGerson S ✠rog_7Jefferson D. S. Arantes


  • Haniel Melo 3
    Haniel Melo 08/04/2016 Link para o comentário

    Windows Phone morreu, nasce Windows 10 Mobile, um sistema definitivo que agora tem recebido melhorias contínuas, vejamos o que tempo dirá.

    Denis FrancisLucas LeiteEverton Japão


  • 2
    Marcos Mendonça 08/04/2016 Link para o comentário

    Cara, isso de dizer que o Windows Móvel está indo a falência, vai morrer seria uma coisa meio sem noção. O objetivo da Microsoft em alcançar o público móvel com Windows 10 Mobile é o mesmo da Google em alcançar o público desktop com seu ChromeBook.

    E além do mais, isso é um site de notícias coligada ao Android, para criar esse tipo de assunto, deve ser um site especializado nas três plataformas. Se for olhar pela quantidade de apps do Android 50% é lixo, não estou falando que os app da Windows Store sejam todos bons, claro que tem muitos apps desqualificados.

    Everton JapãoRobert Patrick Medeiros


  • 54
    Conta desativada 08/04/2016 Link para o comentário

    Sem dúvida, Nokia tem os melhores aparelhos, aí a parceria com a Microsoft acabou porque a mesma comprou a parte mobile da empresa, claro que isto não é o fator principal para a decadência do SO da Microsoft para celulares. Tive um Lumia 720 e me arrependi quando o troquei por Moto E primeira geração, mas já passou. A Microsoft quer entrar no mundo mobile do seu jeito, não do jeito que deve ser. Aplicativos que muitos já estão acostumados a usar e não tem para o seu aparelho. A aparência do whatsapp é muito feia também, mas isto é de menos. Acredito que se a Microsoft tivesse mesmo o interesse de fazer frente ao Android e IOS ela investiria, estaria investindo desde o início do lançamento do SO. Mas não é isto o que tem acontecido. Vamos esperar para ver.


  • 10
    Claudio Junior 08/04/2016 Link para o comentário

    Bem, como sou cego, tenho que falar sobre a minha visão, comprei um Lumia, a uns 2 anos a traz, e para minha surpresa? Não tem narrator no idioma em português, diferente do google, que eu posso comprar sintetizadores de voses como a Luciana Felipe ou a márcia da acapela, ou até mesmo atualizar a vós que vem com o google, ele não me oferecia nenhuma dessas funções, será que ele lê as páginas da web bem como o voiceouver ou o google talkback? Na verdade não sei, estava pensando em investir em um para ver como está após a atualização dos dispositivos com o win 10, mais depois da atualização beta do google talkback, fêz com que eu desistisse do teste etc.

    rog_7


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 08/04/2016 Link para o comentário

    android isso, android aquilo...blá blá blá...gente reclamando que o site deve falar só em android e esquecer IOS e W10M, sim, este é um site sobre android mas não esqueçam que há poucos anos não existiam android ou IOS e o mercado era dominado por javas e symbians e blackberry, mas o tempo passou e elas perderam o trono, algo que pode e provavelmente acontecerá com o android e o ios. Entender o que errado nos casos desses SO's é o que pode dar mais tempo de vida para os sistemas dominantes de hoje. Até por que o todo poderoso iphone quando foi lançado levava uma surra do N95 e onde fomos parar?


  • Helton Castro 6
    Helton Castro 08/04/2016 Link para o comentário

    A verdade é que a Microsoft promete muito e cumpre pouco, além de abandonar muito o sistema mobile. Estou saindo do Windows Phone para o Android novamente, exatamente por essa falta de comprometimento. Gostei muito de usar o Windows 8.1 no meu Lumia 925, mas com esse abandono todo e a Microsoft mesmo se boicotando, espero comprar um G4 e usar o android por uns bons anos.

    rog_7Gerson S ✠


  • Eduardo Huchak 12
    Eduardo Huchak 08/04/2016 Link para o comentário

    A microsoft esta tomando um rumo empresarial, e para complementar a unificação com xbox e w10, logico que é só pra ``encher linguiça`` abandonei meu lumia 830 por um M4 aqua e a unica coisa que sinto falta era os aplicativos do youtube(tubecast), no mais, adeus microsoft, sou fanboy da nokia msm, independente do rumo que ela tomou e espero por um retorno.

    Gerson S ✠


    • Tenente Zureta 33
      Tenente Zureta 09/04/2016 Link para o comentário

      todo fanboy da Nokia deveria "odiar" a Microsoft... a maior culpada pelo ostracismo que a Nokia se encontra hj... Alias, Elop foi o maior culpado...

      Eduardo Huchak


      • Eduardo Huchak 12
        Eduardo Huchak 26/09/2016 Link para o comentário

        sabiamos que nao haveria outro destino para os pobres lumias


  • 14
    Willy Milane 08/04/2016 Link para o comentário

    Como sempre a demonstração dos leitores na Internet de que querem desesperadamente matar a Língua Portuguesa é revoltante.


    • 5
      Souza 08/04/2016 Link para o comentário

      Aplique uma correção detalhada em seu texto. Por favor.
      Ou, é de sua vontade matá-la - a língua portuguesa - também?


  • 26
    Alexandre Abreu 08/04/2016 Link para o comentário

    Baixem MUITO o preço, coloquem 2GB de RAM em TODOS seus modelos, atraiam desenvolvedores de alguma maneira inteligente e façam uma campanha gigantesca no Brasil que conseguirão pelo menos em parte reverter essa queda.


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 08/04/2016 Link para o comentário

      Baixar preço? Os Lumias já possuem custo x benefício excelente, e quer menor ainda?


      • 35
        Conta desativada 10/04/2016 Link para o comentário

        kkkkkkkk


  • Marcelo Silva 3
    Marcelo Silva 08/04/2016 Link para o comentário

    Era só a Google lançar seu principais Apps daí sim ia ficar ótimo mas como ela não tem coragem...


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 08/04/2016 Link para o comentário

    O Windows para smartphones é irrelevante. E esse papo de que tudo é Windows é só para mascarar o números pífios do sistema.

    rog_7


  • 2
    Rubens Lopes 08/04/2016 Link para o comentário

    tenho um Lumia 730, acabei de atualizar para win10, demorou mas ficou mto bom. massssss, falta apps, isso é FATO.


    • 35
      Conta desativada 10/04/2016 Link para o comentário

      Acessei o aplicativo Qipu (para MEIs) e senti falta de itens no menu. Quando tem o app ele está capado.


  • 29
    Denis Francis 08/04/2016 Link para o comentário

    Por ser um site especializado em Android, é óbvio que não vão estar muito por dentro do mundo Microsoft/W10m. Então vou tentar ser breve o bastante pra que seja entendido aqui.
    1 - Dizer que o W10m vai desaparecer é o mesmo que dizer que a Microsoft vai se concentrar no Linux e abandonar o sistema Windows, já que a divisão Mobile é apenas um braço do Windows Desktop e ambos são, basicamente, um sistema só.
    2 - A estratégia da MS está clara quanto ao assunto sobre aparelhos. Estão deixando de ser a maior fabricante de aparelhos com o sistema pra dar espaço pra terceiros, vide o excelente HP X3 (não vi nenhum outro no mercado com funcionalidades semelhantes, e elas são úteis e não perfumaria, como um lado da tela curva, por exemplo).
    3 - A MS é uma empresa de software, não de hardware (no geral), portanto faz mais sentido diminuir a produção de Lumias e se concentrar mais no SO.
    4 - O W10m morre todo dia, de acordo com algum site que não trate de Windows, mas todos os dias (também) vemos lançamentos de aparelhos com tal sistema operacional.

    Dito isso, tentem entender, não é pq hj o sistema possui uma fatia ridícula (e está perdendo ainda mais por causa da reação do público quanto ao update, o que eu acho certo por parte da MS) que ele simplesmente vai deixar de existir. Até onde eu posso ver, as coisas estão exatamente como programado, agora é aguardar e ver o que o futuro reserva, mas uma coisa eu digo, não existe hj sistema com maior potencial de integração no mercado. Modo Continuum fala por si só!

    Marcelo Silva


    • 14
      Willy Milane 08/04/2016 Link para o comentário

      Engraçado. A Microsoft escolheu você, um desconhecido, pra passar informações restritas à empresa? Bizarro heim sabichão!


      • 29
        Denis Francis 11/04/2016 Link para o comentário

        Informações restritas pra vc que é um acéfalo e só conhece um site pra visitar! Se fosse um pouquinho mais bem informado, teria lido sobre tudo isso o que eu citei em algum lugar internet à fora, mas pelo visto é complicado devido às suas limitações.


  • 4
    Carlos Lira Asão 08/04/2016 Link para o comentário

    Só que você esqueceu de mencionar o principal: Todos vão querer desenvolver aplicativos para o windows 10, e fazendo isso automaticamente estarão desenvolvendo para o windows 10 mobile, jpá que a proposta são de aplicativos universais. Será que a longo prazo isso não será o diferencial do sistema ?

    Lucas LeiteMarcelo Silva


  • 14
    Willy Milane 08/04/2016 Link para o comentário

    É óbvio que o Windows Phone acabou. Isso é questão de tempo infelizmente. Como eu disse outra vez, se a Microsoft tivesse criado, não o Windows Phone 7, mas o 8.1 em 2006, um ano antes da Apple lançar seu primeiro IPhone, o cenário poderia muito diferente, mas voltando pra realidade, a própria postura da MS demonstra o que há tempos se fala, fim de jogo pra empresa de Bill Gates na área mobile.


  • Marcus Vinicius 15
    Marcus Vinicius 08/04/2016 Link para o comentário

    Creio que as coisas iram melhorar com a chegada do surface phone, tenho um 640XL e estou muito satisfeito, atualmente utilizo a ultima build do win10 e não tenho do que reclamar e apesar da loja escassa tenho uma lista bem grande de jogos que mesmo instalados em um micro-DS antigo rodam sem problemas, win 8.1 com a atualização a ciam era ótimo com o win 10, mesmo sendo AINDA insider crio no potencial da empresa, continuarei esperando pois a cada atualização esta vindo muitas melhorias.
    Um dos pontos que mais acho errado são como as pessoas boicotam as outras empresas, torso para o melhor de TODAS, pois se apresentarem produtos ótimos que ganha somo nos, a concorrência é só entre eles.


  • Thiago F. 26
    Thiago F. 08/04/2016 Link para o comentário

    E ainda existe, é?
    Pra mim já tinha acabado há mto tempo!
    Rsss

    Maria Lúcia


  • Alê Gomes 13
    Alê Gomes 08/04/2016 Link para o comentário

    Pena acontecer isso, fui usuário do WP por um bom tempo, tive um Lumia 1020 e depois o Lumia 1520, eram ótimos aparelhos, mas a falta de aplicativos ou aplicativos mal acabados, me fez voltar pro Android, e hoje tô satisfeito com meu Moto X Force.


  • Rafael Solano 2
    Rafael Solano 08/04/2016 Link para o comentário

    Tem gente que adora cagar pela boca

    Fabiano Fernandes


  • David CD 80
    David CD 08/04/2016 Link para o comentário

    O único contato que tive com o Lumia, foi com o da minha ex, e tipo, não era um atraente sistema, como o Android e IOS.
    Parece paradão. Se vc comparar apps ,tipo whatsapp do Windows com o do Android, a impressão que fica, eh que o Android eh bem mais completo.
    O Windows só vai vender se fizerem algo perto do Windows do desktop, senão a história se repete.

    Deivis Schuman


    • 15
      Matheus Duarte 08/04/2016 Link para o comentário

      O pior é que é verdade.... o windows Mobile quando eu tive contato era paradak com uso excessivo de preto


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 08/04/2016 Link para o comentário

      Belo comentário brother!


  • 21
    Lucas 08/04/2016 Link para o comentário

    Simples: Falta de apps e funções. Ele é limitado.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 08/04/2016 Link para o comentário

      São dois pontos fundamentais. Mas não é só isso não!


    • 29
      Denis Francis 08/04/2016 Link para o comentário

      Falta de apps, óbvio, o sistema tem pouco market share, o que não atrai muitos devs, mas vc diz falta de funções, aí eu sou obrigado a rir!
      Dá uma olhada no vídeo que eu vou deixar e me responda se existe iOS ou Android com as funções apresentadas aqui:
      https: // www.youtube.com/watch?v=B259MI9GtIw

      Acontece muito de estar lotado de papagaio na internet, que saem repetindo o que todos falam, mas não tem o menor conhecimento sobre o funcionamento daquilo que aprendeu a criticar. E se não sabe o que é UWP, pode dar uma pesquisada, pois é nisso que a empresa aposta no momento.

      Não seja apenas um "hater", atente-se aos fatos, mas os concretos, não os boatos "click bait".

      ;D


  • 85
    Conta desativada 08/04/2016 Link para o comentário

    Nunca usei o WP, mas sempre ouvi falar bem de quem usava, tirando a reclamação de poucos apps. Mas a saída da Nokia, tirou um pouco da "confiabilidade" que eles tinham...

    Conta desativada


    • Alexsandro G. 18
      Alexsandro G. 08/04/2016 Link para o comentário

      Pra mim eu acho todos os problemas são os aparelhos mais do mesmo a grande maioria são processadores Quad Core 1.2 Ghz, 1GB RAM, 8GB memória interna, com quase mesma aparência, melhores em design o 830, 930 e hardware o 930, mesmo assim sem slot micro SD e bateria de pouca capacidade, e claro a cereja do bolo os aplicativos.

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 08/04/2016 Link para o comentário

        Realmente brother Alexsandro!
        Sempre as mesma configurações!


      • 4
        Carlos Lira Asão 08/04/2016 Link para o comentário

        Tá, mas a pergunta que fica é: Para que querer um celular com octa cora e dois GBde ram se com um quad com 1 GB é mais que o suficiente para rodar o sistema ?


      • 29
        Denis Francis 08/04/2016 Link para o comentário

        Usuário de Android está acostumado a comprar hardware e entende pouco de software. Quando existe algo chamado "otimização", não é necessário ter um ônibus espacial pra fazer o trabalho de uma bicicleta.
        No W10m, assim como nas versões anteriores do sistema, pode-se fazer a instalação de apps direto no SD Card, sem ter que fazer mil piruetas pra tal, basta colocar o cartão que o sistema já te pergunta se é lá que deseja fazer suas instalações de apps, simples assim. ROM de pouca capacidade nunca foi o problema. E não compare aparelhos de 400 pila com tops de linha, por favor.


      • Alexsandro G. 18
        Alexsandro G. 07/05/2016 Link para o comentário

        Carlos, como tudo na vida evoluí, o mesmo que acontece com os sistema, Windows evoluiu o hardware também tem que evoluir, veja o Lumia 650, todos esperavam mais, e o que aconteceu? Mais do mesmo tirando o visual que esta mais elegante. Mais vai falar este smartphone e mais corporativo, por isso ao exemplo a BlackBerry e um smart corporativo mais nem por isso deixou a qualidade cair.


      • Alexsandro G. 18
        Alexsandro G. 07/05/2016 Link para o comentário

        Denis, quando compro um smartphone penso no futuro e não no presente, pois se ele está sendo vendido é porque hoje ele roda os aplicativos, mas no futuro? Vamos dar um exemplo ahh, o iPhone, já que estamos falando um sistema tbm otimizado, quem tem um iPhone 4 com o sistema iOS de hoje não tem a mesma OTIMIZAÇÃO de antes, porque tbm o sistema evolui, e o hardware permanece o mesmo, claro ele roda o sistema, mas claro que tem alguns engasgos. Se tem um hardware que te da uma evolução vc não terá estes problemas. É só refletir.


  • FUNKY DESEMPREGADO C. 22
    FUNKY DESEMPREGADO C. 08/04/2016 Link para o comentário

    quem ainda tem esses lumias?


    • 29
      Denis Francis 08/04/2016 Link para o comentário

      o/
      E estou satisfeito! ;D


  • 5
    Rubemar Pinto 08/04/2016 Link para o comentário

    Fato !! Tinha um Lumia 1320, excelente aparelho, sistema realmente incrível, rápido eficiente e leve, não travava, de uma simplicidade fora do comum, porém o que me fez voltar ao Android ?? Falta de jogos, vários recursos nos jogos e aplicativos que sempre chegavam primeiro no iOS e Android, isso infelizmente me fez repensar a continuidade na plataforma, e quando chegou a hora de escolher, não teve jeito, optei pelo Android. Até aqui estou feliz pela escolha que fiz, lamento muito a plataforma tão boa esteja sucumbindo aos maus cuidados da Microsoft que tem pagado um verdadeiro mico, confesso que ainda tenho esperança que haja uma reviravolta.


  • 5
    Vinícius Coelho 08/04/2016 Link para o comentário

    (TEXTÃO)
    Gosto muito do Windows Mobile/Phone, o que for, tanto que atualmente eu estou usando um. Mas apesar de gostar muito do sistema a Microsoft não facilita nem um pouco, tanto que irei voltar pro Android não por insatisfação com sistema mas sim com a empresa. Em primeiro lugar: o atraso e o silêncio: atrasos podem acontecer, eu sei, mas o atraso pra liberarem a att do W10 Mobile pros aparelhos com 8.1, e eles nem pra darem algum tipo de explicação nem nada ficaram num silêncio por uns 4 meses. Em segundo lugar: não liberaram a atualização pros Lumias x20, eram aparelhos antigos, mas eles prometeram, passaram 1 ANO afirmando que TODOS OS APARELHOS COM WINDOWS PHONE 8.1 atualizariam para o Windows 10 Mobile, aí quando chega o "GRANDE" dia eles falam que os aparelhos da série x20 ou com 512MB de RAM não serão atualizados. Em terceiro lugar: aplicativos de todos os tipos para Android e IOS com desempenho melhor do que no próprio sistema, acho que não preciso falar mais nada... Em quarto lugar: apesar de estar em quarto, acho que é o principal, descaso com o Brasil. Os Lumias 950, 950 XL e 550 lançados em Novembro nos EUA e na Europa, homologados pela Anatel ainda em novembro também, até agora não deram as caras por aqui, aliás ainda nessa semana, ou semana passada, lançaram nos EUA o 650. Não há quase nenhuma opção de celular com Windows nas lojas, virtuais ou físicas, quem quiser um tem que se contentar ou com um 640/XL ou com um 535, um low-end e um mid-low... Com muita sorte você acha outro. Uma hora a paciência acaba...
    (ACABOU! FINALMENTE, EU SEI. PARABÉNS PRA QUEM LEU TUDO)

    Fabiano


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 08/04/2016 Link para o comentário

    Sempre falei, é um sistema fadado ao fracasso, não ver isso quem não quer.... Quanto ao site falar do WP natural, já que é um concorrente e se ele cresce ou desaparece impacta diretamente no Android, ou galera mais chata essa de achar que porque o nome do Site é Androidpit é proibido falar de outro sistema.


  • Relesbleres 18
    Relesbleres 08/04/2016 Link para o comentário

    Já fui dono de alguns aparelhos com Windows e não me arrependi. Testei o W10M e o potencial é inegável.
    O que falta é a própria fabricante acreditar em seu SO.

    Guilherme LimaCAV


  • Carlos Chalef 16
    Carlos Chalef 08/04/2016 Link para o comentário

    pelo contrario, na minha opinião, se o windows conseguir fazer app android rodar no windows, vai ser a salvação, pois android é uma merda em se tratando em atualização, saiu o android 6 e só tem 5 porcento dos aparelhos atualizados, em compensação o windows já atualizou a maioria dos aparelhos, se bobiar, na minha opinião com fragmentação do android, complica as atualizações e porem os fabricantes vão matar o android.


    • CAV 57
      CAV 08/04/2016 Link para o comentário

      A Microsoft ensaiou fazer o que você disse, graças ao Projeto Astoria. Só que tinha dois problemas:
      ► Para os apps baseados em Android, o Windows 10 Mobile precisava ter em sua estrutura uma plataforma de emulação do SO da Google, e isso prejudicou o desempenho do SO da Microsoft.
      ► Muitos não entenderam a proposta de poder instalar apps .apk no Windows 10 Mobile e acharam que poderiam suprir suas necessidades recorrendo aos apps do Android, sendo que a ideia não era essa.
      Como esses dois poréns não existem no Projeto Islandwood (porte de apps do iOS), a Microsoft decidiu focar seus esforços na conversão de apps do iOS e abortou o Projeto Astoria, que já foi descontinuado.

      Guilherme Lima


    • 13
      Sid Amorim 08/04/2016 Link para o comentário

      A fragmentação não é um problema real como dizem, ter fragmentação pode fazer alguém lançar um smartphone com sistema antigo e conseguir vender mais barato, a maioria dos usuários não liga para a versão do sistema, a fragmentação existe principalmente por esse motivo, se as pessoas procurassem somente smartphones que garantissem a atualização add fabricantes já teriam se mexido para estar atualizando sempre.


    • 12
      Vinicius Santos 08/04/2016 Link para o comentário

      A não atualização do Android se deve ao sistema ser aberto e isso impacta mais na interface mesmo, pois a maioria dos apps roda até no Android 4.0 de uns 4 anos atrás. O Windows e o iOS ficam com mais problemas de incompatibilidade se não atualizar. E é injusto comparar a atualização pro W10 com o Android 6.0, o número de aparelhos Windows nem mesmo chega perto desses 5% já atualizados.


    • 4
      Carlos Lira Asão 08/04/2016 Link para o comentário

      OS subsistema android fez o windows começar a travar. Normal né. kkk...agora estão tentando portar os do IOS

      CAV


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 08/04/2016 Link para o comentário

    Olha não estou querendo parecer chato, mas acredito que o AndroidPit deveria focar apenas no sistema Android. Ou então que mude o nome para MobilePit. Nunca vi sites especializados em Windows e iOS falarem do Android.
    Deixem esse tipo de notícia para o Tecmundo e sites semelhantes.
    Pior é que esse artigo é o primeiro que leio desse colaborador, Benoit Pepicq. Justo na apresentação diz que ele é apaixonado por Android desde 2011 e que se juntou ao site para compartilhar seu conhecimento sobre Android. Aí vem e fala sobre Windows.

    CAVMassaller BrunoJuan Nascimento


    • 6
      Kleber Vinicius M 08/04/2016 Link para o comentário

      Eu vejo direto sites sobre Windows falando de Android... qual o problema...... cara chato......

      FUNKY DESEMPREGADO C.


      • Douglas Charles Cunha 41
        Douglas Charles Cunha 08/04/2016 Link para o comentário

        Especializados? Duvido.
        E um site especializado em Android no máximo deveria comparar ou dar uma notícia sobre algo relacionado a outro sistema, não ficar fazendo artigos inteiros.


  • 21
    Joao Paulo Santos 08/04/2016 Link para o comentário

    Está muito evidente a FALHA (pra ser mais efêmero) da Microsoft nos smartphones!
    É só ver o exemplo da Nokia que afundou se confiando em seus ótimos aparelhos, mas com poucos aplicativos, quando comparado ao iPhone e depois o Android.
    Hoje quando alguma empresa ou desenvolvendor lança um aplicativo novo sai logo pra ios e android, poucas vezes lembram do WP.
    E pra piorar a situação, alguns aplicativos reconhecidamente bons, na sua versão WP são vergonhosamente "diferentes".
    Enfim, não adianta nada investir em um aparelho bom, fluido e com bom preço, mas deixar a desejar nos aplicativos.

    Wallace MarquesCAV


    • CAV 57
      CAV 08/04/2016 Link para o comentário

      É o que derrubou o Bada, o Firefox OS e está derrubando o BlackBerry 10.
      Se o Windows Phone 7.0 tivesse surgido em meados de 2008, 2009, as coisas poderiam ser diferentes.


  • André V. 22
    André V. 08/04/2016 Link para o comentário

    Eu acho que se o Windows Phone 7 tivesse vingado no início podia ser um grande concorrente e complementar a oferta de sistemas operacionais móveis. A falta de alguns apps também pesa bastante na escolha de um sistema. Sim, já há muitas apps para Windows, mas o nº e ás vezes a qualidade/nº de funções de uma app não se compara ao Android e iOS. Contudo no Windows 10 Mobile, gostei muito e acho inovador a integração de apps universais para celular, xbox one e windows 10, algo que não existe em outros sistemas neste nível.


  • Ricardo Almeida 1
    Ricardo Almeida 08/04/2016 Link para o comentário

    Bem , todos defendem o android como ele fosse algo de bom kk não e para já é verdade sim o windows phone tá com os dias contados porque agora vêm ai o windows 10 mobile e as apps universais e muito mais coisas é chato pois é já que no android isso não existe o android tem mais apps não porque as as mais importantes tão todas presentes ;) neste momento o windows 10 mobile é o melhor sistema de sempre <3


    • 16
      Conta desativada 08/04/2016 Link para o comentário

      Cara, ouço que o Windows phone vai alavancar no mercado de smartphones desde 2011 quando eu estava no 2° ano do ensino médio! Eu vou ficar velho e ainda vou ouvir isso.

      Eu adoro os smartphones lumia porque eles têm as melhores câmeras, mas não vão superar os androids por causa da variedade de modificações e ramificações e o IOS por causa do status.

      Rubemar PintoCAV


    • 20
      Doug Schuindt 08/04/2016 Link para o comentário

      Ponto e vírgula mandou um grande abraço.

      Joao Paulo Santos


    • 5
      Rubemar Pinto 08/04/2016 Link para o comentário

      Cara, vc comentou sem ler né ???? E pq ninguém disse que e o Android e melhor, mas amigo, vc tem de concordar que falta de apps tem prejudicado muito a plataforma, gosto pra caramba da windows espero realmente que esse cenário mude.


    • 12
      Vinicius Santos 08/04/2016 Link para o comentário

      Acorda Alice.


  • Blind 40
    Blind 08/04/2016 Link para o comentário

    O problema real não foi a demora em entrar no mercado e sim em organizara casa antes de lançar algo, se queimou quando lançou o 7.0 e não atualizou pro 8.0 e agora com o 10 em metade dos smartphones lançados.


    Ela vai lançar algo com a própria marca deixando a linha Lumia provavelmente de fora. Será linha surface e alguns poucos smartphones Microsoft no nome.


    isso vai ficar pro ano que vêm, organização é necessária e pelo menos agora ela tá acertando. Mas sei queimou no mercado.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 08/04/2016 Link para o comentário

      A Microsoft não se queimou por ela mesma.
      Foram alguns funcionários ignorantes dela, que extraoficialmente, usaram as contas do Twitter para falar que todos os Lumias com Windows Phone 8.x receberiam o Windows 10 Mobile.
      A Microsoft oficialmente disse que tinha a intenção de atualizar todos, mas que dependendo de como as coisas iriam caminhar, ela teria de tomar decisões difíceis, como de fato aconteceu.
      No caso do Windows Phone 7.x, o update pro Windows Phone 8.x não foi possível porque ambos trabalhavam em plataformas diferentes: o primeiro, no Windows CE e o outro no Windows NT.

      Eu até aceitaria essa intenção da Microsoft de não lançar mais nenhum smartphone esse ano pra deixar as portas abertas para as outras fabricantes lançarem seus aparelhos com Windows 10 Mobile. Caso contrário, vai ser um tiro no pé se ela não lançar os Lumias 450, 750, 850 e 1050.


  • 9
    Rodrigo Santos 07/04/2016 Link para o comentário

    Já usei WP. Os aparelhos são muito bons e o desempenho do sistema também. Infelizmente peca na inferioridade dos apps em relação ao IOS e Android e na falta de tantos outros aplicativos.

    CAV


  • 35
    Maicon Bruisma 07/04/2016 Link para o comentário

    O problema é simples: falta de apps e má reputação. O sistema é excelente, não tem os problemas de segurança do Android, ou problemas de RAM e processamento, nem as limitações do IOS. Ele é o diferencial desse marasmo. Porém ele é mal visto, ainda há aqueles que acham que ele não tem Instagram nem um Facebook e whatsapp decentes, sendo que há. Aqui fica um adendo: o público em geral ainda vê o Windows Phone, sendo que agora é Windows 10 Mobile. A má fama do Windows Phone foi herdada, seja pela interface pouco customizada, seja pelo abandono dos 7.8 que não receberam o 8, seja pelos apps muito mal feitos e as tentativas errôneas da MS de fazer seus próprios apps para sanar os problemas. Agora o sistema é outro, de verdade, a familiaridade e integração entre o Mobile e o PC só está crescendo cada vez mais, mas as pessoas ainda vivem do passado.
    Sem falar que a falta de um mísero app, no caso o Snapchat, pode cagar com tudo. Cara, é a MS, é o Windows, não consigo entender como uma porcaria de um app pode afetar tanto um sistema, apesar de que a maioria que vejo atirando pedras no sistema da MS por não ter o Snap nem sequer usam o app. Me pergunto quando a plataforma tiver todos os apps, forem lançados em tempo em pé de igualdade com as outras plataformas, tiver ainda os apps do IOS, que são melhores que do Android, e ainda tiver o Snap, crescer e crescer e se popularizar, quais serão os argumentos dos haters? Haverá artigos assim em sites?


    • 9
      Rodrigo Santos 07/04/2016 Link para o comentário

      Embora ele tenha Facebook, whatsapp e Instagran os aplicativos são bem inferiores aos do IOS e Android. Já usei WP e o que me fez migrar foi justamente isso e falta de outros apps.

      Luiz Carlos Magno Coelho


      • 35
        Maicon Bruisma 08/04/2016 Link para o comentário

        Mas é por isso que falo do W10M e não do WP. Apesar de ser beta, é beta público, o Facebook e Instagram portados do IOS são muito melhores que do Android, basta pesquisar, apesar de que o Face ainda precisa de melhorias para maior compatibilidade, nem se compara ao do WP 8.1, já o WhatsApp teve vez que recebeu as novidades antes do Android, e está em pé de igualdade com os concorrentes. É como sempre repito: o Windows Phone está morto, fadado ao fim, o Windows 10 Mobile não.


      • 20
        Doug Schuindt 08/04/2016 Link para o comentário

        Portado não é o mesmo que dedicado. É gambiarra, não tem outro nome. Os apps do IOS são melhores no IOS. Esperar que eles tenham o mesmo desempenho e comportamento em outra plataforma totalmente diferente, com tempo de execução diferente, arquitetura diferente, software diferente, é no minimo ingenuidade ou total falta de conhecimento do assunto.


      • 35
        Maicon Bruisma 08/04/2016 Link para o comentário

        Desculpa mas, um dos maiores trunfos do Android, que maioria dos usuários fala de boca cheia, não seria a alta sensibilidade à gambiarras? O Android em si vive recebendo gambiarras para rodar melhor, por parte dos próprios usuários até. Então....
        Portado ou não, não deixa de ser melhor.

        Denis Francis


    • 32
      Luiz Carlos Magno Coelho 07/04/2016 Link para o comentário

      Tenho que concordar com ob Rodrigo, os apps de Windows Phone são muito inferiores aos do Android e são feios demais também! O sistema não é essa maravilha toda e a interface é bastante enjoativa! Deveriam mudar um pouco como fizeram no Windows Desktop, onde as live tiles também não vingaram!


    • 73
      Jairo rios 08/04/2016 Link para o comentário

      Com o lançamento do Surface Phone previsto para 2017 os usuários do W10M terão o mesmo destino dos usuários do WP7.x , WP8.x ......abandono!!


      • 35
        Maicon Bruisma 08/04/2016 Link para o comentário

        Creio que não, pois seria algo realmente ruim para todos, especialmente para a Microsoft. Lançar o 950 e XL com Continuum por que então?
        Caso ela lance um Surface Phone que rode apps x32, ela terá de adaptar os Mobiles, assim como ela terá de adaptar os ARM para rodar os x32, e ela já tem planos para isso. Ela lançara um high end com snapdragon e um phablet com Intel para rodar apps de PC adaptados para tal tela, e assim ter a melhor experiência possível com o assim chamado Windows 10 MOBILE


    • 11
      flavio franca 08/04/2016 Link para o comentário

      Ele não tem problemas de segurança pq ninguem se da ao trabalho de fazer um viruspara infectarmeia duzia de pobretão

      Bruno Ricardo Rodrigues


      • 35
        Maicon Bruisma 08/04/2016 Link para o comentário

        Até pq a maior base de usuários do Android usa aparelho top de linha né? O Android não tem má fama de ser ruim por rodar até num microondas, qualquer aparelho barato tem, né?
        Antes de falar merd@ pense, pois o que mais tem é "pobretão" comprando iPhone e Galaxy de 4k parcelado em mil vezes. Nego esquece que aqui é Brasil.

        Denis FrancisGuilherme Lima


    • 20
      Doug Schuindt 08/04/2016 Link para o comentário

      Pelo andar da carruagem e ao fato de a própria Microsoft estar deixando o sistema de lado para concentrar esforços nas plataformas concorrentes acho muito difícil a plataforma chegar a esse patamar que você citou ao final. Muito provável que a própria Microsoft ponha uma pedra sobre o sistema ou o próprio mercado faça isso. Não se trata de ser hater, pois a plataforma é boa. O problema é que o Android e IOS se consolidaram de tal forma que não há mais espaço para concorrentes.


      • 35
        Maicon Bruisma 08/04/2016 Link para o comentário

        A MS ganha muita grana no Android, que supri a grana perdida no WP, e cobre os investimentos. Ela não vai simplesmente matar o sistema, ela já falou mil vezes, e se fosse irrelevante a Google liberaria sua suíte de apps para o sistema, mas ela tem medo, pois é um dos fatores de seus usuários não aderirem à plataforma concorrente. Se o W10M tivesse a suíte Google muitos, mas muitos usuários iriam para a plataforma, pois como gostam de dizer "pode até ter cliente, e o app terceiro ser melhor, mas prefiro o oficial", e olha que conheço muita gente que faria a troca, pq os aparelhos em si são melhores, basta comparar Moto G 2014 e Lumia 730,por exemplo, e verá que os aparelhos windows sempre possuem algo a mais.

        Denis Francis


  • 12
    Jonas Ferreira 07/04/2016 Link para o comentário

    Não acho q vai desaparecer. Não é um empreendimento específico para a Microsoft. Ela já aceitou o fracasso é esta disposta à mantê-lo como mais um braço da CIA. Por outro lado, cada vez mais os códigos pra PC se adaptarão automaticamente para a versão móvel


  • Rodrigo Souza 17
    Rodrigo Souza 07/04/2016 Link para o comentário

    Um dos problemas que atrapalha a aceitação do Windows Phone é que ao usarmos ele vemos que ele não tem nada a ver com o Windows que estamos acostumados, com seu sistema engessado devido a má localização de menus e configurações confusas que deixam muita gente insatisfeita (e uma tremenda cagada que MS fez no lançamento foi não ter feito um explorador de arquivos logo de cara, conheço muita gente que ficou P*** da vida com isso: um bom exemplo era tentar mudar um toque musical nos Lumias: coisa que requeria muita paciência).


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 07/04/2016 Link para o comentário

    Os problemas basicamente são dois: faltavam apps e aqui não falo de existirem milhões inúteis como no android e ios, mas dos mais usuais. E o outro ponto foi a escolha de se associar a NOKIA que já estava falida e sem um diferencial no mercado. Será que as versões de razr e moto G, E e X não fariam sucesso com o windows phone? só pra citar outra empresa que estava falindo muito por causa de seu sistema operacional.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

    O problema é que ele não teve uma boa aceitação e a falta de apps como o Instagram (demorou anos para chegar na plataforma) não ajudou em nada. No mais, o sistema é bem eficiente e cumpre muito bem o que propõe.
    Seria minha alternativo ao Android.


  • 13
    Rogério Veríssimo de Aquino 07/04/2016 Link para o comentário

    A reportagem identificou bem o ponto negativo. O loja de aplicativos do Windows é simplesmente ridícula. Eu era dono de um Lumia. Ótimo aparelho por sinal. Mas sai da linha Nokia exatamente por isto. Migrei para o Android e estou satisfeito até hoje. Não vejo no mundo de hoje espaço para os celulares da Microsoft.

    Gerson S ✠Rafael OliveiraLucas Goulart F.Roberto SilvaTelmo FrancoJúlio Oliveira


    • Telmo Franco 19
      Telmo Franco 07/04/2016 Link para o comentário

      Meu segundo smartphone foi um Lumia 820..muito bom..mas isolado de tudo!


    • Gerson S ✠ 21
      Gerson S ✠ 08/04/2016 Link para o comentário

      E esses aplicativos universais ainda não mostraram NADA.


  • Nilton Santos 1
    Nilton Santos 07/04/2016 Link para o comentário

    É claro que a falta de aplicativos e personalização influenciaram, mas o que fez o Windows Phone não ter sucesso foi que existem apenas duas classes de públicos: Classe alta (iPhone) que procuram aparelhos top de linha para ostentar e classe média baixa (aparelhos com Andróid) com aparelhos baratos e milhões de aplicativos grátis. O Windows Phone não se encaixa em nenhuma dessas classes. Os aparelhos top de linha da Microsoft não foram suficientes para ostentar e o aparelhos baratos de entrada não tinham aplicativos grátis desejados. A Microsoft como empresa de software tinha que ter feito como o facebook, tinha que ter comprado o WhatsApp, o instagram e o snapchat. Aplicativos como o Office não fazem diferença, mesmo porque esta presente em outras plataformas. As pessoas querem se divertir com o aparelho e a Microsoft não entendeu isso e continua somente apresentando softwares de produtividade em seu portfólio como agora a Cortana.


  • 43
    Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

    Concordo com tudo o que diz na matéria, para mi é um sistema bem limitado e a falta de aplicativos é gigantesca. Você consegue fazer MUITO mais com um Android ou iOS, é um sistema que pra mim se não tiver algo de realmente inovador vai desaparecer logo logo do market share mundial.

    Gerson S ✠Júlio Oliveira


    • Gerson S ✠ 21
      Gerson S ✠ 08/04/2016 Link para o comentário

      O Raul sempre polêmico. Rs.


  • 14
    Vinicius Campelo 07/04/2016 Link para o comentário

    Não é open source como o Android e nem completo como o IOS, por que isso ainda existe?

    Júlio Oliveira


    • 1
      Genesio Daniel 07/04/2016 Link para o comentário

      ser open source, nao influencia em nada. O que adianta ter um celular com o sistema open source e nao saber baixar o codigo fonte dele e criar uma custom rom ou um novo sistema baseado nele. O linux e open source e poucas pessoas usam ele.
      obs: eu sei que linux é um S.O de Computador mas é um exemplo bem plausivel


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 07/04/2016 Link para o comentário

    minha opinião é a seguinte: o Windows Phone veio com uma boa ideia de trazer algo novo para nossos usuários ... a interface do aparelho é bonita e o sistema é bom SIM... mas o problema é a falta de aplicativos... e além disso os aplicativos que existem nele não funcionam tão bem quanto nos Android e ios ... o whatsapp do Windows é feio... um dia eu vi uma notícia sobre ter compatibilidade com os apps Android isso poderia trazer mais pessoas mas não vi continuidade... enfim espero que ele se mantenha... pois é um sistema que tem certo potencial


  • 6
    Diego Nascimento 07/04/2016 Link para o comentário

    As únicas versões que prestaram foram o Windows mobile 5.0 e a 6.0 que eram ótimas. Depois que virou Windows phone nunca mais foi o mesmo.


  • Alexsandro G. 18
    Alexsandro G. 07/04/2016 Link para o comentário

    Antes de tudo tenho tanto o sistema Android e Windows 10 Mobile, o sistema da Microsoft tem uma fluidez inquestionável em comparação com Android, mesmo com poucos recursos de hardware o sistema apresenta um ótimo resultado e se pegar um smartphone com os mesmos recursos com Android é muito sofrível, eu tenho uma melhor experiência Android com aparelhos com um hardware mais poderoso em comparação ao anterior. Em questão de atualização tbm a Microsoft tem um círculo muito melhor do que o Android, o sistema não é fragmentado, tem uma linha, muito reclamam que não vai neste momento atualizar para o Lumia 520 que é um dos aparelhos mais vendido, mas convenhamos um aparelho com 512 RAM para um Windows 10 Mobile é um pouco demais, temos tbm que dar oportunidade para novos aparelhos sendo que este se eu não me engano é de 2012/2013 acho que este círculo de atualização deve ser dar por encerrado. Mas pra mim o que pecou claro são os app, pra mim prevendo esta questão entre os Android e o iOS teria que ter justamente esta ação que tem hoje, facilitar a migração entre os aplicativos Android e iOS, quando lançou o Windows Phone, muitas vezes temos que abdicar de algum lucro pra que o sistema tenha uma divulgação mais ampla. Bom hoje temos o que deveria ter acontecido antes esta facilidade de migração dos app. Mas tbm a Microsoft tem que melhorar por hardware destes aparelhos, ter um diferencial, ou pelo menos ter mais poder de fogo, um processador octa-core, 2GB RAM pra começar, tela amoled, chip dedicado de áudio, ter acessórios que chamem atenção e claro com preço convidativos. Quando a linha Windows Mobile chegar neste patamar será um concorrente para o Android. Android é um sistema que tem tudo, principalmente liberdade e assim será o primeiro lugar entre os sistemas entre os mobiles.


    • Eduardo VP 26
      Eduardo VP 07/04/2016 Link para o comentário

      Também uso os dois sistema e discordo de você. Em diversos momentos o meu L730 com W10Mobile engasga ou demora pra abrir os apps com aquelas reticências que parecem não ter fim... E isso mesmo tendo restaurado meu lumia para as configurações de fábrica após a atualização do SO.
      Já meu moto X2 roda o MM como uma bala, não trava, quase não engasga (exceto naquele Play Música miserável e pessimamente otimizado pela google), e abre os apps praticamente de forma instantânea. Os problemas que ocorrem no meu L730 já vi acontecerem com o L930 também, e isso acaba com a experiência do usuário. Fora que o SO da microsoft é confuso, feio e com quase nenhuma personalização. Essa é minha opinião de usuário dos dois sistemas.

      Júlio OliveiraConta desativada


      • 43
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        Sim não tem nada de Windows ser mais fluido, isso é coisa de quem usa smartphone mais ou menos e que as empresas ainda vão lá e completam de aplicativos e cobrem o sistema com uma skin e isso acontecia mutio no passado. Hoje as empresas são mais conscientes e msm modificando o sistema sabem otimizar ele, veja o caso do redmi que mesmo com 1 giga de ram é totalmente fluido e com 2 então voa. Esse argumento contra android ficou no passado e muitas vezes não era culpa nem do android em sí, mas das fabricantes.

        Júlio Oliveira


      • Hebert Freitas 10
        Hebert Freitas 10/04/2016 Link para o comentário

        A verdade é que o iOS está milhares de anos luz na frete do WP e Android.
        O iOS em conjunto com o iPhone e iPad é o sistema mais estável e valorizado no mundo inteiro. O problema é que poucos como eu podem pagar por um. Pois, se os iPhones tivessem preços acessíveis, seria o SO preferido por 90% da população mundial. Mas parece que a Apple faz questão de deixar a pobralhada de fora. Não sei por qual motivo. Mas a Apple não gosta de pobre. Eles fazer de tudo para um pobre não ter os produtos dela. Às vezes eu penso que, para a Apple, um iPhone nas mãos de um pobre, seja um desprestígio.


  • Eduardo VP 26
    Eduardo VP 07/04/2016 Link para o comentário

    Se a Microsoft lançasse um aparelho Lumia, com o nome microsoft no verso, com aquelas câmeras e lentes top, e rodando um android purinho e rápido, ia ficar muito show!


    • Eduardo VP 26
      Eduardo VP 07/04/2016 Link para o comentário

      Tenho um L730 atualizado com o W10Mobile e posso afirmar de experiência própria que o SO do Seu Biu é inferior aos outros dois gigantes. O windows mobile não peca apenas pela ausência ou má qualidade dos apps, o próprio sistema é meio tosco e tem uma interface muito confusa e engessada.

      Júlio Oliveira


  • lucasssotero 20
    lucasssotero 07/04/2016 Link para o comentário

    A ms só está pagando o pato por ter parado no tempo achando que todo mundo iria usar Windows num PC pra sempre.

    Júlio Oliveira


    • Gerson S ✠ 21
      Gerson S ✠ 08/04/2016 Link para o comentário

      Fato.Está aí a pesquisa mostrando que o mundo acessa a web pelos smartphones.


  • Yuri Kiguti Brunheira 2
    Yuri Kiguti Brunheira 07/04/2016 Link para o comentário

    Eu sou louco pra ter um Windows Phone, porque hoje em dia acho a plataforma extremamente versátil e atrativa para uso, além de oferecer ótima integração com outras plataformas Microsoft. Os dois maiores problemas que vejo no sistema são a pouca quantidade de apps disponíveis e principalmente o fato de que exitem poucos aparelhos existentes que ofereçam o sistema, alem de serem em um preço absurdo.


  • Renato Lopes 11
    Renato Lopes 07/04/2016 Link para o comentário

    Estou bastante acostumado e satisfeito com o sistema que uso atualmente, que é o android e não compraria nem um Windows Phone e nem um Apple.
    A única coisa que falta é as "GRANDES FABRICANTES" porem os pés no chão e pararem de encarecer tanto seus aparelhos para não virarem um Apple na vida, onde só os burros e os que tem dinheiro de sobra compram!!!


  • 13
    Thiago da Gama 07/04/2016 Link para o comentário

    Eles deveriam pensar em algo para melhorar a conectividade do Windows do pc com o Android


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 07/04/2016 Link para o comentário

    Complicadíssimo... Mas ainda fico com o meu querido Android. Hahah


  • Maicon Dias 21
    Maicon Dias 07/04/2016 Link para o comentário

    Nem hj nem amanhã nem futuramente!!

    Gerson S ✠


  • Helder Coutinho 28
    Helder Coutinho 07/04/2016 Link para o comentário

    Usei pouco, antes de retornar para a plataforma Android.

    É um bom SO, mas infelizmente bastante limitado no quesito de apps, e ele realmente rende bem nos modelos de entrada.

    Mas nada muito além disso.

    Gerson S ✠


  • Luan Grillo 4
    Luan Grillo 07/04/2016 Link para o comentário

    Vamos la:
    Windows Phone realmente está condenado, já que o atual sistema da MS é o Windows 10, plataforma, que não é apenas destinada a aparelhos celulares e sim a todos os produtos da mesma. Isso engloba Xbox, Lumias, PC's, Tablets (diga-se de passagem, lavada nos tablets androids [Surface!] ) e Hoolens. O ano de 2016 para a MS será apenas para otimização de seu SO e adição de recursos, no entanto, não esperem ver crescimento em vendas de aparelhos da MS. Até por que o objetivo da MS está sendo concluído, seu SO já conta com 270 milhões de usuários isso em menos de 1 ano.
    Sim, acho a estratégia arriscada demais, porém, espero profundamente que dê certo. Uso Android e Windows 10 Mobile (também uso no PC e no Xbox) e estou super satisfeito com ambas plataformas.

    Aplicativos? Bom, só sinto falta de um APP na loja: SnapChat. Fora isso, temos Instagram oficial com todos os recursos que o mesmo app do IOS tem, temos WhatsApp sendo atualizado praticamente a cada duas semanas, temos messenger que cumpre bem seu papel mesmo faltando alguns recursos, temos praticamente todos os jogos de sucesso da play store, temos os melhores editores de fotos, os melhores mapas, e, por fim, temos a Cortana para interagir com todos os app :D

    Apenas minha opinião sobre o SO da MS. Gosto muito do android, mas essa matéria está sem fundamento visto quê tudo faz parye de uma estratégia confusa da MS. Abraços, AndroidPit!

    Thalles HenriqueHebert FreitasHebert FreitasJonny E.Phelipe B.Ademar JuniorMatheus Pacheco


    • 14
      Vinicius Campelo 07/04/2016 Link para o comentário

      Não tem os aplicativo do Google, não é open source, os lumias pararam de ter as melhores câmeras e não é relevant.


      • Luan Grillo 4
        Luan Grillo 08/04/2016 Link para o comentário

        O único App do Google que é relevante no Windows é o Youtube. Até mesmo o Chrome não faz falta.
        Em compensação temos o TubeCast, Mytube, entre outros que fazem muito mais que o app do google.


      • Thalles Henrique 24
        Thalles Henrique 12/04/2016 Link para o comentário

        Você está falando de Google Play não sei o quê (tirando a loja, o resto nao não serve pra nada) Google+, Hangouts, e aquele monte de bloatware que já vem pré-instalado? Viveria perfeita e maravilhosamente bem sem nenhum deles. Chrome? Já prestou, hoje tá uma porcaria tanto no PC como no Android. Dos chamados G-Apps, só considero úteis a Play Store e o Keep. O resto me é tão útil quanto uma peneira para tapar o sol.


    • Phelipe B. 67
      Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

      O pessoal se prende àquela máxima burra de que a loja da Microsoft carece dos apps mais populares.

      Thalles HenriqueLuan GrilloJonny E.


  • 15
    Fabrício😃 07/04/2016 Link para o comentário

    Eu acho que o Windows Phone já tinha nascido morto. No Lançamento dele, vendeu muito porquê era novidade e tbm uma única alternativa para experimentar outro ecossistema sem gastar muito. Agora que a sentença de morte já foi decretada pros lumias, coitado de quem comprar!
    😅😆
    #só acho


  • David CD 80
    David CD 07/04/2016 Link para o comentário

    Que ironia do destino. Aquela que está presente em massa nos desktop e notebook, não teve uma influência forte no segmemto mobile, e olha que tentou hein mas tentou mesmo.


    • 14
      Vinicius Campelo 07/04/2016 Link para o comentário

      É obvio que um sistema open source seria mais popular, o Windows só ta na frente porque a Microsoft tinha um monopolio antigamente


      • Phelipe B. 67
        Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

        Quantos você conhece que usam Linux?


  • Bhazycko 2
    Bhazycko 07/04/2016 Link para o comentário

    Eu gosto muito da interface e dos aparelhos - e recomendo sim!

    Phelipe B.


  • Paulo Dias 14
    Paulo Dias 07/04/2016 Link para o comentário

    maioria da galera atualmente não usa o WP, ou realmente só ver o lado negro das coisas. essa plataforma ainda não morreu e eu vejo a cada dia mais aplicativos universais chegando. eles estão moldando todo o sistema juntamente com a ajuda dos usuários através do Windows feedback,uma ferramenta que falta no Android.o sistema do meu aparelho 640 esta muito estável e cada vez mais parecido com o do PC,bateria dura 1 dia inteiro.
    sobre a questão de aplicativos os únicos que fazem falta são são os do you tube. porque os serviço do google eu uso no Android e comprei esse aparelho justamente pra usar os serviços da Microsoft.

    Phelipe B.


    • Phelipe B. 67
      Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

      Ouso dizer que o Windows Phone pode se tornar uma ameaça, no que diz respeito à qualidade, para o Android.


      • 82
        Conta desativada 08/04/2016 Link para o comentário

        Mas qd isso?


  • 25
    Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

    Nenhum SO tem futuro, sem as apps da Google. É básico.


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 07/04/2016 Link para o comentário

    Eu tive um Samsung Ative S I8750, era uma aparelho com um ótimo hardware mas que pecava no software, no caso, Windows. Faz tempo, mas tinha poucos apps, e os que tinha pareciam betas, não eram completos como no iOS/Android. Isso digo de apps simples como Facebook, Whatsapp e outros, nem Instagram tinha na época! Voltei para o Android e pretendo nunca mais voltar para o WP, ainda mais depois do descaso por parte da MS que disse que esse ano, WP não será prioridade da empresa!


  • Lipe M. 24
    Lipe M. 07/04/2016 Link para o comentário

    O q não gostei foi da interface, os apps são estranhos e pior do q os mesmos q tem pra android, algumas coisas são boas, mas sempre fica de fora das novidades.


  • Luck 20
    Luck 07/04/2016 Link para o comentário

    Ainda existe?


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 07/04/2016 Link para o comentário

    O único jeito da Microsoft voltar a lucrar no mercado mobile é partir para o Android e abandonar de vez os Lumias com Windows Phone por que só serve de peso para papel nos escritórios. Estou até imaginando um Microsoft Lumia Android e com suas famosas câmeras com lentes Crass Zeiss.


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 07/04/2016 Link para o comentário

    Particularmente, acho os aparelhos da Microsoft feios e com uma navegação pelo aparelho bem confusa e chata até.

    Lipe M.


    • Luck 20
      Luck 07/04/2016 Link para o comentário

      acho a interface horrivel.


  • 9
    Joel S. 07/04/2016 Link para o comentário

    a microsoft faz aparelhos bons, de qualidade, mas ela vai perder mercado senão aumentar sua lista de aplicativos disponivel, disponibilizar pelo menos os aplicativos mais usados no android


  • Paulo Monti 12
    Paulo Monti 07/04/2016 Link para o comentário

    O grande erro da MS, foi se apoiar exclusivamente na interação com o Windows PC. Um SO Mobile tem vida própria e não pode depender de outro para ser útil, um exemplo são os Smart Watch, em sua maioria inúteis sem um celular conectado. Se a MS não atrair desenvolvedores para plataforma Mobile, incluindo em sua loja apps que todos utilizam e gostam o fim sera muito rápido. Sera a próxima Nokia e Rim, bom hardware mas SO sem app!

    Phelipe B.


  • 82
    Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

    Não entendo como uma empresa gigante como a MS tá perdendo tanto tempo. É dona da marca Nokia, que sempre foi sinônimo de qualidade, e ao invés de lançar um smartphone da marca com Android, que é o sistema do momento, fica insistindo no falido W10M. Acorda Bill!

    Renato Lima


    • 6
      Herbert Nunes 07/04/2016 Link para o comentário

      A Microsoft não é dona da marca Nokia. A Nokia vendeu apenas suas fábricas, algumas patentes e o direito de uso da marca por 2 anos para smartphones, e por 10 anos para dumbfones. Esses 2 anos acabam agora, e acredito que em breve a Nokia volta ao mercado de telefonia móvel, tanto é que a Microsoft já tem lançado seus smartphones com sua própria marca.

      Phelipe B.Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        Ñ sabia desse detalhe dos dois anos. Espero que a Nokia qd voltar ñ me venha com Symbian. Ou vai ser outro tombo.

        Eduardo VP


      • Eduardo VP 26
        Eduardo VP 07/04/2016 Link para o comentário

        Verdade. Se lançassem um aparelho lumia, com o nome microsoft no verso, com aquelas câmeras top, e rodando um android puro, ia ficar muito show!


    • Bruno Barbosa 24
      Bruno Barbosa 07/04/2016 Link para o comentário

      Ela não é dona da marca Nokia, ela apenas pode usar por dois anos em smartphones (que já acabou) e por dez anos em celulares simples.


      • 82
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        D qq forma ñ soube aproveitar enquanto pôde...


    • 93
      Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

      Pois é Andreu, perderam a oportunidade de lançar smartphones com o líder dos sistemas operacionais e agora ficam lá na rabeira! Se continuarem a insistir, daqui a pouco fecham as portas do setor mobile.

      Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        Tá complicado agora pra alcançar o Android e iOS.


    • Phelipe B. 67
      Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

      Eu até queria ver um Nokia rodando Android, mas não queria que o Windows Phone morresse, até mesmo pq ele seria minha segunda opção.

      Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        Pow Nokia com Android... Acho q é um sonho e tanto. Seria uma reviravolta no mercado. Um salto de qualidade e a concorrência iria tremer...


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 07/04/2016 Link para o comentário

    Acho uma pena, porque seria para ele que eu migraria caso não pudesse mais usar o Android, seja pelas cagadas da Google ou pela fragmentação que nunca se chega a alguma medida de se tentar resolver. O WP foi quem inaugurou o conceito de interfaces flat, que depois foi adotado pelo iOS e agora no Android com o Material Design. A ideia de romper con conceitos ortodoxos de interface sem esdruxulizar demais (algo que o iOS faz) sempre me pareceu bastante atraente. Enfim, Rest In Peace, WP.

    Phelipe B.


    • Phelipe B. 67
      Phelipe B. 07/04/2016 Link para o comentário

      Eu prefiro acreditar que ele ainda tem chance. Prefiro acreditar que a Microsoft ainda vai surpreender e nos mostrar algo muito revolucionário. Assim como pra você, pra mim ele seria o sistema o qual eu usaria após o Android.


      • 93
        Conta desativada 07/04/2016 Link para o comentário

        Phelipe, também seria a minha segunda opção, mas parece que a Microsoft não quer ser uma opção ao Android! Já usei durante uns dias e gostei, mas ainda prefiro o Android.


  • 4
    Gabriel Leite 07/04/2016 Link para o comentário

    a materia e otima mais mesmo assim se a microsoft não reagir sinto muito nem o tal surface phone não vai salva o windows 10 mobile da morte não


  • Nami 2
    Nami 07/04/2016 Link para o comentário

    o Título deixa o leitor confuso, já que o ( Windows Phone 8.1 e o Windows 10 Mobile não são a mesma coisa), enfim a parabéns pela matéria.


  • 73
    Jairo rios 07/04/2016 Link para o comentário

    A nova aposta da MS para 2017 será o Surface Phone , com certeza será um gadget caro , mas completo.


  • Kaique Iglesias 28
    Kaique Iglesias 07/04/2016 Link para o comentário

    Pensei que ja tinha desaparecido, a menos que haja uma inovação total desse software, a extinção é certa.


  • Nemesis 26
    Nemesis 07/04/2016 Link para o comentário

    Não compro por não ter os app e games que eu gosto.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.