O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
951 Compartilhado 164 Comentários

Review do Xiaomi Redmi 2: por 499 reais não tem pra ninguém!

De acordo com o vice-presidente global da Xiaomi, Hugo Barra, a escolha do Redmi 2 para a estreia da fabricante no país está relacionada à primeira impressão que a empresa quer causar no Brasil, uma vez que o dispositivo é um dos maiores sucessos nos oito países em que a Mi atua. Para saber mais sobre esse dispositivo, continue lendo o nosso review completo do Redmi 2.

 

Avaliação

Prós

  • Preço de lançamento extremamente acessível
  • MIUI - ROM com funções exclusivas e úteis
  • Câmera imbatível entre os smartphones de mesma faixa de preço
  • Suporte para dual-SIM 4G

Contras

  • Aproveitamento da parte frontal para a tela
  • Kit não acompanha fone de ouvido

Xiaomi Redmi 2 – Data de lançamento e preço

O Redmi 2 já está disponível para a compra no site da Xiaomi. Ele chega por impressionantes R$ 499,00, e se torna automaticamente um campeão de custo/benefício em sua categoria. Ele também pode ser comprado em 10 vezes de R$ 54,90 sem juros.

Xiaomi Redmi 2 – Desenho & Qualidade de Construção

O design do Redmi 2 não é refinado, apesar do dispositivo ter um bom acabamento. O dispositivo é composto em policarbonato liso ligeiramente emborrachado (soft touch), que passa uma boa impressão e confere uma pegada bem confortável. O Redmi 2 não é muito ergonômico em comparação com outros modelos na mesma faixa de preço, como o Motorola Moto E 2015. A parte traseira do dispositivo é reta, e não possui nenhum ponto côncavo, com exceção das laterais que são levemente arredondadas. A tampa traseira é removível, e permite o acesso à bateria, slot para o cartão microSD e as bandejas dual-SIM. No geral, o Redmi 2 é um dispositivo compacto e bem sólido, pesando apenas 133 gramas. É possível manuseá-lo totalmente com apenas uma mão.

Xperia redmi 2 tampa removivel
O Redmi 2 possui a tampa traseira removível e por isso você pode andar por aí com uma bateria extra na mochila. / © ANDROIDPIT

A moldura da câmera é ligeiramente protuberante em relação à superfície traseira do dispositivo. Ao seu lado direito encontramos o alto-falante mono, e do lado esquerdo um flash de LED. Acima da câmera está posicionado o microfone para gravações de vídeos e redução de ruídos.

Xperia redmi 2 traseira
A parte traseira é de plástico, emborrachada e a câmera extravasa a tampa. / © ANDROIDPIT

A parte inferior do Redmi 2 abriga a conexão micro USB e outro microfone, este dedicado à ligações. Na parte superior encontramos uma entrada para fones de ouvido no padrão P2.

Xperia redmi 2 micro usb
O slot micro USB fica na parte inferior e facilita o manuseio do aparelho quando conectado a um cabo. / © ANDROIDPIT
Xperia redmi 2 fones ouvido
Na parte superior, temos apenas a entrada para o fone de ouvido. / © ANDROIDPIT

O Redmi 2 possui somente dois botões físicos, que estão posicionados na parte direita do dispositivo. Além desses, existem os que são capacitivos e estão posicionados na parte frontal inferior do dispositivo. Esses botões não são retroiluminados e receberam um contorno em vermelho para facilitar a visualização em ambientes menos iluminados. Vale ressaltar que o posicionamento dos botões capacitivos segue o mesmo padrão utilizado pela Samsung, ou seja, o botão voltar está ao lado direito e não esquerdo.

Xperia redmi 2 botoes
O botão de volume e para ligar/desligar do Redmi 2 são de metal e ficam do lado direito. / © ANDROIDPIT
Xperia redmi 2 botoes capacitivos
O Xiaomi Redmi 2 possui apenas botões capacitivos. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Redmi 2 – Tela

O Redmi 2 possui uma tela de 4,7 polegadas com resolução HD (720 x 1.280) e 312ppi. O painel utilizado pela Xiaomi é o LCD, com tecnologia IPS para melhorar a visibilidade em ângulos inclinados e tornar as cores mais precisas. O brilho e contraste do Redmi 2 são excelentes e, através das configurações de tela, podemos encontrar um assistente que calibra a saturação e a temperatura da cor. A tela do Redmi 2 ocupa 67% da parte frontal do dispositivo, resultando em um bom aproveitamento de tela em relação às bordas, visto que os botões capacitivos ocupam um bom percentual desse espaço.

Xperia redmi 2 tela
O Redmi 2 poderia ter um melhor aproveitamento da parte frontal para a tela, mas ainda assim entrega uma boa experiência de uso. / © ANDROIDPIT

A definição HD é totalmente aceitável em 4,7 polegadas de tela, principalmente em comparação com os demais concorrentes de mercado. A proteção contra riscos e arranhões é a Dragontrail, da japonesa Asahi Glass, e não a terceira geração da tecnologia protetora da Corning, o Gorilla Glass.

Xiaomi Redmi 2 – Software

O Redmi 2 roda com a MIUI 6 baseada no Android KitKat 4.4. O sistema da Xiaomi é bem colorido e, em nada lembra o Android stock. A MIUI é um sistema compilado a partir do código-fonte do Android (AOSP), ou seja, o software possui seu próprio ciclo de atualizações e funcionalidades. Do Google, além da Play Store, encontramos 15 aplicativos tadicionais, como YouTube, Chrome e Gmail. O grande destaque da MIUI são suas funcionalidades que tornam o sistema mais intuitivo, como a organização de ícones na tela inicial e o esquema para organização de aplicativos em pastas.

redmi2miui
A MIUI 6 do Redmi 2. / © ANDROIDPIT

Você não encontrará uma gaveta de aplicativos separada da tela inicial, pelo contrário, a própria homescreen é a bandeja de aplicativos. Para excluir um aplicativo, por exemplo, basta segurar o ícone desejado e empurá-lo em direção à lixeira que aparecerá no topo da tela. O sistema conta com um modo não perturbe que pode ser configurado de acordo com a necessidade do usuário, além de uma outra opção que configura o comportamento das notificações. No total, a MIUI acompanha 32 aplicativos pré-instalados, entre opções do Google e nativos do sistema. Os aplicativos nativos podem ser configurados a partir das configurações do sistema e não dentro do próprio aplicativo.

MIUI: personalização e utilitários

A MIUI dispõe de uma loja com temas, telas de bloqueio, pacotes de ícones e fontes, papéis de parede e widgets. Outros utilitários proprietários da Xiaomi estão presentes no Redmi 2, como um gerenciador de dados, antivírus, gravador, bloco de notas, gerenciador de arquivos e um aplicativo para previsão do tempo.

redmi2temas
Os temas da MIUI (esquerda) e o serviço nativo de gerenciamento. / © ANDROIDPIT

MIUI: Mi Cloud

Existe um serviço em nuvem específico da Xiaomi chamado Mi Cloud, que mantém mensagens, fotos, contatos, senhas de Wi-Fi, agenda e diversos outros dados salvos nos servidores da Xiaomi. Todos os dados são sincronizados através da Mi Conta, e podem ser acessados a partir do site mi.com/micloud (em chinês). O Mi Cloud oferece 5GB para armazenamento de informações e, segundo a Xiaomi, esse espaço pode ser aumentado gratuitamente de acordo com o uso do serviço.

redmi2micloud
O serviço de nuvem da Xiaomi, o Mi Cloud. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Redmi 2 – Performance

O Redmi 2 é embalado pelo processador Snapdragon 410 quad-core de 1,2GHz, Cortex-A53 e 1GB de RAM. O desempenho inicial da MIUI é satisfatório, mas se torna ligeiramente lento após a instalação de alguns aplicativos, principalmente os que rodam em segundo plano, como Facebook e WhatsApp. Alguns menus apresentam certa lentidão em alguns momentos entre uma transação e outra. O processador usa a arquitetura de 64 bits da Qualcomm, tornando o conjunto de especificações do Redmi 2 acima da média em relação aos demais dispositivos com valor semelhante. O multitarefa se mostrou bem eficiente e, mesmo com 23 aplicativos abertos não apresentou nenhuma queda de desempenho no sistema. De acordo com Guilherme Matias, Gerente de Produtos da Xiaomi, a MIUI pausa alguns aplicativos para otimizar o consumo de memória, mas quando são retomados pelo usuário as informações são atualizadas normalmente. Com a Play Store tive problemas para baixar alguns aplicativos, que simplesmente não concluíram a instalação quando a loja era minimizada. Para resolver esse problema foi preciso uma atualização no Play Services e o reinício do dispositivo.

redmi2antutu
A pontuação do Redmi 2 no Benchmark AnTuTu. / © ANDROIDPIT

Os gráficos são processados pela GPU Adreno Durante meus testes pude rodar Need For Speed No Limits, Asphalt 8 Airbone e Angry Birds Go. Alguns jogos rodaram com efeitos gráficos como reduzidos, como os dois primeiros de corrida que mencionei. Não foi possível notar quedas de frames ou travamentos durante a execução desses jogos. No teste de benchmark AnTuTu, o Redmi 2 atingiu 19.867 pontos, logo abaixo do Xiaomi Redmi Note e HTC One (M8). Confira o teste abaixo.

O armazenamento do Redmi 2 é de 8GB, no entanto, aproximadamente 4,24 estão disponíveis em seu estágio inicial. Existe a possibilidade de expansão até 32GB via cartão microSD.

Xiaomi Redmi 2 – Áudio

No quesito áudio, o Xiaomi Redmi 2 não deixa a desejar. As conversas telefônicas são claras, e não percebemos cortes ou falhas. O alto-falante do Redmi 2 se encontra na parte superior traseira do dispositivo. Trata-se de um alto-falante mono, com a qualidade acima da média, ou seja, boa para usar o aparelho no viva-voz, e surpreendentemente bem distribuída quando usamos o alto-falante para ouvir música.

Xperia redmi 2 camera sensor
O fato do alto-falante ficar próximo a câmera oferece a vantagem de não abafar o áudio, pois temos uma leve protuberância da câmera em relação à capa traseira. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Redmi 2 – Câmera

A câmera principal do Xiaomi Redmi 2 possui 8 megapixels e abertura de f/2.2, e um flash de LED único vem integrado. Entre suas funções está o autofoco inteligente e modos como o Panorama e o HDR estão obviamente presentes. Este último, como era de se imaginar, é um tanto quanto lento, mas funciona bem no final.

Xperia redmi 2 camera software
O software da câmera é simples e a qualidade do sensor é satisfatória. / © ANDROIDPIT

Assim com a grande maioria dos smartphones, no entanto, em ambiente pouco iluminados ou em fotos capturadas durante a noite, existe uma perda considerável de detalhes. Abaixo, você confere a nossa galeria de imagens feitas com a câmera do Redmi 2:

O sensor frontal do dispositivo conta com 2 megapixels. O curioso é que quando a câmera frontal está ativada, o aparelho faz uma estimativa da idade do usuário em tempo real e aplica filtros de embelezamento de acordo com a faixa etária através do modo conhecido como "Beautify".

Redmi 2 selfie
A qualidade da câmera frontal é relativamente satisfatória, ou seja, tudo vai depender da iluminação do ambiente. / © ANDROIDPIT
redmi 2 selfie 2
O recurso "Beautify" vem acionado por padrão e suaviza os detalhes do rosto, em outras palavras, esconde os sinais da idade. / © ANDROIDPIT

Outra coisa que preciso mencionar aqui é que a troca rápida para da câmera traseira para a frontal ao deslizar o dedo de cima para baixo e vice-versa. São pequenos detalhes que realmente fazem a diferença. Além disso, o acesso aos modos e às configurações se dá ao deslizar da direita para a esquerda na parte inferior da tela. Agora o mais legal de tudo é que você possui um modo manual em um smartphone de 500 reais! Isso é genial.

Xiaomi Redmi 2 – Bateria

De acordo com Hugo Barra, o Redmi 2 foi projetado para atingir a melhor autonomia de bateria entre os concorrentes intermediários. De fato, assisti a um vídeo de 3:44 minutos em HD no YouTube, joguei Asphalt 8 por 7 minutos e acessei o Instagram por 10 minutos, resultado: apenas 3% de energia foi consumida pelo Redmi 2. A bateria do dispositivo possui 2.250 mAh e, devido à otimização da MIUI com o hardware do Redmi 2, essa capacidade é suficiente para chegar em até 9 horas com uso intenso.

Xperia redmi 2 dual sim
Para adicionar os cartões SIM, é necessário remover a bateria. / © ANDROIDPIT

Em relação aos modos de economia de energia, a MIUI possui duas opções: "Equilibrado" e "Performance". A diferença deles é que o primeiro, apesar de economizar energia, também diminui o desempenho.

Xiaomi Redmi 2 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • Xiaomi
    • Dimensões:
    • 133,9 x 67,1 x 9,4 mm
    • Peso:
    • 134 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2200 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 4,7 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1280 x 720 pixels (312 ppi)
    • Câmera frontal
    • 2 megapixels
    • Câmera traseira
    • 8 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 4.4.4 - KitKat
    • Interface:
    • MIUI
    • RAM:
    • 1024 MB
    • Memória interna:
    • 8 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 410
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 1,2 GHz
    • Conectividade
    • LTE, Dual-SIM

Veredito Final

Sem dúvida, o Redmi 2 é uma das melhores opções quando o assunto é custo/benefício na hora da compra. O aparelho possui uma excelente performance para um smartphone de 500 reais e, devido ao investimento da fabricante no software, você pode usá-lo sem medo pelos próximos dois anos sem necessidade de troca. A Xiaomi é conhecida por manter seus smartphones por um tempo maior no mercado: para se ter uma ideia, o Redmi 2 será o smartphone carro-chefe da empresa pelos próximos 12 meses.

Outro ponto que deve ser lembrado aqui é que, para quem quer um smartphone para testar diferentes ROMs customizadas e mesmo ter uma experiência avançada com o sistema operacional, o Redmi 2 é um celular livre de perda da garantia em caso de root. Assim, se você optar por este smartphone terá a certeza de que ele pertence a você e não à fabricante.

Por fim, basta dizer que por R$ 499,00 você não encontra celular que se compare ao Redmi 2, que possui uma câmera decente, suporte para dois cartões SIM ambos com conexão de internet 4G, uma qualidade de tela média e uma autonomia de bateria muito boa.

E aí, você também concordo que o Redmi 2 não tem concorrência no Brasil hoje?

 

Este artigo foi escrito em parceria com a editora Camila Rinaldi.

Xiaomi Redmi 2 – Onde comprar

O Xiaomi Redmi 2 é vendido com exclusividade na loja online da Mi Brasil:

O processo de vendas se dá por um evento online semanal, para o qual é preciso se registrar com antecedência no link acima. 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wellington 16/jul/2015

    Alguém faz o review da Camila? Mulher espetacular.

  • Bruno Oliveira 16/jul/2015

    A proteção da tela é Dragontrail e não Gorilla Glass...

  • Diego Silva 17/jul/2015

    li bastante e nao queria falar.... mas vou ter que falar...
    to lendo bastante comentario, moto g e melhor, galaxy num sei oq e melhor, g3 beats e melhor, isso e muito marketing, primeiro, redmi 2---- 499 moto g---- 699 a versao mais barata... ate agora nao entendi essa comparaçao de vcs.

    voces tem que comparar o seguinte.....

    redmi 2--- 499
    galaxy win--- 499
    moto e --- 499
    e o zenfone na versao mais barata que é 599

    me provem que a camera do win 2 é melhor, me provem que o desempenho do zenfone é melhor, me provem que o android puro da motorola e melhor que o miui, android 4.4 da miui nao quer dizer nada, eles so usaram como base, o sistema da miui e mais completo que o proprio android em si, vcs nem conhecem miui e tao tacando pedra, acho que se todos procurassem se informar seria bem melhor.

  •   32
    Elerson Carvalho 18/jul/2015

    Muito bom o review, foi um dos melhores que li na internet sobre o Xiaomi Redmi 2.
    Esta de parabéns Bruno Salutes, houve uma grande melhora em conteúdo, mantendo a imparcialidade e não explorando a subjetividade.
    Espero ver mais reviews assim como este.

    Nota: Com a chegada da Xiaomi, já consegui encontrar algumas lojas vendendo o Asus Zenfone 5(1.2 Ghz) pelo valor de R$ 499,00, e a primeira geração do Motorola Moto G(2013) por R$ 450,00. Acredito que devemos esse mérito a Xiaomi.

  • Giovanni dos Santos Cheron 18/jul/2015

    moto g com camera boa? vai mentir na casa do caralho.

164 Comentários

Escreva um comentário:
  • Parece ser um bom dispositivo, agora só 1 GB de ram, mas por esse preço, impossível encontrar de 2.

  • Bom aparelho, porém é difícil achar acessórios, achei a Película de Vidro no site okacessorios com br.

  • Quem precisar de película de vidro para Redmi2 e o Pró manda um zap para 11956186098 o melhor custo !

  • Bruno, seu review foi excelente, parabéns! Estou enfrentando dificuldades - e não encontro material na internet - num item que é crítico para usuários corporativos: a sincronização de agenda e contatos com o Outlook. O PC Suite da Redmi se faz isto não deixa claro. Só é possível fazer exportação e importação, diferente do Kies (Samsung) e do PC Companion (Sony). Pode falar sobre isto? É possível fazer a sincronização com o Outlook?

  • Sinceramente esperava mais do aparelho... venho de um nexus 4, celular de alguns anos atrás mas que ainda roda impecável com android L... Vi a oportunidade de um bom aparelho e um bom custo beneficio com 4G, 2 chips, etc, achei que pelo menos ele ficasse pau a pau com o nexus 4 repito, nexus 4 aparelho lançado 3 anos atrás, mas me decepcionei, o redmi 4 trava diversas vezes comigo necessitando as vezes reiniciar o aparelho... ja me deparei com diversos bugs do android modificado, as vezes quando preciso fazer uma troca rapida entre aplicativos ele trava e demora a responder, e nem estou usando aplicativos pesados, apenas aplicativos basicos como whatts app, facebook, chrome, google maps... acho que vale mais a pena desenbolsar um pouco mais de grana e comprar um aparelho um pouco melhor, com mais memoria RAM e de preferencia com android puro... Vou instalar rom CM pra ver se consigo dar uma melhorada no desempenho, pq até agora só me decepcionei com o aparelho.

    • Como respondi ao Fábio ali em baixo, evite matar os processos sem motivo, Android faz isso de forma inteligente. Eu costumava abrir o multitarefa e limpar a ram toda hora, o celular virava uma carroça. Basta pesquisar e verá q diferente do windows, no Android RAM livre eh RAM inútil. Ah e experimente também a configuração nas opções de desenvolvedor. Abraço!

  • Pessoal,
    É só comigo ou alguém mais notou algumas travadas e lentidão? Estou usando apps básicos, nada de exagerado (facebook, twitter, linkedin, instagran, etc) nada de jogos e sinto que o aparelho mesmo sem uso desses apps mostra apenas 140mb de ram livre o tempo todo. Sem contar que ao usar qualquer aplicativo, ao voltar para a home ele fica com uma especie de ampulheta uns 10seg carregando a interface principal. Notei também uns travamentos ao digitar mensagens, seja com o swype, swiftkey ou teclado nativo do google e em alguns casos ele fecha o app sozinho.

    • Fala Fábio, também vinha tendo esses problemas de "launcher redraw" e teve uma coisa que por incrível que pareça resolveu 100%. Nas opções de desenvolvedor procure otimização de memória e selecione alto ou high. Vai ser pedido um reinício do celular e nunca mais tive problemas. Vale lembrar que não se deve ficar limpando memória RAM manualmente, isso aqui eh Android e não windows, façam uma busca e verão q matar aplicativos somente piora a performance, deixem o sistema trabalhar sozinho.

    • QUANTO tempo demorou pra chegar na usa casa
      seu redmi 2 ?

  • Galera alguém pode me ajudar , meu redmi2 não está atualizando para versar 6.6.6 baixou tudo mas não instalar , alguém teve esse problema já

    • Gustavo, não sei se já resolveu. Tive o mesmo problema que você, daí fui em download manual da atualização, baixei e instalei manualmente. Basta ir em config > sobre o telefone > atualizações do sistema e clicar nos três pontinhos na parte superior a direita e baixar os pacote manualmente. Assim comigo deu certo. Ele vai pedir para confirmar e reiniciar o aparelho no termino do download. Boa sorte!

  • Paguei um pouco mais caro no meu blu studio 5 c hd não trava boa câmera e depois que fiz o root ficou simplesmente perfeito

  • Estou com o aparelho a duas semanas e não é tudo isso. No geral é bem lento se comparado a outros modelos da mesma categoria (não sei com vocês, mas achei o moto g 2014 um pouco melhor). Estou com 30 apps instalados e mesmo sem executar nenhum, o aparelho dá umas travadas e ao voltar para home as vezes ele fica carregando a interface por uns 5 segundos. A bateria também não faz muito bem feito, ainda mais para quem usa a mi band, como é o meu caso... Raramente chega as 18h com carga. As teclas capacitivas não iluminadas também são horríveis, como um tiro no escuro. No mais é só mais do mesmo. A customização do Android é legal e bem prática, tendo recursos interessantes, mas com um ar de ios. Espero um MI4, pois o Redmi 2 não é pra mim.

  • Sobre o Android da Xiaomi???? Ele é limpo, mais próximo do Android Puro, ou sujo como o da Samsung????

    • Humberto, quando ligar e configurar o redmi 2 você se sentirá mais usando um iPhone do que qualquer aparelho android. Digo que é mais 90% para interface iPhone do que Android. Não tem aquele menu de aplicativos e widgets como estamos acostumados. A customização é bacana e muito, mas muito mais eficiente que a da samsung com aquela touchwiz cheia de bugigangas que não usamos para nada com o passar do tempo. Me senti voltando a 2009 quando tinha um iphone 4s. rs

  • Comprei o meu e não me arrependo.
    Em questão custo/benefício é o melhor, não tem comparação!

  • Muito bom celular... comprei na terça passada e chegou ontem... está de acordo com review, porém somente com um único problema: pouca banda de 3G. Moro em Brasília, e para usar os dados móveis, somente da operadora Claro, pois ela usa a banda 850MHz, e pega 3G e LTE. As demais operadoras pegam somente no 4G. No mais ele é fantástico. Estou esperando sair o MI4 Pro aqui para poder comprar o meu, e aposentar o meu Note3.

    • Concordo plenamente contigo Tiago, eu também moro no DF e aqui encontrei os mesmo problema e como disse, fora isso, EXCEPCIONAL!

    • Ótimo feedback! Eu tenho um N3, só que o meu acabei de comprar...e vou demorar pra trocar, ainda mais que estou usando a MIUI nele, então me sinto como se tivesse um aparelho da MI...às vezes só lembro que é SAMSUNG por causa da logo acima do display, pois o uso difere totalmente da experiência samsung!

Mostrar todos os comentários
951 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi