X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

World of Goo

Mauro Feola
4

O World of Goo é um dos mais famosos gamees indie (ou em português: jogos independentes) do mercado. Não faz muito tempo, uma versão para o Android também foi lançada. Como todos nós daqui do AndroidPIT já tínhamos ouvido falar muito bem do jogo, resolvemos, claro, fazer um teste com ele. E a conclusão de nossa equipe, por fim, é a mesma dos elogios que tanto ouvimos: trata-se, sem dúvida, de um dos melhores jogos para Android que já vimos. Se você ainda tem dúvida dessa nossa conclusão, acompanhe o review que fizemos do World of Goo.

4 ★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.0.2 1.2

Vídeo sobre o app analisado

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy Nexus
Versão do Android: 4.0.2
Mods: Root

A primeira coisa que deve fazer a partir do menu principal é escolher o mundo no qual você quer jogar. De início, apenas um dos mundos está ativado para ser selecionado. Mundos e níveis devem ser habilitados de acordo com o quanto se joga. Os níveis se apresentam em uma espécie de mapa, muito semelhante ao Mario. Você deve construir seu caminho até o ponto mais alto do mundo em questão. Este ponto mais alto é, sem dúvida, o nível mais difícil que um mundo contém. 

O World of Goo nos faz lembrar de um jogo chamado Tiki Towers. O seu objetivo é chegar a um certo ponto no espaço do jogo. Para isso, você terá bolas, das quais "braços" brotam e que lhe permitem criar como um suporte (como um andaime) para chegar ao seu objetivo. São essas bolas que se chamam "goos". E são diferentes os tipos de goos existentes no jogo. Existem algumas dessas bolas que podem ser apenas uma vez utilizadas; existem outras que podem ser recolocadas em outro ponto do caminho até o seu objetivo final. E mais: há goos que iniciam um incêndio e outros que você pode atirar.

Para passar de nível é necessário construir um andaime em um tubo de sucção. Os goos restantes serão sugados para este tubo. Apenas uma quantidade mínima de goos podem ficar sobrando para que se consiga efetivamente passar de nível. Em muitos casos, você terá que, primeiro, construir um andaime até os goos que dormem. Eles serão despertados e poderão também fazer parte da construção do suporte principal. Para isso, claro, existem muitos obstáculos a serem vencidos. O que torna o jogo interessante é o nível de dificuldade de todos esses obstáculos. Em caso de sua construção feita com goos desabar, você pode voltar no tempo tocando numa "coisa" voadora. Esse recurso não pode ser usado em todos os pontos de sua trajetória, nem mesmo o tempo todo. Não use-o o frequentemente, pois existe um limite para a utilização deste recurso.

O princípio que rege o jogo é, enfim, muito fácil de ser captado. Isso não faz do World of Goo um jogo fácil. Daí, talvez, o sucesso desse jogo que, nesse aspecto, assemelha-se bastante ao Angry Birds. E o melhor: o World of Goo também tem uma história. As bolinhas goos são as responsáveis por manter o bom funcionamento do mundo. Uma empresa maléfica quer, na verdade, explorar os goos e, com isso, destruir o mundo. E é por isso que você deve jogar: você ajuda as bolinhas goos a salvar o mundo do inimigo. Nada mal a combinação de uma história interessante com um jogo tão simples. Há por trás do World Goo muita criatividade, sem dúvida. Alguns de nossos colegas chegaram a afirmar que se divertiram mais com o World of Goo do que com games convencionais de console.

Digna de ser mencionada é a trilha sonora do jogo. A música em segundo plano foi muito bem feita e dá um toque bem interessante para o jogo. Os diferentes mundos combinam definitivamente com a trilha. Uma deficiência associada à trilha é que não há como desabilitá-la enquanto se joga. Se bem que não  consideramos isso algo que comprometa a ótima qualidade do jogo.

Conclusão:

O World of Goo é daqueles jogos que já fazem seus usuários se entusiasmarem desde o primeiro instante e um dos poucos que despertam emoção. Se a combinação de entusiasmo, ação e emoção é o que conta para um jogo, então o World of Goo é daqueles que alcançam tal objetivo. Nós sugerimos que você jogue pelo menos uma vez. Caso contrário, você estará perdendo algo de interessante no que tange o mundo dos games Android.

Tela & Controles

Os controles do World of Goo funcionam muito bem, Alguns de nossos colegas chegaram a comparar o jogo para PC e o feito para telas touchscreen e afirmam que a segunda versão é mais interessante, pois seus controles funcionam melhor. E mesmo pegar um goo no meio de tantos outros é possível, pois com a função multitouch permite o jogador aumentar uma certa área da tela.

O gráfico do jogo e animação a ele associado são bem sofisticados. Isso cria uma atmosfera interessante para o jogador. Ficamos definitivamente impressionados. 

Velocidade & Estabilidade

O World of Goo funciona de maneira bastante fluida e para carregá-lo não se leva muito tempo. Um ponto negativo, no entanto, é que, às vezes, ao se desligar a tela do dispositivo e religá-la enquanto se joga, a plataforma do jogo se desloca pela metade para o lado esquerdo da tela. Será necessário desligar e religar a tela novamente.

Relação Preço/Desempenho

O World of Goo custa €3,94 e vale cada centavo investido nele. Sem dúvida um dos highlights dentre os games para Android. Existe também uma versão gratuita demo. Talvez seja interessante baixá-la para chegar à conclusão, para nós óbvia, de que vale a pena comprar a versão paga.

Screenshots

World of Goo World of Goo World of Goo

Apps semelhantes

Não conhecemos nenhum app semelhante. Caso você conheça algum, por favor, informe-nos.

Desenvolvedor

2D BOY

Comentários

Escreva um comentário:
  • paulo oliveira 26/Jan/2012 Link

    zvvvgDgghhdeagfjcjfhfhxhdiiiyrylhjh. cgbbhgggfcxxzzdddffgghhgcxxffggccccccccggyhhhhhgtrhjvjhhfjfhcjkkjhhvkvvffslvxawrhkkiuugtttgg

    0
    0
  • paulo oliveira 26/Jan/2012 Link

    ggazhghgdfghjbv. xshgfsaweyioxfxfgdfjzxfvhvdjdofcuwtsudfgygvgggggvvggggt

    0
    0
  • Mauro Feola 26/Jan/2012 Link

    Paulo,
    o que você quis comentar? :)))
    Abraço,
    Mauro

    0
    0
  • mauro rodrigues 31/Jan/2012 Link

    esta chuvendo muito e vou molhar

    0
    0

Author
4

Problemas com wi-fi do Nexus 7 2013