O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 124 Compartilhado 75 Comentários

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S: o custo/benefício da Mi ou o pacote da Apple?

Em um primeiro momento, fazer um comparativo entre o Xiaomi Mi 5 e o iPhone 6S, da Apple, pode parecer meio estranho, uma vez que são dispositivos lançados em épocas diferentes. Mas a comparação faz sentido se analisarmos a preferência dos usuários: se você tivesse dinheiro para comprar os dois modelos, o que você daria mais valor? Ao custo/benefício da China ou a estabilidade da “Maçã”?

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
2680 participantes

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Design

O iPhone 6S usa alumínio, no formato unibody, em um acabamento muito bem feito.  Mas, como em todos os modelos da marca, o aparelho não possui entrada para cartão microSD ou a possibilidade de remover a bateria. Além disso, o iPhone 6S possui uma diagonal de tela de 4,7 polegadas.

apple iphone 6s plus 3d touch 1
O design do iPhone 6S faz jus à tradição da Apple/ © ANDROIDPIT

Já o Mi 5 traz metal ao redor do aparelho e deixa-o com cara de smartphone de 2016. A traseira com as bordas curvas oferece uma excelente pegada. O telefone possui uma tampa traseira de vidro muito fina, que pode até confundir o usuário em relação ao modelo de cerâmica, mas, quando olhamos para ele, notamos que o mesmo não brilha tanto quanto o material usado na construção da versão Pro.

AndroidPIT Xiaomi MI5 3
A Xiaomi deu atenção especial ao design do Mi 5 ao longo de dois anos / © ANDROIDPIT

De acordo com Hugo Barra, vice-presidente internacional da Xiaomi, este dispositivo foi planejado, desenvolvido e construído em um período de dois anos, pois tudo deveria estar no devido lugar. Ainda é cedo para dizer se tudo está realmente no lugar, mas a primeira impressão é das melhores.

Por último, ainda vale mencionar que, em relação ao design, as bordas laterais do Mi 5 são quase imperceptíveis. Como dito na apresentação, o grande lance do design do Mi 5 é oferecer uma espessura bem pequena, mesmo com uma bateria de 3.000mAh.

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Desempenho

O iPhone 6S passou por algumas atualizações de hardware, que incluem um processador A9 (64 bits), dual-core, com velocidade de 1.84GHz, os já tradicionais 2GB de memória RAM e uma GPU PowerVR GT7600, six-core. Isso garante um belo desempenho ao aparelho, principalmente, porque ele trabalha muito bem sincronizado com o iOS9. 

O Mi 5, por sua vez, traz um processador Snapdragon 820 (rodando a velocidades que variam entre 1.6GHz / 1.8GHz e 1.6GHz / 2.15GHz de acordo com a versão), 3GB a 4GB de memória RAM (versões Standard e Pro respectivamente) e um GPU Adreno 530. Assim como o G5, este modelo da Xiaomi também foi pensado para rodar jogos e gráficos pesados sem “suar”.

Segundo a Xiaomi, o Snapdragon 820 de seu novo smartphone é 100% mais rápido que o Snapdragon 810. Além disso, a companhia afirmou que a performance melhorou em 200% e teve uma otimização de energia 50% melhor.

O Snapdragon 820 do Mi 5  é 100% mais rápido que o 810

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Tela

O iPhone 6S oferece uma tela com resolução de 2.000 x 1.125 pixels, trazendo uma densidade 488 ppis (pixels por polegada quadrada). Contudo, a Apple trouxe novidades com o recurso 3D Touch Display, que permite aos usuários do iPhone 6S realizar três funções distintas ao pressionar a tela do aparelho de três formas diferentes (todas elas um pouco mais fortes do que um toque longo, claro).

O Force Touch permite que você tenha certos atalhos para aplicativos e serviços, ou uma visão maior de detalhes em imagens ao aumentar uma foto, por exemplo. Mas que fique registrado: grande parte das funções que este recurso oferece podem ser feitas muito rapidamente com alguns atalhos em qualquer dispositivo Android.

iphone 6s 3d touch
3D Touch: recurso interessante para acessar as funções do iPhone 6S/ © Apple

Já a tela do Mi 5 vem com boas 5,15 polegadase a resolução é Full HD IPS. Alguns usuários podem ficar decepcionados com a decisão da Xiaomi de implementar uma resolução Full HD, mas, na verdade, isso não é tão ruim quanto parece, considerando que o olho humano distingue com dificuldade a diferença entre resolução Full HD e QHD.

AndroidPIT Xiaomi MI5 1
A tela do Mi 5 é maior e conta com tecnologia IPS / © ANDROIDPIT

Além disso, esta é a filosofia da Xiaomi: trazer especificações que tornam possível entregar um smartphone com o preço mais acessível possível.

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Câmera

A câmera do iPhone 6S traz razoáveis 12MP, com abertura de lente de f/2.2. A estabilização da imagem do modelo é feita via software, visto que o estabilizador de imagem mecânico só pode ser encontrado na versão 6S Plus. E, quanto ao Flash, ele segue o padrão dos smartphones de alto desempenho e oferece um dual-LED. Além disso, a câmera frontal grava vídeos em 4K. 

A câmera frontal do 6S tem bons 5MP, detector de face, função HDR e panorama e detector de face. Ou seja, trata-se de uma câmera bem completa para selfies e afins. 

As câmeras do Mi 5 possuem 16 megapixels na lente traseira e 4 MP na câmera frontal, com largura de pixel maior. O LED da parte traseira é duplo e a câmera é completamente plana, ou seja, não possui anel ao redor ou protuberância. A câmera possui OIS, logo é equipada com um estabilizador ótico de imagem, que usa quatro eixos de estabilização, que corrigem aquela tremida que ocorre quando movemos o aparelho, resultando naquele efeito borrado.

O estabilizador de imagem do Mi 5 é ótico, enquanto o do iPhone 6S é feita via software.

Para que você tenha uma ideia melhor dos desempenhos de cada câmera, confira o vídeo comparativo logo abaixo.  

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Bateria

Se o iPhone tem um calcanhar de Aquiles, ele atende pelo nome de bateria. A do 6S mantém essa tradição, com potência de 1.715mAh e a recomendação de que o usuário esteja sempre por perto de uma tomada ou compre aquela capa auxiliar “casco de tartaruga” para manter o smartphone sempre ativo. 

IPHONECAPA
Que tal esse "casco de tartaruga" no seu bolso? / © Apple.com

Por sua vez, a bateria do Xiaomi Mi 5 é de 3.000mAh, mesmo sendo um smartphone realmente fino. Ele possui ainda a tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm, que oferece 20% mais rapidez que as gerações anteriores. São 80% a 90% em uma hora de carregamento.

AndroidPIT Xiaomi MI5 10
A bateria da Mi 5 é poderosa, mas não compromete o design do aparelho/ © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Software

Esse quesito é uma escolha totalmente pessoal do usuário e depende muito do nível de identificação que ele terá com cada plataforma. O iOS 9 é um sistema operacional intuitivo, estável, fácil de manusear e com um belo assistente de voz, que está cada vez mais redondo: o Siri.

O MIUI 7, por sua vez, é, praticamente, um sistema operacional à parte, mesmo sendo compilado no Android. No entanto, seu design, fluidez e apps pré-instalados agradam a muita gente. E com razão. 

AndroidPIT Xiaomi MI5 15
MIUI 7: um sistema operacional à parte / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S - Armazenamento

Nesse quesito, o iPhone 6S segue a resistência da Apple em não expandir a memória do smartphone por meio de cartões microSD. O usuário pode optar por versões de 16GB, 64GB e 128GB e só. A partir disso, ele pode administrar o espaço do 6S a partir de backups para o iCloud.

A Xiaomi seguiu essa filosofia da Apple e fez um Mi 5 também sem slot microSD. Em compensação, a versão mais básica do modelo traz 32GB (o dobro do iPhone 6S)  além de edições com 64GB e 128GB. Mas, considerando que a diferença de preços não é tão grande entre a edição mais básica e a mais avançada do modelo, ter um Mi 5 de 128 GB já é uma bela aquisição. 

A versão mais básica do Mi 5 traz 32GB, o dobro da edição mais básica do iPhone 6S

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Especificações Técnicas

Xiaomi Mi 5 vs. Apple iPhone 6s – Especificações Técnicas

  Xiaomi Mi 5 Apple iPhone 6s
Dimensões: 144,55 x 69,2 x 7,25 mm 138,3 x 67,1 x 7,1 mm
Peso: 129 g 143 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 1715 mAh
Tamanho da tela: 5,16 polegadas 4,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (427 ppi) 1334 x 750 pixels (326 ppi)
Câmera frontal 4 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 12 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow Ainda não disponível.
Interface: MIUI Ainda não disponível.
RAM: 4 GB
3 GB
2 GB
Memória interna: 128 GB
32 GB
64 GB

16 GB
64 GB
128 GB

Memória removível: Não disponível Ainda não disponível.
Chipset: Qualcomm Snapdragon 820 Apple A9
Número de núcleos: 4 2
Velocidade máx. 2,15 GHz 1,84 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Bluetooth

Xiaomi Mi 5 vs. iPhone 6S – Conclusão

Como dissemos no começo do texto, comparar o Mi 5 ao iPhone 6S é algo complicado por se tratar de aparelhos de gerações diferentes. O Mi 5 leva algumas vantagens por trazer algumas especificações mais atuais, já que se trata de um aparelho de 2016. Por sua vez, o iPhone 6S tem uma integração melhor entre hardware e software, já que a Apple controla todo o processo de desenvolvimento e fabricação com mãos de ferro. 

A verdade é que cada modelo traz um argumento irrefutável: o Mi 5 é um aparelho robusto, tem boa performance e conta um ótimo custo/benefício. O iPhone 6, por sua vez, traz um ecossistema mais estável,  sem complicações e um hardware com ótimo desempenho. Mas o seu modelo mais barato no Brasil custa surreais R$ 4 mil. Logo,se você tivesse dinheiro para comprar um dos dois aparelhos, o que você prefere: o custo/benefício chinês ou estabilidade da “Maçã”? 

Com a palavra, você, caro leitor. Dê a sua opinião!  

124 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fernando N. V. 3/mar/2016

    Pra mim, são aparelhos com propostas diferentes...

    O iphone hoje em dia só compensa pra quem tem TUDO da apple, e não abre mão do ecossistema da maçã. Essas pessoas já gastaram bons dólares em apps, música, e nos outros aparelhos que integram o sistema. Concordo com pessoas desse nicho, elas devem sim continuar com o iphone para aproveitar o resto de um todo. Agora, aqueles que compram iphone para acessar whatsapp, instagram e facebook, e tirar foto em frente o espelho, compram por status. pelo fato de "ter um iphone" e não se importam em pagar um valor alto em um aparelho. Conheço pessoas que têm iphone mas usam chip pré pago sem crédito. Não julo esse tipo de pessoa também, afinal cada um faz o que quer do seu dinheiro.

    Já o Mi5 (e qualquer aparelho topo de linha atual) atende ao usuário tão bem ou até melhor que um iphone hoje em dia. Tanto em construção (materiais premium como no iphone) quanto em hardware e software. Assim, o custo benefício compensa.

    Eu tive um iphone 4s, no tempo em que o android ainda não estava no nível atual. Confesso que o android somente me atraiu do Kitkat pra cá. Hoje eu acho superior ao iOs. Até pq su usuário assíduo dos serviços google, que são superiores aos da Apple. Exemplo? O armazenamento ilimitado do google fotos.

    Assim, em resumo: os dois aparelhos são ótimos. A diferença está no usuário apropriado para cada um deles.

  • Eduardo R. 3/mar/2016

    Mi 5 com toda certeza, pois esse sim é uma verdadeira ferramenta de produtividade.
    iPhone é só status, nunca será um Mi 5 da vida...

75 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi