O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 970 Compartilhado 183 Comentários

Xiaomi Redmi 2 vs. Asus Zenfone 5: o duelo que todos querem ver!

A Asus foi a primeira empresa que se manifestou publicamente sobre a chegada da Xiaomi ao Brasil, criando uma promoção com o título "Chega de MiMiMi", colocando o Zenfone 5 pelo menos valor do Redmi 2 de aproximadamente R$ 500. Mas será que o dispositivo da Asus realmente bate seu concorrente chinês? Confira o resultado do nosso comparativo no artigo abaixo.

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Design e acabamento

Embora ambos os dispositivos possuam abordagens visuais diferentes, o material utilizado na composição do Zenfone 5 e do Redmi 2 é o mesmo. O dispositivo da Asus possui acabamento levemente emborrachado (soft touch), com bordas salientes, e uma placa em alumínio escovado posicionada na parte inferior do dispositivo. A ergonomia ao manusear o dispositivo é ótima, mas o uso das duas mãos é imprescindível.

comparativoredmizenfonecincoteaser
Tamanho e parte frontal do Redmi 2 (esquerda) e Zenfone 5 (direita). / © ANDROIDPIT

Algo comum em ambos os dispositivos é a presença de botões capacitivos. Além da semelhança na presença dos botões, a falta de retroiluminação também é algo comum em ambos os aparelhos. Em ambientes menos iluminados a visualização dos botões é comprometida, em especial no Redmi 2, onde a coloração vermelha é menos visível em relação ao tingimento branco utilizado no Zenfone 5.

botoesredmidoisezenfonecinco
Redmi 2 (acima) e Zenofne 5 (abaixo) com botões capacitivos sem iluminação./ © ANDROIDPIT

O Redmi 2 é ligeiramente menor do que o Zenfone 5, mas também é construído em policarbonato. A textura atingida pela Xiaomi no revestimento do dispositivo é mais áspera do que emborrachada, resultando em um toque agradável e sem o acúmulo de marcas de dedo. O aproveitamento de tela é excelente, visto que o painel preenche 78% da parte frontal do dispositivo.

partedetrasdozenfoneeredmidois
Acabamento traseiro do Zenfone 5 (esquerda) e Redmi 2 (direita). / © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos possuem tampa traseira removível com acesso à bateria. As semelhanças seguem no posicionamento das entradas para o cartão SIM e câmera traseira. No toque, o dispositivo da Xiaomi se mostra mais anatômico e agradável, no entanto, o Zenfone 5 traz um design mais elegante em relação ao Redmi 2.

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Tela

As semelhanças também podem ser notadas através da resolução utilizada em cada dispositivo. Assim, ambas usam a  resolução HD de 1280 x 720 pixels. O Redmi 2 possui tela de 4,7 polegadas, o que garante uma ligeira vantagem em relação à densidade de pixels por polegada da tela. Enquanto o Redmi 2 possui 312 ppi, o Zenfone 5 oferece 294ppi em 5 polegadas de tela. As cores são bem pronunciadas em ambos os dispositivos, o painel utilizado na fabricação de abas as telas é o LCD com tecnologia IPS.

telasredmidoiszenfonecinco
Tela do Zenfone 5 (direita) e Redmi 2 (esquerda). / © ANDROIDPIT

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Software

O Redmi 2 roda com Android KitKat 4.4.4 e interface do usuário MIUI 6, uma das ROMs customizadas mais populares da atualidade. Todas as funções são aprimoradas no software da Xiaomi, como a remoção de aplicativos, modo de tela personalizado para idosos, customização através de temas exclusivos entre outros recursos. Além disso, vale dizer que novas funcionalidades são desenvolvidas e atualizadas em um ciclo quinzenal pela Xiaomi, tornando o software atualizado mesmo rodando sobre uma versão mais antiga do sistema.

redmi2miui
MIUI 6 rodando sobre o Android KitKat 4.4.4. / © ANDROIDPIT

O Zenfone 5 foi atualizado recentemente para o Android Lollipop 5.0.2, e manteve todos os recursos da interface Zen UI. O software personalizado pela Asus entrega ótimas funcionalidades, como gerenciador de arquivos, aplicativos de produtividade e suporte para temas e pacotes de ícones nativo. A Asus empregou muito bem sua interface proprietária as diretrizes visuais do Material Design presente no Lollipop. 

todososappszenlolli
Interface Zen UI rodando no Zenfone 5. / © ANDROIDPIT

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Câmera

A câmera principal do Xiaomi Redmi 2 possui 8 megapixels e abertura de f/2.2, e um flash de LED único vem integrado. Entre suas funções está o autofoco inteligente e modos como o Panorama e o HDR estão obviamente presentes. Este último, como era de se imaginar, é um tanto quanto lento, mas funciona bem no final. Por padrão, a câmera do Redmi 2 vem configurada para qualidade normal, mas é possível ajustar para a qualidade máxima (8MP - 4:3) através das configurações do sistema.

O Zenfone 5 possui um sensor de 8 megapixels com tecnologia Pixel Master, além de uma abertura na lente de f/2,0, e sensor retroiluminado fabricado pela Sony. As fotos entregues pelo Zenfone 5 são satisfatórias e exibem um bom nível de detalhamento e reprodução de cores. Existe uma leve granulação e uma tendência para a temperatura mais quente em diversos cenários de iluminação, mas é possível corrigir esse problema com o editor de imagens integrado no software da câmera.

P 20150720 120003
Asus Zenfone 5: imagem capturada em modo HDR. / © ANDROIDPIT
IMG 20150720 120014
Xiaomi Redmi 2: imagem capturada em modo HDR.  © ANDROIDPIT 
P 20150720 120048
Asus Zenfone 5: imagem capturada em ambiente aberto com foco por toque. / © ANDROIDPIT
IMG 20150720 120042
Xiaomi Redmi 2: imagem capturada em ambiente aberto com foco por toque./ © ANDROIDPIT
P 20150720 115725
Asus Zenfone 5: imagem capturada em ambiente bem iluminado em modo automático. / © ANDROIDPIT
IMG 20150720 115718
Xiaomi Redmi 2: imagem capturada em modo automático. / © ANDROIDPIT

O Redmi 2 captura imagens mais rapidamente se comparado com o Zenfone 5, entretanto, o dispositivo da Xiaomi não realiza o foco de maneira satisfatória. O foco realizado pelo Redmi 2 é rápido, mas não é preciso (observar imagem 4 acima) mesmo em uma distância de 13 centímetros do objeto centralizado. As cores e o modo HDR são melhores no Redmi 2 e, em relação ao nível de detalhes, ambos os dispositivos estão empatados.

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Desempenho

O Redmi 2 roda com processador Snapdragon 410 quad-core de 1,2Ghz, com suporte para 64 bits e 1GB de RAM. Existe uma versão do dispositivo com 2GB de memória RAM, mas a Xiaomi optou em não disponibilizar essa variante no mercado nacional nesse primeiro momento. O desempenho da MIUI 6 sobre o hardware do Redmi 2 é satisfatório, e não deve decepcionar os usuários menos exigentes. 

O dispositivo da Xiaomi é dual-SIM, e traz uma novidade em termos de conectividade fornecida pela Qualcomm. O Redmi 2 é o primeiro dispositivo que oferece o modem dual-chip 4G, ou seja, é possível programar os dois cartões SIM para funcionarem simultaneamente na frequência LTE. Atualmente, os dispositivos comercializados em dual-chip oferecem conectividade apenas entre 2G/3G ou 3G/4G. Segundo Hugo Barra, vice-presidente global da Xiaomi, as atualizações quinzenais distribuídas para a MIUI são compiladas tanto no KitKat quanto no Lollipop, o que garante uma performance estável para o dispositivo independente da versão do sistema.

O Zenfone 5 é embalado pelo processador Intel Atom  Z2560 dual-core de 1.2GHZ e 2GB de RAM. O Zenfone entrega um ótimo desempenho em diversas situações, como em jogos mais pesados e durante a reprodução de vídeos em FullHD (1080p). O processador dual-core utilizado no Zenfone 5 possui seus méritos, principalmente pelo uso da tecnologia Hyper-Threading da Intel. A tecnologia usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo que múltiplos threads sejam executados em cada núcleo. A virtualização dos núcleos otimiza a produtividade do processador, melhorando o consumo de bateria e o desempenho do software em geral. De fato, o dispositivo possui uma perfomance acima da média, mesmo após a atualização para o Android Lollipop.

É possível notar uma diferença na perfomance entre ambos os dispositivos, principalmente durante a execução de aplicativos utilitários, como Gmail, galeria de fotos nativa e navegador de internet (Chrome). A versão do Zenfone 5 com processador dual-core de 1.2GHz possui um desempenho semelhante ao Redmi 2, no entanto, a variante com 1.6GHz se mostra ligeiramente superior. Os 2 GB de memória RAM conta como vantagem para o Zenfone 5 principalmente em modo multitarefa e, claro, a Zen UI presente no Android Lollipop está mais fluida em comparação com a MIUI compilada sobre o Android KitKat 4.4.4.

  Xiaomi Redmi 2 ASUS Zenfone 5
Modelo: Ainda não disponível. ASUS_T00J
Fabricante: Xiaomi Asus
Dimensões: 133,9 x 67,1 x 9,4 mm 148,2 x 72,8 x 5,5 mm
Peso: 134 g 145 g
Tamanho da bateria: 2200 mAh 2050 mAh
Tamanho da tela: 4,7 polegadas 5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (312 ppi) 1280 x 720 pixels (204 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels 2 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels 8 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 4.4.4 - KitKat 4.4.3 - KitKat
Interface: MIUI Ainda não disponível.
RAM: 1024 MB 2 GB
Memória interna: 8 GB 8 GB
16 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410 Intel Atom
Número de núcleos: 4 2
Velocidade máx. 1,2 GHz 1,2 GHz
1,6 GHz
Conectividade LTE, Dual-SIM HSPA, Dual-SIM

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Bateria

O Zenfone 5 possui bateria de 2.050 mAh, com autonomia para aproximadamente 8 horas de uso moderado. O Redmi 2 possui uma bateria com 2.250 mAh e autonomia para até 9 horas em uso moderado. Confira abaixo o resultado atingido durante nossos testes, lembrando que o tempo atingido em cada dispositivo pode variar de acordo com o brilho da tela, frequência da rede celular e quantidade de aplicativos instalados em seu dispositivo. 

  Asus Zenfone 5 Xiaomi Redmi 2

Redes sociais/ WhatsApp/ Chrome (3G)

até 8 horas

até 9 horas

YouTube/Skype/Hangouts (Wi-Fi)

até 6 horas

até 7 horas

Jogos/WhatsApp/Redes sociais (Wi-Fi)

até 5 horas

até 7 horas

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Onde comprar

O evento para compra do Redmi 2 já pode ser acessado através do site oficial da Xiaomi no Brasil. As vendas do dispositivo se iniciaram no dia 7 de julho, e apenas os usuários que fizerem a reserva antecipada no site poderão adquirir o dispositivo. O Redmi 2 pode ser adquirido por R$ 499,00 à vista ou R$ 549,00 em até 10x sem juros no cartão.

O Zenfone 5 pode ser encontrado em versões com 8GB (A501CG) e 16GB (A500CG), com valores entre R$ 499 e R$ 699. Abaixo, você pode conferir as melhores ofertas para o dispositivo da Asus.

Redmi 2 vs. Zenfone 5: Conclusão

Ambos os dispositivos entregam especificações e desempenho satisfatório, algo incomum entre muitos outros modelos intermediários comercializados com valores semelhantes. O Zenfone 5 emprega ótimas tecnologias que resultam em um desempenho excepcional com o software, além de ser comercializado em diversas opções de armazenamento, cores e velocidades diferentes do processador. A experiência de software com o Redmi 2 é nova e totalmente indicada para usuários que estão adquirindo seu primeiro dispositivo. Na minha opinião, a MIUI é um sistema semelhante ao iOS, com a vantagem de ser ligeiramente mais simples e intuitiva. Dessa maneira, concluímos nosso comparativo da seguinte forma: o Redmi 2 é indicado pela duração de bateria, câmera, hardware e custo/benefício. O Zenfone 5 é superior apenas em sua versão de 1.6GHz que, além do desempenho melhor, apresenta câmera e bateria no mesmo nível de seu concorrente chinês.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito?

970 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vitor M.
    • Mod
    2/jul/2015

    bom

    não existe ROM mais personalizável que a miui,nem a cyanogenmod.

    a xiaomi atualiza os aparelhos toda semana,então mesmo estando numa versão nais antiga ele esta mais atualizado que o zenfone(varias funções do Android M já esta na MIUI)

    e o snapdragon 410 é 64bits e não consome tanta bateria como o intel do zenfone,alem de ser mais amigável a mods.

  • Willian Belizario 28/jul/2015

    MI FOREVER\!

  • Blind 21/jul/2015

    Eu espero que façam VIDEO REVIEW pois ajuda bastante além de ler, a gente ver testes de benchmark, testes de abertura de apps e etc. Seria ótimo se tivesse isso, pois um dos maiores focos das pessoas que conheço e sites é justamente caçar no youtube esses videos comparativos que eu quase nunca vejo aqui no AndroidPit

  • Fernando Henrique 1/jul/2015

    Ótimos aparelhos, mas vou no Xiaomi Redmi 2
    Curiosidade é foda.. Todos querem Xiaomi !!
    Ostentação.. kkkkkk

  • Fernando z1k4 21/jul/2015

    Caramba ! Nunca vi tanto fanboy da Xiaomi o loco

183 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi