O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
240 Compartilhado 58 Comentários

Review do Xiaomi Mi 4c: a alternativa ao Nexus 5X com melhor custo/benefício

O Xiaomi Mi 4c foi lançado há três semanas, com um conjunto de especificações bem semelhante ao do Nexus 5X, pela metade do preço. Tive a oportunidade de passar alguns dias com o dispositivo, testando sua performance e verificando como ele se sai quando comparado a aparelhos que custam o dobro ou o triplo do preço. Veja no nosso review todas as informações sobre o Mi 4c, que tem a chance de ser o próximo dispositivo da Mi a chegar ao país.

Avaliação

Prós

  • Ótima tela Full HD
  • Software bem responsivo
  • Última versão do Lollipop
  • Design com atenção aos detalhes
  • Funções adicionais úteis
  • Boa qualidade de fotos
  • Infravermelho para controle remoto
  • USB Type C
  • Boa bateria

Contras

  • Bateria fixa
  • Sem entrada para microSD
  • Escorregadio na mão
  • Sem Google Play Store (mas pode ser instalada)
  • Ainda não disponível oficialmente no Brasil

Xiaomi Mi 4c – Data de lançamento e preço

O Xiaomi Mi 4c foi lançado no dia 22 de setembro na China. Até agora, o dispositivo está disponível na China e na Europa. Ainda não há informações sobre um possível lançamento no mercado nacional.

O preço do Xiaomi Mi 4c varia de acordo com o modelo do dispositivo. A versão com 16 GB de armazenamento e 2 GB de RAM sai por 1.299 Yuan (o equivalente a R$ 780,00) e a versão com 32 GB e 3 GB de RAM custa 1.499 Yuan (R$ 894,00). O Mi 4c chega em diversas opções de cores, incluindo branca, preta, azul, amarela e rosa. Seu padrão de carregador é o USB Type C. Recebemos a versão europeia com um adaptador.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 3
O Xiaomi Mi 4c tem especificações semelhantes às do Nexus 5X. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Desenho & Qualidade de Construção

Você terá uma sensação de déjà vu ao ter o Mi 4c. Ele se parece muito com todos os outros dispositivos recentes da Xiaomi, os quais, por sua vez, se inspiram em diversas outras fontes, em especial o iPhone 5c. Trata-se de um design pouco original, mas inteiramente aceitável para um aparelho nessa categoria de preço.

Não se deixe enganar por seu exterior um pouco sem sal. O Xiaomi Mi 4c é um monstro por dentro. Como mencionamos acima, ele tem especificações bem parecidas com as do recém-lançado Nexus 5X (por vezes até melhores). O Mi 4c não vem com os aplicativos do Google (Play Store entre eles), mas todos eles podem ser facilmente instalados.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 6
O Xiaomi Mi 4c tem infravermelho. / © ANDROIDPIT

O Xiaomi Mi 4c tem uma carcaça de policarbonato com uma tampa traseira não removível. Isso significa que você não pode trocar a bateria ou expandir a memória por meio de um cartão microSD. Suas quinas arredondadas são agradáveis ao toque, mas o dispositivo é um tanto escorregadio. Se você for desastrado, pode ser uma boa ideia investir numa case protetora.

Suas dimensões são de 138,1 x 69,6 x 7,8 mm, basicamente as mesmas do Nexus 5 original, mas um pouco mais fino. a lateral superior conta com um emissor de infravermelho ao lado da entrada para fone de ouvido, e a lateral inferior traz a entrada para USB Type-C no centro e um microfone. A lateral esquerda possui uma bandeja para dois cartões micro-SIM e o lado direito conta com os botões de energia e volume.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C
A função de dual-SIM do Xiaomi Mi 4c. / © ANDROIDPIT

O alto-falante está localizado na parte traseira do aparelho. Como na série Sony Xperia, a lente da câmera e o flash LED de dois tons ficam no canto esquerdo e um pequeno furo do microfone próximo à câmera capta os sons de um vídeo. Com 132 gramas, o Mi 4c é bem leve, e por ser de plástico, deve absorver os choques de quedas de maneira eficiente.

O Xiaomi Mi 4c tem um ótimo acabamento, e a integração de um emissor de infravermelho, uma luz de LED para notificações e do rádio FM mostra que a Xiaomi não teve interesse em cortar funções para reduzir o preço (que já é baixo).

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 7
Os botões de energia e volume da lateral direita. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Tela

Esperava encontrar um display HD? Não no Mi 4c, que chega com uma tela de 5 polegadas Full HD. E não é apenas uma tela Full HD, trata-se uma tela realmente boa. As cores são bem realistas e vibrantes. O contraste é satisfatório e equilibrado. A tecnologia da tela é a IPS LCD, com ótima visibilidade em ambientes externos, até mesmo sob a luz direta do sol. A Xiaomi atingiu resultados impressionantes para essa categoria de preço.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 12
O Xiaomi Mi 4c tem uma boa tela IPS LCD de 5 polegadas. / © ANDROIDPIT

Com uma densidade de 441 pixels por polegada, o Mi 4c está na média dos dispositivos quando o assunto é resolução, mas se destaca pela qualidade geral do display Full HD. Os ângulos de visão são ótimos, a imagem é impressionante e a reação ao toque é das melhores.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 5
A lateral esquerda reage a controles como batidinhas. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Características Especiais

Carregamento rápido, dual-SIM e emissor de infravermelho são os diferenciais do Xiaomi Mi 4c. Ele carregou 40% em uma hora quando usamos o Quick Charge 2.0 da Qualcomm. E claro, temos o USB Type-C no Mi 4c.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 8
O Xiaomi Mi 4c tem um USB Type-C, mas o cabo incluído é um USB 2.0 reconfigurado. © ANDROIDPIT

Contudo, o cabo USB Type-C incluído se parece com o que chega com o OnePlus 2: um cabo USB 2.0 reconfigurado em vez de um verdadeiro USB Type-C. Isso significa que você poderá aproveitar a transferência de dados mais rápida, mas precisará comprar um Type-C verdadeiro para ter todos os benefícios desse novo padrão.

Xiaomi Mi 4c – Software

O software do Mi 4c é a própria interface MIUI 7 da Xiaomi rodando sobre o Android 5.1.1 Lollipop. É importante notar, contudo, que a Play Store e os outros GAPPS não chegam instalados neste dispositivo, mas nada impede que você os baixe normalmente (ou seja, esse não é um argumento que impeça a importação do dispositivo quando ele for certificado pela Anatel).

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 13
O Xiaomi Mi 4c roda com a MIUI 7 no Android 5.1.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

A MIUI pode não ser a melhor skin do mundo Android, mas tampouco é a pior. A Xiaomi dá prioridade à personalização por temas, de maneira que você pode mudar o visual de quase tudo muito facilmente. Se não gostar das configurações da MIUI, você pode substituí-la por um launcher alternativo como o Google Now Launcher para ter um visual mais próximo do Android na sua experiência com o Mi 4c.

Fãs da MIUI gostarão bastante da mais recente versão da UI. Ela apresenta novidades bem interessantes, principalmente no que diz respeito ao visual mais simples e plano e à velocidade e fluidez da interface. O Mi 4c roda mais rápido do que muitos smartphones que custam o dobro. É fácil mudar a aparência do smartphone, o difícil mesmo é torná-lo mais rápido. A Xiaomi acertou na velocidade do Mi 4c.

test complet android xiaomi mi 4c interface logicielle image 01
A interface pode não agradar a todos, mas o Xiaomi Mi 4c é bem rápido. / © ANDROIDPIT

Com o passar do tempo, a MIUI amadureceu e evoluiu para fazer frente às suas competidoras, oferecendo funções úteis como duas batitinhas com o polegar na lateral do smartphone (não na tela) para voltar. Fazendo o mesmo no aplicativo da câmera, o dispositivo tira fotos (o obturador também é disparado no botão virtual ou no botão de volume). Além de oferecer as funções básicas do Android, a Xiaomi trabalhou em extras de utilidade comprovada.

test complet android xiaomi mi 4c interface logicielle image 02
Controles por gestos são um dos fortes do dispositivo. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Performance

A performance do Xiaomi Mi 4c é impressionante. O dispositivo cravou mais de 54 mil pontos em testes do AnTuTu e também apresenta ótimos resultados no Geekbench. As especificações do Xiaomi Mi 4c incluem o processador Snapdragon 808, o chipset escolhido pelas fabricantes em 2015 para evitar os problemas de superaquecimento do Snapdragon 810.

O Snapdragon 808 é um processador de seis núcleos que também foi integrado ao LG G4, Moto X Style e Nexus 5X. Ele possui quatro núcleos a 1,4 GHz de frequência e dois núcleos de alta performance, a 1,82 GHz. Pode não ser o processador mais rápido disponível no momento, mas encontrar a mesma CPU de carros-chefe num smartphone tão barato é bastante raro.

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 2
O Xiaomi Mi 4c pode não ser tão rápido quanto o Nexus 5 rodando com o Android 6.0 Marshmallow, mas chega perto. / © ANDROIDPIT

As duas versões do Mi 4c (16 GB e 32 GB) oferecem diferentes quantidade de RAM. A versão menor oferece 2 GB e a maior, 3 GB de memória de trabalho. Testamos aqui a versão com 2 GB, mas considerando a pequena diferença de preço, vale a pena investir em mais RAM para o dispositivo.

test complet xiaomi mi4c benchmark antutu images 01
Você viu bem, o Xiaomi Mi 4c tem melhores resultados do que o Nexus 6 no AnTuTu. / © ANDROIDPIT

Considerando a ótima performance do 808 com 2 GB de RAM, podemos esperar uma multitarefa e transições entre apps ainda mais eficientes na versão com 3 GB. Uma tela Full HD com 5 polegadas não apenas beneficia a bateria como também não sobrecarrega o processador.

AndroidPIT Xiaomi Mi 4c Geekbench benchmark results
O Xiaomi Mi 4c tem obteve bons resultados no Geekbench 3. / © ANDROIDPIT

Olhando além da velocidade básica e da responsividade, o Xiaomi Mi 4c também tem boa performance em outras áreas. A conectividade Wi-Fi é bem estável e rápida, fornecendo velocidades de download confiáveis. A inclusão de uma bandeja com suporte para dual SIM poderá agradar bastante os usuários brasileiros.

AndroidPIT Xiaomi Mi 4c Vellamo benchmark results
No Vellamo, o Xiaomi Mi 4c chega bem perto do LG G4. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Câmera

A câmera principal do Mi 4c tem 13 megapixels de resolução, e o sensor frontal conta com 5 MP. Essas especificações não são ruins para essa categoria de preço, mas a resolução não é tudo, como percebemos repetidas vezes com outros aparelhos. O software da câmera faz toda a diferença. Dessa forma, como se sai o Mi 4c?

ANDROIDPIT xiaomi MI 4C 9
A câmera de 13 MP do Xiaomi Mi 4c produz bons resultados. / © ANDROIDPIT

Muito bem. Não diria que o Mi 4c produz imagens comparáveis aos resultados de flagships como o LG G4 e o Galaxy S6, mas chega perto. A Xiaomi integrou dois sensores diferentes ao Mi 4c, um da Sony (IMX258) e um da Samsung (S5K3M2). Ambos são bons mas o sensor da Sony produz imagens mais detalhadas e nítidas. E mais importante, a velocidade de autofoco do Mi 4c é de menos de 0,1 segundo. Veja abaixo nossas fotos de teste e julgue por si mesmo.

IMG 20151012 194849
Fotos externas Xiaomi Mi 4c têm bons resultados. / © ANDROIDPIT
IMG 20151010 190621
As fotos internas sob luz fluorescente também não decepcionam. / © ANDROIDPIT
IMG 20151012 195140
O laranja está bem equilibrado aqui, e a representação de cores é boa. / © ANDROIDPIT
IMG 20151012 224624
A câmera frontal produz selfies satisfatórias. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Bateria

Bem, a Xiaomi acertou na câmera e na performance, mas como se sai a bateria? Novamente, o Mi 4c se sobressai. Com uma bateria de 3.080 mAh e as otimizações de hardware e software, a autonomia do Mi 4c ultrapassa facilmente 1 dia inteiro. Se você não for um heavy user como nós do AndroidPIT, poderá ter uma autonomia de até 2 dias.

Esse resultado não nos surpreendeu: uma tela com resolução Full HD combinada com um processador high-end e uma bateria acima dos 3.000 mAh sempre produzem bons resultados (um fato que as outras fabricantes também poderiam levar mais em consideração, especialmente aquelas que resolveram diminuir a capacidade das baterias de seus smartphones).

O Mi 4c também é o primeiro dispositivo com USB Type-C a oferecer suporte ao Quick Charge 2.0 da Qualcomm, sendo mais rápido de se carregar do que o OnePlus 2, por exemplo.

test complet android xiaomi mi 4c autonomie batterie image 00
O Xiaomi Mi 4c tem a autonomia de mais de um dia com uso normal. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4c – Especificações Técnicas

Dimensões: 138,1 x 69,6 x 7,8 mm
Peso: 132 g
Tamanho da bateria: 3080 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.1 - Lollipop
RAM: 3 GB
2 GB
Memória interna: 32 GB
16 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: 6
Velocidade máx. 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Bluetooth 4.1

Veredito Final

Ninguém espera uma experiência Android top num dispositivo tão barato. Mas acredite, com o Xiaomi Mi 4c isso é possível. Este é simplesmente o smartphone com uma das melhores relações custo/benefício do mercado internacional. Com uma tabela de especificações técnicas equivalente a muitos carros-chefe que custam duas ou três vezes mais, o Mi 4c entraga uma performance incrível por um preço realmente baixo.

Este smartphone é impressionante em muitos sentidos: hadware de qualidade, ótima performance, boa câmera e bateria de autonomia satisfatória. Como pontos negativos, posso citar apenas o fato da bateria ser fixa e não termos a opção de expansão do armazenamento com cartão microSD, mas não se pode ter tudo, certo? Como conjunto da obra, o Mi 4c representa um desafio aos concorrentes, e seria o dispositivo perfeito para o usuário brasileiro.

240 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Alencar 16/out/2015

    hahaha falou o otário hater doutor em engenharia eletrônica.
    Se não sabe LCD seria por analogia o FILO do reino dos Display.
    Aí abaixo viria as sub divisões.
    LCD TFT
    LCD IPS
    LCD Quantum
    O IPS é usado neste dispositivo. Assim como em carros-chefes de demais empresas, como foi empregado no Xperia Z5, Z4, Z3, Z2. LG G2, G3.
    O LG G4 não é IPS porém tbm é LCD, porém o Quantum LCD.
    As telas da Apple tbm, todas são LCD IPS.
    E todas estas são telas de ótima e excelente qualidade.
    Vai aprender primeiro pra não passar vergonha na Internet.

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguém sabe pode me confirmar se ele realmente tem Rádio FM?
    Em muitos lugares diz que não tem, até mesmo na loja Gearbest, mas nesta matéria diz que tem. Fiquei confuso.

  • Importando esse aparelho eu conseguiria usar ele aqui sem problemas?

  • Importando esse aparelho eu conseguiria usar ele aqui sem problemas?

  • pra mim ele deve ser bom pra games e não travar 32 GB tá de bom tamanho mas talvez eu pegue um moto x 2 MSM vamos ver se sai um bom e barato no mínimo 1400

  • Opinião: lendo os comentários vi muita gente "ferida" pela comparação com o N5 e reclamando da falta de alguns recursos como leitor biométrico e entrada para SD. O que penso sobre isso tudo é que muita gente considera o Android Stock como fator determinante para uma aquisição, porém para muitos (iguais a mim, clientes da Samsung) não faz tanta diferença o sistema mas, sim, o que atende ao usuário. E quanto à memória e outros recursos, muita gente paga por recursos que nem usa. No meu caso, por exemplo, se tivesse um gadget com leitor biométrico, não seria vantagem alguma, até porque o meu desbloqueia por deslizamento na tela. Se alguém sente muita falta de um recurso, claro, vai procurar um que atenda, mas muita gente estaria perfeitamente atendida com uma combinação estética x hardware x software agradável.

    Mas concordo que a Xiaomi deveria se empenhar em trazer esse gadget para a "competição brasileira". Quem sabe os vários modelos da Samsung, junto com os modelos restritos de outras fabricantes ficariam, pelo menos um pouco, ameaçados?

    • Minha opinião sobre leitor biométrico:
      Estou vendo muitas pessoas dizendo que prefere o desbloqueio padrão, e que isso de leitor biométrico é besteira. Não é bem assim galera, o leitor biométrico é mais uma opção de segurança, onde somente o usuário conseguirá desbloquear o smartphone, impedindo que algumas pessoas acessem os dados do smartphone sem permissão.
      Mas para quem não quer e não deseja o recurso, o smartphone ainda pode ser configurado para ter o bloqueio padrão.
      Bem, apesar de eu não ter nada a esconder, eu usaria o leitor biométrico (visto que a tecnologia evoluiu o bastante, a ponto de ter um desbloqueio rápido e seguro).

      Abraços.

      Valeu!

  • Se vier pra cá com um preço padrão xiaomi, vai superar muito aparelhos caro com processador mediano por aí. Snapdragon 808 por esse preço, sendo que o moto x style tem um 808 e custa 2500 reias, so faltou o leitor de digitais pra ser melhor que o nexus 5x.

  • Aparelho fantástico. Mas se o Mi4i ainda não deu as caras por aqui, imagina esse...

    Só não concordo com "Bateria Fixa" sendo um ponto negativo.

  • Esquece pessoal... Se a MI que ficou de lançar a miui7 hoje é nada... Imagina o MI4...

  • O que me deixa triste é câmera frontal com esse efeito mascara, sem nitidez.

  • ate que sao bonitos os celulares deles

  • "O Xiaomi Mi 4c pode não ser tão rápido quanto o Nexus 5 rodando com o Android 6.0 Marshmallow, mas chega perto."
    Se for mais lento que o N5 com Android 6.0 então não tem nada de rápido esse aparelho, mesmo com processador melhor e mais memória.
    Instalei o 6 há uma semana e além de alguns ícones o modo de economia de bateria, pra mim só mudou mesmo o número pois continua a mesma coisa.

    • dá uma reseta de fabrica pra ver se faz uma boa diferença (recomendações da propria google pós atualização)

  • Já instalei a ROM da XIAOMI no meu antigo G2 e devo admitir que a há um melhora significativa na fluidez do sistema.
    quanto as especificações técnicas, não deixa nada a desejar, levando em conta seu valor.
    Porém, a questão maior não é a UI, memória (até porque não curto SD), câmera ou processamento. O maior impasse é a falta de interesse da XIAOMI em trazer o aparelho para terras tupiniquins.
    mesmo que não haja tanto tempo desde seu ingresso por aqui, a principal impressão que a empresa passa (pelo menos pra mim) é de que mandam pro Brasil aparelho que não tiveram sucesso de vendas na Ásia e Europa.
    sem dúvidas existe uma barreira burocrática pra que isso ocorra. mas, a XIAOMI deveria fazer um esforço maior!

    • ela só está trazendo aos poucos os seus aparelhos e vendo a reação do País, ainda mais em crise. E está sendo ótimo isso. Logo em 2016 até abril já trarão tops.

  • Se viesse para o Brasil este seria o meu próximo Android.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi