X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

WordPress

Mauro Feola
0

Os blogueiros de plantão podem levantar as mãos para o céu e agradecer. Para os ávidos por escrever blogs, mesmo quando estejam em movimento (no ônibus, no metrô, no avião...), uma das mais famosas plataformas de blogueiros agora está disponível para dispositivos Android. Se você pensou no Tumblr ou no Blogpost, se enganou: estamos falando do WordPress. Interessado? Então continue lendo nosso review de hoje.

4 ★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
2.0.7 2.6.3

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy Nexus
Versão do Android: 4.0.4

Root: Sim
Mods: CyanogenMod 9

Uma vez baixado o app do WordPress, você terá que configurar seu blog, seja através do WordPress.com ou mesmo um blog que tenha seu próprio domínio. Você pode também criar um novo blog no site WordPress.com usando o aplicativo, bem como gerenciar mais de um blog.

Uma vez que você tenha ajustado estes aspectos preliminares, a página inicial do app será exibida. A partir dela é possível criar um novo post, por exemplo. Para isso, escolha um título, tags e categorias para o seu artigo. Se você não quer publicar seu post imediatamente, é possível salvar o artigo como rascunho e determinar hora e data específicas para a publicação (a hora só pode ser fornecida a partir da referência americana AM/PM). O formato do post pode ser alterado para áudio, imagem, galeria, mensagem e muito mais.

Um editor bastante simples auxilia-o com o conteúdo de seu post. O texto pode ser formatado, links e vídeos podem ser adicionados e você pode usar seus próprios dedos para alterar a largura, o posicionamento das imagens e a linha de tags no artigo a ser concebido. Uma nova página pode ser configurada de maneira semelhante. Postar fotos e vídeos através do menu principal é moleza.

Algo importante para quem tem um blog é poder moderar os comentários dos leitores. O WordPress lhe oferece um sistema de comentários ou você pode usar um plug-in que sincroniza comentários com o banco de dados do WordPress. Os comentários podem ser publicados, apagados, marcados como spam ou respondidos. Este recurso funciona muito bem.

Se o app não suportar algo, não importa o quê, que você esteja tentando acessar, uso o menu principal para acessar o painel de instrumentos (dashboard) real de seu blog. As estatísticas também estão disponíveis e podem ser acessadas, contanto que você faça o login novamente. Por fim, com respeito às configurações: é possível adicionar uma assinatura aos posts e mensagens podem ser ativadas através de novos comentários.

Conclusão:
Ficamos realmente impressionados com a qualidade do WordPress para Android. Ele facilita bastante a vida daqueles blogueiros que gerenciam mais que apenas um blog. O app traz todos mais importantes recursos e o menu principal conecta o usuário ao dashboard real, onde é possível encontrar todos os recursos que não estão disponíveis no app.

Tela & Controles

A interface do usuário do WordPress é, apesar de plataformas de blogs não serem as mais simples do mundo, interessante e bastante objetiva. Devemos admitir que ficamos bastante impressionados com o fato de que todas as mais importantes funções do WordPress foram dispostas de maneira super clara na interface criada para a versão do Android. O menu principal do aplicativo é igualmente simples de se navegar.

E se isso ainda não for suficiente para convencer o usuário, ainda devemos falar bem do trabalho fenomenal feito em termos de design: o app tem um visual bem sofisticado sem deixar de ser intuitivo.

Velocidade & Estabilidade

O WordPress publica artigos de maneira veloz ou não. Tudo isso depende da conexão Internet de que dispõe o usuário-blogueiro. Todos os recursos funcionaram a mil maravilhas e o app se mostrou satisfatoriamente estável.

Relação Preço/Desempenho

O WordPress é gratuito e pode ser baixado do Play Store.

Screenshots

WordPress WordPress

Apps semelhantes

Não conhecemos nenhum app semelhante. Caso você conheça algum, por favor, informe-nos.

Desenvolvedor

Automattic, Inc

Comentários

Escreva um comentário:

Author
2

Alguém descobriu alguma rom pro OPTIMUS F5?