O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 282 Compartilhado 75 Comentários

Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: quando um intermediário custa o mesmo que um top de linha

O Xperia M4 Aqua Dual é um intermediário caro. Mas não se engane, ele é a prova d’água, tem câmeras boas, bateria de longa duração e um design igual ao Xperia Z3. O problema é ele custar praticamente o mesmo preço do Xperia Z3 Compact. Então surgem as perguntas: Vale a pena comprá-lo com esse preço? Será que a Sony não está errando em sua política de preço?

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
1115 participantes
hero z3 compact vs m4
Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: Vale a pena pagar em um intermediário o preço de um top? / © ANDROIDPIT

Antes de tudo, é bom enfatizarmos que não se trata de um comparativo direto, já que o Xperia Z3 Compact está em uma categoria acima do M4 Aqua Dual. Mas há mais envolvido. Muitas vezes um smartphone topo de linha de geração passada possui um chipset mais potente que um intermediário mais atual, mas muitos intermediários trazem funções que os antigos não possuem, além de serem extremamente competentes no hardware. Pronto, está armada a confusão. Lembrem-se: um smartphone não é feito só de processador e GPU, mas sim de vários componentes e funções. Com isso em mente, dependendo do usuário um Xperia M4 Aqua pode sim ser uma alternativa ao Xperia Z3 Compact. Mas de qualquer modo, há algo estranho na política de preços da Sony.

Design igual, mas detalhes diferentes

Tirando a parte do tamanho, afinal um tem uma tela de 5 polegadas e o outro de 4,6 polegadas, o Xperia M4 Aqua e o Xperia Z3 Compact possuem a mesma aparência. Ambos têm o design OmniBalance com as bordas curvas e são planos na frente e traseira, enquanto os cantos são de plástico super resistente para não quebrar o aparelho quando o mesmo cai de quina no chão. Ambos também possuem certificação IP65 e IP68 à prova d'água e resistente à poeira. Mas então temos basicamente duas diferenças: primeiro que a parte de trás do Xperia Z3 Compact é de vidro, já do M4 Aqua é de plástico que imita vidro. 

vidro z3 compact vs m4
Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: plástico vs. vidro. / © ANDROIDPIT

O vidro é de fato mais bonito, porém quebra com muito mais facilidade. Além disso, o plástico do M4 Aqua é tão bem feito que praticamente é imperceptível a diferença de ambos, além disso o plástico do M4 Aqua arranha bem menos que o vidro do Z3C que só de olhar parece que arranha. Sendo assim, se você é um desastrado que já teve “acidentes” com smartphones, talvez o plástico do M4 Aqua seja uma boa alternativa para você.

A segunda é que o M4 Aqua tem o conector USB isolado da água por dentro e pode ficar exposto, já o Xperia Z3 Compact tem uma tampinha de borracha chata que evita que água entre nele. O problema é que toda vez que vamos carregar o Z3 Compact essa tampa tem que ficar aberta incomodando.

tampa z3 compact vs m4
Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: a porta USB do M4 Aqua não precisa da tampa chata. / © ANDROIDPIT

Tela maior, mas resoluções iguais

A maior diferença, ou a que mais chama a atenção, sem dúvida é o fato do Xperia M4 Aqua ter uma tela maior. A tela dele possui 5 polegadas contra 4,6 polegadas. Embora tenham a mesma resolução HD de 1280 x 720 px, o Z3 Compact tem melhor definição de imagem, afinal como tem uma tela menor e a densidade de pixels é maior. Mas não se enganem, a diferença nem é tão perceptível assim.

tamanho z3 compact vs m4
Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: a tela do M4 Aqua é consideravelmente maior, mas perde em qualidade. / © ANDROIDPIT

Mas em termos de qualidade, a tela do Z3 Compact é superior. A tela traz as tecnologias da Sony como a X-reality Engine e o Triluminos display, ambos não estão presentes no M4 Aqua. Na prática a tela tem cores mais vibrantes e reais, principalmente o branco que no M4 Aqua é mais puxado para o amarelo. Além disso, o Z3 Compact traz no Lollipop a função Tap to wake up para acordar a tela dando 2 toques na tela, e sim, é uma cópia do Knock-code da LG.

tela z3 compact vs m4
Xperia M4 Aqua vs. Xperia Z3 Compact: a tela do Z3 Compact tem branco mais branco e mais tecnologias da Sony. / © ANDROIDPIT

Enquanto, de um lado, uma tela de 5 polegadas facilita muito a leitura e é melhor para jogar e assistir a vídeos, uma tela de 4,6 polegadas é perfeita para usar o smartphone com apenas uma mão. Para aqueles que passam horas por dia digitando mensagens sem parar em redes sociais, digitar com apenas uma mão e continuar fazendo outra coisa faz toda a diferença. Além disso, o Xperia Z3 Compact é mais confortável de segurar e de guardar.

O tamanho da tela é sem dúvida um fator de escolha na compra de um smartphone, porém nesse caso é questão de gosto particular. Mas em termos de qualidade o Xperia Z3 Compact é melhor, afinal foi uma tela construída para um topo de linha.

Processador mais potente com 32 bits, e outro mais fraco mas com 64 bits

Em termos de processamento, obviamente o Xperia Z3 Compact ganha do Xperia M4 Aqua, pois tem um processador mais potente feito para aparelhos de gama alta. Porém o Snapdragon 801 (Quad-core de 2,5 GHz) do Z3C já está defasado em 3 gerações. Depois dele surgiram o Snapdragon 805, 808 e o mais recente 810, sem contar o Snapdragon 820 que deve aparecer ainda esse ano.

Sony Xperia M4 Aqua vs. Sony Xperia Z3 Compact – Especificações Técnicas

  Sony Xperia M4 Aqua Sony Xperia Z3 Compact
Dimensões: 146 x 73 x 7,3 mm 127,3 x 64,9 x 8,64 mm
Peso: 136 g 129 g
Tamanho da bateria: 2400 mAh 2600 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas 4,6 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi) 1280 x 720 pixels (319 ppi)
Câmera frontal 5,1 megapixels 2,2 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels 20,7 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 5.0.2 - Lollipop 4.4.4 - KitKat
Interface: Xperia UI Xperia UI
RAM: 2 GB 2 GB
Memória interna: 8 GB
16 GB
16 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 615 Qualcomm Snapdragon 801
Número de núcleos: 8 4
Velocidade máx. 1,5 GHz 2,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Já o Snapdragon 615 do Xperia M4 Aqua é Octa-core tem com clock inferior, afinal no geral é uma família inferior à 800. Além disso a GPU Adreno 405 do M4 é inferior a 330 usada no Z3C. Porém o detalhe fica por conta desse processador ser 64 bits. Isso na prática significa que, embora mais lento, ele tem um melhor gerenciamento de memória e energia.

BENCHMARK z3 m4
Xperia Z3 Compact é superior em termos de perfomance. / © ANDROIDPIT

Obviamente o Xperia Z3 Compact tem um melhor desempenho e isso se reflete em sua pontuação no Antutu que ultrapassa os 46 Mil pontos contra 32 Mil do M4 Aqua. Mas isso não significa que o M4 Aqua seja ruim. Pelo contrário, o desempenho dele é excelente e chega perto do Z3C. Além disso, por ser 64 bits e já rodar uma versão 64 bits do Android, no futuro ele ainda pode melhorar ainda mais já que o Google vai se utilizar cada vez mais desses recursos.

Ambos possuem boas câmeras

cameras
Xperia Z3 Compact tem câmera bem superior / © ANDROIDPIT

Teoricamente o Xperia Z3 Compact tem uma câmera melhor, principalmente pelo fato de vir com G Lens, exclusividade dos topos de linha da Sony. Mas na prática, a diferença não é tão grande assim. As fotos tiradas pelo M4 Aqua ficam muito próximas ao Z3C, em algumas ocasiões e com configurações certas ficam até melhores. A diferença mais marcante fica na filmadora, o Xperia Z3 Compact filma em 4K (embora vire uma frigideira e desligue minutos após) e o M4 Aqua somente em full HD. Abaixo uma foto tirada com iluminação artificial com ambos aos mesmo tempo.

CAMERA VS
Pouca diferença no resultado / © ANDROIDPIT

Por outro lado, a frontal do Xperia M4 Aqua possui 5 Megapixels contra apenas 2MP do Z3 Compact, além disso ela possui angulo maior, cabendo mais pessoas dentro da selfie. Mas não é só em quantidade de pixels que o M4 Aqua é melhor, a qualidade final das fotos são melhores e com mais detalhes. Abaixo uma selfie minha tirada ao mesmo tempo com os 2, reparem que a tirada com o Z3 Compact ficou borrada e sem definição.

SELFIE
Selfie tirada com ambos os aparelho, Xperia M4 se sai melhor / © ANDROIDPIT

Xperia Z3 Compact, bateria digna de Moto Maxx

Um importante aspecto é a duração da bateria de ambos. Nesse aspecto mais uma vez o Z3 Compact dá um banho no Xperia M4 Aqua, embora ele seja a prova d’água. O Z3 Compact é conhecido por sua bateria de longa duração. Ele possui uma bateria de 2600 mAh, contra 2400 mAh do M4 Aqua. Mas como o M4 tem uma tela maior ele gasta mais bateria. Sendo assim, nos nossos testes, a duração da bateria do Xperia Z3 Compact foi de cerca de 25% maior.

Conclusão

Eu, particularmente, ainda prefiro o Xperia Z3 Compact sendo esse bem superior. Acho que a Sony deu um tiro no pé ao lançar o M4 Aqua com um preço tão elevado. Na realidade, essa comparação não deveria existir pois ele deveria custar bem menos do que custa. Eu sei que muitos poderão dizer que logo vai baixar o preço, mas não acredito que vai ser muito. Afinal, ainda temos modelos inferiores ao Xperia M4 Aqua custando 900 Reais. A Alcatel lançou recentemente um modelo bem inferior ao M4 Aqua custando R$ 1.099,00 e a Motorola irá praticar quase esse preço no novo Moto G 2015. A Sony não vai baratear seu smartphone em relação a outros. Meu conselho? Fiquem de olho no preço do Z3 Compact e aproveitem seu excelente custo/beneficio.

E vocês, acham que compensa comprar o Xperia M4 Aqua por causa de ser mais novo e ter uma tela maior?

Sony Xperia M4 Aqua e Xperia Z3 Compact – Onde comprar

O Xperia M4 Aqua pode ser comprado nas cores branca e preta, e em algumas raras vezes na cor purple.

O Xperia Z3 Compact pode ser comprado nas tradicionais cores branca e preta, além disso há também versões em laranja, verde e algumas raras vezes na cor rosa.

Os comentários favoritos dos leitores

75 Comentários

Escreva um comentário:
  • Em relação aí preço eu comprei o xperia m4 prata 16G por 879 em uma loja grande e confiável.

  • Olá André Luiz, encontrei o M4 aqua por 899. Por esse preço vale mais que o z3c? Tem outro até uns 1200 melhor?
    Vlw.

  • Não foi mencionado que o M4 é dual chip enquanto o z3c não. Tive um z3 (tela normal) que sofreu um acidente e resolvi comprar um m4. Posso afirmar que na prática, o m4 é superior. É muito mais resistente a quedas e riscos, não esquenta como o z3 e a bateria dura bem mais (embora com especificações inferiores - será que é devido ao processador octa?) A cereja do bolo é a maldita tampinha da USB que foi abolida no m4. No resto, camera, tela, desempenho, etc. não notei diferença significante. O m4 me passou a ideia de ser uma correção dos problemas da linha z3. O compact z3 nunca me agradou pela tela pequena e por ser single chip.

  • Olá, estou com muita dúvida entre o Xperia Z3 e o novos modelos da Motorola, o Moto G 3 e o Moto X 2015. Em geral eles possuem uma mesma média de preço, mas os celulares da Motorola são conhecidos por seu grande custo benefício. Seria legal uma matéria comparando os tops de linha da geração passada com os novos no mercado que se encontram na mesma faixa de preço. Apenas estou esperando essa comparação para poder comprar o meu :/

    • Vitor, o Xperia Z3 Compact ganha em praticamente todos os aspectos destes. Como você mesmo mencionou, ambos estão na mesma faixa de preço, porém o Smart da Sony tem hardware superior, uma das melhores câmeras do mercado, software de câmera completíssimo (Julgo ser o melhor software em smartphones), além de design premium à prova d'água. Iria de Xperia sem dúvidas :)
      P.S. O novo Moto X Play é curiosamente inferior ao seu antecessor, o Moto X 2014, que por sua vez é sim uma alternativa ao Xperia Z3 Compact.

    • Eu tive um moto X Play e troquei pelo xperia m4 aqua, pois utilizo muito gps e no Motorola o sinal cai demais, antes tive o moto X 2014 esse sim é excelente so que não era dual.
      Até o momento o m4 não me decepcionou.
      Att.Cesar

  • Eu estou em duvida exatamente esses dois, o Z3c e o M4, pois vi muitas pessoas relatando trinca na tela do Z3C. Gosto mais do Z3C pelo tamanho, acho mais pratico aparelhos menores do que os muito grandes, mas estou em duvida por ser de vidro e com medo de trincar como muitos tem relatado. Vocês tem alguma opinião sobre isso?

    • Amigo, vou relatar minha experiência com o Z3C

      Ele esquenta muito, é absurdo. E ao jogar, a bateria acaba bem rápido, então eu costumo jogar com ele conectado ao carregador. O problema é que de muito quente, ele passa pra pelando!!! Carregar e rodar aplicativos ao mesmo tempo esquenta ele demais. De tanto esquentar, a bateria ESTUFOU. Com isso, empurrou a tampa traseira e... sim, ela se quebrou. Se quebrou inteira, além de se soltar. A autorizada da minha cidade ia mandar pra Campinas e disseram que não iriam me dar o celular reserva (na época eu não sabia ser obrigatório por lei). Por fim, eu arrumei por conta própria, acredito ter perdido a garantia do celular (embora tecnicamente eu não abri o celular, porque ele JÁ ESTAVA ABERTO).

      Fora isso, a tampinha de vedação é muito ruim, a minha já deu problema várias vezes porque a borracha que tem nela se soltou. O material dessa borracha é de qualidade meio ruim. Só pelo M4 não ter essa tampinha horrível eu já dou preferência pra ele.

  • Todo mundo tem feito muitas criticas a Sony, que os aparelhos esquentam ate travar, que o vidro da tela e frágil...
    Porem muitas dessas criticas vem de pessoas que promovem outras marcas numa tentativa de derrubar a concorrência.
    Creio que a sony e uma das empresas que mais trabalha nos seus aparelhos no quesito acabamento entregando ao consumidor um aparelho resistente e bonito, alem de contar com a melhor interface do Androide com o Xperia UI, possuo um Xperia Z2 a um ano e não tive problemas, já fiz fotos em baixo d'água já o derrubei sem películas o capa protetora e ele continua intacto com apenas alguns arranhões, já possui vários Samsung e te falo que três telas quebradas em um ano em aparelhos que custam mais de mil reais e um desrespeito ao consumidor que paga caro num produto de plastico.
    No meu pro exemplo Jogo o Need For Speed Most Wanted sem problemas de aquecimento ou travamentos.

    • Jogo Summoners War no meu Z3C e ele esquenta bastante. Quando eu jogo conectado ao carregador, fica pior ainda. Ele esquentou a ponto de fazer a bateria estufar, o que quebrou e soltou a tampa traseira do aparelho. Como é de vidro, ficou estilhaçada... a tampa pode ter sido apenas azar, mas não tem como dizer que o aparelho não esquenta. Esquenta demais sim. Meu antigo Xperia L tinha um processamento lento (natural pra um aparelho antigo e barato), mas até ele esquentava muito. Acredito que seja pelo tamanho do aparelho... apesar que na comparação estão dizendo que o M4 esquenta bem menos que o Z3C. Sem contar a tampa lateral que é horrível no Z3C e foi abolida no M4... se fosse comprar hoje, eu optaria pelo M4 com certeza.

  • Paguei 1300 no meu a 3 meses em um site chamado '' Comprei é meu'' chego em 4 dias!

  • M4 tá saindo agora por R$1049 à vista e o Z3 Compact saindo por R$1169,10 em 10x

    E ainda tem o Galaxy S5, que tá saindo por R$1190 em 10x

    Procurem pelo site Oferta Esperta no google que acham essas promoções

  • z3 compact com certeza!! ah e André Luiz parabéns, matéria bem feita!!

  • Não entendo as estrategias da Sony! EM preços, lancamentos, configurações e tudo! aff

  • Se o Z3 Compact viesse com uma versão Dual SIM, seria meu próximo aparelho.

  • "Tap to walk up"
    Toque para andar acima?
    Masoq?

Mostrar todos os comentários
282 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi