O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 134 Compartilhado 26 Comentários

Sony melhora aplicativo da câmera no Z5 e Z3+ [APK]

Não é segredo para ninguém que há anos a Sony faz os melhores sensores para câmeras de smartphones, tanto que a maioria dos fabricantes os usam. Porém, há anos que os usuários reclamam do software da Sony, tanto a interface poluída do app como os maus resultados do pós-processamento nas fotos, sendo que Samsung, Apple e agora a LG conseguem melhores resultados que ela, mesmo usando seus sensores. Felizmente a Sony ouviu seus usuários e está atualizando o app de câmera da linha Xperia Z5.

review xperia z5 camera settings
Atual interface do app de câmera do Xperia Z5. / © ANDROIDPIT

O maior problema que os usuários relatam em relação ao antigo app é que ele foi totalmente focado em melhorar a utilização do modo Auto Superior. De fato, o modo Auto superior faz um bom trabalho, porém quem entende um pouco mais de fotografia e quer alterar os parâmetros da câmera fica frustado. O modo manual é complicado, pois são vários e vários cliques para chegar aonde desejamos. Além disso, as opções são bem escassas. Para acessar o modo manual no antigo aplicativo, o usuário tinha que apertar o botão “modos” para abrir uma lista de sub-aplicativos (a maioria dos quais nunca são usados) e, em seguida, selecionar o modo Manual. Quando em modo manual, todos os botões de ajustes são agrupados no mesmo lado da câmera, tornando dificultosa a operação com uma mão. Pode parecer algo simples, mas a falta de opções e esses passos fizeram com que eu praticamente não use o modo manual do meu Z3+.

camera settings new sony app
Nova interface do app de câmera do Xperia Z5. / © Android Police

A principal mudança é que agora as dezenas de aplicativos disponíveis na câmera do Xperia Z5 são mais acessíveis. O menu desajeitado que necessita de vários cliques foi substituído por uma barra de rolagem onde você facilmente escolhe deslizando o dedo entre as opções Auto superior, manual e vídeo. Isso acaba com a reclamação descrita acima pois são menos cliques, facilitando assim o uso. A mesma coisa é para ajustar o brilho e o balanço de brancos. Basta tocar na tela que aparecem duas barras, daí é só ajustar ao nível desejado.

Além disso, os botões de configuração para cada modo de câmera foram colocados no topo da tela, antes era do lado do botão de captura. Com isso a ergonomia melhorou muito, pois é comum no app atual apertamos as opções ao invés do botão de captura. Com isso é mais fácil mudar a seleção de cena, ajustes de branco e outras opções do modo manual.

Essas são apenas algumas mudanças. Infelizmente a atualização só está acontecendo para a família Xperia Z5, porém o aplicativo pode ser instalado no Xperia Z3+ que funciona perfeitamente. Já na linha Xperia Z3 não é possível diretamente, mas já existe um mod do aplicativo para eles, desde que esteja rooteado, para instalar neles basta seguir esse tutorial. Se você é um feliz usuário de um Xperia Z5 ou de um Xperia Z3+, basta baixar o apk e ser feliz. O apk está disponível no site Apkmirror.

Via Android Police Fonte: Sony

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi