O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 138 Compartilhado 68 Comentários

Mi 5 vs LG G5: custo/benefício vs inovação. Qual você prefere?

Fazer um comparativo entre o Mi 5, da Xiaomi, e o G5, da LG, pode parecer algo inusitado em primeira análise. Bem, na verdade é mesmo, se levarmos em consideração a proposta de cada um. Mas a comparação que fazemos aqui envolve mais a seguinte questão: o que você prefere: o custo/benefício do Mi 5 ou a inovação G5

Mi 5 vs LG G5 - Design

A LG mudou bastante sua filosofia de design com o G5. Finalmente, temos um topo de linha da empresa que faz jus ao seu posicionamento de mercado. O G5 é o primeiro topo de linha da empresa sul-coreana com corpo unibody em alumínio. Além disso, a companhia mudou a espessura do aparelho, que está mais fino e ligeiramente menor que o G4.

O LG G5 oferece um design mais refinado. O layout é anguloso e faz uso de materiais realmente premium na sua construção. Seu corpo metálico também enche os olhos, com a tela levemente curvada na parte superior e, graças ao bom gosto dos designers da fabricante sul-coreana, não temos uma segunda tela nele. Mas, claro, a principal novidade do design do G5 está em seu conceito modular, que pode ser desconectado da carcaça do aparelho.

Com isso, a bateria pode ser removida e substituída por outra, além da possibilidade de acrescentarmos outros acessórios, como o LG Cam Plus, um dispositivo compacto que transforma o G5 em uma câmera com recursos mais robustos; ou o LG Hi-Fi Plus with B&O PLAY, um amplificador Hi-Fi desenvolvido em parceria com a lendária empresa dinamarquesa Bang & Olufsen e que promete som com tecnologia premium. 

GMODULAR
G5: design modular inovador / © ANDROIDPIT

Já o Mi 5 traz metal ao redor do aparelho e deixa-o com cara de smartphone de 2016. A traseira com as bordas curvas, a exemplo do Galaxy S7, oferece uma excelente pegada. O telefone possui uma tampa traseira de vidro muito fina, que pode até confundir o usuário em relação ao modelo de cerâmica, mas, quando olhamos para ele, notamos que o mesmo não brilha tanto quanto o material usado na construção da versão Pro.

AndroidPIT Xiaomi MI5 1
MI 5: A Xiaomi desenvolveu um design elegante ao aparelho/ © ANDROIDPIT

De acordo com Hugo Barra, vice-presidente internacional da Xiaomi, este dispositivo foi planejado, desenvolvido e construído em um período de dois anos, pois tudo deveria esta no devido lugar. Ainda é cedo para dizer se tudo está realmente no lugar, mas a primeira impressão é bem boa. Por último, ainda vale mencionar que, em relação ao design, as bordas laterais do Mi 5 são quase imperceptíveis. Como dito na apresentação, o grande lance do design do Mi 5 é oferecer uma espessura bem pequena, mesmo com uma bateria de 3.000mAh.

AndroidPIT Xiaomi MI5 10
As bordas arredondads do Mi 5/ © ANDROIDPIT

Mi 5 vs LG G5 - Desempenho

A LG resolveu usar o processador mais novo da Qualcomm no LG G5, o Snapdragon 820, rodando a velocidades de 1.6GHz / 2.15GHz, apoiado por 4 GB de memória RAM e um GPU Adreno 530  O hardware do LG G5 é digno de um top de linha, capaz de executar qualquer atividade e rodar jogos com gráficos pesados.

A apresentação do Mi 5 nesta quarta-feira mostrou um aparelho que também traz um processador Snapdragon 820 (rodando a velocidades que variam entre 1.6GHz / 1.8GHz e 1.6GHz / 2.15GHz de acordo com a versão), 3GB a 4GB de memória RAM (versões Standard e Pro respectivamente) e um GPU Adreno 530. Assim como o G5, este modelo da Xiaomi também foi pensado para rodar jogos e gráficos pesados sem “suar”. Segundo a Xiaomi, o Snapdragon 820 de seu novo smartphone é 100% mais rápido que o Snapdragon 810. Além disso, a companhia afirmou que a performance melhorou em 200% e teve uma otimização de energia 50% melhor.

Mi 5 vs LG G5 - Tela

A tela do Mi 5 vem como 5,15 polegadas e a resolução é Full HD IPS. Alguns usuários podem ficar decepcionados com a decisão da Xiaomi de implementar uma resolução Full HD, mas, na verdade, isso não é tão ruim quanto parece, considerando que o olho humano distingue com dificuldade a diferença entre resolução Full HD e QHD.

Além disso, esta é a filosofia da Xiaomi: trazer especificações que tornam possível entregar um smartphone com o preço mais acessível possível.

AndroidPIT Xiaomi MI5 17
MI 5: tela FullHD IPS / © ANDROIDPIT

Por sua vez, o G5 possui 5,3 polegadas com tecnologia QHD, ou seja, temos uma resolução excelente para o uso conjunto do aparelho com um óculos de realidade virtual. A LG, que não é boba nem nada, aproveitou o evento para lançar um gadget de realidade virtual que, assim como o G5, possui um design realmente inteligente e muito bonito.

Como dito acima, o display possui uma leve curvatura, pois usa a tecnologia chamada de Atrc 3D Glass, que confere essa ligeira curvatura ao redor do painel. Por causa disso, poderia olhar para o G5 todos os dias sem cair no tédio.

androidpit lg g5 21
G5: tela QuadHD e bela qualidade de contraste e brilho / © ANDROIDPIT

Mi 5 vs LG G5 – Câmera

A câmera sempre foi um forte da linha G; logo, o G5 oferece uma qualidade muito boa de imagens e considerável respeito às cores e não modifica demais as fotos ao processá-las. Bom, pelo menos essa foi a minha impressão olhando na tela de 5,3 polegadas do aparelho. A câmera principal possui 16MP e a secundária 8MP.

Aliás, o LG G5 vem com duas câmeras traseiras: uma com lente de 78 graus e a outra com uma lente grande angular de 135 graus. Essa abertura de 135 graus permite que mais pessoas ou informações sejam capturadas numa única foto.

Quando abrimos o app da câmera, na parte superior temos duas opções para aumentar frame da imagem.O uso do recurso é intuitivo e qualquer pessoa pode usar sem dificuldade. Cada lente do LG G5 possui 8MP, ou seja, totalizando 16 MP.

androidpit lg g5 7
O G5 traz duas câmeras traseiras, com aberturas de grau diferentes / © ANDROIDPIT

As câmeras do Mi 5 possuem 16 megapixels na lente traseira e 4 MP na câmera frontal, com largura de pixel maior. O LED da parte traseira é duplo e a câmera é completamente plana, ou seja, não possui anel ao redor ou protuberância.

AndroidPIT Xiaomi MI5 14
A câmera do Mi 5 conta com flash LED duplo/ © ANDROIDPIT

A câmera possui OIS, logo é equipada com um estabilizador ótico de imagem, que usa quatro eixos de estabilização e que corrigem aquela tremida que ocorre quando movemos o aparelho, resultando naquele efeito borrado.

Mi 5 vs LG G5 – Bateria

A bateria do G5 tem capacidade de 2.800 mAH, uma taxa baixa se considerarmos as especificações poderosas do aparelho. No entanto, confirme dissemos acima, o conceito modular do modelo permite que o usuário troque a bateria por outra auxiliar sempre que necessário. O problema é o custo extra que o usuário terá de desembolsar pelo acessório. Outro recurso que temos no modelo é o suporte para a tecnologia de carregamento turbo da Qualcomm, a Quick Charge 3.0. Ela permite que o G5 esteja parcialmente carregado em até 45 minutos. 

Por sua vez, a bateria do Xiaomi Mi 5 é de 3.000mAh, mesmo sendo um smartphone realmente fino. Assim como o G5, o aparelho possui a tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm, que oferece 20% mais rapidez que as gerações anteriores. São 80% a 90% em uma hora de carregamento.

Mi 5 vs LG G5 - Software

Esse quesito é uma escolha totalmente pessoal do usuário. O MIUI 7 é, praticamente, um sistema operacional à parte, mesmo sendo compilado no Android. No entanto, seu design, fluidez e apps pré-instalados agradam a muita gente. E com razão. 

AndroidPIT Xiaomi MI5 16 2
MIUI 7: um sistema operacional à parte, mas com milhões de fãs/ © ANDROIDPIT

Já o Optimus UI, presente no G5, está mais limpo, com atalhos para recursos mais usados e bem apoiada no Android 6.0 Marshmallow. No entanto, a LG abriu mão da tradicional gaveta de apps, o que pode desagradar quem já estava habituado à funcionalidade. 

androidpit lg g5 19
G5: interface Optimus UI, mais limpa e com atalhos / © ANDROIDPIT

Mi 5 vs LG G5 - Armazenamento

Esse é um quesito em que o G5 leva vantagem sobre todos os outros smartphones apresentados na MWC 2016. Isso porque, além da memória interna de 32 GB, é possível expandi-la para até 2TB via microSD. É fato que ainda não temos um cartão que tal capacidade disponível no mercado, mas é provável que uma versão de 1TB seja apresentada ao público ainda esse ano. É uma bela vantagem competitiva para quem precisa de espaço.

Já o Mi 5 tem capacidade de armazenamento que varia entre 32GB, 64GB e 128GB dependendo da versão do aparelho. No entanto, ele não conta com slot microSD. Mas, considerando a diferença de preços não é tão grande entre a edição mais básica e a mais avançada do modelo, ter um Mi 5 de 128 GB já é uma bela aquisição. 

Mi 5 vs LG G5 - Especificações técnicas

  LG G5 Xiaomi Mi 5
Modelo: LG G5 Mi5
Fabricante: LG Xiaomi
Dimensões: 149,4 x 73,9 x 8,6 mm 144,55 x 69,2 x 7,25 mm
Peso: 159 g 129 g
Tamanho da bateria: 2800 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,3 polegadas 5,16 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (554 ppi) 1920 x 1080 pixels (427 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 4 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 16 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow 6.0 - Marshmallow
Interface: Optimus UI MIUI
RAM: 4 GB 4 GB
3 GB
Memória interna: 32 GB 128 GB
32 GB
64 GB

Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 820 Qualcomm Snapdragon 820
Número de núcleos: Ainda não disponível. 4
Velocidade máx. Ainda não disponível. 2,15 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth

Mi 5 vs LG G5 - Conclusão

Como dissemos no começo dessa análise, comparar o Mi 5 com o G5 é algo um tanto equivocado. São smartphones com propostas diferentes, que querem atingir públicos diferentes. 

O G5 aposta na inovação para conquistar o público. Seu conceito modular quebrou o marasmo que vinha acompanhando o mercado de smartphones há alguns anos e podemos dizer que foi a grande sensação da Mobile World Congress. A proposta de incluir acessórios diversos ao aparelho cria possibilidades quase infinitas a ele. A LG Cam Plus e o LG Hi-Fi Plus with B&O PLAY são dois bons exemplos. Veremos o que pode vir pela frente. 

Já o Mi 5 aposta no custo/benefício para ganhar o mercado. Ele traz configurações robustas, belo design, câmera competente e promete uma ótima performance mesmo nas tarefas mais pesadas. Tudo isso a um preço bem honesto: 238 euros (R$ 1.046 mil) para o Mi 5 e 321 euros para o Mi 5 Pro (R$ 1.4). Valores bem mais razoáveis que o cobrado pelo G5: 699 euros no mercado europeu (R$ 3.074). Claro que os valores desses aparelhos quando chegarem ao Brasil serão outros, mas já dá para ter uma base de diferença. 

E você, o que prefere? A inovação trazida pela LG ou o custo/benefício da Xiaomi? Dê a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Eder Motta 25/fev/2016

    A Xiaomi não aposta em custo benefício, ela apenas tem a política de cobrar o que é justo.

    Estamos falando de dois smartphones top de linha, com configuraçoes e especificações robustas.

    Mas uma cobra o que é justo.

    Em um breve comparativo, o Mi5 lançado ontem, é ainda mais barato que o LG g3.

    Mi5 com certeza.

68 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
138 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi