O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 282 Compartilhados 78 Comentários

Review da Xiaomi Mi Band 2: a pulseira fitness com o melhor custo/benefício

Lançado no início de junho, a Mi Band 2 é a terceira pulseira fitness lançada no mercado pela Xiaomi. Para a segunda geração da Mi Band, a empresa resolveu apostar numa tecla sensível ao toque que interage com alguns LEDs. O preço acessível também foi mantido pela Mi nos países onde o acessório é comercializado. Confira a análise completa da Mi Band 2 a seguir.

Avaliação

Prós

  • Visual minimalista
  • Preço acessível
  • Medidor de frequência cardíaca
  • Resistência à água
  • Tela OLED

Contras

  • Medidor cardíaco instável
  • Aplicativo oficial precisa ser otimizado

Data de lançamento e preço

A Mi Band 2 foi lançada oficialmente na China no início de junho por 23 Euros, aproximadamente R$ 84,00 sem impostos e taxas. As cores disponíveis para o acessório são: preto, laranja, azul e verde. Não existe previsão de venda da Mi Band 2 no Brasil.

Desenho & Qualidade de Construção

Assim como os demais concorrentes do mercado, a Mi Band 2 conta com um visual minimalista e compacto. A pulseira é construída em silicone e possui um pequeno sensor que fica acoplado ao módulo central da corrente. O textura do revestimento é boa, garantindo uma usabilidade confortável. A alça que fecha a pulseira é forte e evita que a mesma abra de forma inesperada e seja perdida pelo usuário.

Diferente de outros modelos, o núcleo que abriga o sensor cardíaco desliza facilmente para dentro da pulseira, evitando que o usuário precise fazer algum tipo de força para removê-lo. O carregamento com o cabo também é bem simples, basta conectá-lo via USB de maneira bem intuitiva. 

AndroidPIT xiaomi mi band 2 review 2
Sensor de monitoramento cardíaco da Mi Band 2 / © AndroidPIT

Na parte inferior do núcleo, como disse acima, está o sensor de batimentos cardíacos. Na verdade, ele já estava presente na Mi Band 1S, mas foi aprimorado e remodelado para a nova versão da pulseira. O carregamento é feito através de dois pinos USB que estão ao lado do núcleo, ou seja, é preciso removê-lo da pulseira para carregá-lo.

A Mi Band 2 é resistente à água e poeira

A Mi Band 2 é um acessório muito leve e discreto para se usado no pulso. É mais compacta e elegante em comparação com alguns concorrentes, como a FitBit Flex, que é vendida por um preço similar em alguns países.

Por fim, devo dizer que a Mi Band 2 possui resistência contra água (IP67), por até um metro de profundidade, e também a poeira. Não é indicado que a mesma seja utilizada por muito tempo debaixo d'água.

Tela

O principal diferencial da Mi Band 2, em comparação com o modelo de primeira geração e com a Band 1S, é a presença de uma tela na parte superior. Enquanto os modelos anteriores proporcionavam uma interação através de LEDs, a nova Mi Band vem com um painel OLED de 0,42 polegadas que possui aproximadamente um centímetro de espessura.

AndroidPIT xiaomi mi band 2 review 3
Tela OLED da Mi Band 2 / © AndroidPIT

Ao contrário do que pode parecer pelas imagens, a tela da Mi Band 2 não é curva, e sim plana. Nela, são exibidas inúmeras informações, como o monitoramento do sono, chamadas e notificações, nível da bateria e o controle das atividades cardíacas. 

Durante meus testes notei que o brilho da tela é mais do que suficiente para que a mesma seja utilizada em ambientes com forte iluminação. 

androidpit xiaomi mi band 2 display
É possível configurar o que será exibido na tela da Mi Band 2 / © AndroidPIT

Características Especiais

A Mi Band 2 oferece os recursos tradicionais de uma pulseira fitness. Além do pedômetro, o acessório conta com um sistema de monitoramento de sono, que pode despertar o horário com leves vibrações no pulso.

AndroidPIT xiaomi mi band 2 review 5
Interface do app Mi Fit / © AndroidPIT

O leitor de frequência cardíaca da Mi Band 2 é bem instável. Ele funciona bem, mas é preciso retificá-lo no pulso de maneira correta e, fora isso, os resultados são um pouco imprecisos. Se você procura por um monitor cardíaco mais preciso, aconselho você a encontrar uma outra opção para essa finalidade.

androidpit xiaomi mi band 2 app
Perfil criado na conta do Mi Fit / © AndroidPIT

Outro recurso interessante é o desbloqueio do dispositivo quando o mesmo está pareado com a Mi Band 2. Com isso, todos os aparelhos que rodam com o Android 5.0 Lollipop ou superior podem contar com uma opção de segurança adicional.

androidpit xiaomi mi band 2 app 2
Informações do usuário dentro do app Mi Fit / © AndroidPIT

Software

A Mi Band 2 pode ser conectada com dispositivos que possuem Bluetooth 4.1 e que estejam rodando com o Android 4.4.4 KitKat ou superior. No caso do iOS, a pulseira é compatível com o iPhone 5 e modelos superiores. O emparelhamento do acessório é feito através do aplicativo Mi Fit, que conta com um questionário que o usuário deve responder durante o primeiro acesso, inserindo seu peso, altura e medidas. A Mi Band 2 também é compatível com o Google Fit e o Saúde, da Apple.

Quando pareada, a Mi Band 2 começa a monitorar automaticamente os hábitos do usuário. O aplicativo Mi Fit acompanha muito bem o progresso do usuário, contudo, o app apresenta algumas irregulares nas traduções dos idiomas.

O app classifica e agrupa as informações por dia da semana, que são coletadas em tempo real pela pulseira. A sincronização entre o app e a Mi Band é excelente, visto que nenhum dado coletado fica de fora das estatísticas. Existem algumas metas que são estabelecidas para o usuário cumprir, fazendo com que o mesmo fique mais estimulado a praticar atividades físicas.

Bateria

Mesmo com uma bateria de 70 mAh, a Mi Band 2 consegue atingir até 20 dias de autonomia. Essa capacidade é um pouco inferior se levarmos em consideração a versão anterior, que prometia até 30 dias de energia. Com a Mi Band 2 é possível chegar em até 10 dias de uso moderado com 80% de carga. Com excesso de notificações e interações esse nível pode cair para 18% no mesmo período.

Com relação ao carregamento é preciso aguardar até 3 horas para que a Mi Band 2 seja totalmente carregada. Porém, se levarmos em conta o tempo que o acessório fica em uso, podemos considerar o tempo de carga dentro do aceitável.

AndroidPIT xiaomi mi band 2 review 4
A Mi Band 2 oferece até 20 dias de autonomia / © AndroidPIT

Veredito Final

Assim como a primeira geração, a Mi Band 2 chega ao mercado bem afiada. O acessório possui uma relação custo/benefício altamente competitiva, além de ser ideal para quem deseja usar um acessório que é fitness com um "Q'' de tecnológico.

O sensor que mede a frequência cardíaca não é o melhor do mercado, mas, definitivamente, é uma opção mais viável do que investir num produto que seja especializado nesse recurso, visto que estes aparelhos custam bem mais. A Mi Band 2 é elegante, sua bateria dura muito tempo e seu desempenho é satisfatório. Ainda que imperfeito, o app Mi Fit dá conta do recado e serve como um ótimo incentivo para quem quer entrar no mundo fitness.

O que você já achou da Mi Band 2? Já teve alguma pulseira fitness?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tobias há 4 meses

    "O leitor de frequência cardíaca é bem instável."

    Pierre, pelo seu bem: vc tem certeza de que o problema é a pulseira e não alguma arritmia cardíaca?

78 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi