O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 517 Compartilhado 99 Comentários

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: qual é o melhor dispositivo?

A Sony lançou recentemente o Xperia M4 Aqua Dual no Brasil. Ele se destaca por ter um design muito parecido com o Xperia Z3, ter um processador 64 bits e ser Dual SIM com 4G. Do outro lado temos o Moto X 2014, que embora seja mais antigo, ainda é o dispositivo preferido dos usuários brasileiros graças ao seu hardware acima da média em sua categoria. Qual leva a melhor atualmente? Vamos aos fatos!

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Design e construção

Sempre digo que design é algo bem pessoal, porém existem pontos que devem ser analisados para concluir se um é melhor que o outro, e não necessariamente a beleza do aparelho. Se de um lado o Xperia M4 Aqua traz o design "quadradão" típico da Sony, o Moto X 2014 traz um visual mais moderno e arredondado, que o torna menor que o concorrente, embora mais espesso. O Xperia M4 Aqua tem as seguintes dimensões: 145,5 x 72,6 x 7,3 mm. Já o Moto X 2014 é menor, com 140,8 x 72,4 x 9,9. 

moto x vs xperia m4 aqua tamanho
Moto X é menor e mais confortável de se pegar / © ANDROITPIT

Por outro lado, o Xperia M4 Aqua é mais leve com 133 gramas contra 144 do rival. A parte de trás de plástico é de excelente qualidade e ainda lembra muito o vidro usado no Xperia Z3.

O Moto X é arqueado e por isso parece ser mais fino. As bordas em suas partes mais finas chegam a incríveis 3,8 mm. Quando estamos com os dois nas mãos nem dá para notar que o M4 Aqua é mais fino.

moto x 2014 8 w628
Moto X 2014 é arqueado / © ANDROIDPIT

Até aqui daríamos um empate, porém há dois fatores determinantes que dão a vitória ao Xperia M4 Aqua nesse primeiro quesito. Primeiro são suas quinas de plástico super rígido e inquebrável (segundo a Sony) que são as mesmas utilizadas na linha Xperia Z3. Como o celular cai na maioria das vezes de quina, elas se mantêm intactas quando o celular despenca ao chão.

quina xperia
Quinas super resistentes à queda / © ANDROIDPIT

Segundo é o fato do Xperia M4 Aqua ser à prova d'água. Além do mais ele é superior ao Xperia Z3 pois não tem a tampinha da porta USB no modelo topo de linha: o conector é vedado por dentro.

xperia m4 agua
Xperia M4 Aqua é à prova d'água / © ANDROIDPIT

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Software

O Moto X 2014 tem como um dos principais destaques o fato de rodar o Android praticamente puro. Isso na teoria é uma garantia de atualizações mais rápidas para o Android. Já o Xperia M4 Aqua, embora também rode o Android Lollipop de fábrica, é totalmente customizado pela Sony, o que não agrada a todos os usuários.

android vs android
Motorola abaixo e Sony acima: Android puro ou customizado, a velha discussão... / © ANDROIDPIT

Embora eu goste da customização da Sony e ela traga um app de câmera bem completo, ainda prefiro o Android puro e adicionar funções novas através de aplicativos de terceiros. Além do mais, o fator atualização é determinante nesse ponto. É fato que o Moto X, embora não tão rápido como gostaríamos, irá ser atualizado sempre primeiro que o M4 Aqua. Ponto para o Moto X nesse quesito.

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Tela

O Xperia M4 Aqua traz uma tela de 5 polegadas com resolução HD 720p de IPS. Dá uma densidade de pixels de cerca de 294 pixels por polegada. Além de uma resolução relativamente baixa para o tamanho, a tela se mostra bem fria. Pode ser um problema de software a ser resolvido no futuro, mas deixa um pouco a desejar.

moto x tela
Tela do Moto X 2014 é muito superior à do Xperia M4 Aqua/ © ANDROIDPIT

O Moto X dá um banho no Xperia M4 Aqua no quesito tela. Além de maior com 5,2 polegadas, ela tem resolução full HD de 1080p que dá uma densidade de 424 pixels por polegada. Se não bastasse ser maior e com maior resolução, ele tem uma tela de AMOLED extremamente viva e brilhante. Ponto mais que merecido para o Moto X.

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Especificações técnicas e desempenho

O Xperia M4 Aqua traz um processador intermediário de 64 bits. É o Qualcomm Snapdragon 615 que é octa-core, sendo 4 núcleos cortex A53 de 1,5 GHz e outros 4 de 1 GHz também A53. Além disso traz 2GB de RAM e uma GPU Adreno 405. Já o Moto X tem um processador Snapdragon 801 Quad-core de 2,5 GHz (32 bits), 2GB de RAM e GPU Adreno 330.

  Motorola Moto X (2014) Sony Xperia M4 Aqua
Modelo: XT912A
XT1097
Ainda não disponível.
Fabricante: Motorola Sony
Dimensões: 140,8 x 72,4 x 9,9 mm 146 x 73 x 7,3 mm
Peso: 144 g 136 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh 2400 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas 5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi) 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels 5,1 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels 13 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 5.1 - Lollipop 5.0.2 - Lollipop
RAM: 2 GB 2 GB
Memória interna: 16 GB (XT912A)
32 GB (XT1097)
8 GB
16 GB
Memória removível: Não disponível microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 801 Qualcomm Snapdragon 615
Número de núcleos: 4 8
Velocidade máx. 2,5 GHz 1,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

No papel parece que o Xperia M4 Aqua tem um chipset melhor, por ser mais novo e 64 bits. Mas não é isso. O Snapdragon 615 é um chipset intermediário enquanto o Snapdragon 801 é um processador de alto desempenho e com GPU melhor (não se engane com o número mais baixo). Foi feito para smartphones de gama alta, ou seja, para os melhores do ano passado. Seu desempenho é melhor que o 615 em praticamente todos os aspectos.

BENCHMARK
Moto X se dá melhor em testes de benchmark / © ANDROIDPIT

O Xperia M4 traz 16 GB de armazenamento interno além de suporte para cartão micro SD. Já o Moto X traz 32 GB de armazenamento interno mas sem entrada para cartão. No geral o Moto X leva vantagem no seu hardware. Mais um ponto para o Moto X.

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Bateria

O Moto X tem uma bateria de apenas 2.300 mAh. Na verdade é de longe a maior reclamação por parte dos usuários. Dificilmente ele aguenta um dia de uso intenso, nem de uso moderado dependendo do caso. O Xperia M4 Aqua tem uma bateria pouca coisa maior: 2.400 mAh. Porém com uma tela menor e com menos resolução e processador mais econômico, a bateria dura 1 dia facilmente em uso intenso. Ponto para o M4 Aqua.

Xperia M4 Aqua Dual vs. Moto X 2014: Câmera

Se a maior reclamação do Moto X é a bateria, a segunda é sua câmera. Na realidade, câmera nunca foi o ponto forte da Motorola nesses seus novos aparelhos. A câmera do Moto X, embora seja satisfatória, perde para alguns dos seus concorrentes diretos. Já o Xperia M4 Aqua também não é tudo aquilo que a Sony promete. É mediano, mas nos resultados finais é um pouco melhor que o Moto X. Ambos possuem uma câmera de 13 MP. Porém o Moto X faz vídeos em 2K/4K e o Xperia M4 Aqua apenas em full HD.

moto x vs xperia m4 aqua camera
Xperia M4 Aqua leva vantagem na câmera / © ANDROIDPIT

Outra vantagem do Sony é que o app de câmera é mais completo. As cores ficam mais reais, embora um pouco frias. Já as fotos do Moto X 2014 possui cores mais vibrantes, porém perde um pouco de nitidez e detalhes que no M4 não passa desapercebidos.

Para selar a vitória nesse quesito, o Xperia M4 Aqua traz uma câmera frontal de 5 MP (contra 2 MP do Moto X). Sendo excelente para selfies ou até fotos de outros ambientes com boa iluminação.

Conclusão

É uma decisão difícil. Digo isso, pois enquanto o Moto X 2014 ganha em pontos importantes como tela e perfomance, o Xperia M4 Aqua ganha em aspectos tão importante quanto esses: bateria e câmera. Além disso, há fatores não tão importantes como o Xperia M4 Aqua ser à prova d'água e ser Dual SIM.

Tecnicamente falando o Moto X é o vencedor dessa batalha por ter um hardware bem superior ao Xperia M4 Aqua, principalmente o armazenamento interno. Por outro lado, dependendo do usuário, a escolha do Xperia M4 Aqua é a melhor. Atualmente ter uma bateria satisfatória ou até mesmo ser 4G e Dual SIM é fator determinante na escolha de um aparelho.

Sendo assim, podemos dizer que eles empatam. No fim das contas, o tipo de utilização de cada usuário será determinante.

517 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vini 15/jul/2015

    O smartphone da Sony tem um processador de classe diferente, e está longe de existir uma diferença enorme no desempenho entre ele e o Moto X 2014 como tantos falam.

    Falaram que o design do Moto X é melhor, mas esqueceram que ele é mais feio que bater na mãe. Nem parece custar o preço que custa, além de que o aspecto curvado nem de longe é tão vantajoso... deixar em cima de uma mesa e usá-lo pode não ser agradável, com o celular virando pra um lado e pro outro.

    "Interface totalmente customizada pela Sony"... sério isso? Parece até que estamos falando da Samsung ou da LG com aquela interface estranha delas. O M4, além de ter várias coisas que o Moto X 2014 não tem, se manteve fiel ao visual concebido pelo Google, uma das escolhas mais inteligentes a fazer.

    Ainda sobre o software... se for pra comparar com o Moto G ou X, o ciclo de atualizações mais lento da Sony é uma vantagem. Bugs de upgrade existem (é possível resolver problemas como esse facilmente nos Xperias usando o PC Companion, aliás), mas o que teve na linha Moto foi MUITO tosco. E em último caso, o downgrade (ou upgrade para uma versão que ainda não chegou para todos) nos Xperia é mais seguro, já nos aparelhos da Motorola você perde a garantia se fazê-lo.

    O M4 Aqua faz alguns pontos a menos no benchmark, e a tela tem cores menos berrantes e uma resolução menor. No final das contas, tudo isso contribui para uma coisa: a duração de bateria não vai ser tão podre quanto a do Moto X... ufa! Do que adianta ser "tããão potente" se a bateria é uma miséria?

    Achei meio estranho o review, puxaram a sardinha para o Moto X. Nos pontos em que ele perde, amenizaram a situação, mas as duas vantagens que ele tem, e que não são enormes, serviram para colocá-lo como "tecnicamente um vencedor". Aliás, o modelo do Xperia M4 Aqua no Brasil é o E2363 e ele tem dois chips 4G, além de 16GB internos.

    O preço é o único problema, mas já tá ficando fácil achá-lo por um preço menor ao do lançamento (ontem mesmo eu cheguei a vê-lo por pouco menos de R$1100), então o M4 tá ficando cada vez mais interessante.

  • Eduardo 14/jul/2015

    Esqueceram de comentar os recursos que deixam o Moto X com uma experiência muito melhor em relação ao M4, como o Moto Tela, e Voz.

  • André Luiz 14/jul/2015

    Henrique, até entendendo seu ponto de vista, mas nesse caso é uma comparação para ajudar o usuário a qual aparelho comprar na mesma faixa de preço, pois mesmo um do ano passado e outro desse ano, são de categorias diferentes. O Moto X nasceu como um topo de linha e o Xperia M4 Aqua como um intermediário. Sendo assim, um usuário sempre fica na dúvida: comprar um topo de linha do ano passado ou um intermediário atual.

    Eu, particularmente, sempre prefiro comprar um topo de linha antigo, sendo assim uma comparação dessa seria excelente para mim na hora de trocar de aparelho.

    Abs.

99 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi