O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
130 Compartilhados 78 Comentários

WWDC 2016: Apple apresenta o iOS 10 e outras novidades

O WWDC é a conferência anual da Apple voltada para desenvolvedores e onde são anunciadas as próximas versões e novidades dos sistemas operacionais da Maçã. Separamos aqui o que mais rendeu durante a apresentação e fizemos um breve comparativo com os serviços e plataformas do Google. Confira a seguir.

iOS 10

Widgets

O iOS 10 trouxe algumas modificações em sua interface, o que inclui uma nova barra de notificações e um Spotlight reformulado, que agora conta com widgets. Agora, o SO da Apple começa a promover uma interação maior com widgets de aplicativos que o usuário possui no sistema, levando-os para a tela de bloqueio.

Essa experiência é muito parecida com aquilo que tivemos com a chegada do Android Jelly Bean, e que foi aprimorado com as recentes versões do SO. Os widgets do iOS são um pouco diferentes do Android, visto que é possível assistir a vídeos, responder mensagens - em widgets de mensageiros - e também encaminhar e-mails.

androidpit wwdc 2016 screenshot 13
Sistema de widgets do ios 10 / © ANDROIDPIT

Siri

A Siri foi levada do iOS para o Mac OS, o sistema operacional da Apple para laptops. Além disso, para os usuários do iPhone, a assistente virtual ganhou poderes especiais, bem parecidos com o Now On Tap, diga-se de passagem. Agora, a Siri possui o mesmo sistema de busca contextualizada com base nas informações encontradas na tela do celular.

Se você digitar "vamos ao cinema", por exemplo, a Siri irá exibir sugestões de cinemas e para compra de ingressos, assim como horários de filmes e opções de transporte. Basicamente, uma versão do Now a um Toque para iPhones.

Fotos

Se a Siri ganhou superpoderes do Now a um Toque, o aplicativo Fotos herdou quase todos os recursos do Photos, do Android. Agora, o app de galeria de fotos da Apple ganhou mais integração com a nuvem, álbuns que fazem pequenos slides de imagens do usuário, ordem cronológica e geolocalização.

O recurso que é mais parecido com o SO da Google é o reconhecimento de objetos, rostos e lugares, que anteriormente não existia no app da Apple. Você poderá fazer no Fotos do iOS buscas de imagens utilizando nomes de lugares, animais ou rostos. Bom, todos nós já conhecemos esses recursos há algum tempo!

androidpit ios10 photo
App de Fotos do iOS 10 / © APPLE

Mapas

O serviço de Mapas da Apple está tentando se aproximar do Maps, do Google, de todas as formas. O serviço do iOS ganhou novo visual e foi aprimorado, inclusive, com alguns recursos que estão presentes no Maps. É possível encontrar estabelecimentos próximos ao usuário com base na localização do dispositivo. Um plus - que o Google Maps não tem - é a possibilidade de fazer reservas e pagamentos dentro do próprio Mapas, como uma espécie de integração com o Apple Pay.

Esse recurso de estabelecimentos e opções próximas ao usuário ainda não está disponível no Brasil, embora eles tenham sido apresentados com o lançamento do iOS 9. Assim, podemos presumir que levará um certo tempo até que o Mapas fique mais completo por aqui.

iMessage

O iMessage trouxe alguns recursos que misturam funções que estão presente no Allo, novo aplicativo de mensagens do Google, e outras semelhantes ao que WhatsApp já apresenta. Entre elas, está a possibilidade de exibir uma prévia de links compartilhados entre contatos. Os chamados Bubble Effects exibem balões animados para mensagens, que mudam de acordo com o efeito aplicado pelo usuário. Basicamente, esse recurso lembra o "chamar atenção", do MSN Messenger.

Talvez, o recurso mais interessante do novo iMessage é a integração entre palavras e emojis, ou seja, ao digitar a palavra 'filme', o app irá sugerir no sistema de predições de palavras o emoji de câmera ou equivalente. Era esperado que a Apple liberasse o iMessage para Android, porém, não foi dessa vez que a empresa liberou uma das jóias da coroa do seu SO.

androidpit imessage bubbles wwdc16
Bubble effects são efeitos para as conversas do iMessage / © APPLE

Outros recursos do iOS 10

A Apple fez inúmeras melhorias no Apple Music, que está com uma nova interface e agora ganhou um sistema melhor para gerenciamento da biblioteca do usuário. Além disso, as músicas poderão exibir suas respectivas letras, algo que já é feito no Spotify. Para iPad, o iOS trouxe a opção de tornar o Notas colaborativo e também, para o iPhone 6S e 6S Plus, a possibilidade de edição das Live Photos.

O que muda entre o iOS e o Android?

De modo geral, o sistema da Apple ganhou maior integração entre os apps nativos e de terceiros. O que mais me chama atenção é a aproximação entre o iOS e o Android, que estão ficando para vez mais parecidos.

Alguns aspectos visuais do iOS lembram - e muito - o Android, visto que tudo no sistema da Apple virou card, desde as notificações na tela até a interface de vários apps.  Podemos dizer que a Apple se inspirou um pouco no Material Design. 

O que você achou do iOS 10?

Os comentários favoritos dos leitores

78 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi